segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Primeira Repórter com trissomia 21 (Síndrome de Down)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KSovq_5NlaM

O vídeo acima, entrevista de Fernanda Honoratto ao Programa do Jô, da Rede Globo, é uma indicação, via twitter, da coleg'amiga Elis Zampieri, de Curitibanos - SC - Brasil, professora da educação especial e editora dos blogs Sobre Educação e Etc e tal.
Fernanda é a primeira com trissomia 21 (síndrome de down) a tornar-se repórter, e dá uma lição ao contar a sua história de vida, de como venceu o preconceito.
Uma entrevista de Jô Soares que merece ser vista, revista e repassada, demonstrando como, se dada a devida oportunidade, todos podem mostrar seu talento individual.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lamento das Águas, pela profª. Raquel Rodrigues de Farias


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2edQ7-LXgx8

O vídeo acima, gravado em 27/11/2009, trata-se da canção Lamento das Águas, da profª Raquel Rodrigues de Farias, também cantora e compositora, que desenvolve com seus alunos da rede pública estadual o projeto EduCanto - Educar Cantando.
A gravação foi feita durante reunião do ProEA-PRG, no armazém 5, do Porto do Rio Grande pelo multiplicador em informática educativa José Antonio Roig, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ª CRE, que posteriormente editou o referido vídeo, no Moviemaker, publicando-o no You Tube e depois gerando endereço pra publicação no blog do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande - RS - Brasil / ProEA-PRG e também no Educa Tube, pois trata-se de produção de educadores para educadores e alunos.
José Antonio Roig e Raquel Rodrigues de Farias são integrantes do ProEA-PRG.
Educação, tecnologia, meio ambiente, arte e cultura estão interligadas, dialogam entre si, são intertextuais e dinâmicas...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Doação de Órgãos - Comercial Bailarina


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_mmAHrGlADk

O criativo vídeo acima, propaganda institucional do Governo de Goiás, Brasil, para campanha de Doaçõo de Órgãos, descobri por acaso, ao inserir vídeos no You Tube, e achei interessante socializá-lo no Educa Tube, primeiro pelas questões humanitária e social, depois pela questão social, do que chamo de "A pedagogia do exemplo".
Educar é doar-se de corpo e alma a uma causa justa...
Se não damos o exemplo não podemos cobrar da própria sociedade uma certa conduta.
Quando era estudante, lá nos anos 1980, lembro-me que doei meus olhos à uma campanha de doação. Depois, na idade adulta, já expressei à família meu interesse de doar os demais órgãos que puderem ser aproveitados para transplante.
Ser solidário é uma questão universal, doar parte de si, quando não mais estiver aqui é de certa forma manter uma pequena eternidade noutra pessoa.
Penso assim...

sábado, 21 de novembro de 2009

Ações que contagiam - Lead Índia - Tree


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZXnLPSufbDA

Vídeo acima, que assisti durante o Seminário de Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), em Porto Alegre, na Seduc-RS, no dia 19/11/2009. Seminário promovido pela CATE - Central de Apoio Tecnológico à Educação.

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Um vídeo que prende a atenção devido à sua produção sensível e inteligente. Uma criança se mostra solidária e proativa, o que contagia os demais.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Som do Silêncio


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_DADdyUiPko

O encantador e motivador vídeo acima foi indicação, via twitter, da coleg'amiga Chris Angelotti, editora do portal ABC Kids, que recomendo a professores e alunos, pais e filhos...

Somente com o exercício da alteridade se alcança a solidariedade, que disse Rubem Alves, com outras palavras, em sua bela crônica "É assim que acontece a bondade".
A inclusão é póssível desde que toda a comunidade se inclua nesse processo...
Colocar-se no lugar de quem não ouvem, sentir essa sensação é um dos primeiros passos para estabelecer um diálogo entre projetos e pessoas...
Já coordenei projeto de informática na educação especial com alunos surdos, cegos, deficientes mentais e portadores de necessidades especiais, numa parceria do NTE Rio Grande/18ª CRE, onde sou multiplicador em informática educativa, com as professores da educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande - RS - Brasil.
Tínhamos instrutores surdos nos auxiliando nesse diálogo...
Colocar o portador de necessidades educativas especiais (PNEEs) como sujeito e agente de inclusão é a maior necessidade...
Por mais que tentemos nos aproximar de seu universo, nada como ser um nativo pra entender melhor essa realidade e estabelecer com os demais projetos e atividades integradas.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Video da ONG brasileira Vez da Voz conta a história de uma menina surda e de como uma criança com deficiência se relaciona com seus amigos não-deficientes na escola.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A História do Google


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EjN5avRvApk

O interessante vídeo acima, foi uma indicação indireta, via twitter, feita aos seus seguidores, pela publicitária Candice Goulart de São Paulo - SP - Brasil, que se diz "interessada em novas mídias, tecnologias e comunicação em geral ;)".
Para entendermos a internet (a famosa rede mundial de computadores) e o próprio modo de vida virtual que se instalou no século XXI, precisamos conhecer um pouco da história do Google - o maior indexador de conteúdos e buscas da web -, responsável por um grande número de inovações tecnológicas, que promovem a pesquisa e a produção de conteúdo, como: Google Earth, Maps, Docs, Reader, Analytics, You Tube, Orkut, Blogger, Talk, Chrome, Wave, etc.
Muitos desses recursos já estão sendo incorporados ao fazer pedagógico de diversos educadores, proporcionando o trabalho compartilhado entre professores e alunos, como o próprios Docs, por exemplo. Uma apresentação de slides, um arquivo de texto, uma planilha de cálculo etc podem ser feitos de forma colaborativa e a distância, utilizando esse e outros recursos, como o próprio blog.
Muitos professores de história e de geografia já dão algumas de suas aulas utilizando-se das fotos de satélite do Google Earth e as animações nele contidas, como Moon, Rome, do fundo mar etc.
Enfim, diversas possibilidades de uso inovador, desde que utilizadas de forma criativa.
Imagino, no futuro não muito distante, a fusão de recursos como o Google Earth, o Second Life, o Twitter e outros tantos, numa grande portal de simulação da vida em geral, com fins educacionais, que possa de certa forma mudar a própria Matrix da Educação...
Muitos educadores já estão se dando conta de como essa geração é vinculada às TICs e se apropriando de alguns desses recursos em sua prática escolar.
Um dia, quem sabe, as tecnologias tão incorporadas ao cotidiano de aluno, de forma recreativa, possam ser também utilizadas no cotidiano escolar, de forma pedagógica e instrutiva pelos educadores.
Há que se ter a consciência de que "ao invés de robotizar as pessoas, precisamos sim é humanizar as máquinas"; o maquinário é o acessório, o usuário sempre o bem principal de uma sociedade.

domingo, 15 de novembro de 2009

ETC_POA: Encontro de Tuiteiros Culturais,em Porto Alegre, dia 18/11/09


Caros visitantes e seguidores dos blogs Educa Tube e Letra Viva do Roig, informo aos interessados em participar, que estou organizando, junto com a professora Rute Vera, da UFRGS, o ETC_POA, ou seja, o Encontro de Tuiteiros Culturais.

Segue abaixo, algumas informações sobre o evento, que copiei do blog Sempre Avanti:

ETC_POA

Encontro de Twiteiros Culturais

Porto Alegre - RS


Data: 18/11/2009
Horário: 20h
Local: Cachaçaria Água Doce
Veja aqui como chegar!

Todos os que curtem e fazem parte da comunidade do Twitter estão convidados a participar deste grande encontro.

Neste encontro teremos poetas, educadores, blogueiros, músicos, informatas, etc, etc... várias pessoas de várias áreas distintas.
Essa diversidade tornará o encontro de uma riqueza ímpar. A "Torre de Babel" se repetirá na cachaçaria, entre umas degustações de comes e outras de bebes.

Pretende-se dar voz a todos que estiverem presentes, para isso adotaremos uma sistemática:

O evento será ao estilo gaúcho da Roda de Chimmarrão, em que passaria de mão em mão uma cuia, pra dar vez e voz a cada participante. (ideia do @zeroig)
Cada participante terá 140seg para falar. Tendo de ser sintético, ao estilo dos twitts. (ideia do @zeroig)
Um dos assuntos a ser abordado será o próprio Twitter e suas possibilidades nas mais diversas áreas.
Outro assunto será o Twitter e a quebra de paradigmas nas redes sociais virtuais.
E outro será o surgimento das relações interpessoais, criando-se laços de amizade que poderão perdurar fora do virtual.
E outro será... temos tantos assuntos a abordar que fica dificil limitar, mas torna-se necessário devido ao tempo e dependendo da quantidade de pessoas presentes.
Quem tiver notebook com 3G leve ao evento para podermos conversar com outras pessoas que tiverem interesse em discutir conosco sobre os assuntos que abordaremos.
Webacan e twitcan estarão a pleno vapor.
Quem estiver com o notebook ficará publicando no Twitter os acontecimentos do evento.
Como os poetas estarão em um numero considerável, podemos fazer "um pequeno e-sarau (um sarau eletrônico), já que @denisonmendes, @dullim @carolmorales @zeroig etc escrevem poemas em blogs e no twitter" (@zeroig).

Até a próxima quarta surgirão mais ideias.

É importante que confirmem presença, pois a Cachaçaria solicitou a quantidade de pessoas para este evento. Assim eles poderão definir qual dos salões poderá ser reservado exclusivamente para nós.

Pessoal, confirmem presença pelo Twitter, enviando um twitt para @rutevera ou @zeroig.

Aguardamos a presença de todos para que este evento tenha um brilho todo especial.

Até o dia 18/11, gente!

Forte abraço

Rute e Zé Roig.



- x - x - x - x - x - x - x - x - x-

A ideia surgiu de uma conversa informal minha com @denisonmendes , @dullim , @rutevera e outros no próprio Twitter, quando vi outros ETCs pelos país afora, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Como dias 18 e 19/11, estarei em evento na Seduc-RS, propus aos amigos do twitter de Porto Alegre uma reunião informal, que acabou tornando-se um ETC_POA , com o apoio dos organizadores dos demais ETCs, dentre eles o @jlgoldfarb , de São Paulo, que gentilmente colocou-se à disposição nossa. Grato a todos que aderiram a essa ideia de tratar de twitter, redes sociais, convergência de recursos tecnológicos e pessoas, maquinários e usuários.
Os que não puderem se fazer presentes (pedimos confirmação via twitter meu @zeroig ou da @rutevera por causa da reserva de espaço no local), poderão acompanhar o encontro através do próprio twitter, onde forneceremos um link pra TwitCam que estará ligada.
Como já defini: Considero o twitter, mais que um nanoblog e uma rede social, mas um GPS cultural, que possibilita que sigamos pessoas e estas nos sigam, que encontremos pessoas que compartilham, socializam seus fazeres e saberes, que divulguemos ideias e ideais, projetos individuais e/ou colaborativos, que informemos sobre nossas atividades e conheçamos as doutros, enfim, uma verdadeira aldeia global, que força o poder de síntese em apenas 140 caracteres. O pouco que se torna muito, pois proporciona que façamos conexões com pessoas mundo afora, no Twitter World, como chamo.
Graças ao twitter, meu blog Educa Tube, que divulga vídeos educacionais e material diverso aos educadores, em apenas 7 meses de criação (08/08/2009), atingiu quase 40 mil visitas e mais de 60 seguidores. Hoje, o Educa Tube, um blog educacional e individual é mantido graças as indicações diretas ou indiretas do twitter e seus tuiteiros. Sugestões preciosas que repasso aos que me seguem, sempre indicando a referência e fazendo link para seus blogs e sítios, caso tenham.
Uma rede social se faz assim, socializando informações que gerem conhecimento a todos!
Para quem deseja conhecer mais do Twitter, no próprio Educa Tube existem alguns vídeos (no menu do blog, opção marcadores, existem vídeos que explicam o que é e como se cria um perfil lá), com passo a passo virtual de como usá-lo... Atualmente sou mais tuiteiro do que blogueiro, mas há como conciliar os dois, pois um complementa o outro. Podemos no twitter divulgar atalhos pra blogs, onde podemos melhor apresentar ideias e ideais, projetos e atividades.
Ainda estou explorando as inúmeras possibilidades de ambos.
Como digo por lá: Sou um urbanauta em expedição, ora ao Twitter World, ora ao Mundo Real...
Sugeri a sistemática da cuia de chimarrão, costume bem provinciano dos gaúchos, pois lembrei-me de citação do grande Leon Tolstoi: "Queres ser universal, canta a tua aldeia". Lembrei-me também de Marshall McLuhan e seu conceito de aldeia global. Uni as duas coisas no Twitter, uma verdadeira aldeia global de 140 caracteres... No ETC_POA serão 140 caracteres pra quem estiver conectado ao notebook, como eu, além de 140 segundos de fala a cada rodada do chimarrão virtual! Até lá...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Poesia de Cordel - Patativa do Assaré


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3EBeaTNqA28

A criativa apresentação de slides acima, dos alunos da 5ª série (turmas 501, 502 e 503) da Escola Estadual Dep. Manoel Costa, de Belo Horizonte, Minhas Gerais, Brasil, foi uma indicação, via twitter, da coleg'amiga Gloria Diógenes, editora do incrível blog literário Linhas ao vento, que eu recomendo aos visitantes e seguidores do Educa Tube.
A apresentação de slides trabalha com a poesia de cordel e, em especial, com a obra de Patativa do Assaré, compositor, improvisador e poeta cearense.
Um vídeo criativo que envolve o "leitor" de suas imagens, desde o efeito de folhear as páginas virtuais, como se fosse um livro de colorir, até a junção de arte e cultura,uso integrado de música, poesia, desenho e pintura, retratando pelo olhar dos alunos a realidade local, descrita por Patativa do Assaré.
Um belo exercício de alteridade e de expressividade, através do desenho e do colorir.
Parabéns aos profs. Ivan Macedo e Juliana, aos seus alunos e à escola por esta apresentação de slides que reúne essas diversas possibilidades, através do olhar na própria diversidade.
Divulgar a produção escolar é um dos objetivos do blog Educa Tube.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Trabalho realizado na aula de artes com alunos de 5ª série da E.E. Dep. Manoel Costa BH-MG sobre a poesia O Boi Zebu e as Formiga pelos professores André Macedo e Juliana.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Descolagem: a escola do século XXI, por Luli Radfahrer


Fonte: http://videolog.uol.com.br/video.php?id=389425

http://www.luli.com.br/2008/11/29/descolagem-a-escola-do-seculo-xxi/

O fabuloso vídeo acima, é uma valiosa indicação, via twitter, da colega Ivanise Meyer, educadora do Rio de janeiro - Rj - Brasil, e editora dos blogs Baú de Ideias e Baú de Informática, e autora do livro Brincar e viver .
Trata-se da palestra Descolagem #3 - de Luli Radfahrer - Para que serve uma monocotiledônea? (nerds, mídias sociais e a escola do século 21).
Uma incrível, criativa e originalíssima palestra de 60 minutos; palestra final da terceira edição do projeto Descolagem realizado no NAVE (www.nave.oi.com.br) em 22 de novembro de 2008 com curadoria de Beto Largman em parceria com o instituto Oi Futuro.

Tem coisas que só assistindo pra ter uma verdadeira dimensão do que se trata... Eu adorei demais... Extremantente criativa, divertida, irônica e motivadora...

Indico para todos os educadores com seus alunos e também equipes diretivas e comunidade escolar assistirem num local amplo, pra promover a motivação e a reflexão.
Uma palestra que foi publicada há quase 1 ano atrás e já foi assistida por quase 300 mil pessoas no portal Videolog.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Global Warming - Quercus


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qf3BVLOuVm4

O impressionante e inquietante vídeo-animação acima, foi-me indicado via Twitter pela colega Chris Angelotti, de São Paulo - SP, editora do interessantíssimo site ABC Kids, que recomendo a todos educadores, que também são progenitores, a visitação.
Chris descobriu o vídeo Global Warming - Quercus, também através do Twitter, pela indicação de André Vianco, de Osasco - São Paulo - Brasil, editor do blog André Vianco.
No ABC Kids encontra-se uma variedade de materiais destinados às crianças, como histórias, curiosidades, atividades, desenhos para colorir, jogos, etc.
O vídeo, em questão, traz em seus 1 min e 05 seg questões como as mudanças climáticas, o aquecimento global, o modelo predatório da atual civilização, entre outros... Para refletir dentro e fora dos muros da escola...

Vídeo acima, pode ser visto também no site oficial:

http://www.seagullsfly.com/animacao/

Ficha Técnica:

Nome: Global Warming
Cliente: Quercus
Agência: McCANN Portugal
Diretor: FlavioMac
CG & Pós-produção: Seagulls Fly

domingo, 8 de novembro de 2009

Sapateado motivador


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ftkiZMr7c6Q&feature=player_embedded

O incrível e motivador vídeo acima, foi indicação indireta via twitter, de Emerson Reis, editor do Blog do Merson e Marco Fernandes, editor do Blog do Marco feito para você.
Nesse incrível show de sapateado, de acordo com a coreografia e as evoluções no palco, primeira com o casal de dançarinos, depois solos de cada um, e ao final com o grupo todo, palavras-chave de motivação e reflexão vão surgindo no vídeo, promovendo a interação do espectador com a mensagem universal feita através da música e da dança. Uma dinâmica perfeita que simula o trabalho em equipe, que deveria seguir aqueles critérios para atingir um objetivo em comum.
Um belo, criativo e fabuloso vídeo pra discutir com pequenos e grandes públicos, justamente sobre a importância do trabalho coletivo, colaborativo, dentro e fora da educação, no seio familiar e na sociedade. Ninguém faz nada sozinho, somos todos ilhas soltas num arquipélago maior, chamado Vida.
A atual geração é muito motivada pelo uso de imagens, sons, dança, arte e cultura em geral. Se o professor souber utilizar-se dessas manifestações culturais em seu fazer pedagógico, proporcionará um intercâmbio cultural entre gerações.
No futuro, creio que todo professor deverá ser um arte-educador utilizando-se das mídias e das manifestações artístico-culturais em prol de uma educação libertadora.
Como sempre comento, a música, a dança, a imagem são formas de expressão universais que qualquer um ser humano entende, esteja onde estiver, independente da nacionalidade ou idioma.

sábado, 7 de novembro de 2009

A arte com as mãos: areia, tinta e sombras


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=o2pLHLOnG6I

O vídeo acima, Sand Art (arte com areia), conhecia uma outra versão, mas essa foi indicação via twitter de Bento Dutra, editor do blog Caso Verdade, que também divulga vídeos diversos.

Já os dois vídeos mais abaixo, são indicações via twitter, da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, e editora dos blogs Sobre Educação e Etc e tal, que trabalham também com a arte das mãos, um com a questão das artes plásticas (com animais estilizados) o outro com as sombras.
Enfim, três espetaculares vídeos em que as mãos dão vida às areias, às tintas e às sombras.

Amazing hand art


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WsDL2y9e59I

Hand Art


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L14dAurRVic

Vídeos indicados não apenas para arte-educadores, mas para pais e filhos, professores e alunos, pois envolvem diversas manifestações artísticas e culturais.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Palavra Cantada & Pequeno cidadão

Palavra Cantada - O Rato


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=E-rXYoax60M

Pequeno cidadão - o sol e a lua


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qc9WVDhYT8o

Os dois belos vídeos acima, são indicações via Twitter, de Rosângela Primo, editora do blog Encontros e Desencontros, que enviou-me pelo nanoblog, após eu postar lá um verso de um poema meu, ainda em criação, que assim escrevi:

"A noiva do Vento, a Brisa,/ sempre avisa, quando seu amado/ está para chegar... "

De fato, há certa intertextualidade entre meus versos e os vídeos sugeridos pela Rosângela Primo. Grato, amiga, pela indicação! São dois vídeos divertidos e criativos, para serem usados com o público infantil.
Segundo a Rosângela Primo, Palavra Cantada é um projeto criado pelos músicos, Sandra Peres e Paulo Tatit. O projeto deles vida proporcionar uma música infantil moderna que fosse ao mesmo tempo lúdica e poética. Objetivo plenamente atingido!
A canção é linda, o cenário é belo, a intepretação do grupo é incrível, o resultado é fantástico.

Depois dos versos iniciais que criei sobre A Noiva do vento, criei mais alguns (vide abaixo), para um poema:

"Brisa que ao Vento sempre avisa/ sobre a beleza do viver..."

"Brisa que ensina ao ansioso Vento/ sobre a delicadeza do amanhecer..."


Enquanto elaborava este post, mais um verso surgiu:


"Brisa que divisa a fronteira entre o ter e o querer..."

Observação: Abaixo, link para o poema já concluído.

A noiva do Vento

Poema feito sob inspiração da música Andvari, da banda islandesa Sigur Rós (Rosa da Vitória), conforme link videoclipe não-oficial, abaixo:

Andvari - Sigur Rós

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Uma revista inteira escrita a caneta


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UAhIPl4yfVE

O incrível, criativo e originalíssimo vídeo acima, é indicação indireta, via twitter de Fred Navarro , Teresa Benassi e Bumaiê, e mostra uma revista inteira escrita a caneta esferográfica.
Uma das provas de que para se inovar nem sempre precisa-se usar os recursos de última geração e a tecnologia mais avançada possível. Pode-se, com o uso da criatividade e a originalidade, buscando inovações e utilizando-se recursos simples, como uma prosaica caneta esferográfica.
Sempre digo aos meus cursistas - professores da rede pública estadual, aqui do Rio Grande do Sul, nos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do palmar e Chuí -, de que entre o ideal e o possível, precisamos muitas vezes trabalhar com as nossas possibilidades e demonstrar aos demais como o possível pode, respeitando as limitações e utilizando-se do trabalho colaborativo, superar os próprios limites e tornar algo ideal aos demais...

Meus colegas e amigos Robson Freire, Bernardete Motter, Marli Fiorentin e Elis Zampieri são exemplos para o meu trabalho, por saberem tornar o possível em ideal. Hoje são referência, modelo de criatividade e originalidade, para outros educadores. São educadores que se utilizam, tanto dos recursos de ponta, como também de recursos nem tão high tech assim, em seu fazer pedagógico. Afinal, nem tudo que é novo é de fato inovador.
A prática é que deve ser inovadora, os equipamentos a serem utilizados, nem tanto...

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

El Ojo Innovador en medios a "Hecha toda en lapicera" para Bic Uruguay.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tony Melendez, sua vida, seu sonho, seu violão...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=eIErK3uzq5g

O vídeo acima, é indicação de Patrícia Elias, feita através dos comentários do próprio blog Educa Tube. Trata-se de um vídeo motivacional, mostrando o talento de Tony Melendez, músico nicaraguense que toca violão com os pés, pois não possui braços.
Patrícia Elias é coordenadora pedagógica e tem um blog direcionado à educadores, chamado Aprender para aprender e ensinar; e sugeriu-me o vídeo acima, que assistiu numa reunião de pais do colégio de seu filho...
Uma bela indicação e uma grande lição de vida, que como ela sugere, pode ser apresentada em reunião de pais e/ou professores... Um vídeo para demonstrar que o ser humano tem o limite do que ele mesmo se impõe, e que quando se tem força de vontade, consegue-se superar as próprias limitações.
Para ser usada na formação de professores no uso das TICs, antes que alguns desistam, por considerarem o uso da tecnologia no ambiente escolar algo muito complexo... Os educadores que enfrentam esse e outros desafios, conseguem provar a si mesmos que os limites existem para testar nossa própria força de superação.
Grato, colega, pela bela e comovente sugestão!

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Vídeo de Motivacional do Tony Melendez traduzido para Português. Tocando violão com os pés.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Aula compartilhada, de Ivanise Meyer com Vagner Lucio e alunos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XFkmiGyiUJQ

Vídeo acima, Aula Compartilhada com os Cientistas do Amanhã, é uma indicação via Twitter, da coleg'amiga Ivanise Meyer , educadora do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora dos blogs Baú de Ideias, Baú de Informática, Baú das Dobraduras e que também é autora do livro Brincar & Viver: Projetos em Educação Infantil.
A Aula Compartilhada, como o próprio nome demonstra, é uma atividade/projeto em parceria com o coleg'amigo Vagner Lucio, também do RJ, outro dedicado educador e editor do blog Tio Vagner Lucio, que é um espaço virtual que recomendo aos visitantes do Educa Tube, pela relevância de projetos e ações que divulga.
Sou um fervoroso defensor e adepto do trabalho colaborativo para diminuir distâncias entre os saberes e os fazeres, seja entre colegas e alunos da mesma escola, da mesma cidade, ou do mundo inteiro, via mundo virtual.
Tive o privilégio de conhecer o Vagner Lúcio e a Ivanise Meyer, através do Twitter, o nanoblog que proporciona que se siga alguém e seja seguido por este e outros tantos, mundo afora. Assim como eles, tenho estabelecido uma troca de experiências com diversos educadores, jornalistas, comunicadores, escritores, poetas etc, via mundo digital, seja através de blogs educacionais e literários, seja pelo orkut, facebook, msn, twitter, e-mails etc.
Os grandes desafios que as TICs nos propõem são, entre tantos, o de aprender a utilizar-se da convergência humana em prol da convergência de equipamentos e tecnologias. Ou como digo: convergência entre o maquinário e o usuário, de forma equilibrada, compartilhada e socializada.
Em educação, mais que tudo, devemos aprender a socializar saberes e fazeres, que através do ciberespaço poderão servir de referência a terceiros e às de terceiros a nós mesmos, respeitando a realidade local de cada um, como suas devidas adaptações.
Parabéns ao trabalho de todos os educadores que sabem que educar é mediar a informação para que se torne um conhecimento, que agem com seus alunos como um verdadeiro maestro (mestre em espanhol), regendo sua turma, para que cada aluno seja um instrumentista de uma grande orquestra, e que esse trabalho coletivo e colaborativo torna-se para todos um grande concerto, uma bela sinfonia...
Comparo o ato de educar à mediação que o maestro (mestre em espanhol) faz com sua orquestra de alunos, um regente de classe q conduz a turma.
O mestre(ou maestro) com a sua batuta,deve dar vez e voz a cada instrumentista, dentro de uma partitura (projeto) com um mesmo fim: educar.
Todos, no seu devido tempo, dentro da sinfonia dos dias em sala de aula, terão a oportunidade de mostrar seu talento, mas em conjunto.
De vez em quando, a própria partitura da sinfonia exigirá que alguém seja o solista, mas dentro de uma composição harmoniosa e única.
Aquele mestre (ou maestro) que souber harmonizar egos e descobrir talentos, terá uma orquestra fantástica e uma sinfonia maravilhosa.

Falando em música, a canção que "emoldura" a apresentação da Aula Compartilhada é de Enya, Water shows the hidden heart (em loxiam language). Uma belíssima canção.

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Aula compartilhada com Cientistas do Amanhã (alunos da 1.404 do CIEP Posseiro Mário Vaz) e prof.º Vagner Lúcio a partir dos questionamentos da turma. Outubro/2009.