domingo, 27 de junho de 2010

Projeto literário #e_conto (contos eletrônicos)



A imagem acima, de meu novo blog, chamado #e_conto (contos eletrônicos), criado a partir de interações via Twitter, utilizando justamente os 140 caracteres possíveis do microblog, e experimentando possibilidades literárias do que batizei de #e_conto , uma tag (palavra-chave) para organizar um conto em curta-metragem mesmo. É uma experiência intimista, sem maiores elaborações, fruto às vezes de conversas no próprio Twitter ou MSN, ora fruto de insight's, ora da da própria inspiração.
O primeiro conto eletrônico, batizado de O passageiro das quatro estações trará ao final de cada tweet publicado no meu Twitter @zeroig, a #tag (palavra-chave) #e_conto.
O próximo será #e_conto2 e assim sucessivamente, cada vez mais diminuindo a quantidade disponível para criação, em 140 caracteres, menos a #tag.
Um exercício de produção textual, de criatividade em espaço diminuto, que provoca clareza, concisão e inspiração na escrita, e que professores de português e literatura poderiam experimentar também com seus alunos.

Visitem o projeto literário #e_conto , no link abaixo:

#e-conto (contos eletrônicos)

Por trás do Waka Waka, no História Digital



Fonte: http://www.historiadigital.org/2010/06/wakawaka-shakira-africa-copa-do-mundo.html

Incrível o poder da tecnologia na educação, quando educadores sabem compartilhar dúvidas e certezas online. O post abaixo, de autoria do grande amigo e colega Michel Goulart, professor de História, de Criciúma - SC - Brasil, é o resultado de um bate papo informal, via Twitter, que gerou essa incrível pesquisa do Michel, de quem sou fã, por saber unir diversas mídias em seu fazer pedagógico, como games, música, vídeoconferência, etc.
Visitem também o blog do prof. Michel, clicando no título da postagem, logo abaixo:

Por trás do Waka Waka

Por Michel Goulart, professor de História e editor do blog História Digital

Buenas, este artigo começou despretensiosamente. Meu grande amigo, José Roig, demonstrando admiração pela loiríssima Shakira, resolveu postar no Twitter algumas músicas da cantora. Acabou fazendo menção ao Waka Waka, o hit do momento na Copa do Mundo 2010.

Curioso, resolvi buscar a tradução dos termos africanos que aparecem na música. E o que encontrei vou postar aqui. Espero que seja útil para vocês que não conseguem tirar o Waka Waka da cabeça :)

Bom, para quem não ouviu a música ou viu o clipe, vamos unir o útil ao agradável.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pRpeEdMmmQ0&feature=player_embedded

A música Waka Waka foi tirada da música Zamina mina (Zangalewa), criada em 1986, por uma banda de Camarões chamada Golden Sounds. O que me arrepiou foi o fato da música original ser uma homenagem aos Tiralleurs - soldados africanos que tombaram na Segunda Guerra Mundial.

>>> Não deixe de conferir:
Todos os artigos sobre Segunda Guerra Mundial

A letra foi criada com base na língua Fang, falada na África Central. Vejam só!

Letra original

Tsa mina mina eh eh
Waka waka eh eh
Tsa mina mina zangalewa
Ana wam ah ah
Zambo eh eh
Zambo eh eh
Tsa mina mina zangalewa
Wana wa ah ah

Tradução

Venha, venha, eh eh
Faça isto, faça isto eh eh
De onde você vem?
Isto me pertence ah ah
Espere eh eh
Espere eh eh
De onde você vem?
Isto me pertence ah ah

Guerra nos campos

A música da Shakira compara o futebol a um campo de batalha. A letra pegajosa é mais séria do que pode imaginar. Confiram!

Waka Waka

You're a good soldier
Choosing your battles
Pick yourself up
And dust yourself off
Get back in the saddle
You're on the front line
Everyone's watching
You know it's serious
We're getting closer
This isn't over

The pressure's on; you feel it
But you got it all; believe it

When you fall, get up, oh oh
And if you fall, get up, eh eh
Tsamina mina zangalewa
Cause this is Africa

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
This time for Africa

Listen to your god
This is our motto
Your time to shine
Don't wait in line
Y vamos por todo
People are raising
Their expectations
Go on and feel it
This is your moment
No hesitation

Today's your day; I feel it
You paved the way, believe it

If you get down, get up oh, oh
When you get down, get up eh, eh
Tsamina mina zangalewa
This time for Africa

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
Anawa ah, ah

Tsamina mina eh, eh
Waka waka eh, eh
Tsamina mina zangalewa
This time for Africa

Waka Waka (tradução)

Você é um bom soldado
Escolhendo suas batalhas
Levante-se
Sacuda a poeira
E volte ao caminho
Você está na linha de frente
Todos estão assistindo
Você sabe que é sério
Estamos nos aproximando
Ainda não é o fim

A pressão aumenta;você a sente
Mas você tem o que precisa;acredite

Quando você sair, levante, oh oh
E se você sair, levante, eh eh
De onde você vem?
Porque isto é África

Venha, venha; eh eh
Faça isto, faça isto, eh eh
De onde você vem?
Desta vez para a África

Ouvir o seu Deus;
este é o nosso lema
Sua hora de brilhar
Não espere em linha
E todos nós
As pessoas estão aumentando
suas expectativas
Prossiga e cumpra-as
Este é o seu momento
Sem hesitação

Hoje é seu dia, Eu sinto isso
Você abriu o caminho, Acredite

Se você descer, Levante oh, oh
Quando você começa para baixo, Levante eh, eh
De onde você vem?
Desta vez para a África

Venha, venha, eh eh
Faça isto, faça isto, eh eh
De onde você vem?
Isto me pertence, ah ah

Venha, venha, eh eh
Faça isto, faça isto, eh eh
Venha, venha, quem lhe chamou?
Desta vez para a África

Mas o sentido não passa de metáfora. A letra transformou um fato triste e trágico - morte dos soldados africanos - em um significado alegre - no caso, a África sediando a Copa do Mundo. A ironia é que a seleção de Camarões, de onde foi inspirada a letra, foi eliminada já na primeira fase.

Por outro lado, a seleção de Gana, tendo vencido os Estados Unidos nas Oitavas de Final, agora é a única oficialmente representada na música.

E, para finalizar, um pouquinho de Teoria da Conspiração: Na língua Fang, "Waka" significa "faça isto/obedeça". Algo equivalente como o "Just do it", da Nike, patrocinadora da Copa. Ohhhhhh!

sábado, 26 de junho de 2010

Me acorde quando setembro acabar...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7zpF1nTdlOQ

O belíssimo videoclipe acima, Wake Me Up When September Ends, da banda GreenDay é um desses momentos mágicos, unindo som e imagem, que considero quase um curta-metragem, pela força da letra (sua poética) e das imagens (igualmente fortes e com garnde conteúdo histórico e literário.
Revendo esse clip, tive a ideia de sugerir, via Educa Tube, aos professores de português, inglês e literatura, bem como aos de história e geografia, trabalharem seus conteúdos e competências com o alunado, pois o vídeo permite isso, tratar da tradução do clip original em inglês, bem como trabalhar com uma produção textual em sala de aula com jovens, a partir do que eles interpretaram da história.
Pode-se lidar com geografia, história, política etc por conta da história política, pano de fundo para a história de amor que é contada.
Enfim, uma atividade curta, tanto em tempo, como em formato, mas que pode ampliar horizontes de ambos, e aproximar professores e alunos, em apenas em 7 minutos e 11 segundos, que poderão durar muito mais que isso... Essa geração é muito vinculada à imagem, ao som, à dança, e isso os educadores precisam ter consciência, para elaborar estratégias de interação.
Uma atividade que poderá unir música, literatura, cinema, arte, cultura, história (por que o jovem personagem do clip precisa abrir mão de seu grande amor, por conta doutro amor, à pátria?) etc.
Para os professores de inglês, segue o link abaixo, com a versão original do videoclipe:

Green Day- Wake Me Up When September Ends

http://www.youtube.com/watch?v=KjNJmwwf7QA

O educador que quiser inovar, poderá inclusive pedir aos alunos que se reúnam em grupos e que editem um vídeo, usando o Movie Maker, por exemplo, em que estes usem fotos e imagens diversas (da web, da câmera digital, do celular...), aliadas a uma canção que gostem, colocando legendas, traduzindo a canção, etc.
Se quiser, podem adicionar esse vídeo ao You Tube, e de lá carregar o endereço para um blog da turma. Estarão todos trabalhando com produção textual, interpretação de texto, edição de vídeo e produção de conteúdo próprio, divulgando a outros, via mundo virtual (internet e blog).

Segue abaixo, vídeo aulas sobre como usar o Movie Maker (editor de vídeos do Windows) e o Kdenlive (editor de vídeos do Linux).

Windows Movie Maker - vídeo aula

Video aula - Kdenlive - editor de vídeos

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto Sítio Arqueológico Escola (2006-2007) - Blog da Arqueologia Náutica



É com satisfação que divulgo o blog ArqueoNau, editado pelo Rodrigo Torres, graduado em Oceanologia, Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural, mergulhador e viajante, para divulgar o Projeto Sítio Arqueológico Escola (2006 - 2007), no qual tive o privilégio de ingressar na turma de 2006; quando, além de atuar como multiplicador em informática educativa, coordenava o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vinculada à Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, coordenando conjuntamente o Projeto de Informática na Educação Especial, com parceria com os professores da educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo, onde está implantado o NTE.
Naquela época, participei desse incrível curso de extensão, promovido pelo Museu Náutico e o LEPAN (Laboratório de Arqueologia) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Trabalhando com tecnologia educacional e cursando na época a especialização em História do Rio Grande do Sul (FURG), tive como colegas de curso diversos acadêmicos da graduação de História e Oceanologia, também da FURG.
Nos slides acima, apareço em algumas fotos, e principalmente na última, como o "homem régua", literalmente dentro d'água, para auxiliar os colegas nas medições dos naufrágios depositados em terreno ao lado do Yacht Club do Rio Grande e do Museu Oceanográfico, tudo aproximadamente cerca de 500 metros do NTE e da Escola Barão, onde trabalho.
No referido projeto, tanto nas edições 2006 como 2007, enquanto coordenador do NTE, cedi o laboratório do mesmo, para as atividades envolvendo a digitalização e digitação de dados das referidas medições, num programa chamado Surfer, para criaçãod e uma imagem 3D do terreno e do dados observados in loco.
Rodrigo Torres desenvolveu um projeto inter e multidisciplinar, com uma fase teórica e depois uma prática, dando aulas de história da navegação e da construção náutica, cartografia, topografia, etc, em que os envolvidos precisavam trabalhar de forma colaborativa, usando GPS, teodolito, régua, etc. pessoas com formações e vindos de áreas diversas, dentro de um objetivo em comum: conhecer aspectos da arqueologia náutica, ainda mais que a região de Rio Grande - RS - Brasil, possui um histórico incrível de naufrágios em sua costa.
O Projeto Sítio Escola é uma dessas grandes ideias que poderia servir de exemplo a professores, de trabalho interativo e inter e multidisciplinar, com seus alunos, mesclando teoria e prática, a partir da realidade local.
Atualmente, Rodrigo Torres cursa doutorado Nautical Archaeology Program da Texas A&M University, Texas/EUA. E desejo a ele o mesmo sucesso em suas atividades que teve por aqui. agradeço a oportunidade de ter podido participar desse curso que muito me auxiliou a conhecer outras áreas que convergem para minha prática educacional.

Blog da Arqueologia Náutica (link)

Apresentação do blog, pelo próprio Rodrigo Torres (extraído do ArqueoNau):

O Projeto "Sítio Arqueológico Escola: Arqueologia Náutica" consistiu na realização de dois cursos de extensão envolvendo estudos teóricos e práticos dentro da linha de pesquisa da arqueologia náutica. O projeto foi realizado no âmbito das atividades de extensão da Universidade Federal do Rio Grande/FURG como resultado de uma parceria entre o Museu Náutico e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia/LEPAN.

Enquanto atividade de extensão, o projeto tinha a proposta de: a) contribuir para a formação de equipes multidisciplinares para o estudo dos sítios arqueológicos de naufrágio; b) informar a comunidade sobre o desenvolvimento da pesquisa arqueológica na universidade e suas aplicações; e c) envolver acadêmicos, docentes e a comunidade em geral para a preservação do patrimônio cultural náutico da cidade do Rio Grande.

A primeira campanha, realizada em 2006, totalizou 96 horas, enquanto a segunda campanha, em 2007, totalizou 72 horas de atividades, estendendo a proposta inicial do projeto com ações em outros sítios de interesse para a cultura marítima da cidade do Rio Grande. O eixo principal do trabalho, entretanto, concentrou-se no estudo da arquitetura naval como fonte de informação arqueológica e na aplicação das técnicas de registro arqueológico e levantamento patrimonial em zonas litorâneas.

Durante exposições teóricas e práticas dirigidas foram abordados os seguintes tópicos: construção naval em madeira, prospecção e registro arqueológico, desenho, escala e cartografia, história náutica regional, arqueologia da paisagem portuária e topografia. Ao final do curso, os participantes apresentaram um ensaio com suas reflexões sobre tema: “cultura marítima, paisagem e patrimônio cultural”.

Como resultado do trabalho também foram produzidos croquis planimétricos, altimétricos, fotografias e um banco de dados a partir do uso de diferentes técnicas disponíveis ou adaptadas de levantamento patrimonial e arqueológico.

Ficha Técnica:
Rodrigo Torres - coordenador e ministrante
Beatriz Thiesen - ministrante
Martial Pouguet - ministrante
Vanderlise Barão - ministrante
Luiz Alberto Silveira da Rosa - participante (2006)
Maritza Dode - participante (2006)
Natália Centeno - participante (2006)
Aline Kucera - participante (2006)
José Roig - participante (2006)
Felipe da Costa Dias - participante (2006)
Diógenes Magno Laube - participante (2007)
Ricardo Leite - participante (2007)
Maira Eveline Schimitz - participante (2007)
Luiz Fernando Porto da Silva - participante (2007)
Arthur Katrein Mora - participante (2007)
Samila Pereira Ferreira - participante (2007)

Agradecimentos:
Ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ªCRE.

Slides - Álbum Picasa:

http://picasaweb.google.com.br/116248603364816900870/ProjetoSitioEscolaSABSul_2008RodrigoTorres#slideshow/5479107350725436242

quinta-feira, 24 de junho de 2010

The Voca People


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=50MPFvCRBn0&NR=1

Indicação indireta, via twitter, de Sabrina de Oliva Kehl, graduada em Tecnologia em Processamento de dados, Especialização em Informática na Educação e Licenciatura em Informática, e editora do blog Tecnologia transformando a educação.
Trata-se de video com o grupo vocal The Voca People que não usa nenhum tipo de instrumento musical para fazer uma verdadeira sinfonia. A tecnologia aqui, só a gravação desse vídeo.
Comento com os professores/cursistas sobre o uso das TICs no ambiente escolar: Muitas vezes podemos utilizar a câmera digital, o celular, depois o editor de vídeos, You Tube, blog e tudo mais, apenas pra registrar e divulgar a sua prática escolar, que nem sempre precisa ter as TIcs como protagonista. Apenas como ferramenta coadjuvante do verdadeiro espetáculo que é o ato de ensinar e aprender em rede, seja a rede pública ou privado de ensino, seja na rede lógica da informática, seja através da rede social, conectada ou não ao mundo virtual.
Cabe ao educador - o mestre, ou Maestro, em espanhol - reger essa orquestra sinfônica que é o alunado, cada qual com uma aptidão para um instrumento, seja musical, teatral, esportivo, artístico ou cultural e transpor esse talento para um trabalho multidisciplinar, interdisciplinar, intertextual, colaborativo, educativo e social. É o que chamo de convergência total...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Visão Futura


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-fHI_5cewWc

O vídeo acima, produzido pela Microsoft, que mostra uma pequena visão do futuro que nos aguarda, assisti durante a apresentação de Emílio Munaro, Diretor de Educação da Microsoft Brasil, no Painel 1 - O Impacto da Tecnologia na Educação do Século XXI, no Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, ocorrido em 16/06/2010, em Porto Alegre - RS - Brasil.
Emílio Munaro mostrou aos presentes como o rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de lares; que a TV precisou de apenas 13 anos; a web, 5 anos, e o mp3, somente 3 anos.
Falou dos 3 modelos de uso dos computadores na educação:
- O conservador, com poucos computadores e atividades estáticas;
- O reformador, com baixa qunatidade de computadores, acesso mlehor a internet, 1 professor especializado responsável por tudo, atuando como multiplicador (o mais vigente);
- o transformador, com 1 microcumpoutador por aluno, PCs disctribuidos pela escola, acesso rápido, professores preparados e motivados, em que o multiplicador atua como Orientador Pedagógico.
Que o terceiro modelo, além de ideal, requer a integração da tecnologia no currículo escolar, com o fim do laboratório de informática, como utilizado atualmente, tornando-o um portal como mídia social, promovendo a integração aluno-professor-escola-comunidade.
Munaro ainda falou da questão da ligação entre o profissional com o pessoal (o que concordo, pois educador não é um "burocrata do saber", com dia, hora e local marcados para sua intervenção, já que a sua "pedagogia do exemplo" é constante, assim como sua qualificação deveria ser continuada); disse ainda que o currículo deve ser transformador; que a formação inicial do educador deve ser contínua, em serviço, promovendo a efetiva mudança de paradigma.
O vídeo acima serve como reflexão sobre o futuro que nos aguarda e a nessidade de lembrarmos aquela citação de Charles Darwin:

"Não é a espécie mais forte que sobrevive,
tampouco é a mais inteligente.
É a mais adaptável às mudanças."


Na questão das TICs no ambiente escolar e na própria sociedade, os que sobreviverão são justamente aqueles que souberem adaptar o currículo escolar e a sua vida profissional às mudanças que estão em curso (e que salvo algum hecatombe ou previsão fatalista), é um processo irreversível, da cada vez maior integração dos multimeios ao cotidiano, mudando os próprios paradigmas sociais e educacionais.
Reparem, no vídeo acima, entre as diversas possibilidades tecnológicas, o jornal do futuro, que poderá ser também uma unidade flexível de informação, transportando dados de um local para o outro. Incrível.

Observação: O Educa Tube agradece a colaboração de Eduardo Chaves, consultor na Educação e Tecnologia, e editor do blog Liberal Space, pela indicação da localização do vídeo acima, após contato via msn.
Gracias pela inestimável colaboração.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como será a Educação em 2020


http://www.youtube.com/watch?v=Uppyy6eRcBQ

Assistindo, dia 20/06/2010, na TV, a revista eletrônica Fantástico, da Rede Globo, Brasil, gostei demais da matéria sobre a cápsula do tempo, mostrando experiência feita por um professor de Curitiba - PR - Brasil, com seus alunos em 2000, pedindo que eles, reunidos na casa de uma das alunas, colocassem numa caixa de papelão suas expectativas para dez anos no futuro.
Agora, em 2010, foi aberta a caixa e grandes surpresas para ambos. Muitos planos não se concretizaram, muitos deles tomaram novos rumos. A que queria jornalista tornou-se advogada e por ai vai. Uma das moças, nessa viagem ao túnel do tempo, lembrou emocionada da menina que foi e lamentou não ter dado mais atenção aos pais e, especial, à mãe, que se foi, e de ter dado mais importância aos Backstreet Boys (banda popular à epoca, entre os adolescentes).
De fato, quando jovens, nem sempre damos importância aos conselhos de pais e professores, mas isso é normal, faz parte do que chamo de a "doce arrogância da juventude", quando acreditamos piamente que podemos fazer a diferença e mudar o mundo.
Este ano, o programa Fantástico refez a experiência, agora com alunos de escola do Rio de Janeiro, coletando seus depoimentos, material diverso e expectativa para daqui mais dez anos. Aguardemos 2020 para a abertura dessa cápsula do tempo.
Aproveito isso, para apresentar o interessante vídeo acima, Tecnologia en la educación, produzido pela Microsoft, projetando o futuro da própria educação, justamente para o ano 2020, a partir da expectativa de diversos pesquisadores.
Vale a pena conferir, e também elaborar com seus alunos e consigo mesmo essa experiência de prever o futuro, sem esquecer de valorizar o passado e viver o presente. Pais e professores detém o que eu denomino de "A pedagogia do exemplo", que embora nem sempre seja percebida pelo filho/aluno no instante vivido, é recuperada em toda a sua intensidade, tempos depois. O importante é plantar no presente as sólidas e profundas raízes da educação para o futuro.

domingo, 20 de junho de 2010

Special Games: um blog educacional colaborativo



Fonte: http://specialgamess.blogspot.com

A imagem acima é do blog educacional e colaborativo Special Games, uma bela ideia da coleg'amiga Elisângela Zampieri Panisson, educadora de Curitibanos - SC - Brasil e editora do blog Sobre Educação.
O objetivo do blog é ser "Um laboratório de aprendizagem organizado por educadores de forma colaborativa. Jogos e softwares utilizados como recursos para o desenvolvimento de habilidades afetivo-emocionais, motoras e cognitivas como as funções mentais superiores e as estruturas de pensamento, especialmente de pessoas com deficiência intelectual".
A professora Elis convidou alguns de seus colegas do mundo virtual, para participar do blog, dentre eles, eu também, o que me trouxe uma grande satisfação de poder trabalhar colaborativamente em mais um blog educacional.
Atualmente, o blog é composto por: Elis Zampieri, Karyne Scheffmacker, José Roig e Ivanise Meyer.
Mas, os integrantes aceitam sugestões de outros jogos educacionais, que educadores e visitantes considerem interessantes para a utilização no espaço escolar. Para isso, basta indicar o link para o jogo, utilizando o espaço para comentários do blog.

Abaixo, link para o blog:

SPECIAL GAMES

sábado, 19 de junho de 2010

A vida intertextual: fantasia e realidade (Na'vis e Pataxós)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2MIvbG5u1l0&feature=related


Imagem acima: N'avi do filme Avatar.
http://cinemacomrapadura.com.br/imagens/2009/11/avatar-new-poster-423x600.jpg


Foto: Índia pataxó, no programa Globo Ecologia, exibido em 19/06/2010.

Pandora, do filme Avatar, lembra e muito a aldeia pataxó, no Brasil.
A vida da na'vi remete muito a vida da índia pataxó. Ambos, ficção e realidade se comunicam com questões atuais: meio ambiente, exploração, sustentabilidade, cultura, aculturação, preservação e defesa da terra e dos recursos natuaris, comunidades e minorias que sofreram e/ou sofrem com a violência do opressor, que tanto pode ser o colonizador de 1500 em diante, ou algum fazendeiro e/ou empresário sem essa consciência histórica e social, no sul da Bahia (ou em qualquer parte), no século XX e atualmente.
Essa intertextualidade ocorreu, por acaso - embora, como repita sempre: nada é por acaso, nem mesmo o acaso -, a partir de conversa, em 18/06, com a colega, profª. Eliane Duarte Cunha, do CPA, da EEEF Barão de Cêrro Largo (Rio Grande-RS-Brasil), falando sobre cinema 3D.
Ela comentou que com o filme Avatar, de James Cameron, pode-se trabalhar com diversos temas em sala de aula/vídeo com os alunos: meio ambiente, questão indígena, história, arte e cultura, etc.
Concordo plenamente, tanto que no dia 19/06/2010, de manhã cedo, enquanto aguardava para proferir palestra sobre Tecnologia educacional e ambientes de aprendizagem em rede, aos professores da EMEF Frederico Ernesto Buchholz, em Rio Grande - RS - Brasil, assistia na TV o programa Globo Ecologia, a respeito da história da aldeia indígena pataxó, em Porto Seguro, sul da Bahia, Brasil, quando fiz imediatamente um link com o filme Avatar, por conta das interrelações entre cinema e realidade.
Na verdade, como sempre, é a arte que imita a vida e nem sempre o contrário.
O filme de James Cameron é universal, tanto que várias minorias, como palestinos, já se pintaram de azul para se dizer, de certa forma também na'vis, no que tange a opressão que sofrem, num mundo muito centrado ainda na questão da exploração dos recursos naturais e violência contra povo situados em tais locais, usando da força extrema para conseguir seus objetivos.
O programa Globo Ecologia, veiculado no sábado, dia 19/06/2010, é uma belíssima produção para se trabalhar em conjunto com o filme Avatar, junto ao alunado e até a comunidade escolar em geral.
O programa Globo Ecologia, mostra a luta de três índias da reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, sul da Bahia, Brasil, para preservar a terra e a cultura dos pataxós, e da criação em 1998 da Associação Pataxó de Ecoturismo. Os turistas participam de ritual de integração dos índios como o homem branco. Da luta da aldeia, desde sempre para proteger a terra e seus habitantes e também os recursos naturais. Do resgate histórico e cultural.
Unir fantasia e realidade, eis uma grande forma intertextual de passar conteúdo pedagógico, tanto por professores de história, como outros mais...
A vida é intertextual, e o cinema, uma das formas de estabelecer esse diálogo universal...

Observação: Episódios do Programa Globo Ecologia podem ser acessados através do canal Futura, via seu canal virtual, o Futuratec.

"Futuratec, é serviço criado pelo canal Futura para disponibilizar gratuitamente para download boa parte de seu acervo de programas. São cerca de 700 episódios na íntegra, num formato de arquivo que pode ser gravado em disco para exibição em aparelhos de DVD, facilitando o uso educativo para grupos e turmas que nem sempre têm acesso amplo e permanente a computadores com internet.

Estão disponíveis episódios completos de séries como Passagem Para, Ética, Globo Educação, Globo Ecologia, Globo Ciência, Um Pé de Quê?, Chegados, Tempos de Escola, Dom João no Brasil e muitos outros. Estes conteúdos produzidos pelo Canal Futura podem ser ferramentas úteis para o educador."


Lá é possível buscar, baixar, gravar e compartilhar.

Pode ser acessado pelo link abaixo:

FUTURATEC

www.futuratec.org.br

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A visão dos estudantes de hoje


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ScxmSy4TlqI

O vídeo acima, foi indicação da profª. Marta Voelcker (que conheci de vista durante a 9ª WCCE - julho/2009 -, em Bento Gonçalves - RS - Brasil), Presidente da Fundação Pensamento Digital, apresentado durante o Painel 3 - Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, no Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, ocorrido em 16/06/2010, em Porto Alegre - RS - Brasil.
Uma das coisas que sempre comento com amigos e colegas, e colegas que se tornam amigos, no Planeta Educação, é que para podermos desenvolver atividades, projetos e estratégias bem sucedidas junto ao alunado, é preciso, antes de tudo, nos incluirmos no universo dessas "tribos", estabelecer um contato imediato, um diálogo que gere uma comunicação ampla e efetiva.
A educação, muitas vezes, avançou profundamente na teoria, mas nem sempre consegue o devido reflexo em uma prática aliada a esse discurso.
Saber o que pensa, faz, imagina o jovem, cada vez mais, vivendo no mundo digital, é o grande desafio do educador do século XXI. Tornar-se um mídia-educador como disse Pier Cesare Rivoltella (Revista Nova Escola, março, 2007).
Um vídeo para provocar e refletir. Um reflexo do cotidiano escolar.

Apresentação do vídeo no You Tube:

A criança hoje fica confusa ao entrar num ambiente que remonta ao século 19 que caracteriza a estrutura educacional onde a informação é escassa, porém ordeiramente enfileirada em seus fragmentos, com os assuntos classificados em padrões e agendas. (Marshall McLuhan 1967).

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Apresentação TBoom


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=PkGQGi4jjik

A incrível e criativa apresentação acima, intitulada TBoom, assisti durante o Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania, ocorrido em 16/6/2010, em Porto Alegre - RS - Brasil, no lançamento do Programa Jovem Digital, pelo Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria Estadual da Educação.
Participei como integrante de Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual, o NTE Rio Grande/18ª CRE.
Um vídeo apresentado por Rubens Saldanha, Gerente de Educação da Intel Brasil, durante o Painel 1 - O Impacto da tecnologia na Educação do Século XXI, no acima citado seminário, e que serve para professores e alunos, pais e filhos refletirem sobre as variadas formas de comunicação no mundo atual. Um pouco da história das comunicações, do tempo dos pais/professores ao dos filhos/alunos.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Home - A Terra é o nosso lar



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SWRHxh6XepM&feature=related

O vídeo HOME é um inestimável material para todo o educador ambiental.

Para assistir ao incrível documentário intitulado HOME, com impressionantes e belas imagens aéreas, mundo afora, basta clicar no link abaixo:

HOME

Apresentação do documentário de 1h 33 minutos (versão espanhola), e já assistido, em sua versão em inglês, por mais de 7 milhões de pessoas:

"Estamos viviendo un periodo crucial. Los científicos nos dicen que solo tenemos 10 años para cambiar nuestros modos de vida, evitar de agotar los recursos naturales y impedir una evolución catastrófica del clima de la Tierra.
Cada uno de nosotros debe participar en el esfuerzo colectivo, y es para sensibilizar al mayor número de personas que realizé la película HOME.
Para que esta película sea difundida lo más ampliamente posible, tenía que ser gratuita. Un mecenas, el grupo PPR, permitió que lo sea. Europacorp que lo distribuye, se comprometió en no tener ningún beneficio porque HOME no tiene ningún interés comercial.
Me gustaría que esta película se convierta en vuestra pelicula. Compártelo. Y actúa.
Yann Arthus-Bertrand"

HOME (versão em inglês)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Educação: as 10 coisas que não se deve fazer como pais ou educadores

As dez coisas que você não deve fazer em uma reunião com a professora

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Vk3p9QeNFt8


As dez coisas que um professor não pode fazer


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RYpcLD-mK-0&feature=related

Os dois divertidos vídeos acima, indicação do prof. Reinaldo Nishikawa, conheci durante o curso de extensão "Universo Midiático no Contexto Escolar", promovido pela Unopar - Universidade Norte do Paraná. Curso este que trata do uso das mídias em geral no ambiente escolar.
Para que educadores, pais, filhos e alunos avaliem se tem ou são como alguns desses personagens retratados nos referidos vídeos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Circuito Tela Verde II, um canal de vídeos socioambientais no You Tube


Fonte: http://www.youtube.com/user/circuitotv2

Descobri o Circuito Tela Verde, uma iniciativa dos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente do Brasil, através da amiga Ieda Maria Duval de Freitas, professora da rede pública estadual, educadora ambiental, Mestre em Educação Ambiental e minha colega no Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG), em Rio Grande - RS - Brasil.
Ieda me mostrou algumas mídias com os vídeos do I Circuito Tela Verde.
Por indicação de seu marido José Vicente Freitas, entrei no portal do MMA e descobri o projeto Sala Verde e blog de mesmo nome (abaixo):

Blog do Projeto Sala Verde

Dali, achei link para o blog do II Circuito Tela Verde (link abaixo), descobrindo também o Canal de Vídeos no referido, no You Tube.

Blog II Circuito Tela Verde

II Circuito Tela Verde, no You Tube

Iniciativas como essa precisam ser comemoradas, divulgadas e parabenizadas, de socializar essas informações de grande valia para os educadores ambientais e para toda a sociedade. Por favor, repassem essa informação. E ampliem essa rede socioambiental.

domingo, 6 de junho de 2010

FerramentasBlog.Com


Descobri, via Twitter, o FerramentasBlog.Com, cujo editor é o Marcos Lemos.
Como o próprio nome indica, o FerramentasBlog.Com traz uma série de dicas sobre como tornar o blog original e relevante.
Ainda estou explorando o conteúdo, mas gostando das indicações, vídeos e demais informações disponibilizadas no blog, pelo Marcos Lemos.
Sou um blogueiro educacional que devo muita de minha prática na formação de outros educadores, a partir da interação com outros blogueiros educacionais, mundo afora, e agora também via Twitter. (Quem quiser me acompanhar no microblog basta clicar AQUI.)
O blog, pela facilidade de criação e uso, considero é uma das grandes ferramentas de interação que o professor e a escola possuem com seus alunos e comunidade, neste século XXI.
Na minha lista de blogs educacionais existem diversos educadores que me são referência por conta de suas reflexões, atividades e outras informações que socializam aos colegas e amigos, via mundo digital, como um imenso banco de dados educaiconal á disposição de qualquer um.
Diante disso, poder incrementar o blog, com uma série de recursos tecnológicos, é uma outra forma de incentivar o uso de blogs na educação.

Abaixo, link para o blog indicado:

FERRAMENTASBLOG.COM

terça-feira, 1 de junho de 2010

Os 7 desafios da Educação para o futuro



Fonte: javascript:{(new Image()).src='http://www.slideshare.net/pingback/homepageplayerhits/4342781?ver=3&rel=0&ref=' + encodeURIComponent(document.location.href);void(0)}

A apresentação de slides, acima, de autoria de Cíntia Vanesa Dias, foi indicação indireta, via twitter, do coleg'amigo Robson Garcia Freire, educador e editor do blog Caldeirão de Ideias, do NTE Itaperuna - RJ.
Os 7 desafios da educação, de fato, são situações que os educadores do século XXI se encontrarão e precisarão superar, com colaboração entre seus pares e alunos, procurando também produzir conteúdo próprio e não apenas reproduzindo material de terceiros. Blog, twitter, msn, celular e outros multimeios são algumas das desafiadoras possibilidades multifocais e multifuncionais que se apresentam no meio escolar, manipuladas por alunos, mais com enfoque de passatempo, quando poderiam ser apropriados pelos professores, como mais uma ferramenta de apoio a sua prática escolar.
A vida é feita de desafios, e o maior deles é justamente saber bem viver em sociedade.