segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pierre Lévy e o profissional do futuro


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1113578-7823-PIERRE+LEVY+FALA+SOBRE+O+PROFISSIONAL+DO+FUTURO,00.html

Vídeo acima, indicação via twitter do portal EducaRede Brasil(http://twitter.com/educaredebrasil), trata-se de entrevista com o filósofo Pierre Lévy, para o portal Globo News, em que fala sobre o profissional do futuro.
Novas denominações e conceitos estão surgindo e o educador precisa familiarizar-se com este novo contexto.

Apresentação do vídeo na Globo News (exibido em 28/08/09):

Algumas pessoas estão se autodenominando arquitetos da informação ou engenheiros de conhecimento. Já surgem, de forma dispersa, os primeiros núcleos de profissionais dessa área.

sábado, 29 de agosto de 2009

Pierre Lévy e a Web semântica


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1113590-7823-PIERRE+LEVY+APRESENTA+O+PROJETO+IEML,00.html

Vídeo acima, indicação via twitter do portal EducaRede Brasil(http://twitter.com/educaredebrasil), trata-se de entrevista com o filósofo Pierre Levy, para o portal Globo News, em que fala do conceito de Web semântica.
Pierre Lévy fala de web semântica como uma linguagem universal, como representação da inteligência coletiva,via imagens,conceitos,ideias.
Diz Lévy que ainda não se tem uma ferramenta para mapear e representar todo esse conhecimento na rede, que há que se criar essa linguagem.
Uma linguagem para unificar o conhecimento; "espécie de sistema universal coordenado do espaço semântico". Pensei num Esperanto digital...
Pensar por imagens, criar uma linguagem pra mapear os conceitos, um mapa (mental?) qualitativo de ideias que gerem significados...
Um vídeo imperdível.

Apresentação do vídeo na Globo News (exibido em 28/08/09):

Pierre Lévy apresenta o projeto IEML. Filósofo quer resolver os problemas de operabilidade semântica e organizar o conhecimento coletivo. Veja entrevista exclusiva para o G1.

Maiores detalhes, no link abaixo:

Filósofo cria língua universal para web e prevê nova revolução do conhecimento

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1284975-6174,00-FILOSOFO+CRIA+LINGUA+UNIVERSAL+PARA+WEB+E+PREVE+NOVA+REVOLUCAO+DO+CONHECIME.html

Educa Tube destacado pelo Instituto Claro


É com enorme satisfação que soube, através do colega Robson Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias, que o meu blog educacional Educa Tube fora destacado pelo portal do Instituto Claro, juntamente com outros blogs de educadores que se utilizam das TICs em seu fazer pedagógico.
O Educa Tube foi uma iniciativa minha, a partir de conversa via MSN com a colega Elisângela Zampieri Panisson, educadora e editora do blog Sobre Educação, que me solicitara a indicação de alguns vídeos educacionais para utilização em um curso.
Depois disso, pensei em criar um espaço virtual para reunir meus vídeos preferidos que usava em minha prática escolar, na formação de professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, em cursos de informática educativa.
O Educa Tube passou a reunir vídeos educacionais, curta-metragens, apresentações de slides, indicação de recursos tecnológicos e material diverso. E o que, em tese, fora pensado para servir de apoio aos colegas e amigos, tornou-se um blog destacado e visitado por vários. Diversos colegas passaram a me sugerir vídeos e outros recursos. Graças ao Twitter, pude ampliar os horizontes, recebendo indicações diretas e indiretas, através de outros educadores.
o Educa Tube, que era um entre outros blogs que tenho (educacionais, literários, artísticos e culturais, entre individuais e colaborativos), tornou-se em pouco tempo o meu principal blog, por esse reconhecimento e visibilidade.
O blog Letra Viva do Roig, até então o meu blog principal, em mais de 3 anos, acumulou cerca de 76 mil visitas. O Educa Tube em menos de 4 meses (fora criado em 08/05/2009), ultrapassou as 20 mil visitas. O que é algo surpreendente para um blog educacional, e que tal façanha deve-se muito às indicações do colegas e amigos a quem agradeço pelo apoio e sugestões.
Estar listado entre outros destacados educadores, nacionais e internacionais, que me servem de referência, é uma satisfação enorme e um incentivo para continuar este trabalho com blogs educacionais.

Vejam abaixo o link para a reportagem de Giulliana Bianconi, no portal do Instituto Claro:

Instituto Claro: Conheça blogs de professores, que sempre atualizados, tratam do uso da tecnologia nos ambientes de ensino e aprendizagem

Fonte:

http://www.institutoclaro.org.br/observatorio/noticias/detalhe/conheca-blogs-de-professores-que-sempre-atualizados-tratam-do-uso-da-tecnologia-nos-ambientes-de-ensino-e-aprendizagem-1

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Web completa 20 anos! Veja toda a história...


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=9063

Vídeo acima, indicação, via twitter, do programa Olhar Digital (http://twitter.com/olhardigital), sobre os 20 anos da internet.
Para entendermos o presente, precisamos conhecer as origens das coisas que fazem movimentar o mundo.

Apresentação do vídeo no portal do programa Olhar Digital (exibido em: 23/08/2009):

Já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários
O www completou, em 2009, 20 anos de existência. O "maluco" que inventou a rede mundial de computadores é um cientista inglês chamado Tim Berners Lee. Em duas décadas de vida, já são mais de 200 milhões de sites, mais de 1 trilhão de URLs e quase 2 bilhões de usuários. Quer saber toda a história da Internet? Então confira a matéria acima!

Agora... quer fazer uma viagem ao passado e visualizar a internet de anos atrás? No site WayBack Machine, você consegue acessar todos os sites da rede desde a sua criação. O Olhar Digital, por exemplo, já teve várias caras diferentes. Clique e confira. É, no mínimo, curioso!

Link:

Way Back Machine

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Por Toda Minha Vida - especial sobre Renato Russo


Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=voFLcSmPaYo


Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=C20cqpTnJJ8


Vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=Fc5o5TqJttQ


Vídeo 4: http://www.youtube.com/watch?v=Ox4HjPVIYwA


Vídeo 5: http://www.youtube.com/watch?v=8knguv39rSc


Vídeo 6: http://www.youtube.com/watch?v=hZP1feizsDA


Vídeo 7: http://www.youtube.com/watch?v=z-GS53zSj10


Vídeo 8: http://www.youtube.com/watch?v=QBT3EvuwM9o

Os vídeos acima (partes 1 a 8), descobri no You Tube, e tratam-se de documentário da Rede Globo sobre a vida e obra do cantor e compositor Renato Russo, vocalista e líder da banda Legião Urbana, que marcou época no cenário musical brasileiro, embalando os sonhos e amores de toda uma geração, inclusive a minha. Renato Russo foi de certa forma meu guru. E partiu cedo demais...
Um documento histórico, artístico e cultural de uma época de mudanças políticas e sociais. Para pais e filhos, professores e alunos assistirem juntos.
Descobri por acaso, ao procurar no You Tube a canção Giz, preferida de Renato Russo.
Giz, para um educador, é a extensão de sua mão...

Apresentação do vídeo no You Tube:

Especial de Renato Russo transmitido pelo Globo no dia 14/09/2007.
Por Toda Minha Vida Renato Russo. Legião Urbana.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Diálogo Aberje Universidade com Prof.Dr. Massimo Di Felice


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jWzFajoSwuo

Vídeo acima, indicação indireta, via twitter, de Adriana Paiva (http://twitter.com/adrianapaiva), a respeito do portal Ciclo Era Digital. Lá, descobri o vídeo/entrevista com o prof. Dr. Massimo Di Felice.
Indicado para gestores escolares e demais educadores interessados.

Apresentação do vídeo no You Tube:

A Aberje recebeu a visita do Prof. Dr. Massimo Di Felice, da ECA-USP, que participou dos Diálogos Aberje Universidade, falando sobre os conceitos de comunicação organizacional no sistema de redes digitais.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mude


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WN_qhwKep0I

A apresentação de slides acima, intitulada Mude, foi indicação da colega Elis Zampieri, via twitter (http://twitter.com/Elizampieri), editora do blog Sobre Educação.
Trata-se de um vídeo motivacional, que remete aos versos do poeta: "Não importa o caminho e sim o caminhar".

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Era uma vez... uma escola que não tinha computador


Ache outros vídeos como este em Tecnologias em Educação

Fonte: http://tecnologiaseducacionais.ning.com/video/era-uma-vezuma-escola-que-nao

Descobri o vídeo acima, Era uma vez... uma escola que não tinha computador visitando o ambiente virtual Tecnologias em Educação, uma rede social e educacional, criada no Ning, pela colega e amiga Elisângela Zampieri, de Curitibanos, Santa Catarina, Brasil, que é educadora e editora do blog Sobre Educação.

Um vídeo que - adicionado ao Tecnologias em Educação, pela professora Karyne Noemy Scheffmacker, integrante do blog Aprendendo a aprender -, promove a reflexão para o cotidiano escolar, entre o maquinário e o usuário, entre os que possuem e não possuem laboratórios de informática (ou salas digitais), e os que tendo maquinário os utilizam como mera reprodução e os que utilizam-se das máquinas para interagir uns com os outros, gerando informação e produzindo conhecimento para o grupo e para o mundo...

E a sua escola? Possui computador? E se possui... utiliza com sentido pedagógico, além do recreativo?
Como diz slogan do canal Futura: "o que move o mundo são as perguntas e não as respostas".

Conforme apresentação no mesmo, "o Ning lhe permite descobrir e criar novas redes sociais que tenham a ver com seus interesses e suas paixões".

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

As polêmicas de Richard Dawkins (Milênio)


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1106035-7823-AS+POLEMICAS+DE+RICHARD+DAWKINS,00.html

Vídeo que descobri no programa Milênio, do canal Globo News, e trata-se da segunda parte da entrevista do biólogo e evolucionista Richard Dawkins, concedida na Flip, de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. A parte mais interessante, para mim, foi a que trata sobre questões como inteligência e consciência. Com duração de 22 minutos.

Apresentação do vídeo na Globo News (exibido em 17/08/2009):

No segundo programa do Milênio especial, o evolucionista britânico Richard Dawkins defende a atualidade da teoria darwiniana, e aprofunda debates sobre o desenvolvimento da consciência.

Segunda parte da entrevista que o correspondente Silio Boccanera gravou com o biólogo Richard Dawkins, um dos maiores especialistas na teoria da evolução de Darwin, ateu convicto e militante contra a fé religiosa.

Na conversa, gravada durante a Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, Dawkins defende a atualidade da teoria darwiniana, que completa 150 anos de publicação, e aprofunda alguns debates sobre o desenvolvimento da consciência, sobre a não-existência de Deus e a insegurança e medo do ser humano diante da morte.
Dawkins é provocado pelo público e por Silio, que pergunta: “na hipótese de você morrer e encontrar Deus, o que diria para Ele?”

A resposta de Dawkins? Você vê no Milênio especial.

Os mundos paralelos de Richard Dawkins


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1101285-7823-OS+MUNDOS+PARALELOS+DE+RICHARD+DAWKINS,00.html

O vídeo acima, assisti primeiro, parcialmente (estava chegando em casa e ligando a TV...), no Programa Milênio, do canal Globo News, e depois procurei na web a íntegra da mesma para socializar com os visitantes e seguidores do Educa Tube.
Trata-se de entrevista concedida pelo biólogo e evolucionista Richard Dawkins, na Flip, de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. Com duração de 24 minutos.

Apresentação do vídeo na Globo News (exibido em 10/08/2009):

Ciência e religião não se misturam no mundo de Dawkins, ele endossa a primeira e rejeita a segunda.

Esta é a primeira parte deste Milênio Especial gravado durante a Flip, em Paraty, com o biólogo e especialista na teoria evolucionária de Darwin, Richard Dawkins.

O correspondente Silio Boccanera conversa com Dawkins sobre a relação de água e óleo entre Ciência e Religião e sobre seu livro mais recente “Deus, um delírio“.

Bing: um novo buscador de informações na Web



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4w4W7fQHgYw

O vídeo acima, é indicação de Murilo Gagliardi, via twitter (http://twitter.com/MuriloGagliardi), de Itu, São Paulo, Brasil, colunista do portal Itu, e trata-se de apresentação de novo buscador de informações no mundo digital, chamado Bing, e pertencente a Microsoft.

Cada vez mais a informação na rede é difundida e pesquisada por professores e alunos, mas cada vez mais é bom sempre, como ditado popular, em relação à medicina, procurar mais de uma opinião.

Assim como o Bing, existem outros importantes buscadores e indexadores de informações como o Google, o Altavista, e outros mais... Mas sempre é bom, não apenas procurarmos e mais de um site a confirmação daquela informação, em páginas de instituições e portais conhecidos, como também filtrar a pesquisa e comprová-la em mais de um buscador... O monopólio, seja da informação como de qualquer outra coisa, não faz bem à humanidade...

Bing
http://www.bing.com/?cc=br

Google
http://www.google.com.br

Altavista
http://br.altavista.com

Observação: Para saber mais, leiam o artigo abaixo, de autoria de Murilo Gagliardi.

Tecnologia em Cena

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vídeo P3D - Ilimitadas Possibilidades Pedagógicas


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2XhRaf2zrMs

O vídeo acima, foi feito por mim, José Roig, durante a 9th WCCE 2009 - Conferência Mundial sobre Computadores na Educação, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, ocorrida de 27 a 31/07, no stand da P3D.
Trata-se de apresentação de software educacional, feito pelo prof. Geraldo José Ramos, da P3D, demonstrando as diversas possibilidades educacionais, nas áreas de biologia, geografia e química.
Quis registrar em vídeo para mostrar neste blog as ilimitadas possibilidades pedagógicas que as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) podem, e poderão ainda mais, proporcionar no presente e num futuro não muito distante.
Recursos esses que antes apareciam com naturalidade apenas em filmes de ficção científica, mas que hoje estão se integrando aos poucos ao cotidiano educacional, como a lousa mágica ou digital, etc.
Assim como a realidade virtual e os recursos 3D, recentemente postei sobre o processo de holografia tátil e outros recursos tecnológicos que pouco a pouco serão integrados ao fazer pedagógico do educador do século XXI.
os alunos, em sua maior parte já se integram aos multimeios, mas com enfoque recreativo apenas. Cabe ao educador se incluir nesse processo de inclusão digital, dando aos equipamentos, programas e outros recursos um enfoque educacional.
Como fazer isso? Penso que trabalhando colaborativamente com outros colegas da escola ou de escolas próximas, via internet, com outros educadores do mundo e também com o próprio alunado, estabelecendo parcerias.
Se o projeto didático for bem elaborado, prevendo a intervenção de cada um, quais equiapemtnso a serem utilizados em taa tividade e tudo mais, deixem a pilotagem a cargo do aluno e que a navegação (mediação da informação que gere conhecimento) a cargo do professor ou professores parceiros.
Sempre lembrando que a artual geração pensa por imagens, se identifica por imagens (fotos em msn, orkut, etc), além de músicas, jogos e outras possibilidades. Cabe ao educador dar sentido educacional a equipamentos, softwares e outros recursos, sejam eles destinados à educação ou não.

Citando Charles Darwin:
"Não é a espécie mais forte que sobrevive, tampouco a mais inteligente. É a mais adaptável às mudanças."

Diante de ilimitadas possibilidades pedagógicas e tecnológicas, é impossível que o educador, conectado com o seu mundo e o seu tempo, fique alheio a tudo isso, ou desconheça essas infinitas possibilidades de interação entre seres humanos e máquinas, em prol de uma maior qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
Mas sempre lembrando também que quem da sentido ao maquinário é o seu usuário...

Abaixo, mais um vídeo demonstrativo, de autoria da própria P3D:

Vídeos P3D

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Holografia tátil


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8978&/HOLOGRAFIA+TATIL+JA+DA+PARA+SENTIR+OBJETOS+VIRTUAIS

O video acima, é indicação do programa Olhar Digital, via twitter (http://twitter.com/olhardigital), e trata-se da tecnologia que permite a holografia tátil. Cada vez mais a ficção científica perde espaço para a realidade mais do que virtual. Penso nessas imensas possibilidades tecnológicas na educação, unindo a recursos de 3D e realidade virtual a ferramentas como Second Life, Google Earth e games. Ilimitadas possibilidades educacionais serão abertas num futuro não muito distante... A geração atual é vinculada por demais a sons, imagens e outros estímulos audiovisuais. Tais recursos promoverão a mudança de paradigmas no próprio fazer pedagógico. Entretanto, sempre é bom, lembrar que as TICs e os equipamentos eletroeletrônicos deve ser visto tão-somente como isso, ferramentas de auxílio à prática escolar, e não uma bengala eletrônica, para servir de apoio essencial.
É possível dar uma ótima aula, visitando uma biblioteca escolar, passeando com os alunos pelo entorno da escola, etc. Tudo depende da disposição e criatividade do educador.

Apresentação do vídeo no programa Olhar Digital (exibido em 12/08/09):

Cientistas estão fazendo com que você possa sentir objetos virtuais em suas mãos
Parece ficção científica, mas é a mais pura realidade: cientistas japoneses desenvolveram uma técnica que permite que as pessoas sintam objetos holográficos. Assista ao vídeo e entenda como isso é feito.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

TICs e o processo de ensino-aprendizagem


Fonte: http://tatianemomartins.blogspot.com/search?updated-max=2009-06-26T14%3A05%3A00-03%3A00&max-results=12

Estes slides contêm leituras que a colega e amiga Tatiane Martins (RJ), educadora e editora do blog Mulher é desdobrável. Eu sou fez para construir um bate-papo com a turma de "Questões atuais de didática", no Mestrado em Educação, da PUC-RJ.
Segundo Tati Martins: "A discussão foi intensa e valeu a pena, mas todas as colegas haviam lido os textos que estão nas referências bibliográficas ao final."
Recomendo, não apenas os slides como o blog de Tati, que contém reflexões e preciosidades para os educadores.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Linguagem não verbal - Sinais


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=uy0HNWto0UY

O fantástico curta metragem acima, intitulado Signs (Placas), com direção do australiano Patrick Hughes, e vencedor de Cannes 2009, é indicação do colega e amigo Robson Freire, educador e editor do blog Caldeirão de Ideias, do NTE Itaperuna - RJ.
Como o próprio Robson apresenta o vídeo: "(...) mostra o casal Jason e Stacey, que trabalha em prédios próximos e se conhece conversando por placas. Fez sucesso na rede e foi visto 350 mil vezes. São 12 minutos de um vídeo onde a linguagem não verbal é muito bem trabalhada".
Como o próprio Robson comentou no seu blog: "o valor de uma boa ideia deve ser sempre valorizada e eternizada. O recurso do uso do vídeo é fantástico.
Eu gosto muito o uso da linguagem não verbal, pois dão enfase a criatividade para o autor conseguir passar a sua mensagem e com isso o valor das imagens é multiplicado por mil.
Alias uma câmera na mão e uma boa idéia deveria ser uma rotina não somente no cinema, mas nas escolas também".


Concordo plenamente com Robson, e fico imaginando o que uma ou várias câmeras, seja digital ou a de um fone celular, poderiam trazer de imagens e linguagens verbais e não verbais das tribos de alunos e da mediação de professores sobre a prática escolar, produzindo o próprio conteúdo para servir de inspiração a outros.
Pena que em muitas escolas e estados existam leis proibindo uso de celular e outros multimeios. Muitas vezes a proibição é mais por desconhecimento dessas possibilidades de uso pedagógico de meios tecnológicos.
Que esta ideia, surgida no Caldeirão de Ideias, de que com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão possa proporcionar frutos àqueles educadores de transformam sonhos em realidade...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Etoys - Squeakland (software gratuito para animações)


Conheci o Etoys, na primeira oficina que fiz durante a 9th WCCE 2009 - Conferência Mundial Sobre Computadores na Educação, ocorrida em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul , Brasil, de 27 a 31/07/2009, durante workshop ministrado por Rita Freudenberg (Dinamarca), Kathleen Harness (EUA), Kim Rose (EUA) e Marta Voelcker (Brasil). O Etoys foi desenvolvido pelo The Office for Mathematics, Science & Technology Education da University of Illinois At Urbana-Champaign, dos Estados Unidos, e pode ser baixado gratuitamente através do link abaixo:



Etoys é. . .

uma ferramenta educacional para o ensino de crianças utilizando-se de recursos de mídia para promover o trabalho em autoria em um ambiente virtual e num sistema de programação visual; um programa de software livre que funciona em quase todos os computadores pessoais e seus sistemas operacionais. Um sistema parecido com a linguagem Logo, aquele que são necessários dar comandoa a tartaruga pra poder efetuar desenhos e formas. Mas o Etoys é mais prático e simples de manuseio.
Alguns vídeos / tutoriais (em inglês):








Observação: Apesar de os vídeos estarem em inglês, pela sucessão de imagens, é possível acompanhar esse passo a passo. Ou, na melhor das hipóteses, o professor que não domine o inglês desenvolva projeto de aprendizagem colaborativo, em parceria com algum professor de inglês de sua escola ou doutra escola.
Boa descobertas e trabalho a todos!

domingo, 9 de agosto de 2009

Life (Gary Schyman - Praan) HD


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SRWh8uTZYes

O vídeo acima, intitulado Life (Vida), descobri no You Tube, com uma seleção de imagens fantásticas da natureza. A música que acompanha o vídeo "Praan", é de autoria de Garry Schyman, adaptação do poema Stream of Life (Fluxo de Vida), da obra Gitanjali, de Radindranath Tagore. O belíssimo vocal é de Palbasha Siddique, de Bangladesh.
Um vídeo motivacional para ser trabalhado como dinâmica de grupo ou introdução de alguma atividade em grupo.

Apresentação do vídeo no You Tube:

The music is made by Garry Schyman and the vocals are of Palbasha Siddique. You can find the song Praan which in Bengali means "Life" on amazon: http://www.amazon.com/Praan/dp/B001B8

A mesma música, Praan, conheci anteriormente através do vídeo abaixo da dança mais estranha e a ideia bem interessante, de reunir pessoas pelo mundo afora pra dançarem com Matt:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zlfKdbWwruY

O vídeo acima, intitulada Where the Hell is Matt? (2008), descoberto por mim por acaso no YouTube (22/03/2009, e publicado no blog Letra Viva do Roig), é uma criação de Matt Harding (o curioso dançarino) e de Melissa Nixon. Levou 14 meses de tomadas (filmagens) por 42 países, e um elenco de milhares de pessoas mundo afora, reunidas em torno dessa ideia que pode ser acompanhada pelo portal criado para divulgação do evento, endereço abaixo:

http://www.wherethehellismatt.com/?fbid=tIjsav93t3Q

sábado, 8 de agosto de 2009

Carl Sagan - Cosmos: viagens pelo tempo e pelo espaço


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=VU12HNL72s4&feature=player_embedded

Vídeo acima, descobri via twitter de Teresa Benassi(http://twitter.com/tebenas), e trata-se do capítulo 8 da série Cosmos, cujo tema é "viagens pelo tempo e espaço", com narração de Carl Sagan. Vídeo com imagens incríveis e legendado.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bola de cristal: videoclip, tradução e produção textual


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lKrFfp67NDQ

O incrível videoclip acima, descobri no You Tube, e o encaro como um curta-metragem pela história que é contada para ilustrar a canção Crystal Ball (Bola de cristal), do grupo Keane. A história é simples, mas a condução é criativa e traz uma mensagem original.
Um dia, pai e esposo sai de casa para o trabalho, como deve fazer todos os dias de forma repetitiva. Na volta para o trabalho algo acontece e ao retornar pra casa ninguém o reconhece, além de existe alguém muito parecido com ele em seu lugar...
Lembrou-me de imediato episódio do famoso seriado The Twilight Zone(que no Brasil foi apresentado como Além da Imaginação), que não recordo-me o título, em que também um pai e esposo um dia acorda e simplesmente todos falam um estranho idioma que ele não entende. Esposa, filhos, amigos, vizinhos, até colegas de trabalho conversam entre si e ele fica alheio, literalmente como um "peixe fora d'água"...
Dias depois, de tanto tentar se comunicar sem êxito, o homem profundamente entristecido, senta-se próximo à cabeceira da cama do filho menor e começa a folhear a sua cartilha, associando os estranhos signais ao novo idioma. (Se você não pode com eles una-se a eles?)
Esse episódio do seriado Além da Imaginação,que deve ter mais de 2 décadas, considero como a grande metáfora da contemporaneidade em que professores para entenderem o mundo de seus alunos, dominado e muito pelas TICs (celular, TV, internet, celular, blogs, orkut, msn, twitter, etc), precisam literalmente sentar-se à cabeceira de seus filhos e alunos e tentarem aprender essa nova cartilha, muito vinculado às imagens, sons, experiências sonoras, visuais e táteis...

Mostrando esse vídeoclip para minha amiga e colega de NTE Rio Grande/18ª CRE, Janaina Senna Martins, dizendo-lhe de meu interesse de publicar no Educa Tube para sugerir aos professores de inglês a tradução da letra e aos de português a produção textual em cima da história narrada do "curta metragem" Cristal Ball (Bola de Cristal), ela me deu outra sugestão mais criativa e original: de os alunos darem um final à história do videoclip, num exercício de literalidade e alteridade... Adorei a ideia e repasso aqui, dirigindo aos professores em geral, e aos educadores das disciplinas de Português e Inglês, em especial, essa indicação de videoclip, de tradução e de produção textual, unindo interpretação e criação literária...

Hoje, cada vez mais os educadores do século XXI precisam utilizar-se em seu fazer pedagógico de certos recursos tecnológicos para promover uma conexão entre as gerações - professores e alunos - e sem dúvida música, vídeo, jogos e outros recursos que a juventude adora é um desses meios de atingir uma finalidade de ensino-aprendizagem... Fica aqui a minha indicação, ampliado o seu horizonte pela sugestão da colega Janaina.

Abaixo, link para o videoclip Crystal Ball, da banda Keane:

Crystal Ball - Keane

Apresentação do vídeoclip no You Tube:

Music video by Keane performing Crystal Ball: band version
with Giuseppe Capondoti [Video Director], Laura Kanerick [Video Producer]
(C) 2006 Universal Island Records Ltd. A Universal Music Company.

Abaixo, link para a letra em inglês da referida canção:

Crystal Ball - Keane (letra em inglês)

Abaixo, link para a letra traduzida para o português, da referida canção:

Bola de Cristal - Keane (traduzida)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Projeto Jaikuaa: vídeo na 9ª WCCE 2009


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Q-mCsYKXgDE

Vídeo acima, descobri no portal da 9ª WCCE 2009 - Conferência Mundial sobre Computadores na Educação; evento que participei em Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul, Brasil, de 27 a 31/07/2009, e trata do Projeto Jaikuaa, desenvolvido pelo Cinted, da UFRGS, com índios guaranis da aldeia Tekoá Nhundy, de Viamão - Rio Grande do Sul - Brasil, e as novas tecnologias.

Apresentação do vídeo no You Tube e no portal da WCCE 2009:

Projeto Jaikuaa: por meio da fotografia e do vídeo, índios experimentam novas tecnologias na 9ª Word Conference on Computers in Education. Bento Gonçalves/RS, Brasil, julho de 2009.

Escolas usam recursos de ensino à distância por causa da nova gripe


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1095926-7823-ESCOLAS+USAM+RECURSOS+DE+ENSINO+A+DISTANCIA+POR+CAUSA+DA+NOVA+GRIPE,00.html

Indicação Sonia Bertocchi, via twitter (http://twitter.com/soniabertocchi),de vídeo do programa de TV Bom Dia São Paulo, da Globo.com, tratando da utilização de recursos de ensino à distância por conta da nova gripe.

Apresentação do vídeo no portal da Globo.com:

Escolas usam recursos de ensino à distância por causa da nova gripe

Como a volta às aulas foi adiada por causa da nova gripe, muitas escolas decidiram usar a criatividade para garantir opções de ensino à distância. É bom para os alunos que vão prestar vestibular.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Scratch: imagine, programe, compartilhe - software para criação de HQs, jogos e animações


Scratch: imagine, programe, compartilhe (portal)

Scratch, interface gráfica do software.

Foto: José Roig (Brasil) e Ralf Romeike (Dinamarca) na 9th WCCE 2009.

Já conhecia o Scratch, software para criação de histórias em quadrinhos, jogos e animações, criado pelo MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, através de indicação feita pela colega e amiga Tatiane Martins, em seu bloh Mulher é desdobrável. Eu sou.
Vejam link abaixo, postagem de Tati Martins sobre Scratch, em seu blog.

Experiência com SCRATCH - entrevista na "Carta na escola", mês de maio/2009

Artigo com Tati Martins na revista Carta na Escola: Sala de Aula Animada

Porém, só vim a ter contato direto com o Scratch, durante a 9th WCCE - Conferência Mundial sobre Computadores na Educação, ocorrida em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, de 27 a 31/07/2009, quando participei, representando o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vinculado a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul.
Lá, participei do workshop com o prof. Ralf Romeike, da Dinamarca (foto acima, feita no encerramento do evento).
O prof. dinamarquês Ralf Romeike, muito simpático, demonstrou algumas das possibilidades do software, que possui também sua versão em português. Evidentemente que em um workshop vislumbramos algumas dessas possibilidades, mas com o seu uso e troca de experiências com colegas e alunos é que poderemos, através da realidade local de cada escola e turma, ampliar os horizontes.
Levando em conta que o mundo que o alunado vive, é muito visual e táctil, nada como agregar ao mundo de jogos, músicas, redes sociais, imagens diversas e tudo mais, um software como o Scratch que permite a interação e a criação, para que professores e alunos possam compartilhar suas descobertas.

Como destacado na reportagem com Tati Martins, na revista Carta na Escola: "O criador de animações tem uma linguagem simples que, como dito no site oficial do programa, se assemelha ao Lego. A interface do Scratch é, realmente, muito intuitiva. Existem pequenas barras que tratam dos movimentos, sons e interfaces. Essas barras, conectadas entre si, fazem com que um objeto se mova. O programa tem linguagem lúdica que não necessita de nenhum conhecimento prévio de programação."

Uma experiência com o Scratch

"A professora carioca Tatiane Martins fez, recentemente, uma experiência com o Scratch nas suas turmas de Língua Portuguesa do Colégio Santo Agostinho. O trabalho com o programa foi elaborado dentro de uma WebQuest, que tinha como tema o Rio de Janeiro da época de Machado de Assis. “A tarefa era a produção, em animação, de uma passagem de um dos quinze contos de Machado de Assis lidos pela turma”, conta Tatiane. Segundo a professora o trabalho foi interdisciplinar, passeando entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Informática. Tatiane explica que, do ponto de vista de sua matéria, o uso do Scratch foi útil, pois motivou os alunos a ler os contos selecionados".
O professor de Informática da escola, José Emílio Ventura, acredita que o Scratch é um programa de manuseio simples. “Os alunos já estão acostumados com o uso de diversas formas de tecnologia e por isso não encontram problemas para trabalhar com o Scratch, que tem uma linguagem operacional muito simples”, explica Ventura. Tatiane, que se diz leiga quando o assunto é computador, conta que conseguiu desenvolver algumas animações e imagina que o programa deve ser simples para alguém que já nasceu em contato com esse tipo de tecnologia. “Levei o programa para casa e meu filho de 9 anos, que sonha ser programador de jogos de videogame, conseguiu desenvolver, sozinho, uma animação”, conta a professora.
Tatiane e Ventura enxergam diversos pontos positivos no uso do software em sala de aula. “Cada movimento criado no programa tem o seu tempo e sua ordem, os alunos precisam desenvolvê-los de modo que tenham começo, meio e fim. Isso é muito semelhante à estrutura sintática e toda a ‘costura’ que um texto deve ter”, explica a professora, que diz usar esse exemplo quando trata de redação com seus alunos. “O Scratch possibilita uma nova forma de se reproduzir uma ideia, a partir da criação de uma animação”, conclui Ventura.
A única ressalva feita por Tatiane é que a utilização do programa demanda tempo e isso pode acarretar na “perda de conteúdo” formal. No entanto, no saldo de prós e contras, tanto a professora de Português como o de Informática acreditam que a utilização do programa seja positiva. “O Scratch ajuda a treinar outras formas de descrição de uma ideia, saindo do padrão de textos e animações tutoradas. A criação fica totalmente na mão do aluno”, finalizam.

Fonte: revista Carta na Escola.

Download gratuito do Scratch - versão 1.4

Observação: Para baixar o download gratuitamente (nas versões para Windows e Mac), antes faz-se necessário preencher um pequeno cadastro com dados pessoais e e-mail.

INDICAÇÃO:
Recebi por email do ambiente TelEduc, mensagem do colega Alexandre Soares, da Central de Apoio Tecnológico à Educação da Seduc-RS, a qual o NTE Rio Grande, onde atuo, está vinculado, a indicação de um pequeno passo a passo para instalar o Scratch no Linux Educacional.
Está disponível em
http://eductil.blogspot.com/2009/08/scratch-no-le.html
Grato, Alexandre pelo material.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Léa Fagundes - Entrevista ao Instituto Claro



Visitando o portal do Instituto Claro, descobri a entrevista com a educadora e pesquisadora Léa Fagundes, que é uma referência para diversos educadores que utilizam as TICs no ambiente escolar. Sua visão e experiência de vida merecem sempre uma leitura e releitura, ainda mais quando fala de criação no espaço escolar. Vejam a íntegra da entrevista concedida ao Instituto Claro, clicando no link abaixo:

Léa Fagundes critica estrutura rígida da educação e defende maior liberdade de criação para os estudantes nos ambientes de ensino

domingo, 2 de agosto de 2009

Você acha sua vida ruim


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=NUdSJwa46Ts

Vídeo acima, canção Offer, de Alanis Morissette, indicado via twitter por Bento Dutra (http://twitter.com/bentodutra), editor do website Curiosidades, com o título de "Você acha sua vida ruim", para provocar uma reflexão. Acompanhem as legendas com a tradução da canção.

Fonte no Curiosidades, endereço abaixo:
http://casoverdade.blogspot.com/2009/08/voce-acha-sua-vida-ruim.html

sábado, 1 de agosto de 2009

Bibliotecas no Programa Mais Cultura


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Qj7O_PaRqMs&feature=player_embedded

O vídeo acima, foi indicação indireta, via twitter de Fred Navarro (http://twitter.com/frednavarro), e trata do programa federal Bibliotecas + Cultura.
Como educador sei da importância de uma biblioteca na vida de alguém ou de uma comunidade. Não fosse a Biblioteca Delfina da Cunha, na pequena cidade de São José do Norte - Rio Grande do Sul - Brasil, onde vivi até os 18 anos de idade e onde despertei para o amor aos livros e à literatura, hoje não sei se eu seria melhor ou pior do que sou, mas com certeza não seria o que hoje sou...
Devo muito do que sou aos livros, e dentre meus melhores amigos estão diversos escritores.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Vídeo da campanha "Cada município, uma biblioteca", produzido pela TV Brasil, a pedido do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que integra a Agenda Social do Governo Federal. De acordo com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, 661 municípios ainda não têm esses equipamentos. A idéia é zerar o número de municípios sem bibliotecas em 2009.