domingo, 28 de fevereiro de 2010

Confie sempre


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ImBylaSORDI

Apresentação acima, é indicação indireta, via twitter, do coleg'amigo Vagner Lúcio, educador da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, e editor do blog Cientistas do Amanhã.
Um vídeo pra todos aqueles que acreditam e confiam nos amigos, no trabalho e em si mesmos, e que através da automotivação conseguem motivar os demais ao redor, sejam alunos ou colegas, para os desafios cada vez maiores da educação e da sociedade.
Educar é um exercício de confiança mútua, entre professores e alunos, pais e filhos.
Sem estabelecer um diálogo concreto, não se consegue a confiança de ninguém...
Ter fé nas coisas que acredita e respeitar a fé do semelhante é um caminho confiável. Confiemos sempre em nossa intuição e em tudo em que acreditamos.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Horizontes, de Fernando Pessoa


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=i-_pgqvmKrw

Vídeo acima, descobri no You Tube, e trata-se de apresentação audiovisual do belíssimo poema Horizontes, de Fernando Pessoa.
Um vídeo para trabalhar novos horizontes que se avizinham, em um novo ano letivo.
A música, é um arranjo muito criativo e original da dupla Tangos e Tragédias, formada por Hique Gomes e Nico Nicolaiewski (vocal desta canção), a partir da música Epitáfio, dos Titãs, conforme vídeo abaixo:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MeakIN5G-qY

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Show "Tangos e Tragédias - Na Praça da Matriz", em comemoração aos 20 anos da dupla Kraunus e Pletskaya.
Gravado ao vivo, em novembro de 2004, em Porto Alegre.

Abaixo, videoclipe da mesma música, versão original dos Titãs:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L3eiOMQVUqs

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Memórias gestuais


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lmavAjaVu84

O motivador vídeo acima, foi indicação indireta, via twitter, do professor Francisco Goulão, de Espinho, Aveiro, Portugal, editor do blog Professor Surdo Francisco Goulão .
Indico o trabalho do prof. Goulão aos educadores, visitantes e seguidores do Educa Tube, como exemplo de atividade integradora, unindo arte, cultura, educação, tecnologia e sociedade.

Abaixo, apresentação no You Tube, do vídeo acima:

Francisco Goulão, é professor de Educação Visual no Centro António Cândido, Porto, há mais de 14 anos. No entanto, sempre se empenhou nesta profissão durante 32 anos, após se licenciar em Pintura pela Faculdade das Belas Artes da Universidade de Lisboa. E é Surdo de alma e coração, tem 58 anos de idade. Falamos do Professor Surdo Francisco Goulão.

Tem sido uma figura de referência incontornável para muitos Surdos que, na maioria deles, foram seus próprios alunos, não apenas como por entre muitos membros da comunidade Surda, pelo menos, da última geração em que a internet e outros géneros tecnológicos que hoje conhecemos, como o telemóvel, não eram ainda a realidade.
Na altura, havia só jornais em papel que eram acessíveis apenas para quem compreendia razoavelmente o português escrito. E o tradicional e eterno telejornal e outros jornais televisivos continuava a barrar aos Surdos, apesar das imagens de alguma forma elucidativas , o precioso acesso à informação como complemento.
O Professor Francisco Goulão era um dos escassos Surdos que dominavam a compreensão do português escrito e podia ler os jornais sempre que quisesse, mas também preocupava-se em informar e manter os Surdos actualizados do que se passava no nosso mundo em questões políticas e outras de natureza diversa e variada, tanto cá dentro como lá por mundo fora. Em outras palavras, procurava tirá-los da ignorância quase absoluta a que, na ausência de outros recursos possíveis, pareciam inevitavelmente condenados. Para esses mesmos Surdos, o Prof. Goulão era uma espécie de jornal 'vivo', do qual podiam ter acesso à informação generalizada.

O documentário propõe demonstrar, através das entrevistas, as situações pontuais em que como o simples vivenciar de um humilde Surdo numa normal convivência com alguém congénere da geração anterior como o Prof. Goulão, dotado dos conhecimentos que tinha pela simples capacidade de ler jornais, pode potenciar tanto as oportunidades de permitir a um Surdo quase funcionalmente analfabeto esculpir uma visão particular, pessoal e abrangente sobre a realidade externa, a partir da sua própria consciência intrínseca que, com e graças às conversas constantes, pôde desenvolver em grande escala. O elemento central para esta 'ponte da informação' era irrevogavelmente o uso da Língua Gestual. É um daqueles casos que se pode dizer que os gestos não só falam mas que também informam... E mais ainda, informando por vezes pode-se ensinar e aprender de diferentes formas, explorando inúmeros temas e questões por meio da conversa. Vítor foi um dos alunos Surdos do Prof. Goulão, com quem o compartilhar da rotina quotidiana, tanto dentro como fora de aulas, lhe trouxe benefícios e teve ainda enormes influências e impactos determinantes para a vida que leva hoje. Um dos exemplos mais flagrantes passou-se quando Vítor, já adulto, recebeu uma carta da Segurança Social e, em virtude das bases de orientações que recebera das conversas habituais com o Prof. Goulão, pôde entender, em geral e de forma clara, o conteúdo do que vinha escrito na carta. Uma situação aparentemente vulgar para outros, mas para ele, sem dúvida, um marco muito significativo e que vem realçar a importância do modelo Surdo que representa para os Surdos em idade escolar, para fins da construção da identidade pessoal e outros benefícios inerentes como, por exemplo, o crucial desenvolvimento das faculdades cognitivas.

Observação:

De 2005 a 2008 coordenei o projeto de informática na educação especial, parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e as professoras da Educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo, do município do Rio Grande - Rio Grande do Sul - Brasil. Por sinal o NTE funciona em pavilhão da escola. A escola é reconhecida pelo seu trabalho de inclusão. Usamos o referencial teórico do Construtivismo, através dos conceitos da aprendizagem significatuva e da flexibiidade cognitiva, de certa forma, aproveitando a memória e o conhecimento prévio que os alunos trazem de casa, no processo de ensino-aprendizagem.

Foram 8 turmas, 4 em cada turno (manhã e tarde), com alunos surdos, cegos ou com baixa visão com deficiência mental e altas habilidades.
E posso comprovar que, apesar das limitações físicas ou neurológicas, o alunado, seja da educação especial ou do ensino regular, tem cada um o seu tempo de ensino e aprendizagem, e que o trabalho colaborativo entre multiplicadores em informática e professores especialistasem educação especial flui de forma harmoniosa, pois casa grupo precisava do auxílio do outro, também para incluir-se no universo do outro.
Eu e minha colega Janaina Martins, especialistas em TICs, precisávamos das professores da educação especial para promover a inclusão tecnológica, pedagógica e social.

Para os cegos, utilizamos o programa DosVox, recurso que permite o aluno ouvir cada tecla digitada e usar o micromputador em quase a sua totalidade.
Com os surdos, usamos muitas vezes MSN e chat para poder dialogar, já que não conhecíamos a Língua de Sinais (dependendo do professor parceiro). Alguns alunos integrados, como deficiência mental leve - com grandes dificuldades de raciocínio matemático - aprenderam com incrível facilidade a Libras, e muitas vezes acabaram sendo também nossos intérpretes informais, durante o projeto e nas atividades em sala de aula e no laboratório de informática. Enfim, o aluno não apenas como sujeito mas agente do processo inclusivo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tocando em frente (variações sobre um mesmo tema)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=MHIPjiEj_E4

O vídeo acima, slides feitos primeiramente no Impress (equivalente ao Power Point) e depois passados para o Movie Maker (para diminuir o tamanho do arquivo), trata-se de atividade da disciplina Convergência das Mídias, da especialização em Mídias na Educação, onde sou cursista, no IFRS - CTI Prof. Mario Alquati, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande - RS - Brasil.
Aproveitei a letra e música, proposta pela tutora, de autoria de Almir Satter e Renato Teixeira, com a belíssima interpretação da cantora Maria Bethânia, para ilustrar com imagens de filmes que tratam de educação ou podem e devem ser usados por educadores com seus alunos, como: Sociedade dos Poetas Mortos, O Sorriso da Mona Lisa, Clube do Imperador, Escritores da Liberdade e Caçadores de Pipas.
Sou educador, multiplicador em informática educativa, atuando no NTE Rio Grande/18ª CRE, em Rio Grande - RS - Brasil; e, seguidamente também estou como cursista, transitando nos dois pólos - ora como educador, ora como aluno -, tocando em frente essa necessidade de capacitação continuada para poder repassar aos colegas cursistas da rede pública estadual, e aos alunos em projetos de aprendizagem, o que essa longa estrada me ensinou e ainda me ensinará...

Abaixo, vídeo encontrado por mim no You Tube, produzido para início do Componente Curricular Educação, Cultura e Mídia, marco III, do Curso de Pedagogia a Distância/UFPB.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Rl88xJbPs-M

Abaixo uma outra releitura, também no You Tube, da mesma bela canção, na voz dos autores Almir Satter e Renato Teixeira:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=URZsDtOpXEs

Cenário digital acima, composto por Adriana Lourenço, também cursista do Mídias na Educação, de outro pólo.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

This Is Where We Live (Este é o lugar onde vivemos)

This Is Where We Live from 4th Estate on Vimeo.


Fonte: http://vimeo.com/2295261

A bela animação acima This Is Where We Live (Este é o lugar onde vivemos), foi indicação indireta, via twitter, da amiga Carol Moralles , que é técnica em Publicidade e Propaganda, Designer e Estudante de Filosofia; além de escritora e poeta, que, como ela mesmo se apresenta: "Por observar muito acabo transbordando em palavras as minhas impressões e constatações no blog Dicionário Cotidiano e no twitter".
Por sinal, cada um tem o seu dicionário poético do cotidiano, em que cada palavra torna-se um verbete com múltiplos sentidos, significados. As palavras, depois de ditas, escritas, ganham vida na interpretação do leitor...
Um poema, um conto, uma história ficcional sempre têm no fundo um fato autobiográfico em que o autor promove a chamada "ilusão do real".
Na animação acima, considero como a metáfora da construção do conhecimento humano, fruto do que foi compilado pelo tempo e guardado em livros e mais livros, que geram todo um mundo novo ao leitor. Somos frutos do que vivemos, mas também do que lemos...
Minha "pequena cidade interior", como na animação, é povoada por muitos livros que tornaram-se casas, abrigo, proteção, em que muitos amigos de papel (escritores) me fizeram companhia, desde a mais tenra idade, durante minha aprendizagem de vida, que é contínua. O livro é o companheiro inseparável que desperta a imaginação e nos leva para uma outra dimensão (sem a necessidade de nenhuma droga alucinógena), onde ilsutramos com a noss memória os cenários, as personagens, os objetos, a trama e tudo mais...
Sempre digo aos meus amigos que devo muito do que sou aos livros que li, leio e anda lerei, e aos autores que se tornaram meus amigos do peito, parte de minha cartografia sentimental. Sem os livros, não sei precisar se seria melhor ou pior do que sou, mas, com certeza, seria diferente do que me tonei.
Vida longa à pátria dos livros, que nos levam sempre direto a uma viagem pelo País dos Sonhos, ainda que bem acordados, de olhos bem abertos, acompanhados pelo nosso inseparável dicionário do cotidiano.
O lugar onde vivemos, muitas vezes, é fruto do que lemos ou deixamos de ler... Nossa leitura de mundo é mediada pelo alfabeto familiar, mediado pelo dicionário de nosso cotidiano, seja na escola ou em nosso lar...

Visitem o criativo blog da Carol Moralles, através do link abaixo, e façam também uma viagem poética por seus belos textos:

Dicionário Cotidiano

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A hora mais silenciosa


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Q2jQ-i3MhxY

O comovedor vídeo acima, chamado "Den Stillete Timen" (A hora mais silenciosa), encontra-se em site norueguês, e trata-se de campanha de caridade em favor das vítimas do terremoto no Haiti, para angariar fundos para os desabrigados e a reconstrução do país.
Uma bela indicação da coleg'amiga Semiramis Alencar, educadora carioca, residente em Itamonte - MG - Brasil, editora dos blogs Educando o Amanhã e Ne Quid Nimis.
O vídeo conta com a participação de diversos cantores, dentre eles:
Morten Harket (do A-Ha), Ole Paus, Lars Lillo-Stenberg, Ingrid Olava, Thom Hell, Elisabeth Andreassen, Askil Holm, Simone Larsen, Laila Samuelsen, Pål Angelskår, Anne Nørdsti, Benedikte Narum, Eldar Vågan, Helene Bøksle, Steven Wilson, Tommy Michaelsen and Tuva Syvertsen.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Laços (Ties) - Project: Direct


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gl74J-aAnfg

O belíssimo vídeo acima, intitulado Laços (Ties), finalista do Project: Direct, foi indicação da coleg'amiga Fátima Campilho, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, que além de educadora, contadora de estórias e mediadora de leitura, é também editora dos blogs Blogestórias, Blogstórias Essenciais e Blogstórias Digitais.

Laços (Ties) tem direção de Flávia Lacerda e roteiro de Adriana Falcão. A canção original Australia é de autoria e interpretação de Clarice Falcão, que também interpreta a protagonista da história. Uma bela fotografia, roteiro e mensagem.
Atores: Clarice Falcão, Célio Porto e Jô Abdu.
Vídeo falado em portugês, mas com legendas em inglês.
Mais uma bela indicação da prof. Fátima Campilho, que valoriza o acervo do Educa Tube.
Todo precisamos de laços de afeto, de carinho, amizade, companheiros, solidariedade. Um bela canção, um belo vídeo pode ser mais do que a abertura de uma dinâmica de grupo ou trabalho de equipe, mas uma ferramenta pra desarmar os espíritos e unir às pessoas em prol de uma causa em comum.
Estabelecer laços firmes que não desatem ao primeiro leve puxão é o grande desafio de quem vive em sociedade e quem trabalha em colaboração.

Abaixo, o mesmo vídeo com a tradução da canção tema Austrália, canta por Clarice Falcão:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=tBdlz03QNoM

Apresentação do video acima, no You Tube:

Tradução da música Australia, composta e cantada por Clarice Falcão.
Esta música foi especialmente composta para a produção do curta "Laços", vencedor do Project: Direct, organizado pelo Youtube em parceria com a HP.
Sobre laços e nós, recomendo leitura do texto que a talentosa amiga Débora King publicou em seu blog, abaixo:

Intertextualizando laços

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Literatura infantil: a importância de ler


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=CKQecFFHqQ8

Vídeo acima, sobre a importância de ler, foi uma bela indicação, via Twitter, da coleg'amiga Chris Angelotti, educadora de São Paulo, residente em São José do Rio Preto - SP - Brasil, e editora do ABC Kids.
Para ser visto por professores e pais.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

História Digital - o blog do Prof. Michel



Conheci, recentemente, através do Twitter, o trabalho do prof. Michel Goulart, educador da cidade de Criciúma - SC - Brasil, e editor do blog História Digital.
Michel é professor, arqueólogo, historiador, músico, cartunista e didata, tendo, segundo ele, "trabalhado em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. começando a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula".
Atualmente, ele está engajado na utilização didática do Iphone e Quadros Digitais nas aulas de História, entre outros projetos.

Dados sobre o blog História Digital:

"Criado em 26/02/2009, História Digital é um blog que surgiu com a intenção de divulgar e discutir (novas) tecnologias e metodologias utilizadas na educação e no ensino de História, assim como experiências criativas em sala de aula. Este blog faz parte de um projeto iniciado há mais ou menos 4 anos atrás, mas que foi interrompido por problemas pessoais.

Em seis meses de vida, e com um objetivo puramente educacional, o blog tem crescido bastante em número de visitantes, pageviews e relevância. Recentemente, foi referência no Instituto Claro, como um dos melhores blogs educacionais do país. Além disso, foi razão de entrevistas em rádios locais."


Vejam abaixo o link de um slideshow, que demonstra a variedade de recursos e mídias por ele usadas em seu fazer pedagógico:

História Digital - Aula

http://picasaweb.google.com/prof.wde/HistoriaDigitalAulas#slideshow/5415067921268205810

E o mais interessante de tudo que vi e li, foi assistir a uma das aulas online do Prof. Michel, no portal História Digital, via CTNWEBTV, conforme link abaixo:

História Digital - Aula online na CTNWEBTV

Segundo apresentação do Michel:

"A CTNWEBTV é um consórcio formado por instituições governamentais e educacionais, dedicadas ao treinamento corporativo e capacitação profissional via Internet. Nosso Foco principal é oferecer ferramentas de apoio e soluções tecnológicas ao Depto. de treinamento corporativo de nossas Empresas Associadas.
[...]
A CTNWEBTV destaca-se pela qualidade de sua programação e, principalmente , pela participação conjunta de seus parceiros. Oferecemos diversos cursos em nosso portal, assim como palestras, workshops e variadas programações. Além do material de treinamento de suas empresas, como Assinantes, os colaboradores podem participar ativamente de todo o conteúdo disponível no portal, com toda a flexibilidade de horários e conveniência!"


No link acima, há um passo a passo de como acessar o portal e assistir às aulas.

O Prof. Michel é um desses educadores inovadores, que, como tenho destacado aqui no Educa Tube, sabe dialogar com o seu alunado, fazendo um contato imediato com o mundo dos jovens, utilizando-se de recursos de seu universo, como música, games etc para instigar a imaginação e a percepção do aluno. Utiliza recursos que ele também gosta e que lhe dão significação e satisfação.
É, de fato, outro grande arte-educador, que motiva com seu trabalho, não apenas os alunos, mas os seus colegas, como eu - que ao assistir sua aula online em que falava do uso de games como Civilization, Age of Empires e outros para passar o conteúdo de sua disciplina -, também se identificam com a sua proposta de ensino-aprendizagem.

Utilizo em meus projetos didáticos de alguns conceitos do Construtivismo, como a Flexibilidade Cognitiva (FC) e a Aprendizagem Significativa (AS), e percebo na prática de Michel esses princípios.

Segundo Carl Rogers: "Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência."
Ainda, segundo Rogers, a Aprendizagem Significativa possui diversas implicações no domínio da educação, dentre elas: “(...) que a aprendizagem seja significativa pela percepção da problemática e da busca pelos meios prover um ensino compartilhado; da autenticidade do professor frente aos desafios promovendo a interação mútua professor-aluno e o grupo entre si; que o educador precisa aceitar e compreender seu alunado, para assim poder mediar o conhecimento”.
Se o professor deve ser o facilitador desta aprendizagem, deve também mediar o conhecimento, utilizando uma metodologia adequada.
Como escreveu Rogers: “A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio”. D’outra forma, torna-se um processo repetitivo e mecânico.
De acordo com D. P. Ausubel, para que ocorra a AS: “a disposição do aluno em aprender e o conteúdo escolar significativo”. Nos dois pólos em questão, cabe ao professor estimular o interesse do alunado a partir da elaboração de um conteúdo que seja atrativo, aliando a informática e os multimeios como ferramentas deste processo.
Para tal situação, requer a flexibilidade cognitiva, pois em cada grupo há alunos que percebem de forma diversa, tem o seu próprio tempo de aprendizagem.
De acordo com Ausubel, o modelo de FC propõe, entre outras coisas, que “(...) para que os estudantes desenvolvam esta flexibilidade cognitiva é preciso que os ambientes de aprendizagem repliquem esta complexidade e permitam a abordagem multidimensional a estudos de casos realistas”; o que pode-se dizer: “promover a interdisciplinariedade e a intertextualidade de práticas, visto que (...) o computador, devido à sua flexibilidade de representações é adequado à construção de tais ambientes de aprendizagem”.

Pelo que pude perceber, no trabalho do Prof. Michel Goulart, há muito desse respeito à aprendizagem significativa e à flexibilidade cognitiva.

No link abaixo, uma pequena apresentação do Prof. Michel, feita pelo próprio, lá no blog História Digital:

Conheça o Prof. Michel

http://www.historiadigital.org/2009/03/profmichel.html

Observação:
Os conceitos de Flexibilidade Cognitiva (FC) e Aprendizagem Significativa (AS), utilizei no Projeto de Aprendizagem (PA), com alunos de série DM (deficiência mental), de escola estadual da rede pública da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, onde resido e trabalho. PA que foi objeto do TCC da especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, cujo título é INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ENTRE O PARADOXO TECNOLÓGICO E O EDUCACIONAL, e que foi defendido em 2007, no Instituto de Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Contei com a segura e valiosa orientação da Profª. Ms. Jane Fischer de Barros (UFRGS).
No referido projeto, contei também com o apoio da professora Jane Degani, regente da turma e especialista em educação especial - área deficiência mental, que foi parceira nas atividades envolvendo seus alunos em quatro ambiente distintos: sala de aula, laboratório de informática do NTE Rio Grande/18ª CRE, biblioteca escolar e saídas de campo, no entorno da escola e até o mercado público da cidade.
O referido projeto pode ser acessado pelo link abaixo:

Prática escolar - Projeto de Aprendizagem na Educação Especial

Trabalhei em parceria com minha colega de NTE, Janaina Martins. Eu coordenei o grupo Água e ela o sobre Energia.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Nosso Livro



Fonte: Porta Curtas Petrobras
Fonte: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=4186&Exib=1

O belíssimo curta-metragem acima, O Nosso Livro, de Claudia Rabelo Lopes e Luciana Alcaraz (com duração de 15 minutos), integrante do acervo do Porta Curtas Petrobras, foi mais uma bela indicação da colega'miga Fátima Campilho, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, que além de educadora, contadora de estórias e mediadora de leitura, é também editora dos blogs Blogestórias, Blogstórias Essenciais e Blogstórias Digitais.
A história, bela e simples, trata do amor de duas pessoas pela literatura, dois leitores que o destino aproximou, através dos livros e dos recados deixados entre as páginas dos mesmos.

Comentário do Educa Tube:

Curiosamente, há um ano atrás (fevereiro de 2009), publiquei um conto, de minha autoria, com um enredo semelhante, em que o livro é o personagem central que aproxima um jovem leitor e a bibliotecária. O texto intitulado The book is on the table, está postado no blog colaborativo R.E.M. - Rápido Movimento do Olhar, projeto literário, em parceria com a coleg'amiga Elis Zampieri, educadora e escritora, de Curitibanos - SC - Brasil, editora dos blogs Sobre Educação e Et Cetera.
O projeto R.E.M. visa a parceria literária entre educadores e escritores. Quando um escreve o outro ilustra (através de imagens procuradas na internet, num exercício de alteridade), e que pode ser usado por professores com seus alunos, no incentivo à leitura, à escrita e à interpretação e à produção de textos, seja em sala de aula, seja utilizando um espaço virtual, como o blog.

Abaixo, dados do curta-metragem O Nosso Livro:

Ficção | De Claudia Rabelo Lopes, Luciana Alcaraz | 2005 | 15 min | RJ

Com Bárbara Montes Claros, Marcos Caruso, Regina Sampaio, Vera Holtz, Zé Alex

Isabel e Roberto não se conhecem, mas trocam bilhetes em livros numa biblioteca, até que descobrem que estão apaixonados.

Uso pedagógicos:

Aplicabilidades

Disciplinas/Temas transversais: Língua Portuguesa, Literatura
Faixa Etária: Todas as idades
Nivel de Ensino: Ensino Médio

Pareceres Pedagógicos: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais

Possibilidades de aplicabilidade pedagógica

Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura
Nível de Ensino: Ensino Médio
Autor: Eliane Candida Pereira

Ficha Técnica

Produção Rafael Rodrigues Fotografia Cláudio Brandão Roteiro Claudia Rabelo Lopes, Leandro Matos, Catalina Jordán Cruz Som Direto Rodrigo Graciosa, Paulo Filipe, José Vicente Valmorbida Direção de Arte Alessandra Sampaio Edição de som Daniel Scofield Figurino Joana Bueno, Eliete Catraio Maquiagem Joana Seibel Produção Executiva Rafael Rodrigues, Luciana Alcaraz Still Alexandre Rocha Continuidade Daniel Scofield Montagem Daniel Scofield Eletricista Renato Marcelino Música Luciano Leite Barbosa Escola Produtora Escola de Cinema Darcy Ribeiro Direção de Platô Sílvio de Andrade Produção de Elenco Luciana Alcaraz Informações cedidas por Festival Internacional de Curta-Metragens do Rio de Janeiro - Curta Cinema

Prêmios

Prêmio Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema 2006

Festivais

CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa 2006
Festival do Rio 346
CineSul 2005
Gramado Cine Vídeo 2006

O blog Educa Tube é Parceiro Exibidor do Porta Curta Petrobras.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Música, educação e sociedade


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=34ZtT4Th9Ys


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zQ5Grncdjlc

Educar (sejamos pais ou professores), requer sensibilidade, além de didática, metodologia, estrutura e ensino (se no segundo caso...).
Afinal, como digo aos amigos, educadores todos somos, com a nossa "pedagogia do exemplo", seguido por alunos e filhos, que replicam-nos, a nossa imagem e semelhança...
O primeiro vídeoclip (de cima para baixo), chamado Viorar Vel Til Loftarasa, da banda islandesa Sigur Rós(Rosa da Vitória, que se pronuncia: si ur rous), une música e sociedade, numa mensagem educativa contra o preconceito.
Com uma bela fotografia, belíssimo arranjo e a força das imagens, que falam por si só, ainda que não compreendamos o idioma, a história contada nos cativa e emociona, pois todos nós, de uma forma ou de outra, somos vítimas do precoceito e/ou discriminação, seja em casa, no trabalho, na sociedade (por sermos altos ou baixos, magros ou gordos, ricos ou pobres, por conta da religião, cor da pele, vestuário etc). Na escola, o preconceito, o desconhecimento, a discriminação (se não abordados de forma adequada) geram o chamado bullying, tão nocivo ao convívio social.
Descobri a banda Sigur Rós (atualmente, uma de minhas preferidas), por acaso, através de indicações no twitter ( @vanluchi e @bia_martinss ). Logo, passei a indicá-la para os que me seguiam, e também indiquei-a aqui no Educa Tube, em algumas postagens, por conta das canções, que chamo de "lindamente tristes e tristemente lindas", e que trazem sempre um belíssimo arranjo, aliado a força das imagens de seus videoclips, até mesmo quando os mesmos não são produzidos pela banda, como no caso da bela Andvari, em duas versões: a produzida por um pai (Scott Sanders), com as imagens da filha ( Andvari ) e a produzida por um fã, com barquinhos de plástico em uma banheira d'água ( Andvari ), com direção de Luciano Rubio e câmera de Gabriela O'Ryan (Belíssimo clip!!!).

No segundo vídeo, intitulado Svefn-g-englar, conta com a participação de uma companhia de teatro composta por atores com Síndrome de Down, que dançam ao som da etérea canção, levando-nos para um mundo de magia e encantamento.

Foi com grata satisfação que, a partir de minhas indicações da Sigur Rós, nos blos e twitter, vi outras pessoas indicando as canções, e no caso da coleg'amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, e editora do blog Sobre Educação, não somente repassar a sugestão, mas trabalhar os videoclips (os dois acima) dentro de um contexto educacional e social, conforme links abaixo:

Vamos falar de preconceito? Por Elis Zampieri

Sigur ros - Svefn-g-englar, no Sobre Educação

Como escreveu Elis, em seu blog, a respeito dos videos: "é um termômetro pra mensurar nosso preconceito e um bom recurso para ser explorado em sala de aula".

Concordo plenamente, pois temas como preconceito, uso de drogas, sexualidade, bullying e outros mais podem ser tratados com o alunado, a partir de um meio que eles dominam e adoram, que é justamente a música, os videoclipes e a dança. Trabalhar com a sensibilidade musical e social de jovens e adultos é estabelecer um diálogo com a própria sociedade, através da educação.

Abaixo, outras postagens sobre a banda Sigur Rós, feitas pelo Educa Tube:

Sigur Rós - Grósóli

Sigur Rós: Rosa da Vitória

Música e educação: Sigur Rós - Samskeyti e Ára Bátur

Acompanhem a banda no mundo virtual, através do link abaixo:

Sigur Rós no MySpace Music

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Amigo Secreto



Fonte: Porta Curtas Petrobras
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=3207&Exib=1

O belo e emocionante curta-metragem acima, Amigo Secreto, de Marcio Salem (com 28 minutos de duração), foi indicação indireta da colega Fátima Campilho, educadora do Rio de Janeiro - RJ, Brasil, que publicou-o em seu interessante espaço virtual, chamado Blogstórias Essenciais, que já linkei à lista de blogs educacionais do Educa Tube.
Fátima, que é contadora de estórias e mediadora de leitura, também é editora dos blogs Blogestóriase Blogstórias Digitais.

Sugestão: Para ver o curta-metragem, melhor deixá-lo rodar todo, e depois assistí-lo de uma vez, sem interrupções, por causa da conexão.

Comentário do Educa Tube:

Além da beleza da fotografia, da interpretação dos atores e da bela mensagem que o vídeo traz, destaco o mesmo como uma forma de reflexão sobre o papel social de cada um numa comunidade. Como é importante ter pessoas como o carteiro, que faz essa mediação social entre as pessoas.
Transpondo a ficção para a realidade, de certa forma, o professor atua como um mediador social entre a escola e a família, através do aluno. Muitas vezes, o aluno só compreenderá certas atitudes do educador, com o passar do tempo e a maturidade, quando o destino revelará a identidade desse amigo secreto.
Quando jovens, nem sempre entendemos certas palavras e atitudes de pais e professores. Mas o tempo fará compreendermos, no devido tempo, a importância de suas palavras e ações.
Um belo curta-metragem, uma linda mensagem, um vídeo que pode ser usado de forma motivacional entre pais e alunos, professores e comunidade escolar.

O vídeo acima é integrante do acervo do Porta Curtas Petrobras. Vejam abaixo alguns dados:

Ficção | De Marcio Salem | 2004 | 28 min

Com Tuca Andrada, Barbara Paz, Laura Cardoso

Um curta feito para emocionar, vindo de quem menos se espera. Com Tuca Andrada, Bárbara Paz e Laura Cardoso!

Uso Pedagógico:

Aplicabilidades

Disciplinas/Temas transversais: Artes, Cidadania, Ética, Língua Portuguesa
Faixa Etária: Todas as idades
Nivel de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II

Pareceres Pedagógicos: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais

Sugestões de Aplicabilidades
Disciplinas: Artes, Cidadania, Ética, Língua Portuguesa
Nível de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II
Autor: Mayra Vaz

Ficha Técnica

Fotografia Carlos Zalasik Roteiro Marcio Salem Direção de Arte Flávio Takahashi Empresa produtora Salem Produções Edição de som Play it Again Montagem Christian Grinstein Trilha Sonora Vicente Sauvio, Arthur Joly

Festivais

Cine PE 2005

Fonte:
http://www.portacurtas.com.br/parecerfilme2.asp?Cod=3207

O blog educacional Educa Tube é também Parceiro Exibidor do Porta Curtas Petrobras.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Entrevista e chat com a profª. Ivanise Meyer


Fonte:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1207049-7823-CRIANCAS+VOLTAM+AS+AULAS+NA+REDE+ESTADUAL+E+NAS+CRECHES+DA+PREFEITURA,00.html

O vídeo acima, "Crianças voltam às aulas na rede estadual e nas creches da prefeitura (RJ)", trata-se de entrevista ao programa RJ TV - 1ª Edição, da TV Globo, com a educadora carioca Ivanise Meyer, editora dos blogs Baú de ideias, Baú de Informática, Baú das Dobraduras e Baú das Mensagens, além de autora do livro Brincar e viver: projetos e educação infantil.
Tive o privilégio de conhecer Ivanise, via Twitter, e de lá poder acompanhar seu trabalho e suas ideias.
Seu blog Baú de ideias tem a impressionante marca de mais de 2 milhões de visitas, desde a sua criação, em julho de 2007.
Quem conhece o trabalho da coleg'amiga Ivanise, sabe o quanto é inspirador. E como ela própria define seu espaço virtual de interação: "Os blogs educacionais, cada qual na sua característica, são uma grande 'sala dos professores' virtual".
Concordo plenamente, pois o blog pode tornar-se, dadas as devidas proporções, um espaço de educação a distância, seja de professores com seus alunos, seja de educadores compartilhando suas experiências online.
Muito do que sou hoje em dia, como educador, deve-se ao fato de ter ingressado em 2007 no mundo dos blogs, e das parcerias que efetivei através desse espaço virtual.
Ivanise é uma dessas educadoras inovadoras que possui a plena consciência de que o caminho da educação é a interação cada vez maior, utilizando-se dos multimeios em seu fazer pedagógico, apropriando-se das brincadeiras, incluindo-se no mundo do alunado, e a partir dele, estabelecendo um diálogo multifocal.
É um privilégio ter Ivanise e outros colegas que conheci no mundo digital, como parceiros e amigos em atividades no mundo real, seja como apoiadores, divulgadores ou incentivadores. Mais do que profissionais do saber, são educadores sempre prontos a ensinar e a aprender.
O caminho da educação é a troca de experiências e de vivências, mas desde que seja aberto esse baú de ideias a toda a sociedade, como bem o faz a professora Ivanise, um exemplo a ser seguido por outros educadores. E sem vocação não há interação.
Parabéns, amiga, pelo merecido destaque e reconhecimento de um trabalho dedicado à educação, e que serve de inspiração a outros tantos, via mundo digital.

Apresentação do vídeo acima, no portal da Globo Vídeos, em 08/02/2010:

"Nas creches, começa a ser implantado um novo método de ensino para a primeira infância. O objetivo é estimular o aprendizado nos pequenos. Especialista em educação infantil fala sobre o assunto".

Depois da entrevista ao programa RJ TV - 1ª Edição, a psicopedagoga Ivanise participou de um chat com os telespectadores. Vejam no link abaixo:

Chat com Ivanise Meyer - na Rádio Globo.com

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Futuratec: a videoteca do canal Futura


A incrível indicação acima - feita via twitter, pela coleg'amiga Elis Zampieri, de Curitibanos - SC - Brasil, professora da educação especial e editora dos blogs Sobre Educação e Et cetera - trata-se do portal Futuratec - a videoteca do canal Futura, onde é possível buscar, baixar, gravar e compartilhar diversos vídeos do referido canal, através de várias categorias, como: ciência e tecnologia; comportamento; história; ecologia e ecossistemas; tecnologia educacional; metodologias em educação; escola; esportes; filosofia e subjetividade, etc.
Uma grande indicação para educadores, como material de apoio.
No portal há um tutorial, explicando como baixar os vídeos.

Abaixo, links para o portal Futuratec e o tutorial para baixar vídeos:

Futuratec - a videoteca do canal Futura

Tutorial para baixar vídeos

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A vida intertextual: ciência, cinema, música e educação

Os Super-Humanos - Calculadora Humana
Os Super-Humanos - Calculadora Humana

Fonte: http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-BR&vid=b10efcae-ae79-42cc-84ef-55464eb83a39

O incrível vídeo, link acima, que descobri via MSN Vídeos, trata-se de uma produção do Discovery Channel, chamado Os Super-Humanos - Calculadora Humana, que mostra a vida de Rüdiger Gamm – a calculadora humana. Uma pessoa que faz cálculos fantásticos em instantes.
Tal documentário remeteu-me imediatamente a um vídeo já publicado no Educa Tube, chamado O Homem que calculava, descoberto através do blog do prof. Rafael Nink, e indicado para professores de matemática e de literatura. E posteriormente também indicado pelo coleg'amigo Robson Garcia Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-tTD8XU2s2I
O homem que calculava, vídeo acima, é inspirado nas histórias do livro homônimo de Malba Tahan, pseudônimo do escritor brasileiro Júlio César de Melo e Souza.

Curiosamente, os dois vídeos acima, remetem também à ficção, mais precisamente, ao seriado Heroes, que trata de pessoas aparentemente comuns, dotadas de poderes incríveis. Uma série que é fruto da nova era, já que os herois vêm de diversas partes do planeta: Japão, Índia, EUA, etc.
Vejam vídeo abaixo:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Ke_8A5nUVtQ

Um seriado que mostra pessoas aparentemente comuns com superpoderes extraordiários, mundo afora.

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

"A BBC de Londres lançou uma série-documentário chamada "Heroes Unmasked" com cenas dos bastidores e entrevistas com atores e equipe de Heroes.
A série, aparentemente em vinte episódios, tem como objetivo divulgar a primeira temporada de Heroes".

Mais curioso ainda é o hiperlink que faço da atual série Heroes, como um antigo seriado da BBC de Londres, chamado Seres do amanhã, que muito instigou a minha imaginação, nos anos 1970. Vejam abaixo:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yNQz5nl2Mr4


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bX3MezLxOH8

O seriado dos anos 1970 pode ser considderado o avô do Heroes.
Os Seres do Amanhã eram um grupo de jovens britânicos (o seriado era produzido pela BBC de Londres) que possuíam poderes especiais, como telepatia, teletransporte e telecinese. Os seres do amanhã contavam com a ajuda de um supercomputador, chamado TIM, que fazia uma espécia de teletransporte dos herois de minha infância e adolescência para combater os seres deo mal, na Terra e no Espaço.

Para trabalhar com alunos - e entender o comportamento dos filhos -, professores (e pais), precisam conhecer um pouco do universo e do imaginário dos jovens da nova era, da era digital... Dialogar com eles, mostrando também o que pensávamos,quando tínhamos a sua idade, nossos sonhos e experiência de vida, é um dos caminhos de inclusão educacional. Se o educador não se incluir no mundo do alunado, se os pais não se inlcuírem no mundo de seus filhos, como poderão estabelecer um contado com essas crianças e jovens que serão de fato, num futuro não muito distante, os Seres do Amanhã, que com sua visão de mundo ditarão o próprio destino da humanidade, sejam herois ou não?
para o bem da educação e da própria sociedade, penso que pais e filhos, professores e alunos precisam estabelecer urgentemente um "Contato Imediato de Terceiro Grau" entre ambos, para que o futuro de ambos seja promissor...
Ironicamente, no filme de Steven Spielberg, os ETs fazem contato e dialogam com os seres humanos utilizando uma língua universal: a música, mais precisamente, os acordes de uma canção numa espécie de teclado virtual. Uma das cenas mais impressionantes do filme.
Como tenho destacado com frequencia neste blog, música, dança, teatro, esportes, cinema, etc são recursos que podem estabelecer um Contato Imediato de Terceiro Grau entre professores e alunos, pais e filhos, pois a arte e cultura são também manifestações universais...
Abaixo, cena clássica e uma das cenas mais impressionantes do cinema, extraída do filme de Spielberg, que marcou a história de uma geração...
O educador precisa estabelecer esse contato com o educando, independente do nível de escolarização do mesmo... Aliás, em todos os níveis de escolarização, em todo o processo de ensino-aprendizagem...
Se não conhecemos o mundo do outro, sua linguagem, como poderemos estabelecer algum tipo de contato eficiente???
Sabido é que professores/pais e alunos/filhos gravitam em universos diferentes um ao outro e que é preciso estabelecer entre ambos alguma forma de comunicação.
Sempre é bom lembrar que cabe ao educador (seja professor ou pai) fazer os primeiros contatos, afinal, o aluno/filho não tem a nossa experiência de vida...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=aU-LgqymP4Y

Cena clássica em que é estabelecido o contato visual:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=VNcHIgX2udM

Depois, o contato musical:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=tUcOaGawIW0

Uma cena lindíssima do cinema, que considero uma metáfora para vida e a educação. Primeiro, o contato visual com o alunado, depois o diálogo estabelecido numa linguagem universal, comum a ambos... E a música pode ser uma delas para quebrar o gelo...
Para que contatos imediatos de terceiro grau sejam efetivados, requer antes que ambas as partes planejem, organizem, se desarmem e se predisponham a essa interação mútua...
Para que ocorra o entendimento entre gerações é preciso que ocorra esse contato imediato de terceiro grau, do ver, do se comunicar... Pais que ficam alheios ao cotidiano de seus filhos, e professores que mantém um distanciamento entre si e seu alunado, têm poucas chances de efetivar qualquer tipo de interação...
A vida é intertextual: ciência, cinema e educação vivem a dialogar, falta somente saber usar esse rico material à disposição no mundo virtual para sua utilização no mundo real, seja na escola ou no lar...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Volta às Aulas - site Conteúdos Educacionais


No embalo de volta às aulas, o site Conteúdos Educacionais está com mais 6 novos programas elaborados pela Microsoft Educação para ajudar gestores, educadores, coordenadores pedagógicos e representantes da comunidade escolar a pensar e elaborar suas aulas de maneira diferente, inovadora e motivadora.

Os 6 novos Programas são:

- Expression Web

http://www.conteudoseducacionais.com.br/expression-web.asp

- Live Messenger

http://www.conteudoseducacionais.com.br/live-messenger.asp

- Movie Maker

http://www.conteudoseducacionais.com.br/movie-maker.asp

- Oficinas de Criação Digital

http://www.conteudoseducacionais.com.br/oficina-digital.asp

- Microsoft Robotics Developer Studio

http://www.conteudoseducacionais.com.br/robotics.asp

- XNA Game Studio Express

http://www.conteudoseducacionais.com.br/xna.asp

Esses e os demais programas do site Conteúdos Educacionais estão disponibilizados gratuitamente para fazer download!

Conheçam outros programas disponíveis para auxiliar a metodologia de ensino, com o uso das TICs, no ambiente escolar.

Conteúdos Educacionais

http://www.conteudoseducacionais.com.br/index.asp

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O olhar do educador


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=C3trLt0IoOw

O vídeo acima é indicação da coleg'amiga Semiramis Alencar, educadora carioca, residindo em Itamonte - Minas Gerais - Brasil, e editora dos blogs Educando o Amanhã e Ne Quid Nimis.

Apresentação do vídeo no You Tube:

Este vídeo traz uma reflexão sobre o posicionamento do professor diante da diversidade encontrada dentro das salas de aula. Foi desenvolvido a partir de uma fala de um orientador pedagógico e estudioso da Dislexia.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Baú de Ideias - blog educacional com + de 2 milhões de visitas



O blog educacional Educa Tube, com satisfação e admiração, destaca o blog Baú de ideias, da colega e amiga Ivanise Meyer, educadora e escritora do Rio de Janeiro - Brasil, por ter atingido a impressionante marca de mais de 2 milhões de visitas, desde a sua criação em 07/07/2007. A referida marca foi atingida no dia 02/02/2010 e é fruto de um trabalho dedicado à educação e de incentivo e motivação a outros educadores.
Ivanise é autora do livro Brincar e viver: projetos e educação infantil.
Tive o privilégio de conhecer Ivanise via Twitter, e de lá poder acompanhar seu trabalho e ideias.

Como brinquei certa vez como a própria Ivanise e outros amigos e educadores, via twitter: Quem sabe um dia criei um Reality show com educadores, mostrando a verdadeira realidade das escolas, professores e alunos.
A marca que o Baú de ideias atingiu e já superou demonstra que a educação merece o devido destaque e reconhecimento, não apenas por aqueles que pertecem a comunidade escolar, mas além dos muros da escola, para que outras pessoas, que nada conhecem desta realidade, passem a ver a educação e os educadores como de fato eles são.
Afinal, hoje em dia, de políticos a celebridades, de esportistas a comentaristas de resultado, todos dizem que a educação é o remédio para todos os males que afligem a sociedade.
Entretanto, ninguém discute o papel social de cada um, pois ao educador cabe a instrução, o ensino, a aprendizagem, mas a pais e/ou responsáveis, gestores públicos e políticos, cabe o papel social do que denomino de "A pedagogia do exemplo".
Toda geração é fruto do meio em que vive e dos exemplos que recebe de seu entorno, seja da casa, da escola, da sociedade em geral...
Professores são alguns, educadores somos todos nós...
Parabéns, mais uma vez, ao Baú de ideias e a sua editora, a educadora Ivanise Meyer, que apesar de não participar de nenhum reality show dá um show de realidade em seus blogs, inspirando e motivando seus colegas mundo afora.

Abaixo, link para o livro Brincar & Viver: Projetos em Educação Infantil



Brincar & Viver: Projetos em Educação Infantil

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O céu noturno


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-r_6-CPulTc

A animação acima, faz parte do videoclip da banda Keane, intitulada The Night Sky ou O céu noturno, e é um vídeo inspirado nas experiências reais de crianças vivendo em zonas de guerra.

Abaixo, link para a tradução da canção:

The Night Sky (O céu noturno), da banda Keane.

Um bom vídeo motivacional para mostrar àqueles jovens, ás vezes, rebdeldes sem causa, que consideram sua vida uma droga, o que de fato é viver em conflito, e ainda conseguir forças para reagir...
Vídeoclip com uma bela canção para reflexão social...
Por mais escuro que possa ser o céu de nossa existência, em alguns momentos de nossa vida, bom saber que sempre existe acima dele estrelas, que como dizia o poeta Mario Quintana: "não podemos alcançá-las, mas sem elas não obtemos orientação".
Muitas crianças precisam da orientação de pais e/ou professores para que o seu céu noturno sem estrelas tenha sentido... Eis uma lição eterna.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Livro "Práticas Pedagógicas Vivenciais", de Vilmabel Soares


É com satisfação que divulgo o convite recebido pela colega e amiga Vilmabel Soares, para a Noite de Autografantes, na 37ª Feira do Livro da FURG, no Cassino, Rio Grande - RS - Brasil, dia 07/02/2010, de seu aguardado livro "Práticas Pedagógicas Vivenciais", lançado pela conceituada Editora Vozes.
Segundo sua autora, que é editora do blog Teatro e Vida, "o livro abrange diversas técnicas teatrais, dinâmicas de grupo, brincadeiras, textos reflexivos, exercícios de meditação e relaxamento.... Maneira prática de viabilizar para o melhor relacionamento interpessoal em sala de aula de maneira que o professor consiga chamar a atenção dos alunos sem ter que obrigá-los".
A educadora, e agora escritora, Vilmabel Soares é uma daquelas pessoas que eu sempre indico a outros colegas educadores, como exemplo de quem não apenas reproduz o conteúdo pedagógico de outros, mas que também procura inovar, criar, propor algo, com base em sua vivência e suas observações.
O livro se encontra a venda nas livrarias Vozes, Cultura, Submarino, Americanas e outras.
Quem estiver pela região de Rio Grande - RS, Brasil e/ou na praia do Cassino, não deixe de prestigiar este lançamento!

Infelizmente, por motivo de compromisso, no dia 7/2, quando estarei em viagem, não poderei participar da referida sessão de autógrafos, mas, com certeza, adquirirei o exemplar em breve para coletar o autógrafo da colega e amiga noutra oportunidade.
Aproveito para desejar a Vilma o merecido sucesso, destaque e reconhecimento.
Quem conhece a educadora e a pessoa Vilmabel, bem sabe que seu livro, fruto de suas experiências de vida e de trabalho, deve ser um ótimo material para os educadores do século XXI, que precisam ser de certa forma, como já comentei diversas vezes aqui neste espaço: um arte-educador.
Como escreveu, o também escritor e educador Rubem Alves:

"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu".

"A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades... Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido".


A educar é fomentar um processo de inclusão, sob os pontos de vista educacional, tecnológico, artístico, cultural e social...
A atual geração, mais do que qualquer outro, incorporou as tecnologias em seu cotidiano, mas de forma recreativa, precisando torná-la instrutiva e motivadora.
Nada melhor do que unir brincadeiras, dança, música, teatro e outras manifestações artístico-culturais no seu fazer pedagógico pra que a inclusão do educador no mundo do alunado seja plena e satisfatória.
A inclusão deve ser pensada sob os 2 enfoques: o do educando e o do educador. Não é apenas o aluno que precisa ser incluído no ambiente de ensino-aprendizagem, mas alguns educadores também, que muitas vezes preferem continuar com uma prática conservadora, que nem sempre obtém o devido resultado.
Há que se avaliar o aluno e auto-avaliar-se o educador, constantemente, pois educar é estabelecer um diálogo e não apenas um monólogo...

Vejam abaixo, alguns vídeos sobre o trabalho de Vilmabel Soares, postado pela própria no You Tube:

Canal de Vilmabel

Observação: Estive o mês de janeiro/2010 bem afastado do mundo virtual, principalmente dos blogs, em função de conclusão da dissertação de mestrado em Letras (FURG), área de concentração História da Literatura, cujo o título é "Autobiografia de Erico Veríssimo: a consciência do fazer literário", a ser defendida provavelmente no mês de março de 2010.
Foi um período que me exigiu demais física e emocionalmente, além do fato de estar envolvido no mesmo momento na mudança de casa e reforma do novo apartamento.
Nos agradecimentos à família (pela ausência mesmo quando de corpo presente e as diversas viagens), orientadora, professores e colegas, também reservei espaço para os amigos, seja no mundo virtual como no real, que sempre acreditaram em mim, mesmo quando até eu mesmo duvidei... A eles, agradeci desta forma:

"A todos o(a)s amigo(a)s que sempre estiveram comigo nesta jornada, entre o tempo e o vento, memória e história, e que foram a brisa, quando mais precisei."

Dentre esses amigos virtuais, estão alguns de meus melhores amigos reais, como a própria Vilmabel, que sempre me incentivou e motivou a continuar neste caminho entre a arte e a educação, além de Sara Ezedin Pinho, Robson Freire, Elis Zampieri, Berna Motter, Marli Fiorentin, Flávia Sampaio, Evanise Meyer, Andréia Alves Pires e outros amigos do peito, a quem agradeço mais uma vez. Não fosse vocês e eu não acreditaria em mim... Grato a todos, não apenas pelo apoio, mas principalmente pela amizade eterna e irrestrita. Thanks! Viva a amizade sincera, que é a moeda de troca (de apoio, vivências e experiências) que jamais desvaloriza. Nosso maior bem. Afinal, assim como motivamos alguém, também somos motivados por outrem. Um diálogo entre o tempo e o espaço, entre o real e o virtual...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Educar - Rubem Alves


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ouFqxPYA8lg


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=viRdzm1sVzY&feature=player_embedded

Os 2 vídeos acima, são indicações da coleg'amiga Semiramis Alencar, educadora carioca, residindo em Itamonte - Minas Gerais - Brasil, e editora dos blogs Educando o Amanhã e Ne Quid Nimis.
Os referidos vídeos contém fragmentos do pensamento do escritor e educador Rubem Alves, de quem sou fã e inclusive já fiz um pequeno vídeo com uma de suas crônicas, presente no livro "As melhores cronicas de Rubem Alves", conforme link abaixo:

É assim que acontece a bondade, de Rubem Alves, por José Roig

Ainda sobre os vídeos sobre o pensamento de Rubem Alves, em especial, o primeiro (elaborado por Arlindo P. Filho), há que se refletir justamente sobre o que o grande educador declara:

"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu".

"A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades... Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido".

Com certeza, toda habilidade requer uma sensibilidade para que o seu uso tenha sentido. Embora, muitos sejam defensores da educação como mera preparação para o trabalho e não para o mundo. O que é um grande equívoco, pois a vida possui uma mecânica do sensível muito maior do que o mero mecanicismo que alguns desejam somente para preparo de mão-de-obra barata e nada pensante.
Educar é muito mais do que isso...
Cada vez mais vejo bancos, supermercados, lojas e outros estabelecimentos em geral exigindo empregados com habilidades, mas um sistema com pouca sensibilidade para ver o ser humano atrás da máquina a ser explorado. Nunca a sociedade esteve tão informatizada, nunca as filas continuaram tão imensas, e os donos do poder lucrando com a exploração do trabalho em prol da maior margem de lucro possível, custe o que custar...
Educar é estimular o senso crítico do ser humano, para que ele próprio possa fazer suas escolhas, antes mesmo do que as máquinas "pensantes" possam decidir por ele.
"Educar com os olhos", como diz Rubem Alves, é saber observar e fazer os outros enxergarem, além dos números e letras, a vida ao redor. Eis o grande desafio e a recompensa do verdadeiro educador...