quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pequenos Leitores


http://nossospequenosleitores.blogspot.com

Caros amigos, colegas, visitantes, seguidores e colaboradores do blog Educa Tube, indico e recomendo a todos a visita ao blog Pequenos Leitores (imagem acima, link abaixo), que descobri via Twitter, e que é uma bela iniciativa de Samantha Shiraishi, jornalista e blogueira de São Paulo - SP - Brasil, e editora também dos blogs Me Adiciona e A Vida como a Vida quer.
Sempre digo aos meus amigos que devo muito do que sou aos meus "amigos de papel", aos poetas e escritores que me acompanham e me aconselham, desde comecei essa jornada ao Mundo da Leitura, quando - por linhas tortas ou não - tornei-me também escritor e poeta.
Minha mãe, professora apoesentada, foi uma de minhas grandes incentivadoras no hábito da leitura, além de algumas professores de Português e Literatura, e aí está uma receita clássica e infalível para a emancipação de alguém: a família, a escola e os livros... União estável perfeita...
Toda iniciativa que desperte para o hábito da leitura, da arte e da cultura, encontrará no Educa Tube e em seu editor um fervoroso divulgador.
Afinal, somos muito o fruto do que lemos, seja no papel ou ao redor. Somos todos leitores de mundo, e influenciamos e somos influenciados por nossos "leitores", sejam eles filhos ou alunos...

PEQUENOS LEITORES

Essa frase, retirada do blog Pequenos Leitores, e atribuída a Albert Einstein, é emblemática:

"Se você quer que seu filho seja brilhante, conte a ele conto de fadas. Se você o quer muito brilhante, conte a ele ainda mais contos de fadas.”


http://www.historiasdealice.com.br

Conheçam também outro belo projeto - que descobri igualmente via Twitter de SelmaBit -, que promove a inserção cultural (e social), unindo literatura, cinema e fotografia, chamado Kombi Alice (imagem acima), no link abaixo:

Kombi Alice: projeto promove inserção cultural

Conforme a notícia:

"A bordo da kombi apelidada de “Alice”, o casal Franco e Inês viajam, desde maio, pelo interior do país para incentivar a inserção cultural de comunidades do interior do Brasil, em três linguagens: literatura, cinema e fotografia. A aventura pode ser acompanhada pelo site do projeto".

HISTÓRIAS DE ALICE

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Educopédia



"A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais que podem ser feitas por alunos sem a ajuda de outras pessoas ou utilizadas por professores dentro das salas de aula. Alunos e professores poderão acessar as aulas de qualquer lugar e a qualquer hora. Os professores poderão fazer o download dos planos de aula e dos PPTs das estruturas das aulas digitais. Cada aula digital cobre temas, competências e habilidades das orientações curriculares da SME. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem a 32 semanas de dias letivos.
- As atividades do plano de aula incluem atividades presenciais e virtuais. As atividades virtuais incluem exercícios, vídeos, animações, podcasts, jogos e outros recursos educacionais abertos que podem ser encontrados na internet e são relacionados ao tema da aula".



Educopédia

==> Educopédia por uma Educopedista

(Raphaella Marques de Carvalho*)

O projeto Educopédia nasceu com Rafael de Carvalho Pullen Parente que plantou a semente em 2010 nas principais instituições brasileiras tais como: MEC, SME RJ, Oi, UFRJ, Fundação Roberto Marinho, Cultura Inglesa, Nova Escola, entre outros. E expandiu até entrar em nossas vidas entre abril e maio e tem sido uma segunda vida para muitos professores, pelo menos para mim. A dinâmica de trabalho é online e o email, twitter e blog são os meios de comunicação entre membros.
Acredito que a proposta será um sucesso entre os alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro a partir de agosto, porém, já vejo uma grande vitória no processo que antecede o laboratório de informática. Observo nos bastidores a euforia, animação e renovação entre os professores e toda a equipe pedagógica e técnica.
Seja para quem vai se aposentar ou quem está entrando no magistério do Rio de Janeiro, no meu caso, é uma movimentação de sentimentos e trocas de experiências que nunca vi numa equipe que trabalha virtualmente.
Acho que a integração e união são à base desse sonho de quebrar paradigmas, de ser o beija-flor na floresta em chamas e de ser o autor desse tempo na história desses alunos. Flexibilidade e dinâmica são as almas dos professores que vêm aprendendo e reaprendendo constantemente, que vivem online nas noites, madrugadas e finais de semana, atuantes e vivos para construir uma nova perspectiva na educação.
É um grande momento de fazer a diferença. Se vai dá certo, não sabemos. Trabalhamos com pessoas e enfrentamos diversas questões, mas a esperança é a força para que nosso objetivo se concretize. Educopédia está sendo feito com muito carinho e competência e está chegando. Em breve!

*Professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro – E.M.Renato Leite, produtora de aula da Educopédia e moderadora do Blog da Educopédia (http://educopedia2010.blogspot.com).

Email: raphaellaclio@gmail.com / twitter: bellacllio

Observação do Educa Tube:

Conheci a proposta da Educopédia, via Twitter, através da própria Raphaela, e desde os primeiros comentários da mesma, essa ideia me interessou, principalmente para divulgar a outros educadores, via blog.
Cada vez mais tenho a consciência de que iniciativas como essa, de criar bancos de dados e de produção do e para o ambiente escolar, disponibilizando ao próprio educador, alunado e determinada comunidade é o futuro da própria Educação, incentivando o trabalho colaborativo entre educadores e este, entre seus alunos. Socializar o conhecimento além dos muros da escola, utilizando-se dos multimeios como forma de reprodução e de produção de material educacional próprio, particular, incorporando ferramentas como orkut, twitter, msn, etc é mais que um desafio; no futuro, será uma necessidade ao mídia educador - aquele professor que se apropria das hipermídias de forma colaborativa com seu alunado.
A Educopédia é uma dessas iniciativas que merece ser divulgada.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Pedacinhos - Feliz Dia do Amigo!


Fonte: http://blogosferamarli.blogspot.com/2010/07/um-presente-no-dia-do-amigo.html

A bela apresnetação de slides acima, importei do blog Blogosfera Marli, que tem como editora a coleg'amiga Marli Fiorentin, professora de Nova Basano - RS - Brasil.
Marli fez uma bela homenagem ao Dia do Amigo, no mesmo dia que aniversaria seu filho Tadeu. Casualmente, meu pai José Américo, também completa mais um aniversário neste da 20/7.
Dedico o vídeo acima a todos os colegas que colaboram com o blog Educa Tube e com o seu editor, através de indicações, comentários, e que por conta disso tornaram-se também grandes amigos.

Vejam a homenagem de Marli ao filho, no link abaixo:

Um presente no dia do amigo

Um presente pro meu pai, foi a cerca de três anos atrás criar para ele um blog, para divulgar sua vida e obra, já que ele é um artista plástico. Vejam link abaixo:

Olhar Virtual - Vida e Obra de Zeméco

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sawabona / Shikoba - Novo Jeito de Amar


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=iXfwvulfghE

A belíssima apresentação de slides acima, assisti neste 19/07/2010, durante a Jornada Pedagógica da EEEM Engº Roberto Bastos Tellechea, em Rio Grande - RS - Brasil, antes de minha palestra sobre "Tecnologia Educacional e os ambientes de aprendizagem em rede", proferida aos professores, funcionários e equipe diretiva da referida escola.
A profª Luciane Longaray, responsável pelo convite para minha palestra, foi quem mostrou aos presentes o vídeo Sawabona, que encontrei uma variante no You Tube (vídeo acima).
A mensagem é poderosa e as imagens complementam o belíssimo texto atribuído ao médico psicanalista Flávio Gikovate.
Sawabona significa: "Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim"; já Shikoba representa: "Então eu existo pra você".
Bela mensagem para reflexão e motivação.

Comentando no Twitter, a respeito desses slides, recebi a contribuição de Alena Sansil, de outra versão da mesma apresentação, conforme abaixo:


Fonte: http://www.authorstream.com/Presentation/Maukaviano-170641-sawabona-shikoba-relacionamentos-amor-reflex-africa-psicologia-spiritual-inspirational-ppt-powerpoint/

Também, via Twitter, a coleg'amiga Marli Fiorentin, professora de Nova Bassano - RS - Brasil, e editora dos blogs Blogosfera Marli e Tecnologias em Educação, entre outros, indicou-me uma outra versão de Sawabona, conforme link abaixo:

Pausa para meditação

Enfim, variações sobre o mesmo tema, promovendo a reflexão e a motivação, dentro e fora do ambiente escolar. Agradeço a todos pela colaboração, objetivo principal deste blog.

domingo, 18 de julho de 2010

Aprender e ensinar


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GOiJGPUqEsk&feature=youtu.be

O vídeo acima, considero uma grande lição de vida de Francisco de los Rios, educador, natural de Ronda, província de Málaga, Espanha. Uma lição que serve de exemplo a outros educadores, pela sua história de vida unindo educação, arte e cultura), e foi indicação indireta, via Twitter, do prof. Jarbas Novelino, editor do blog Boteco Escola, que considero um grande espaço virtual de aprendizagem. Considero também Novelino como um daqueles educadores que influenciam outros educadores, por suas análises e reflexões instigantes sobre os mais variados temas, como: TICs, educação, arte, cultura e sociedade em geral.
Antes de nos aventurarmos na grande expedição do ensinar, precisamos sempre de disposição redobrada para aprender - aprender a ler o mundo ao redor, nesse grande livro da vida, que nos faz virar uma página por dia - que é um processo contínuo e que dura toda vida e mais um pouco.

Leiam também, outra indicação do prof. Jarbas Novelino, via Twitter:

Aprender e ensinar em tempos de internet

sábado, 17 de julho de 2010

A Chave Mágica: cinema e educação


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gv-JOeoLMWk

O vídeo acima, cena inicial do filme A Chave Mágica (The Indian in the Cupboard, título original, EUA-1995), é sobre um garoto de 9 anos, chamado Omri (Hal Scardino), que um dia, no seu aniversário ganha alguns presentes, dentre eles um guarda-louças e um boneco de índio. A mãe do menino encontra a chave do armário, junto a outras tantas chaves velhas em uma lata.
Na primeira noite, Omri é despertado por um estranho som, vindo do armário. Ao abrí-lo, se depara com uma cena surpreendente: o índio Iroquês está vivo. Ele se chama Pequeno Urso (Litefoot) e acredita que tudo aquilo é um grande sonho.
Num dos diálogos mais emblemáticos do filme, índio e menino se contradizem:

Pequeno Urso: Não sou pequeno, você que é grande.
Omri: Não sou grande, você que é pequeno.

Esta cena remeteu-me a questão espacial e temporal entre professores e alunos, pais e filhos. Cada qual tem a sua proporção, visão e perspectiva de espaço e de tempo.
Viver é saber dialogar com o espaço-tempo, pois somos todos nele, meros passageiros. E em determinada fase da vida somos o menino ou o índio da nossa história particular, diante de outrem.
Encaro esse filme como a grande metáfora do poder da imaginação, que nos dá literalmente vida aos nossos sonhos, acordados ou não...
Quando o amigo de Omri, Patrick (Rishi Bhat), traz um boneco de cowboy Boo-hoo Boone (David Keith), pedindo que aquele faça o mesmo, dando-lhe vida, as confusões se iniciam entre o índio e o cowboy. Quando o índio se machuca, construindo a própria óca, Omri dá vida a um soldadinho da Primeira Guerra Mundial Tommy Atkins (Steve Coogan), que é enfermeiro. Todos os bonecos, quando "revividos", trazem em si a memória das coisas que são ou que representam, e forçam aos meninos a pesquisarem um pouco da História de cada um para poder conviver com ambos.
Um exercício fundamental ao bom educador, de conhecer seu alunado, para com base nisso, estabelecer estratégias de interação.
Como educador e pai, tento muito saber o que gosta meu filho e/ou os alunos com os quais desenvolvo em parceria projetos de aprendizagem, junto com seus regentes de classe.
Conhecer o mundo dos "pequeninos" é de certa forma usar a nossa "chave mágica", para dar vida àqueles que fazem parte de nosso entorno. Prefiro alunos de carne-e-osso, que dialogam comigo, do que meros bonecos sem vida, que apenas me ouvem sem nada dizer. E nesse diálogo, minha chave mágica me faz adentrar no seu mundo, ao invés do contrário. Acredito que cabe ao professor do século XXI sair de seu guarda-louças e viver no mundo de seus alunos, em que as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) são parte de sua identidade. Orkut, msn, twitter, blog, celular, e outros mecanismos de ampliação das redes sociais são fundamentais para que os professores dialoguem com seus alunos e com outros educadores, mundo afora... E não apenas isso, o livro didático e o livro de literatura, o rádio, a televisão e outras tecnologias podem também proporcionar essa interação entre pessoas de mundos diversos...
A Chave Mágica é mais que um filme, de apenas 96 minutos, com direção de Frank Oz e roteiro de Melissa Mathisson. Considero-o como um grande recurso audiovisual, que se presta a diversas interpretações e serve a diversas disciplinas no ambiente escolar: História, Geografia, Ciências, Matemática etc. Dois ou mais professores podem reunir suas turmas e horários para mostrar aos alunos o filme, interrompendo ou deixando para refletir sobre o mesmo ao seu final, dentro de seu conteúdo e competência.
Pequeno Urso, quando indagado por Omri o que fazia quando veio ao seu mundo, disse que estava na floresta com seu sobrinho, um menino da idade dele, para que o mesmo aprendesse a ser homem. Um rito de passagem essencial entre professores e alunos, pais e filhos, atravessarem juntos a floresta dos dias, ensinando-os a como ingressar no mundo dos adultos, cada qual com a sua chave mágica...
Numa das cenas mais curiosas do filme, Omri é assaltado por um menino maior, que usa um cabelo estilo moicano, e o menino que deu vida ao pindio e incorporou alguns de seus valores, grita ao seu agressor que ele não merece usar aquele cabelo, numa típica postura ética.
Enfim, um filme de 1995, que continua belo, atual e motivador...

Observação do Educa Tube:

Alguns que assistem ao filme A Chave Mágica, tem sua memória cinematográfica remetida automaticamente aos filmes Uma Noite no Museu (2006) e Toy Story(1995).
A Chave Mágica é bem anterior a Uma Noite no Museu e foi lançado nos EUA no mesmo ano de Toy Story.
Abaixo, versão completo de A Chave Mágica, encontrada no You Tube:

quinta-feira, 15 de julho de 2010

TV Escola: Kika e a série "De onde vem...?"

Kika - De onde vem o arco-íris?

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=vZDm61sZV0U&feature=PlayList&p=23C51D4CF2D7EA05&playnext_from=PL&playnext=1&index=3

Kika - de onde vem a energia elétrica?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GJChpyiP--Y&feature=related

Kika - De onde vem o vidro?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L7NJeu2isj0&feature=related

Kika - De onde vem o ovo?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KufQ0LHypHU&feature=related

Kika - De onde vem o pão?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9SmybztKMLU&feature=related

Kika - de onde vem a televisão?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3nC_QF7u24o&feature=related

Kika - De onde vem o livro?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=CfOPxJXGv8g&feature=related

Vídeos acima, disponibilizados no You Tube, da série Kika - De onde vem..., produção da TV Cultura e divulgação da TV Escola.
Indicado para as séries iniciais do ensino fundamental, podendo ser encontrada toda a série no You Tube, através dos vídeos relacionados a cada um.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ícarus (do mito ao cotidiano)



Fonte: Porta Curtas Petrobras

Projeto Curta Na Escola (espaço para o professor se cadastrar e poder usar o material no ambiente escolar), conforme endereço abaixo:
http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/identifique_se.asp

O vídeo acima, intitulado Ícarus, "é curta-metragem de animação em 3D, cujo visual é baseado em contos infantis. Fala sobre Ícarus, um garoto de 4 anos que vive numa grande cidade e se sente só, pois seus pais trabalham muito".

Com uma proposta de trazer a mitologia grega para o cotidiano atual, é um vídeo que pode ser usado por diversos educadores (sejam professores ou pais) com seus alunos (ou filhos).

Uso Pedagógico:

Aplicabilidades

Disciplinas/Temas transversais: Ciências, Filosofia, Língua Portuguesa, Outras, Psicologia
Faixa Etária: de 10 a 14 anos, de 7 a 10 anos
Nivel de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II

Pareceres Pedagógicos: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais

Pais e Filhos: Sempre próximos
Disciplinas: Ciências, Filosofia, Língua Portuguesa, Outras, Psicologia
Nível de Ensino: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II
Autor: João Luís de Almeida Machado

Ficha Técnica

Roteiro Victor-Hugo Borges Animação Victor-Hugo Borges Edição de som Míriam Biderman, Ricardo Chui Direção de produção Mayra Lucas Produção Executiva Ana Alice de Morais, Michele Lavalle Montagem André Francioli Música Alexandre Bischof

Prêmios

Melhor Direção de Arte no Festival Audiovisual Mercosul 2007
Melhor Direção de Arte no Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão 2007
Melhor Direção de Arte no Granimado Festival Brasileiro de Animação 2008

Festivais

Anima Mundi 2008
Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro 2007
Festival de Cinema Iberoamericano de Huelva 2008
Festival do Rio 2007
Festival Internacional de Cinema Infantil 2008
Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2007

Observação do Educa Tube:

Ícarus, lembrou-me do livro Um rio que veio da Grécia, do prof. Cláudio Moreno, que também une a mitologia grega ao cotidiano atual, através de criativas e reflexivas crônicas.

O curta-metragem Ícarus, foi indicação, via Twitter, do prof. João Luís A. Machado - residente em São José dos Campos - SP, e editor do Curta na Escola, do blog Escolhendo a Pílula Vermelha e Cinema de Primeira.
João Luís é também escritor e Consultor em Educação; Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie (SP); graduado em História pela Univap; Membro da Academia Caçapavense de Letras; editor do Curta na Escola (www.curtanaescolar.org.br); professor no Sistema Poliedro de Ensino e na Faculdade Bilac/Etep.
Conheci o trabalho de João Luís, através do Planeta Educação, onde atualmente atua como consultor pedagógico. Suas resenhas e propostas pedagógicas sobre filmes no ambiente escolar serviram também de suporte ao projeto Cinema no Caldeirão, do coleg'amigo Robson Freire, educador do NTE Itaperuna - RJ - Brasil, e editor do blog Caldeirão de Ideias, que aos sábados divulga um filme com proposta educacional.

Propostas que unem arte, cultura, educação, tecnologia e sociedade no ambiente escolar.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Alma


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=irbFBgI0jhM

A bela e criativa animação acima, descobri por acaso no You Tube, e embora não indique para as séries iniciais, por conta de seu final surpreendente (que não pretendo adiantar aqui), serve como grande metáfora dos Tempos Modernos.
Lembrou-me uma frase que escrevi, num contexto educacional e tecnológico, dentro de uma postagem no meu outro blog educacional, o Letra Viva do Roig, com o seguinte teor: "Precisamos humanizar a máquina e não robotizar as pessoas".
Precisamos preparar alunos e até professores para o uso adequada da informática no ambiente escolar, como ferramenta a mais de integração de mundos diversos (aluno/professor; pais/filhos). As TICs são recursos incríveis de informação, comunicação, divulgação, reprodução e produção de material próprio, disponibilizado na aldeia global, via blogs, sites, twitter etc; desde que utilizadas com planejamento e colaboração.

Ficha técnica da animação ALMA:

Escrito e dirigido por: Rodrigo Blaas-
Produzido por: Cecile Hokes-
Música: Mastretta-
Diretor de Arte: Alfonso Blaas-
Programador da Iluminação: Jonatan Catalán-
Supervisor Técnico da Modelagem: Jaime Maestro -
Design de Modelagem: Bolhem Bouchiba, Carlos Grangel,
Sergio Pablos, Santi Agustí-
Animação: Daniel Peixe, ManueBover, Remi Hueso-
Efeitos Sonoros: Tom Myers e David Hughes-
Coordenador de Pós Produção: David Heras-
Agradecimentos especiais: Keytoon, Next Limit, UserT38-

Todos os créditos: almashortfilm.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Caius Zip - O Viajante do Tempo


A imagem acima, é da página inicial do portal Caio Zip - O viajante do tempo, uma criativa e original produção da professora e escritora Regina Gonçalves, autora do livro D PEDRO II e O JORNALISTA KOSERITZ da série CAIO ZIP - o viajante do tempo, que relaciona História, arte, ciência, enigmas como MALBA TAHAN. O Viagem no Tempo mescla Historia Mundial e do Brasil e Desafios Matemáticos, formando a Série de livros Caio ZIP.

Abaixo, link para o referido portal:

CAIUS ZIP - O VIAJANTE DO TEMPO

Conforme consta da apresentação da própria autora, em seu portal:

A ideia principal da série é mostrar a história mundial feita pelos grandes homens e como a matemática e outras matérias foram importantes em suas decisões. Caio Zip é um jovem que participa das descobertas e das grandes batalhas, a cada aventura amadurecendo e aprendendo que para sair das encrencas tem de usar o seu maior poder, que mesmo sem perceber ele usa muito bem: o poder da dedução!

A proposta da série é divertir, educar e atiçar a curiosidade do leitor. Além disso, é multidisciplinar, pois combina diversos campos do saber, tais como: história mundial, arte, filosofia e ciências. E a matemática está sempre presente na solução de enigmas, na tomada de decisões em batalhas épicas e durante a investigação de um mistério.


Sobre a autora:


Acima, mapa da cabeça da autora.

Regina Gonçalves é formada em matemática e pós-graduada em Análise de Sistemas.

Trabalhou durante um tempo em informática e deixou a profissão para se dedicar à criação de suas duas filhas. Com o passar dos anos, descobriu uma maneira muito divertida para incentivar suas meninas ao gosto não só da leitura e da arte, mas também do estudo da matemática.

Ao se dedicar a ensinar crianças e adolescentes, e como muitos deles tinham horror à matemática, foi descobrindo sua veia de escritora ao elaborar um livro onde incorpora o estudo de história ao de matemática. As histórias foram crescendo e tomaram a forma de uma série. Contagiada de vez, já tem dez livros completos.

A partir dos últimos livros da série, Regina tem trabalhado para que a série tome uma forma mais densa com os personagens mais complexos e humanos, mostrando não só sua participação na história mundial, mas suas razões e conflitos psicológicos. Caio embrenha-se nas suas próprias dúvidas e ansiedades e tenta compreender o mundo e os tempos que o cercam.

A palavra compreender vem do latim "compreendere," significa:

colocar junto todos os elementos de explicação, ou seja, não ter somente um elemento de explicação. Na verdade a autora acredita que a compreensão humana vai além disso, porque, na realidade, ela precisa ser, acima de tudo, vivenciada, adquirindo suas experiências e emoções para que em seguida possa ser compartilhada com o grupo na forma de ideias. É isto que permite a verdadeira comunicação humana e participação ativa na história em todo os tempos.

Todos esses livros tiveram o apoio e incentivo da família: suas filhas são encarregadas das ilustrações e o marido, Regis Lima de Almeida Rosa, colabora com ideias e trabalha na revisão e edição. Regis é autor ao lado de Regina de um dos livros da série "Dom Pedro II e o jornalista Koseritz".

A veia de escritora vem da sua descendência do jornalista alemão Carlos Von Koseritz, conhecido no Rio Grande do Sul como o homem que defendeu os direitos dos colonos alemães através de seus jornais e de suas vindas à corte para relatar a situação dos imigrantes a D. Pedro II . Von Koseritz foi o autor do livro "Imagens do Brasil" e sua filha Carolina (bisavó da Regina) foi a primeira mulher integrante da Academia de Letras do Rio Grande do Sul.

Contatos com a autora: caiozip@gmail.com

Sobre o colaborador:

Regis Lima de Almeida Rosa é engenheiro, pós-graduado em Marketing, Economia, Finanças e pesquisador autônomo de História. Participa com Regina da criação da Editora viajante do Tempo. Além de colaborar nas histórias, é responsável pela diagramação, revisão e capa dos livros da série.

Observação do Educa Tube:

Eu, como educador, escritor, poeta e especialista em TICs na Promoção da Aprendizagem (ufrgs-2007) e em História do Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura (FURG-2006), fiquei muito interessado nessa proposta de unir história, arte, cultura, matemática e produção textual.
Já conhecia, via Twitter, o trabalho da professora Hélia Barbosa, educadora de belo Horizonte - MG - Brasil, e editora do blog Prosa Assimétrica; conhecendo agora o de Regina Gonçalves, também pelo Twitter, motivou-me mais ainda a levar adiante, no segundo semestre de 2010, um projeto bem mais simples, de utilizar os ambientes virtuais criados pelas duas educadores, para trabalhar com produção textual e raciocínio lógico, com duas colegas, professoras aqui de Rio Grande - RS - Brasil, Ângela Fonseca e Elisabete Brasil Roig (esposa), que são, respectivamente, das disciplinas de português e matemática, atuando na EEEF Barão de Cêrro Largo, onde o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande/18ªCRE, funciona e no qual exerço a função de multiplicador em informática educativa.
Graças ao mundo virtual, educadores de diversas partes motivam e são motivados por outros educadores, criando um grande acervo digital colaborativo e compartilhado, via blog, sites etc.

sábado, 10 de julho de 2010

Pequena grande contadora da histórias


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WFs0gAXsDo8&feature=player_embedded

Reproduzo (logo abaixo)a íntegra da apresentação do belo vídeo acima, Pequena grande contadora de histórias, indicação da coleg'amiga Elisângela Zampieri Panisson, educadora de Curitibanos - SC - Brasil, e editora dos blogs Sobre Educação e Et Cetera, por considerar que suas palavras contemplam minha opinião. (Como educador, também compartilho da ideia que devemos incentivar o despertar da criatividade que todo aluno tem em si.)

Pequena grande contadora de histórias

por Elis Zampieri:

Picasso dizia que toda criança é artista, o problema é permanecer artista depois que cresce. Tenho essa mesma impressão quando penso em criatividade. Crianças são naturalmente criativas e inventivas, enquanto o adulto pelo senso valorativo e comparativo apurado e pela falta de estímulo, muitas vezes atrofia essa capacidade.
O professor Jarbas, do Boteco Escola indicou e eu roubei o vídeo pra cá. Trata-se de uma pequena grande contadora de histórias que com uma criatividade invejável desenvolve uma narrativa cheia de personagens e detalhes curiosos.

Enjoy!

Descrição do Vídeo:

Era de manhã, o ursinho Pooh e o Tigrão acordaram e viram que os bebês macacos tinham sumido. E então os bebês macacos estavam perdidos nas árvores. O que aconteceu então? Eles viram morcegos. Eles viram crocodilos, hipopótamos, girafas. Eles tinham feito uma viagem muito longa. Eles nem pegaram o trem. E eles viram um crocodilo, eles viram sapos, caixas com animais que eram pobres, que estavam perdidos, pessoas que queriam colocar na jaula os animais que eram pobres, que nao tinham nada para comer, eles nao tinham nada para pagar, eles estavam em algumas árvores assustadoras, com hipopótamos, crocodilos, monstros e fantasmas. O Tigrão pulou nas árvores, muito alto e ele viu os macacos, ele agarrou com suas mãos e desceu de volta com os macacos. E daí o Tigrão e o Ursinho Poofh estavam indo para a floresta para achar alguns morangos, mas a bruxa nao concordava com nada disso, porque aqueles eram seus morangos, então eles lutaram, lutaram e o leão venceu e ele era o rei,ele tinha um capacete, uma espada e...como você fala quando você se protege? (A mãe) Um escudo! A pequena continua: E poderes mágicos! E então, eles viram várias coisas. Coisas muito bonitas: tinham flores, o sol, as nuvens!Muitas coisas! Mas tinah algo acontecendo errado, porque tinha um crocodilo que estava dormindo na grama, e se você pisasse nele ele ia acordar e iria comer os bebês! Então alguma coisa deu errado de novo porque o hipopótamo não estava na água e ele preferia se matar. Então o leão matou o hipopótamo e eles foram para o céu, mas o hipopótamo nao sabia, ele nao quaria ir para o céu, entao ele decidiu nao ir pro o céu. Mas o leão disse: "Agora ja é tarde, você decidiu estar morto no céu!" E entao foi merecido pro leão porque ele nao tinha mais poderes e daí o poder foi para o hipopótamo e o hipopótamos era alérgico à magia. O hipopótamo e o leão e o tigre, eles chegaram ao local e eles viraram "caixa de frango" daí a "caixa de frango" foi para outro animal que era muito mal, tremendamente muito mal, e tinha um mamute! O mamute tinha garras, poderes para mandar as pessoas para o céu! Até os animais! E então, tinha uma mulher que tinha um anel, igual o seu mas era diferente, porque era laranja, daí o anel laranja fez (faz um ruído) e matou todas as bruxas, Assim, as pessoas ficaram em paz e as pessoas podiam fazer o que elas quisessem e as crianças também. Agora acabou.

Sugiro também uma visita ao blog Boteco Escola, do prof. Jarbas Novelino, que considero um espaço virtual de aprendizagem em rede, pelo material lá disponibilizado a pelas reflexões que proporcionam ao leitor.
Existem professores que educam alunos e fazem um ótimo trabalho, mas existem professores que formam outros educadores e esses são fundamentais. Novelino está nesse seleto segundo grupo, em minha humilde e sincera opinião.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Se o Amanhã Nunca Chegar

RENATO RUSSO - IF TOMORROW NEVER COMES

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6d0jmgmCuuY

Se o Amanhã Nunca Chegar (If Tomorrow Never Comes), uma canção de Garth Brooks, regravada por Renato Russo (acima) e Ronan Keating (abaixo), são duas formas criativas de unir imagens, textos e música numa apresentação de slides, que se presta a diversas interpretações e reflexões, no âmbito familiar e no ambiente escolar.
Para pais e filhos, professores e alunos pensarem no presente com os olhos no futuro, mas acima de tudo, pensar no agora, de valorizar o hoje, as coisas e as pessoas que gostamos, pois afinal, como diz a canção, e... Se o Amanhã Nunca Chegar?
Às vezes, perdemos a oportunidade de dizer que gostamos de alguém, por receio ou timidez, outras, deixamos de viver nossos sonhos, como medo da decepção.
Muitas vezes, deixamos de construir o Amanhã, por sequer viver o hoje.
E se o Amanhã, tão idealizado por nós, hoje, nunca chegar??
Como mostra o filme Sociedade dos Poetas Mortos: Carpe diem. Aproveitem o dia!

RONAN KEATING - IF TOMORROW NEVER COMES

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=J8TMrqMJv6I

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Narcissus Lament (excerpt)

Narcissus Lament (excerpt) from liubo on Vimeo.


Fonte: http://vimeo.com/12950955
O incrível vídeo acima, Narcissus Lament(ou Lamento de Narciso), de Liubo Borissov, foi indicação indireta, via Twitter, de Polyanna Ferrari, escritora, jornalista, Profa. PUCSP e pesquisadora em mídias sociais.
Trata-se de um vídeo de apenas 30 segundos de um mosaico de imagens de pessoas frente a webcams, e como o título demonstra, o Lamento de Narciso, provoca algumas reflexões, pelo menos, para este educador.
Dentre elas, que os jovens, mais que os adultos, utilizam-se das redes sociais de forma diária, trocando arquivos variados (fotos, vídeos, músicas etc), interagindo de forma simultânea com outros tantos, enquanto acessam orkut, facebook, msn, etc.
Este é o mundo atual, em que as pessoas trocam informações a todo instante e cabe aos educadores promoverem no ambiente escolar, estratégias que possibilitem o intercâmbio educacional e cultural entre alunos e o próprio professor, além da comunidade escolar.
É um desafio para o educador do século XXI.
Recentemente (16/6/2010), assisti palestra no Seminário de TI na Educação, dia 16/6/2010, em Porto Alegre, um dos palestrantes (RUBEM SALDANHA - Gerente de Educação da Intel Semicondutores do Brasil. Mestre em Educação e Currículo na PUC-SP, na linha de pesquisa Novas Tecnologias aplicadas ao Currículo. Já atuou na gerência de Programas Educacionais da Microsoft, responsável pelos programas Desafio Digital, Aluno Monitor, Gestão Escolar e Tecnologias e Aprender em Parceria. Ex-consultor do Instituto Ayrton Senna no Programa Escola Conectada.), falou dos termos nativo e imigrante do mundo virtual.
Que nativo é essa geração que nasceu já incorporada aos multimeios e, nós, os jovens da geração passada, os atuais imigrantes que vão se integrando aos poucos ao Mundo Digital. Mas, como o palestrante enfatizou - e eu endosso -, os imigrantes tem a seu favor o fato de dialogar, ou tentar, nos dois idiomas: o seu, do passado não tão remoto assim, e o atual, já não tão moderno assim, em vista de que tudo que diz respeito às TICs, em menos de seis meses já estão ultrapassados.
O jovem, o nativo, visa mais o lado comunicativo e recreativo das TICs, enquanto o educador deve pensar nas possibilidades educacionais de ensino-aprendizagem destas ferramentas; principalmente se o professor criar a sua rede social, via Twitter, MSN, SMS, facebook etc.

Algummas das palestras do referido Seminário, podem ser acessadas, em arquivo PDF, no link abaixo:

Seminário de TI na Educação - Porto Alegre - 16/6/2010

sábado, 3 de julho de 2010

Você é fruto de suas escolhas


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=r9gsFYK5zbQ&feature=related

O vídeo acima, descobri por acaso, no You Tube - mas aprendi que nada é por acaso, nem mesmo o acaso. Lembro-me da frase, que dá título ao vídeo, ser proferida por uma ex-colega, anos atrás, quando nos intervalos, conversávamos com outros educadores sobre educação, vida, sociedade etc.
Ela me disse certa vez: Somos frutos de nossas escolhas!".
Na época, lembro-me de ter-lhe dito que somos também frutos de nossas não escolhas, como: o país, estado e cidade em que nascemos, os pais que nos geraram, e até o nome que nos darão, tudo isso fazendo parte de nossa identidade particular e universal.
Nenhuma delas, tão importantes para nós, pelo resto de nossas vidas, foram escolhas nossas, e sim de terceiros.
Muitas vezes, como filhos e/ou alunos somos frutos de nossas escolhas, e outras vezes das não escolhas que tivemos, e que igualmente nos moldam a identidade para sempre.
Como pai e educador, sempre procuro compartilhar com meu filho, alunos e cursistas minha visão de mundo e ouvir a de cada um. Desse diálogo, muitos projetos e atividades, educacionais, literárias, artísiticas e culturais surgiram, fruto de escolhas e não escolhas...
O amor, por exemplo, nem sempre é uma escolha nossa. Muitas vezes é o amor que nos escolhe... Nem sempre entendemos que para tudo na vida há um tempo devido para plnatar e colher, para planejar e executar, para sorrir e chorar, sofrer e amar, viver e morrer...
O importante é permitir que as escolhas sejam frutos de amplas discussões e experiências compartilhadas na família, na escola e na sociedade...

Nunca deixe de voar


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_DZ1UcpUA94&feature=related

Descobri o vídeo acima, Nunca deixe de voar, no You Tube, enquanto procurava um outro vídeo para colocar no Twitter, durante os jogos do Brasil, na Copa do Mundo de 2010.
O vídeo em questão Meu País(logo abaixo), bela canção, letra e interpretação de Ivan Lins.
Apesar de Meu País ter se desclassificado na Copa, a vida continua, e é preciso Nunca deixar de voar... Os sonhos são as asas da nossa imaginação...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gbgK_gTY5KQ