terça-feira, 30 de junho de 2009

GPS Visualization - Park Drawing (Desenhando no Parque)

Park Drawing from Jeremy Wood on Vimeo.



O incrível vídeo acima, indicado via twitter de André Lemos (http://twitter.com/andrelemos), e postado em seu blog Carnet Notes (http://andrelemos.info), chama-se Park Drawing (Desenhando no Parque) e trata-se da técnica/arte em GPS Visualization (visualização de traçado via GPS), que ele descobriu no Urban Tick (http://urbantick.blogspot.com), que mostra literalmente e em cores, o traçado de pessoas e seus cães por um parque. O visual é incrível.
Segundo André, são "diversas formas de visualizar marcas, índices eletrônicos com GPS, destacando o vídeo com o trabalho Park Drawing, do precursor dessa arte, Jeremy Wood".
Todos nós deixamos nosso traçado sobre a terra (chão) e Terra (mundo), principalmente os educadores por vocação.
Até então, só Deus podia ver esse mágico traçado.
Tenho um blog, chamado GPS - Global Poets Society (Sociedade dos Poetas do Mundo), para produção literária colaborativa, que pode inspirar algum educador a fazer projeto de produção textual, via blog, com seus alunos.
O próprio Twitter é um miniblog, que pelo seu formato, permitindo textos de até 140 cacateres, pode proporcionar a troca de mensagens e o acompanhamento entre colegas e amigos, unindo as funções de msn, orkut, sms, gps (seguir e ser segido por alguém), blog, etc.
Para saber mais sobre o twitter, basta ir na guia "Marcadores" deste blog que possui 2 vídeos explicando sua criação e funcionamento.

Apresentação do GPS Visualization por André Lemos, em seu blog Carnet Notes:

Gosto dos riscos e escritas invisíveis com GPS. Fiz duas escritas (Survivall e Identité) e tenho desenhado por onde passo (Ciberflânerie). Gosto do jogo mágico entre visibilidade e invisibilidade, entre mobilidade e uso do espaço rbano. Com vários formatos (vídeo, foto, web...), esses riscos invisíveis pelo espaço urbano podem se tornar visíveis, aparecendo então desenhos, palavras e padrões as vezes inesperados. Eles expressam uma forma de escrita e de leitura do espaço urbano, tendo como orígem o desvio de uso de uma tecnologia militar, o GPS e como motivação, a reaprorpiação dos espaço urbanos criando novos sentidos dos lugares.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Léa Fagundes no Campus Party


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZZNt17hDPyg

Vídeo acima, descoberto através de visitação ao blog EducaRede por ai, pertencente ao portal EducaRede, da Fundação Telefônica.
Ouvir Léa Fagundes é sempre motivador, ela que é uma das grandes conhecedoras e incentivadoras do uso das TICs no ambiente escolar.

Apresentação do vídeo no You Tube:

"A Prof. Drª Léa Fagundes, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFGRS, critica, em entrevista ao EducaRede, durante a Campus Party, a pesquisa da Unicamp que conclui que uso de computadores para fazer tarefas escolares está relacionado a uma piora no desempenho dos alunos - principalmente entre os mais pobres e mais jovens."

Sobre o blog EducaRede por aí (http://educaredeporai.blogspot.com):
"Este é o blog oficial do Programa EducaRede Brasil. O Programa EducaRede é uma iniciativa da Fundação Telefônica na Espanha e na América Latina. No Brasil, tem a coordenação geral da Fundação Telefônica em parceria com o CENPEC (coordenador-executivo e gestor pedagógico) e a Fundação Vanzolini da POLI/USP (coordenação tecnológica).Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da Internet no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que o freqüentam".

domingo, 28 de junho de 2009

Televisão também é sinônimo de educação


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1016643-7823-TELEVISAO+TAMBEM+E+SINONIMO+DE+EDUCACAO,00.html

Reportagens (acima e abaixo) do Jornal Nacional, extraída do portal Globo.com que tratam da educação a distância, via televisão.

Apresentação do vídeo acima:

Terça-feira, 28/04/2009

O repórter Alan Severiano mostra como a televisão tem levado conhecimento a regiões brasileiras muito distantes e ajudado a compensar anos de atraso para para estudantes do ensino básico.

Educação a distância beneficia milhões


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1015426-7823-EM+CINCO+ANOS+MIL+PROFESSORES+SAO+QUALIFICADOS+A+DISTANCIA+NO+AM,00.html

Apresentação do vídeo acima:

Segunda-feira, 27/04/2009

De um estúdio em Manaus, professores dão aula de educação física para alunos que estão em 16 municípios do interior do Amazonas. As dúvidas são enviadas pelo computador e a resposta é pela TV.

sábado, 27 de junho de 2009

Edith Litwin: Ensinar como se aprende com as TICs


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=z_6LRQJvHNU

Descobri esses dois vídeos, no portal EducaRede Brasil, e tratam justamente do uso da TICs (vídeo acima) e também de sua banalização (vídeo abaixo), a partir da visão de Edith Litwin, da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
Como sempre comento com meus professores cursistas nas formações em Informática Educativa do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande (18ªCRE): "Precisamos aprender a humanizar a máquina e não a 'robotizar' os alunos".
Dar sentido às TICs no ambiente escolar é o grande desafio.
Já dizia Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia que "Educar é ter a consciência do inacabamento". Assim, como um escritor, o professor deve deixar ao aluno/leitor o final em aberto, em que o próprio educando utilizará de seu conhecimento de mundo para que a informação gere conhecimento.
É incrível como o pensamento construtivista de Paulo Freire me serve de amparo ao uso das TICs no ambiente escolar, já que é sabido que a atual geração é vinculada a imagem (da TV, games, celular, etc), antes mesmo de adentrar aos bancos escolares.
Freire dizia: "A leitura de mundo antecede a da palavra". E disse isso num tempo em que não existiam em seu cotidiano a internet, o videogame, às TICS em geral, hoje tão corriqueiras e às vezes tão banalizadas.
Utlizar uma apresentação de slides de terceiros com datashow nem sempre é algo inovador, enquanto conteúdo e sim forma. Produzir a própria apresentação de slides, com imagens feitas pelo educador e seus alunos, a respeito de sua prática educacional, imagens essas capturadas por câmera digital, fone celular, etc, poderá ser relevante para o grupo e inspiradora para outros professores e alunos, mundo afora, se colocadas em portais de vídeos como o You Tube , ou um blog educacional da própria escola. Existem inúmeras possibilidades de as TICs saírem do reduto particular e tornarem-se universais, no mundo digital, desde que a atividade não seja banalizada, do mero copiar e colar o que já encontrou pronto: tipo, receita de bolo. Até mesmo a receita de bolo da vovó pode ser temperada com novos ingredientes que lhe deixem com um sabor diferenciado.
Utilizando-me mais uma vez do pensamento universal de Freire, digo que, como ele nos ensinou, precisamos sempre "aprender a aprender", entre nossos pares e com nossos alunos, a partir de nossa realidade local.

Apresentação do vídeo acima, do canal EducaRede, no You Tube:

"Por onde o professor que nunca trabalhou com uso de computadores e Internet nas aulas pode começar? Esta foi a pergunta feita pelo EducaRede à Edith Litwin, diretora do mestrado em Tecnologia Educativa da Universidade de Buenos Aires."
CUIDADO COM A BANALIZAÇÃO


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=y30XQTGopdU

Apresentação do vídeo acima, do canal EducaRede, no You Tube:
"Um dos principais desafios da inserção das novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas é passar de usos das TICs que banalizam o conhecimento para a expansão do conhecimento, explica Edith Litwin, diretora do mestrado em Tecnologia Educativa da Universidade de Buenos Aires."

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O desafio das TICs nos países ibero-americanos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8rJi49e3gQc

Vídeo acima, descoberto por mim no portal EducaRede, da Fundação Telefônica, e que trata dos desafio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nos países ibero-americanos.
O vídeo acima, ainda que de apenas 2:11, é muito interessante, pois refere-se a entrevista de Álvaro Marchesi, tratando de questões desafiadoras sobre o uso do computador e da internet no ambiente escolar.
No quesito TICs na educação, por experiência própria posso afirmar que o processo de inclusão tecnológica do professor depende de 3 fatores sequenciais, mediado pelo tempo: pesquisa dos recursos disponíveis e mais apropriados para determinada atividade com alunos; planejamento dessa atividade, levando-se em conta diversos fatores como tempo, espaço, recursos disponíveis, objetivos a serem buscados, significação da atividade tanto para o professor como para o aluno, e a última fase de reprodução, produção e revisão dos conteúdos.

Apresentação do vídeo do canal EducaRede, no You Tube:

"Álvaro Marchesi, Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), relata os desafios para o uso do computador e da Internet nas escolas dos países Ibero-Americanos. Também explica o papel do Instituto para o Desenvolvimento e a Inovação Educativa - Idie, ligado à OEI."

Interatividade encurta distância em ensino


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1020099-7823-INTERATIVIDADE+ENCURTA+DISTANCIA+EM+ENSINO+VIRTUAL,00.html

Reportagem veiculada no Jornal Nacional, e extraída do portal Globo.com, trata da interatividade que encurta a distância no ensino.
Sou suspeito, pois sou defensor do uso das TICs em geral no processo de ensino-aprendizagem, desde que o mesmo - no meu caso, com base nos conceitos do construtivismo (Aprendizagem Significativa e Flexibilidade Cognitiva) - seja significativo aos dois polos educacionais: o educador e os educandos.

Apresentação do vídeo:

O curso gravado em CD roda em qualquer computador. Com exemplos práticos, explica as lições importantes para o aluno. A tecnologia ajudou a resolver o problema da falta de tempo dos estudantes.

Maiores informações no endereço abaixo:
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1106182-10406,00-INTERATIVIDADE+ENCURTA+DISTANCIA+EM+ENSINO.html

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Animação - Dicas aos alunos para navegar na Internet


Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=comunidade_virtual.publicacao&&id_comunidade=0&ID_PUBLICA=6658
A animação acima, descobri, visitando o portal EducaRede, na sua guia do menu: Canais / Multimídia.
Trata-se de dicas para os alunos navegarem na internet.

Apresentação da animação no EducaRede:
"Planejar a viagem pela Internet e compartilhar a aventura com parceiros mais experientes, como pais e professores, pode fazer da navegação na Web uma experiência muito mais rica. A segurança nos sites de comunicação também deve ser alvo de reflexão para os navegadores mirins. Esta animação traz algumas orientações sobre esses temas de forma agradável, dirigida para crianças, adolescentes, seus pais e educadores."

O algoritmo da ordenação


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Zybl598sK24&feature=player_embedded

Esse é mais um vídeo incrível, descoberto no You Tube, graças indicação do twitter (http://twitter.com/scienceblogsbr) e trata do algoritmo da ordenação.

Fonte:
http://scienceblogs.com.br/100nexos/2009/06/o_algoritmo_de_ordenao_maggie.php

Apresentação do blog 100 nexos:

É um dos problemas clássicos em computação. Como ordenar uma lista de elementos? O prazer (ou desculpa) de organizar discos em ordem alfabética agora é substituído por um clique que faz a tarefa em frações de segundo. Mas fazê-lo nas menores frações de segundo possíveis, encontrando o algoritmo de ordenação mais eficiente, é o que torna este problema aparentemente trivial um tema de pesquisa até hoje.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Letramento Digital - EducaRede


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=I8HPvIf3CTg


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3wirJ9wmoyU

Os vídeos acima, sobre letramento digital, descobri ao visitar o blog EducaRede por ai, que pertence ao portal EducaRede, da Fundação Telefônica.
Em contraponto ao letramento digital existe o que alguns denominam de analfabetismo digital.

O EducaRede é um dos portais educacionais que sempre indico aos professores.

http://www.educarede.org.br

terça-feira, 23 de junho de 2009

O bê-a-bá do Twitter


Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=comunidade_virtual.publicacao&&id_comunidade=0&ID_PUBLICA=6656

Descobri essa apresentação d'O bê-a-bá do Twitter, feita em slideshare, ao visitar o portal EducaRede.
Como a própria apresentação indica, o twitter é um "Microblog para reunir pessoas com interesses comuns", estabelecendo essas redes socias a distãncia, através do ciberespaço.
Para quem ainda não tem essa ferramenta de interação social, que já tornou-se um fenômeno na internet e no Brasil, eis uma oportunidade de fazer o seu microblog, vendo o vídeo acima.

Geração Interativa


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=eLvwsqv3cFk

O video acima, foi indicação feita pelo twitter (http://twitter.com/educaredebrasil), do portal EducaRede Brasil, pertencente a Fundação Telefônica e postado no blog EducaRede por aí.
Trata-se de dados interessantes e curiosos sobre o estudo do uso da informática pela chamada "Geração Interativa".

Segundo o estudo: "O celular será a tela digital do futuro para os jovens".

Entendo que cabe ao professor do futuro compreender essa multifuncionalidade que o aluno possui, mas falta direcionála para o ensino e aprendizagem e não apenas para o jogo e as relações sociais mediadas pela virtualidade.
Indico esse vídeo a todos os professores que desejem se conectar a esse novo mundo digital que cada vez mais se incorpora ao nosso cotidiano social.

domingo, 21 de junho de 2009

Realidade aumentada promete mudar sua vida


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1056877-7823-CONECTE+REALIDADE+AUMENTADA+PROMETE+MUDAR+SUA+VISAO+DO+MUNDO,00.html

Um vídeo incrível que recebi a indicação, via twitter, de Murilo Gagliardi (http://twitter.com/murilogagliardi), de Itu - SP, blog (http://www.murilogagliardi.com.br/), que trata de tecnologia e curiosidades.

O vídeo trata de nova tecnologia, chamada realidade aumentada, que é algo mais sofisticado que um holograma em 3D e que revolucionará a propaganda e a própria comunicação, possibilitando que vejamos uma imagem em todos os seus ângulos.
Basta ter uma webcam e um computador para receber a imagem em "realidade aumentada".
Vejam o vídeo acima, depois, para saber mais, visitem link abaixo:

Realidade aumentada

Para testar a realidade aumentada, basta clicar no link abaixo:

CLIQUE AQUI

sábado, 20 de junho de 2009

Força G! Veja os que os pilotos de F-1 tem que suportar


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1061391-7824-FORCA+G+VEJA+O+QUE+OS+PILOTOS+DE+F+TEM+QUE+SUPORTAR,00.html

Incrível vídeo descoberto por mim (com cerca de 4 min.), visitando o portal do SporTV (www.sportv.globo.com), que trata da Força G que os pilotos de Fórmula 1 têm que enfrentar durante treinos e corridas. Com depoimento de alguns pilotos de F-1, como Nico Rosberg, de equipe Williams, e filho do campeão Keke Rosberg.
Mostra o condicionamento físico que os pilotos precisam ter (semelhante ao dos astronautas) para suportar essa pressão.
Indicado para professores de ciências e, em especial, aos de Física.

Belô Velloso - Give Peace a Chance! (Deem uma chance a paz!)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dnN5l87XKCs

Uma bela canção, uma bela interpretação, uma grande mensagem ilustrada por imagens fortes. Deem uma chance a paz!

Apresentação do vídeo no You Tube:
Regravação do sucesso de John Lennon "Give Peace a Chance" na voz de Belô Velloso. O WebClip é um alerta para as gerações atuais e futuras que não se preocupam com o Aquecimento Global, Guerras e não estão atentos ao Mundo.

"Give Peace a Chance" é um chamado para todas as gerações: ' - vamos dar uma chance a paz, vamos dar uma chance a nós ', diz a cantora!

Rewrite the success of John Lennon "Give Peace a Chance" in Belo Velloso's voice.

The WebClip is a warning for present and future generations that don't worry about global warming, and wars are not aware of the world.

"Give Peace a Chance" is a call for all generations: let's give peace a chance, let us give a chance, says the singer!

Acessem o site de Yoko Ono. Visit at Yoko Ono "Imagine Peace". Visite el sitio del Yoko Ono!

www.imaginepeace.com

Repositório de Objetos de Matemáticas


Fonte 1: http://www.youtube.com/watch?v=1tvx3jdn6lo


Fonte 2: http://www.youtube.com/watch?v=h17sc8minEQ

Vídeo descoberto por mim, no You Tube, e que trata do repositório de objetos de aprendizagem de matemáticas (em espanhol).

Apresentação do vídeo no You Tube:

"Presentación del blog sobre el proyecto Repositorio de Objetos de Aprendizaje de Matemáticas (ROAM) en la Fase Virtual del Segundo Congreso Internacional de Innovación Educativa (http://2doinnovacionvirtual.ilce.edu.mx/)".

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O que os olhos não veem, as pernas não sentem


Descobri, visitando o portal do Instituto Claro, o projeto Claro Curtas, e lá o curta-metragem (link abaixo), "O que os olhos não veeem, as pernas não sentem", de Juliana Carvalho, que trata de forma ética e poética sobre a questão da acessibilidade e da necessidade especial. Duração 1 min. e 30 seg.

No portal há a opção de assisti o vídeo na versão original, como em Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas e versão para deficiência visual.
Um vídeo de curta-metragem por conta de seus reduzidos 1 min. e 30 segundos, mas uma imensa lição de vida para quem assisti.

O que os olhos não veem, as pernas não sentem

Fonte: http://www.clarocurtas.com.br/CURTAS/paginas/videoPlayer.jsp?idVideo=11&tipoVideo=1

Apresentação do curta, no portal:

"Juliana, cadeirante desde 2001, aproveita um domingo de sol no parque da Redenção com uma amiga, assim como qualquer um, e convida a todos que façam o mesmo e celebrem a vida".

Observação 1: O curta-metragem foi filmado em setembro de 2008, no parque da Redenção em Porto Alegre - RS - Brasil.

Observação 2: Ano passado, na escola EEEF Barão de Cêrro Largo, em Rio Grande - RS - Brasil, onde funciona o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) - em que atuo como multiplicador em informática educativa capacitando professores da rede pública estadual e desenvolvendo projetos de aprendizagem com alunos em parceria com professores da escola e da rede estadual -, assisti ao curioso diálogo entre um aluno cego e um surdo, e aquilo me impressionou.
Apenas pelo toque, o cego reconheceu o surdo. Hélio, o cego é, entre outras coisas, instrutor de artes marciais, e Jorge Luiz, aluno surdo em turma de inclusão, atualmente na EMEF Helena Small.

Observação 3: Para assistir a outros vídeos premiados no Claro Curtas, basta ir no endereço abaixo
http://www.clarocurtas.com.br/CURTAS/paginas/curtasPremiados.jsp

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A motivação é a chave


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=tw1VVjvMF9k

Vídeo acima, sobre a introdução das TCIs no ambiente escolar, sugerido pelo twitter do Instituto Claro (http://twitter.com/institutoclaro), a partir do texto La motivación es la clave - do portal espanhol Educa con TIC (http://www.educacontic.es).

Apresentação do vídeo no You Tube:

"Entrevista de Eduard Punset a Roger Schank, parte de "Crisis educativa", uno de los programas emitidos en Redes".

Observação:

Leia também o texto La motivación es la clave, de Salvador Llopis, no link abaixo:

La motivación es la clave

http://www.educacontic.es/blog/la-motivacion-es-la-clave

Novo estudo sobre a docência e a aprendizagem


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=HS4jlPFFVRM

O vídeo acima (em espanhol), mais uma indicação que recebi indiretamente, via twitter, do Instituto Claro (https://twitter.com/institutoclaro).
Uma breve e esclarecedora entrevista com Diana Toledo a respeito de seu estudo sobre a docência e a aprendizagem. Suas palavras demonstram o quanto o tratamento dado a educação e aos educadores é similar em diversas partes do mundo.
A realidade local não é tão diversa da universal, dada as devidas proporções.

Apresentação do vídeo no You Tube:

"Un nuevo estudio de la OCDE provee los primeros datos comparativos a nivel internacional sobre las condiciones que afectan a los docentes en las escuelas".

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Primeiro computador eletrônico



Animação (imagem acima) do portal Discovery Brasil, indicada, via twitter da colega Elis Zampieri (http://twitter.com/Elizampieri), de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação.

Conheça a história da informática, através da animação, pelo link abaixo:

Primeiro computador eletrônico

http://www.discoverybrasil.com/internet/primeiro-computador-eletronico.shtml

Os Invasores


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yLmyCFnhJEs

Vídeo acima, é indicação, via twitter, de Murilo Gagliardi (http://twitter.com/murilogagliardi), de Itu - SP - Brasil, colunista do blog Itu (http://itu.com.br/).
Segundo Murilo, o vídeo animado “Os Invasores” foi feito pela NIC.BR (Comitê Gestor da Internet no Brasil), e ilustra bem algumas pragas existentes hoje.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Apresenta os tipos de códigos maliciosos e como eles podem entrar no computador do usuário, reforçando que a maioria dos códigos têm mais de um vetor de entrada e por isso mais de uma proteção é necessária.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Pele Verde




Fonte 1: http://www.youtube.com/watch?v=MQ-l3jjK4LQ


Fonte 2: http://www.youtube.com/watch?v=NKfVMS9qfcY


Fonte 3: http://www.youtube.com/watch?v=GGnURGhpAkQ


Fonte 4: http://www.youtube.com/watch?v=wQvGMR3IqT4


Fonte 5: http://www.youtube.com/watch?v=2cB4Hzme-cU


Fonte 6: http://www.youtube.com/watch?v=F_QnHU9xjjk


Fonte 7: http://www.youtube.com/watch?v=qZZ5GUnFaJ8


Fonte 8: http://www.youtube.com/watch?v=u7sNuWwX610


Fonte 9: http://www.youtube.com/watch?v=07Hlm5RVxws


Fonte 10: http://www.youtube.com/watch?v=N_R3b9XdbDs

Esse documentário, descoberto via twitter, é essencial para quem discute a questão ambiental no meio escolar.
Indicado para todas as áreas do ensino e todas as idades.

Pele Verde: A vida na floresta contada por quem vive nela.

Fonte: http://www.peleverde.com.br

Apresentação do documentário no portal:

Pele Verde é um documentário patrocinado pelo Bradesco, com o objetivo de registrar a vida e a cultura de comunidades das unidades de conservação florestal do Amazonas.
O documentário, dirigido pelo cinesta Jorge Bodanzky, teve a participação ativa dos habitantes locais na captação das imagens, nos depoimentos e na escolha dos temas e edicção das imagens.
O acesso à tecnologia por meio de oficinas de cinema deu voz aos caboclos de uma região sob forte pressão socioambiental, mostrando de maneira transparente a luta pela sobrevivência e a conscientização da importância da floresta no combate às mudanças climáticas.


Observação: Documentário feito com apoio da Lei Rouanet de Cultura e autorização do Ministério da Cultura do Brasil (MinC).

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A máquina mais fantástica: o cérebro humano



Documentário precioso de 41 min, do Discovery Channel, no MSN Vídeos, intitulado Corpo Humano - Testando os Limites: Cérebro.
Demonstra em linguagem acessível e didática como funciona o cérebro humano.
Acessam o vídeo através do link abaixo.

Corpo Humano - Testando os Limites: Cérebro

domingo, 14 de junho de 2009

A imagem mais importante - Hubble Diep Field


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=p09Reux8sco&feature=player_embedded

O vídeo acima (A imagem mais importante - Hubble Diep Field), descobri através do twitter do jornalista Luis Nassif (http://twitter.com/luisnassif). Seu comentário era sobre redes sociais, mas ao acessar seu portal (http://blogln.ning.com), encontrei nas opções de vídeo, o acima indicado, com impressionantes imagens capturadas pelo telescópio Hubble.

Apresentação:
Em 2003, o Telescópio Espacial Hubble fotografou a imagem do milênio, uma imagem que mostra nosso lugar no universo. Qualquer um que entende o que esta imagem representa, é permanentemente mudado por ela.

sábado, 13 de junho de 2009

Resignificando o ver de Alberto Caeiro


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=wr5TpJvVSQk

Descobri o vídeo acima, "Resignificando o ver de Alberto Caeiro", que trabalha com artes visuais, poesia e imaginação, quando estava pesquisando outros vídeos no You Tube, como o "1,99 um supermercado de palavras", já publicado neste blog. O vídeo trabalha com texto de Alberto caeiro, um dos heterônimos do poeta Fernando Pessoa.

Apresentação do vídeo no You Tube:

"O olho abraça a beleza do mundo inteiro. É a janela do corpo, por onde a alma especula e fruí a beleza do mundo. O que há de admirável no olho é que através dele - de um espaço tão reduzido - seja possível a absorção das imagens do universo. De sorte que esse órgão - um entre tantos - é a janela da alma, o espelho do mundo". Leonardo da Vinci
Um olhar sensível às alterações, que interpreta e transmite sensações. Ver não é apenas olhar o visível, é ver o invisível.

Ficha Técnica:
Produção, Roteirização e Edição
JOEZER PINHEIRO XAVIER

Sonoplastia
DAVID FORTES DE CAMARGO NETO, JOEZER PINHEIRO XAVIER

Protagonista
ELINE WECK ROSA

Apoio
WAL*MART SUPERCENTER - CABRAL - MIDIAPAR - COMUNICAÇÂO VISUAL

Negros de Cedro



Descobri esse interessante documentário, intitulado "Negros de Cedro", no portal da TV Câmara (www.camara.gov.br). Curta-metragem indicado para professores de história, entre outros.

Apresentação do vídeo no Curtas na TV:
Curta-metragem "Negros de Cedro" (diretor Manfredo Caldas)
Documentário sobre os descendentes de Chico Moleque, ex-escravo que com o seu trabalho duro comprou sua alforria e de sua família e amigos, fundando o povoado de Cedros em Mineiros-GO.

Vejam abaixo o curta-metragem, através do respectivo link:

Negros de Cedro

http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=32661

TV Câmara - Curtas na TV
Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h.
Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Adeus Senhor Professor


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RYTUr3gMkHk

Descobri esse interessante vídeo, através do twitter da profª. Miriam Salles (http://twitter.com/miriamsalles).
Quem dera todo professor recebesse tal homenagem e reconhecimento de seus alunos, quando de sua aposentadoria; quem dera todo professor pudesse receber na ativa tal homenagem; quem dera todos os professores merecessem tal homenagem...
Uma pequena homenagem do Educa Tube a todos os professores que fazem a diferença, que superam as adversidades e a incompreensão, e que são exemplos para seus alunos e a sociedade...

Um mundo de letras - Caminhos para ler o mundo


O vídeo (link abaixo), intitulado Caminhos para ler o mundo (de 27 min.), descobri visitando o portal de vídeos da TV Escola.
O referido vídeo trata de depoimento com áudio e também em versão Libras (Língua brasileira de sinais). Pode ser visto direto no portal ou feito download para o computador.
O arquivo em formato Media Player possui 95,4 MB e é integrante do portal Domínio Público (ww.dominiopublico.gov.br), do Ministério da Educação (MEC).
Lá, na opção Um mundo de letras é possível assistir e baixar também outros vídeos.
Vale a pena assistir a todos! E indicar a colegas e alunos.
Um mundo de letras - Caminhos para ler o mundo

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php/videos/tv_escola/um_mundo_de_letras

Os cinco macacos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2sqsXESSIRQ

Um vídeo motivacional que trata da questão da mudança organizacional, que pode tanto se tratar de uma empresa, escola, casa, seja o que for. Para refletir sobre nossa postura enquanto comunidade. No final a mensagem fala por si só.
Vídeo indicado pela colega Elis Zampieri, de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação.

Observação: Visitem o acervo completo do Educa Tube, através dos marcadores (por assunto) e do arquivo (por mês), no menu à esquerda do blog.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Filme Ilhado


O divertido curta-metragem "Filme Ilhado" (Diretor Paulo Guilherme Miranda), descobri no portal da TV Câmara (www.camara.gov.br), link abaixo e trata de forma bem humorada questões como o aquecimento global, o consumo e o moda de vida atual. Para ver, refletir e discutir.
Apresentação do curta-metragem no portal:
Animação sobre as agruras de um náufrago numa ilha perdida, em tempos de aquecimento global. Duração: 6 min e 14 seg.



TV Câmara - Curtas na TV Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h. Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara

Observação: Para assistir ao vídeo de animação em tela cheia, basta clicar duas vezes sobre o mesmo.

Matemática é D+ : Escrevendo Números



Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-escrevendo-numeros-429185.shtml

Outra ótima indicação, feita via twitter (http://twitter.com/NOVA_ESCOLA), pela revista Nova Escola, mostrando "A turma de 1ª série da E. E. Victor Civita realizando uma atividade de sistema de numeração".
Vídeo de 5:47 min, para professores de matemática e das séries iniciais do ensino fundamental.

Visitem o portal da revista Nova Escola, através do endereço abaixo:

http://revistaescola.abril.com.br/

Observação: Visitem também todo o acervo do blog Educa Tube, através dos marcadores (por assunto) ou do arquivo (por mês) de publicação.
O Educa Tube é um blog educacional, sem fins lucrativos, que visa divulgar vídeos educacionais e recursos tecnológicos a professores, bem como divulgar a produção dos educadores.
Façam suas indicações, através do espaço para comentários do blog, em uma postagem ou mande mensagem para o correio eletrônico de seu editor:
joseroig7@hotmail.com
Grato a todos pela colaboração!

Pensamento Infantil - os fenômenos naturais


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-fenomenos-naturais-474923.shtml

O vídeo acima é indicação, via twitter, da revista Nova Escola sobre o "Pensamento Infantil - os fenômenos naturais".

Òtima sugestão para professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Apresentação do vídeo no portal da revista Nova Escola:

A criança pequena tem uma forma particular de pensar e de construir explicações para o funcionamento dos fenômenos que observa no mundo. No vídeo, crianças de 3 a 6 anos contam como acreditam que o dia e a noite se alternam todos os dias. A educadora Monique Deheinzelin parte dessas "teorias" para falar sobre a forma como se constitui o pensamento dos pequenos.

Visitem o portal da revista Nova Escola, endereço abaixo:

http://revistaescola.abril.com.br

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Uma Verdade Inconveniente (versão dublada)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vcUhA7hG-Wc

Todos já ouviram falar do filme Uma Verdade Inconveniente, produzido por Al Gore, ex-vice-presidente norte-americano. Nem todos assistiram esse documentário de 91 min. que trata de aquecimento global e o m undo em que vivemos.
No vídeo acima, extraído do You Tube, uma pequena amostra (cerca de 9 minutos) do filme que ganhou 2 Oscar's.
Vejam aos 6:40 min. a história que Al Gore conta sobre a pergunta de um aluno ao seu professor.

Para assistir na íntegra o referido vídeo, basta clicar no link abaixo:

Uma Verdade Inconveniente

Fonte:
http://www.guba.com/watch/3000081561

Os quilombolas do Angelim



O curta-metragem "Os quilombolas do Angelim"(link abaixo), de Ricardo Sá, encontrei pesquisando no portal da TV Câmara (www.camara.gov.br), e é um necessário resgate histórico e cultural, com duração de 13:35 min.

Os quilombolas do Angelim

http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=31879

Apresentação do curta-metragem no Curtas na TV:
"Documentário sobre os remanescentes quilombolas em Angelim no Espírito Santo, que hoje sobrevivem com grandes dificuldades, cercados pelos eucaliptais de uma grande empresa de celulose".

TV Câmara - Curtas na TV
Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h.
Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara

terça-feira, 9 de junho de 2009

Causas do efeito estufa e iniciativas para salvar a Terra


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1046834-7823-CONHECA+CAUSAS+DO+EFEITO+ESTUFA+E+INICIATIVAS+PARA+SALVAR+A+TERRA,00.html

Vídeo acima, de cerca de 22 min., encontrado na globo.com, referente ao programa Globo News Especial. Ótimo para professores trabalharem com seus alunos questões como aquecimento global, efeito estuda, revolução industrial, tecnologia, meio ambiente, história, geografia, etc.
Os dados são esclarecedores e preocupantes.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Yh330_gkOsU

Sugiro também aos visitantes do Educa Tube locarem o vídeo Uma Verdade Inconveniente (trailer acima, no You Tube), produzido pelo ex-vice-presidente norte-americano Al Gore. Um filme impressionante, vencedor de 2 Oscar's e que pode ser assistido na íntegra, no link abaixo (a qualidade da imagem não é das melhores).

Uma Verdade Inconveniente

http://www.guba.com/watch/3000081561

A lenda da árvore sagrada



Uma bela animação encontrada no portal da TV Câmara (www.camara.gov.br), intitulada "A lenda da árvore sagrada", de Paulo Caetano, trata do surgimento do berimbau no Brasil. Com 5 min e 41 seg. a animação também trata de história, arte e cultura de forma criativa e original. Vejam o curta-metragem através do link abaixo:

A lenda da árvore sagrada

http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=31880

TV Câmara - Curtas na TV
Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h.

Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tecnologia de Ponta



O curta-metragem denominado "Tecnologia de Ponta", de Isaac Chueke, é um curioso vídeo de pouco mais de 3 minutos. Trata da "tecnologia de ponta" utilizada por uma catadora de latinhas. Descoberto no portal da TV Câmara (www.camara.gov.br):

TV Câmara - Curtas na TV
Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h.
Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara

Abaixo, link para o referido vídeo:

Tecnologia de Ponta

http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=32663

Apresentação do vídeo no TV Câmara - Curtas na TV:

Curta-metragem "Tecnologia de Ponta" (Diretor Isaac Chueke)
Neste curta do cineasta carioca Isaac Chueke, é retratada, com bom-humor, a inventividade e a criatividade para a sobrevivência de nosso povo através de uma catadora de latinhas nas ruas do Rio.

Observação: para assistir o vídeo em tela cheia, basta clicar duas vezes sobre o mesmo, no referido link.

O Sonho de Deus


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=v0Eo1f39NOk

Em comemoração aos dois meses de criação do blog Educa Tube (em 8/4/2009), que neste período já acumula 15 seguidores e quase 4 mil visitantes, aproveito para publicar a apresentação de slides acima, intitulada O Sonho de Deus, em que tanto o poema, as fotografias e a formatação são de minha autoria.
O Sonho de Deus faz parte do projeto que criei uns 3 anos atrás chamado Poesia Ilustrada (distribuído por lista de e-mails), em que justamente para cada poema que criei fui adicionando imagens da região de Rio Grande e São José do Norte, no extremo sul do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Feito em Power Point, depois a apresentação de slides foi convertida para formato de vídeo Free PowerPoint Video Converter para a seguir publicar no You Tube e com o endereço gerado, poder publicar em blog, orkut, etc.
Os educadores podem criar seus slides e convetê-los em vídeo para disponibilizar não apenas a seus alunos e comunidade escolar, mas a outros educadores, através do ciberespaço.

Ico Logia



O curta-metragem "Ico Logia" (diretor Ângelo Lima), descobri a partir de pesquisa no portal da TV Câmara (www.camara.gov.br), com duração de 26:34 min.

Apresentação do documentário no portal:
"Filme vencedor do prêmio de melhor produção goiana no VII FICA 2005 (Festival Internacional de Cinema Ambiental), realizado na Cidade de Goiás. Sábio e muito popular em Pirenópolis, Seu Ico nos conduz pelos mistérios e maravilhas do cerrado, nesse sensível filme de Ângelo Lima, resgatando a importância do saber popular como condição fundamental para a preservação do cerrado brasileiro".

Assistam o referido documentário, através do link abaixo:

Ico Logia

http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=30587

TV Câmara - Curtas na TV
Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h.
Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara

Observação: para assistir o vídeo em tela cheia, basta clicar duas vezes sobre o mesmo, no link indicado.

domingo, 7 de junho de 2009

Vincent



Um impressionante, belíssimo e criativo curta-metragem chamado "Vincent" (1996), de Marcya Reis e Sandra Moita, com 10:35 min, a respeito da vida e obra do pintor holandês Vincent van Gogh, que descobri no portal da TV Câmara (www.camara.gov.br).
O vídeo surgiu de uma análise que Márcya Reis fez de um texto crítico sobre a obra de Van Gogh para a disciplina da foto-jornalismo.
O jogo de espelhos entre as obras de Van Gogh e as cenas reinterpretadas é fantástico!
Um curta-metragem indicado para professores de educação artística e para todo professor que se considere um arte-educador.
O livro As Cartas para Théo, li muito tempo atrás, emprestado por um amigo, e é um daqueles livros que a gente quando termina de ler tem a consciência de que já não é mais o mesmo leitor de seu início. Sugiro a todos verem o vídeo e lerem o livro.
A trilha sonora é ótima também.

Abaixo, link para o referido curta-metragem:

Vincent

http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=32116

TV Câmara - Curtas na TV
Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h.

Apresentação do documentário no portal:

Curta-metragem "Vincent" (Diretora Marcya Reis e Sandra Maria Moita)
Nesse premiado vídeo, as brasilienses Marcya Reis e Sandra Mara Moita realizam um mergulho na obra de Vincent Van Gogh pelos olhos do próprio pintor, revelados nas cartas escritas ao seu irmão Theo.

Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara.

Observação: Para assistir o referido vídeo em tela cheia, basta clicar sobre o mesmo (no link indicado) duas vezes.

Homem Voa?



O curta-metragem "Homem Voa?", de André Ristum, descobri no acervo do portal TV Câmara (www.camara.gov.br).
São 7 min e 48 segundos de magia, história e imaginação a partir das recordações de Santos-Dumont. Indicado a todas as idades.
Assistam ao curta-metragem, clicando no link abaixo:

Homem Voa?

http://www.camara.gov.br/internet/TVcamara/default.asp?selecao=MAT&velocidade=100k&Materia=53313

Apresentação na TV Câmara - Curtas na TV:

"Alberto Santos Dumont sonhava voar desde sua infância. Por meio de suas lembranças, descobrimos as sensações e as emoções vividas pelo pioneiro da aviação na ocasião da conquista do prêmio “Deutsch de la Meurthe”, em Paris, 1901, dando o primeiro passo em direção ao domínio da máquina voadora".

Observação: Para assistir ao vídeo em tela cheia, basta clicar duas vezes sobre o mesmo.

O Príncipe das Águas, de Werner Schunemann





O curta metragem acima, intitulado O Príncipe das Águas, de Werner Schünemann, assisti pela primeira vez em 2002, quando trabalhava na 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Rio Grande - RS - Brasil, atuando como assessor jurídico na área da Educação (época que nem imaginava trabalhar com tecnologia educacional).
A história conta a vida de um menino que mora num lixão, vendo-o como um reino encantado, até que parte em seu barco numa incrível viagem de descoberta.
Uma história encantadora e comovedora; ótima para trabalhar com alunos e filhos questões ambientais e sociais.
Depois de uma pesquisa na internet, localizei-o, a pedido da professora Dileta, de Ciências, que gostaria de mostrar para seus alunos da EEEF Barão de Cêrro Largo (Rio Grande-RS), que em 06/06/2009 completou seus cinquentenário.
Encontrei o curta no portal da TV Câmara, conforme link abaixo:

O PRÍNCIPE DAS ÁGUAS, DE WERNER SCHUNEMANN, NA TV CÂMARA

Observação 1: Para assisti-lo em tela cheia, basta clicar duas vezes sobre a imagem do curta metragem, no link acima, direto na TV Câmara.

Observação 2: O referido vídeo foi encontrado através da TV Câmara - Curtas na TV, que é um "Panorama da produção de curtas-metragens nacionais. Exibição de filmes, entrevistas com diretores, coberturas de festivais, bastidores, detalhes da indústria cinematográfica. Toda sexta, às 23h".

Alguns detalhes sobre o vídeo:

O Príncipe das Águas

Gênero Ficção | Diretor Werner Schünemann | Ano 2002 | Duração 12 min
Cor Colorido | Bitola 35mm | País Brasil

Ficha Técnica:
Produção Kika Sousa Fotografia Fabian Silber Roteiro Werner Schünemann, David Pires Edição Marta Biavaschi Direção de Arte Enio Ortiz Trilha original Fabio Mentz, Hique Gomez Produção Executiva Marcelo Bittencourt, Carlos Raimundo Pereira

Prêmios:
Melhor Roteiro no Festival de Varginha 2003

Festivais:
Festival de Cuiabá 2003
Festival de Recife 2003
Festival de Curitiba 2003

sábado, 6 de junho de 2009

Home - O Mundo é a nossa casa


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WQaB1PdsJ_s


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=G8IozVfph7I

Indicação do vídeo Home - O mundo é a nossa casa, foi feita por Miriam Salles, em seu twitter (http://twitter.com/miriamsalles).
Miriam Salles é educadora de Campinas - SP - Brasil, e editora do blog Informática Educacional e Meio Ambiente (http://miriamsalles.info/wp/).

Acima, um pequeno trailer do referido vídeo (versão em inglês).

Abaixo, link para a versão integral em português desse vídeo fantástico, que TODO MUNDO deveria conhecer!!!.
Com a duração de 1h 58 min e 17 seg, pode ser usado em parte por educadores com seus alunos. (Noutro post indico como fazer downloads de vídeos do You Tube para o computador pessoal).

Versão em português de Portugal, abaixo:

Home - O Mundo é a nossa casa
http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U&feature=channel_page

Apresentação do vídeo no You Tube:

"HOME, filme da autoria do realizador francês Yann Arthus-Bertrand, é constituído por paisagens aéreas do mundo inteiro e pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária."

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Vídeos da TV Escola na internet



Descobri, ao ler a revista A Rede (www.arede.inf.br), edição nº47 (maio/2009), que vídeos da TV Escola/MEC estão disponíveis na internet.
Pesquisando, encontrei o link abaixo, que indico aos leitores e visitantes do Educa Tube.



Na apresentação do portal, a seguinte mensagem:

"A TV Escola é um programa da Secretaria de Educação à Distância, do Ministério da Educação - MEC, dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública. Este recurso didático permite à escola entrar em sintonia com as grandes possibilidades pedagógicas oferecidas pela educação à distância".

Lá é possível encontrar vídeos que tratam de várias áreas do conhecimento.

VÍDEOS DA TV ESCOLA / VIDEOTECA

Se o professor fizer um cadatro no portal (link abaixo), além de poder assistir os vídeos disponíveis no portal, poderá baixá-los também.
CADASTRO - TV ESCOLA/MEC

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como usar o Google Reader


Fonte: http://dotsub.com/view/f79f1b5e-bea1-43ab-97fb-666544aaf0bf

Descobri esse vídeo no DOT SUB e é muito interessante para os educadores que desejem acompanhar outros educadores, entre outras possibilidades.
O vídeo está em inglês, mas abaixo dele, na opção "Choose language", pode-se utilizar um tradutor e escolher a opção de legenda em português ou outra língua.

Descobri, visitando o blog da profª. Suzana Gutierrez também um vídeo sobre uma novo recurso do Google chamado Google Wave, que breve comentarei aqui, pois ainda não o assisti na íntegra.

Mas a convergência de recursos tecnológicos e educadores e alunos é um dos caminhos para promover a integração educacional, tecnológica e social.

terça-feira, 2 de junho de 2009

10 Centavos: curta-metragem





O vídeo acima, 10 Centavos (parte 1 e parte 2, no You Tube), trata-se de curta-metragem do Porta Curtas Petrobras.
Uma comovente história de "Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico".
Os capitães da areia de Jorge Amado agora reencarnados nos guardadores de carro do Pelourinho.
Ficção de Cesar Fernando de Oliveira | 2007 | 19 min

Com Fernando Fulco, Jorge Junior, Narcival Rubens, Paulo Prazeres, Stela Voutta, Frank Magalhães

Blog na Escola, como fazer um


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=M8INVf2Uogg

Outra sugestão que encontrei no Fazendo BLOGS, da profª. Márcia Sales, de Brasília - DF - Brasil.
Um vídeo que ensina em poucos passos a criar um blog. Para os educadores que ainda não possuem um weblog, é uma boa indicação para criar o seu.
Abaixo, outro vídeo com um Tutorial de blog passo a passo:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA

Observação: Visitem todo o acervo do Educa Tube, através do item "Marcadores" ou do item "Arquivo", no menu do blog.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

1,99 um supermercado que vende palavras


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zwQSn7I42KM


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jIOqEP-Bc5Q


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vqEEj8BhHiY


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=52qL-OtNRjs


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=uIPgCbueRI4


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Uj5HnRV9MS4


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=m554sjLcB0c


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=P3oG6ByliIQ


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=n9AseZWs36s


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4kCcWiB50nc

O filme "1,99 um supermercado de palavras", de Marcelo Masagão, foi descoberto por mim, no próprio You Tube, quando encontrei outro filme seu, o documentário "Nós que aqui estamos, por vós esperamos", com enfoque histórico, já publicado neste blog.
"1,99 um supermercado que vende palavras" é um filme como enfoque alegórico para refletir sobre o mundo em que vivemos... Com imagens, música e legendas que se complementam umas às outras. Para ver e rever. Indico pra professores e alunos, pais e filhos assistirem juntos.

Apresentação no You Tube:

Documentário de Marcelo Masagão.
Os personagens principais são o desejo, a angústia e a compulsão por comprar. Num supermercado, os consumidores passam o tempo enchendo seus carrinhos e não conseguem sair de lá. Durante esse período de reclusão, algumas histórias curiosas acontecem. O mundo exterior só aparece mediado por máquinas como computadores, câmeras e telefones. A música foi composta por Wim Mertens.

Mas o que está a venda neste supermercado, em tons absolutamente brancos, são conceitos e idéias como amor, sucesso e família, todos dispostos como produtos em prateleiras. Exploram-se assim a falência dos valores sociais e o desejo, a angústia e a compulsão que costumam acompanhar o ato da compra.