segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A escola como um grande mosaico social


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Xm3SXKxJN5I

O criativo vídeo acima, foi indicação, via Twitter, da amiga Vany Laubé, jornalista e empreendedora, da + Mosaico e editora do blog Mosaico Social, e trata-se de um mosaico coletivo, feito pelo Atelier Nayan, no Café Fractal, em Montreal, no Canadá.
Vany descobrira o referido vídeo,através de indicação, também via Twitter de Maria Lúcia Martin.

De acordo com a apresentação do referido vídeo no You Tube:

O mosaico coletivo foi feito no "Fractal Café, espaço estudantil no Térreo do piso do Edificio de Ciências (HS), Universidade do Quebec in Montreal (UQAM), que com essa atividade, recuperou um pouco da beleza".

"O mosaico foi feito em cima do balcão do café durante o fim de semana de Páscoa: 10,11,12 e 13 de Abril/2009".

Para atingir esse mosaico, foram mobilizados muitos voluntários, durante 5 dias.

Foram voluntários: Vincent O.-J., Emily P., Yannick, Emily DC, Kamar B., Manon, B. Pascale, Celine S., Rabia AO, Patrick D., Stephen T., Carol B., Genevieve B., Jean-Philippe V., Elise, David T., Eugenie P., W. Mary, Annie VN Livann DS, G. Mathieu, Fábio W., F. Jerônimo, B. Ons, T. Anthony, Bento R. Carminda M., C. Florian, Brigitte Neth, Alexis L., Estelle M., N. Aurora, Julie B., Amélia L.-A., David Richard, A. V. Jessica & Y.

Observação do Educa Tube:

Este vídeo serve como uma metáfora do trabalho coletivo em um espaço social, que pode e deveria iniciar com a família e ser dado continuidade pela escola, esta também um grande mosaico social, em que cada aluno é uma peça dessa estrutura, cada qual com suas cores tribais, aptidões e talentos natos, cabendo ao ambiente escolar dar-lhes condições de se encaixar...
E não,justamente, fazer o contrário, padronizar, pasteurizar, através de uniformes, de proibições de uso de bonés, celular, orkut, MSN, mp3 e tudo mais, que se utilizados dentro de uma proposta educacional, com planejamento, execução e divulgação, poderá render belos frutos a toda uma comunidade, aumentando ainda mais esse mosaico social...
Muitas vezes, a escola não se torna um mosaico social, de igual beleza, pois falta um trabalho coletivo de todos os setores da comunidade escolar.
Cabe aos gestores públicos e escolares incentivar essa aglutinação de cores e gentes em torno de uma causa em comum, comunitária, social...
O voluntariado demonstrado no vídeo acima é a prova de que pode-se mudar aspectos estruturais e até decorativos de qualquer local, tornando-o universal, através da cooperação, planejamento e execução de atividades significativas para ambos.
Esse mosaico coletivo é uma metáfora para uma ampla reflexão, dentro e fora do espaço escolar...

Grato a Vany pela bela indicação, que se presta a diversas interpretações e reflexões...

Vany Laubé: Formada em Jornalismo, com cursos de extensão em Comunicação e RH, possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação Empresarial. Foco no desenvolvimento de produtos editoriais integrados a ações de aumento de visibilidade e consolidação de imagem corporativa. Ganhadora do prêmio ABERJE de melhor newsletter externa em 1988, investiu o ano de 2009 para o estudo das Mídias Sociais. Graças a isso, foi convidada a tratar o tema via podcasts na Rádio Mega Brasil Online para a qual criou seu primeiro blog e twitter. Escreve regularmente sobre mídias socias e possui o twitter @mosaicosocial.

domingo, 26 de setembro de 2010

Mapa-Múndi

Thiago Pethit - Mapa-Múndi from renata chebel on Vimeo.


Fonte: http://vimeo.com/14444995

O vídeo acima, chamado Mapa-Múndi, foi indicação, via Twitter, da coleg'amiga Elisângela Zampieri Panisson, professora de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Um criativo e belo vídeo com direção de Renata Chebel.
Hoje, através dos multimeios, das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e das redes sociais, ferramentas como sms, MSN, orkut, Facebook, Twitter, blog, MySpace etc, aproximam as pessoas, mundo afora, tornando o mapa-múndi uma grande aldeia digital.
Os educadores podem e devem utilizar-se desses meios para educar em sala de aula e a distância, criando com tais recursos tecnológicos, boas ferramentas pedagógicas de aprendizagem em rede, além do espaço tradicional de interação aluno/professor.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A menina gigante e o trabalho em rede


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qBXr15K2uSc&feature=player_embedded#!

O vídeo acima, descobri, via Twitter, visitando o The Bê Neviani Daily, da amiga Be Neviani, e achei um material incrível para falar e demonstrar sobre o trabalho das redes, seja a social, seja a lógica de informática, como uma imensa metáfora do trabalho coletivo em uma comunidade.
Diversas pessoas, manipulando o imenso boneco em forma de menina, munidas de cabos e roldanas deram literalmente vida a esse pequeno conto, conforme apresentação abaixo, no You Tube:

"Na manhã do domingo, 07 maio, a menina gigante acordou, em Londres, tomou um banho do elefante que viaja no tempo e andou a brincar no parque..."

A música chama-se 'Decollage', de Les Balayeurs du Désert.

Numa comunidade, podemos dar vida a projetos que iniciam pequenos, como uma criança, e podem se tornar gigantes, se todos se unirem em uma imensa rede social, ligada ao mundo virtual ou ao real...

EM TEMPO: Adicionei no blog este vídeo em setembro/2010 e desde então o tenho utilizado nas mais variadas atividades. Primeiramente, com alunos do curso de magistério e pós-médio do I.E.E. Juvenal Miller, de Rio Grande - RS - Brasil, em projeto colaborativo sobre trabalho em rede; posteriormente, em formações de professores e agentes educacionais da rede público estadual de ensino.
Mas sugiro que seja também utilizado com a comunidade escolar, como um todo (equipe diretiva, professores, funcionários, alunos, pais, etc).
O vídeo em questão pode ser usado como a metáfora da pessoa jurídica que é uma escola, que só cria vida e dá a impressão de fato e de direito de ser um imenso ser vivo, quando cada pessoa física que faz parte daquela instituição educacional, através de "cabos e roldanas" sociais, colabora para o trabalho em comunidade. Toda escola é a menina (gigante ou não) dos olhos de todo aquele que valoriza o papel social da Educação. E nessa mecânica toda faz-se necessário a ação de pessoas que deem vida à cabeça, ao corpo e aos demais membros desse ser vivo... Mas esse trabalho de profunda sincronia precisa ter também uma imensa sintonia fina entre todos os envolvidos, um trabalho, muito menos de rede lógica, mas de lógica da rede social, que é o de trocar ideias, compartilhar conhecimentos, retribuir saberes com fazeres e vice-versa, em prol de uma causa maior e comum a todos.

Não apenas na educação, mas na vida e na sociedade, cada um é responsável pelo seu todo, e o todo depende decidida e decisivamente do trabalho de cada um.

Por isso, educadores somos todos nós; profissionais da educação, somente aqueles concursados ou contratados. E para que essa mecânica social funcione e tenha vida, cada um de nós precisa puxar seu cabo através de roldanas que diminuem o peso imenso que é elevar algo gigantesco, quando se está só numa empreitada. Os professores de Física sabem melhor do que eu a respeito disso... Os de Educação Física conseguem exercitar isso também, quando incentivam o esporte e o trabalho de equipe de seus alunos; os de Arte, mesclando dança, expressão corporal etc e assim por diante. Unir não apenas pessoas e forças, mas a interdisciplinaridade e e multidisciplinaridade de um corpo escolar, tendo em mente a máxima de Paulo Freire em sua Pedagogia da Autonomia: "Educar é ter a consciência do inacabamento". Como seres vivos, estamos sempre em plena metamorfose, digo eu, mudando de estados físicos do viver: infância, adolescência, idade adulta, maturidade, terceira idade, velhice e os mais termos que possam utilizar.
Somos pequenos seres inacabados e assim o seremos até o final de nossa vida, mas uma escola é um ser bem maior do que nós e que continua, segue, mesmo quando deixamos de lá estudar, trabalhar, conviver... Somos seres em eterno processo de aprendizagem,e também de ensino. Ensinamos aos jovens o caminho pelo qual já passamos...
Por maiores que sejam os problemas, as dúvidas, os desafios, quando compartilhados, passam a ter a exata dimensão do que desejamos.

Pensar a escola como uma menina que, apesar de gigante, precisa do trabalho solidário - e não o solitário de uma EUquipe, isso mesmo, a equipe de um só que ccentraliza tudo em torno de si mesmo - é um dos caminhos, talvez o melhor, mais eficiente e socialmente correto para dar vida aos sonhos, sejam eles pequenos, médios ou gigantescos...

domingo, 19 de setembro de 2010

Newseum - Jornais do Mundo


Fonte: http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/

O Newseum foi indicação, por e-mail, de meu irmão Sérgio, que descobriu e me repassou.
Trata-se de portal que reúne a frontpage de jornais de 55 países do mundo. Pode-se pesquisar por continente, país, estado, cidade através de mapa, que indica o nome do jornal, sinalizado com uma bolinha laranja.
Recomendo não apenas a professores e alunos, mas a todos os visitantes e seguidores do Educa Tube, como uma grande fonte de pesquisa virtual.
Veja no link abaixo:

NEWSEUM - Jornais do Mundo

sábado, 18 de setembro de 2010

A dualidade humana: razão e emoção


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=v40CR2zfL8Y

O vídeoclipe acima, busquei por conta própria, depois de conversas em tempo real, no Twitter, com amigos virtuais.
Trata-se da canção You'll be in my heart (Você está em meu coração), de Phil Collins, que se encontra na trilha sonora do desenho animado de longa duração Tarzan, da Disney.
Como considero-me educador em tempo integral - e não apenas profissional da educação, com dia, local e horas pré-determinados, tampouco um "burocrata do saber" que apenas cumpre sua carga horária, conteúdos e competências, mas não se considera um ator social, responsável pela Pedagogia do Exemplo, que inspira em seu entorno - sempre vejo nas mais variadas manifestações artístico-culturais diversas possibilidades de interação no universo escolar.
No referido clip, percebo a questão imagética, da tela dividida em duas partes, o que na educação se presta a diversas reflexões. Educar é diálogo e não monólogo, educar é unir teoria e prática, razão e emoção, planejamento e execução...
Saber lidar com o universo do aluno, pressupõe fazer pequenas expedições a esse mundo repleto de complexidades, de pequenas cidades interiores...
Nossa identidade é fragmentada, nossa personalidade idem, então, o que dizer de jovens com a personalidade e identidade em formação?
Gosto de refletir sobre isso, citando versos do poeta Walt Whitman, que sempre me servem de inspiração:

"Sou imenso, sou contraditório, trago multidões dentro de mim".

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Respire fundo - Greenpeace


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XAOGnDyjxIY

Respire Fundo (vídeo acima), comercial do Greenpeace, conheci por indicação da bióloga Isabel Gonçalves, a Bel, Coordenadora executiva do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande - ProEA-PRG .
Ótimo material para trabalhar a questão do ambiental, justamente no ambiente escolar...
Respire fundo e pense na Terra como um grande organismo vivo, Gaia.
As imagens são impressionantes, e mostram rios, geleiras etc, através de filmagens passadas em alta velocidade, mostrando essas mudanças que ocorrem no planeta.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Livro pop-up, de Benjamin Lacombe

Il etait une fois - Benjamin Lacombe from B&C on Vimeo.


Fonte: http://vimeo.com/14769206

O belo e criativo vídeo acima, um livro pop-up (versão virtual daqueles livros que se armam quando são abertos), chamado Il etait une fois (Era uma vez), de Benjamin Lacombe, foi indicação indireta, via Twitter do jornalista Fred Navarro, de São Paulo - SP - Brasil, que descobrira neste link AQUI.
"Era uma vez" é uma experiência visual incrível dando literalmente vida às histórias infantis... Os contadores de histórias, como a professora Fátima Campilho, provavelmente, irão adorar...
Contar histórias às crianças, fazendo-as imaginar um mundo inteiro é um dos exercícios mais antigos e nobres que alguém pode ter...
Para que uma história tenha sentido e perenidade, precisa ser fundada em belas amarras textuais, que a mantenham em pé com o passar do tempo...
Um exercício necessário para desenvolver a personalidade e identidade infantis...

Blog (diário virtual) como ambiente de aprendizagem em rede: do tecnológico ao educacional



Acima, a íntegra de minha monografia para conclusão da pós-graduação em Mídias na Educação, defendida em 31/07/2010, no IFRS, da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande - RS.
O tema é justamente o uso do blog como um ambiente de aprendizagem em rede, a partir da permissão de leitura e co-autoria entre professores e alunos, simulando um pequeno ambiente de EaD.
Durante o projeto de aprendizagem (PA) com 2 turmas de 4ª série do ensino fundamental, foi possível analisar a aprendizagem em quatro ambientes distintos de interação: sala de aula, laboratório de informática, biblioteca escolar e saídas de campo, transitando entre a teoria e a prática, entre o ensino formal e a verificação in loco.
A professora parceria do PA, Simone Zogbi Einsfeld, dentro da disciplian de História, abordava em sala de aula os conteúdos referentes à História do Rio Grande do Sul, construindo uma linha do tempo, através de recortes de revistas, e publicando em mural na parede da sala de aula. Posteriormente, nas saídas de campo, os alunos puderam visitar um jornal da cidade (Agora), já que estávamos construindo um diário virtual, semelhante a um pequeno jornal; visitamos também a Biblioteca Rio-Grandense e seu rico acervo; a Museu Militar, onde puderam ver outra linha do tempo, trajes de época, maquetes etc; fomos em excurssão à Charqueada São João, onde o guia também foi um educador, falando sobre aspectos históricos e culturais do local e outros eventos.
Do PA surgiram os dois blogs educacionais, em que os alunos tiveram papel destacado na escolha do layout, título, e conteúdos a serem publicados, contribuindo com comentários, fotografias, desenhos etc.
Além disso, a turma possuía alunos portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs) incluídos (cego, cadeirante e DM), o que proporcionou também a inclusão tecnológica, educacional e social.
Abaixo, link para os referidos blogs:

Turma 41/2009 - Do Barão para o Mundo

Turma 42/2009 - Chimarrão no Barão

A referida monografia pode ser também acessada, via Google Docs, link abaixo:

Monografia: Blog(diário virtual) como ambiente de aprendizagem em rede: entre o tecnológico e o social

https://docs.google.com/fileview?id=0BwEZ474eGIddMzcyMTFmMDUtNTM1ZC00MDcwLTgxODEtNTI2ZDNkOWRiYjgw&hl=en

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Natalie Merchant: Educação e tecnologia, música e poesia


Fonte: http://www.ted.com/talks/view/id/823

O vídeo acima, foi indicação, via Twitter do prof. Jarbas Barato, editor do blog Boteco Escola: Ensaios sobre o uso de blogs em educação, que considero um grande ambiente virtual de aprendizagem (AVA), por conta dos conteúdos relevantes e reflexivos lá postados.
O vídeo em questão é um exemplo disso, pois une com delicadeza: educação e tecnologia, música e poesia.
Como diz o Novelino, como é conhecido no Twitter: "(...) show da cantora em evento do TED (Technology, Entertainment and Design) 2010. A diva canta poemas quase esquecidos de grandes autores do século XIX. Músicas bonitas, de muita sensibilidade, surpreendentes. Belíssima articulação entre arte e tecnologia."
Concordo plenamente. São 27 minutos de pura encantamento.
Natalie fala de seu projeto de 6 anos, adaptando poemas infantis para a música, resgatando poetas e escritores do século XIX, como Charles Edward Carryl, cuja a primeira canção "Gigante Adormecido", foi adaptada de um livro de poemas que escrevera para seus filhos. Dentre outros autores. Uma viagem pela imaginação, com belos arranjos e um grupo musical talentoso acompanhando uma voz que en-canta com seus cantos e poemas...
Maravilha de indicação.

Abaixo, link da postagem original do Novelino:

TED - Show de Natalie Merchant

http://jarbas.wordpress.com/2010/09/14/ted-show-de-nathalie-merchant/

Observação: Cliquem na opção "view subtitles" e escolha o idioma das legendas.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma Viagem Através do Tempo em Stop Motion


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=m9Et7UQh1tg&feature=player_embedded

O vídeo acima, The Pen Story, foi indicação do coleg'amigo Robson Garcia Freire, educador e coordenador do NTE Itaperuna - RJ - Brasil, editor do blog educacional Caldeirão de Ideias, mas que publicou o referido vídeo em seu outro blog, o Infinitum.

http://robsongarciafreire.blogspot.com/2010/07/uma-viagem-atraves-do-tempo-em-stop.html

O vídeo em questão, intitulado The Pen Story (Uma Viagem Através do Tempo), trata-se de animação em stop motion, através de fotografias, reunidas quadro a quadro, clique a clique, dando a impressão de movimento.

Lembrou-me projeto educacional, evidentemente, dadas as devidas proporções, organizado pela professora Rosângela Samaniego com seus alunos, quando atuou na EEEF Silvério da Costa Novo, na povoação da Barra, em São José do Norte - RS - Brasil, e disponível no blog Produto de Sala de Aula, link abaixo:

Blog Produto da Sala de Aula

Link para o vídeo dos alunos da 8ª série/2009, feito movie maker e publicado no You Tube, com fotografias:

Drogas

A vida passa como um filme, e cada fotograma é um instante único, dentro de uma duração maior. A vida é feita de instantes significativos para uma duração significante. Eis uma das lições que aprendi com a própria vida...

domingo, 12 de setembro de 2010

Portalis - Jogos de Educação Ambiental para Crianças



O portal português (imagem acima) de Jogos de Educação Ambiental para Crianças - Portalis, foi indicação da profª. Ieda Duval Freitas, de Rio Grande - RS, que é minha colega no Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG).

http://www.portalis.co.pt/jogos-de-educacao-ambiental-para-criancas/

Apresentação do portal por ele próprio:

O Portalis é um grande defensor da natureza e da preservação do meio ambiente, por isso sempre que possivel incentiva a educação ambiental direccionada às crianças. É de suma importancia que os pais se conscientizem que é necessário ensinar os filhos desde pequenos a não jogar lixo nas ruas, a preservar plantas e animais, a reciclar materias e reaproveitar sobras, a economizar água, a conhecer as fontes de energias renováveis, etc.

Só assim, conseguiremos conscientizar esta nova geração e alerta-los para os perigos que o planeta Terra corre actualmente com o progresso desenfreado, e a não preocupação dos ser humano com as próximas décadas. Deixo-vos abaixo um link onde é possivel encontrar jogos de educação ambiental para crianças, onde elas poderão aprender tudo sobre a natureza e ao mesmo tempo divertirem-se! Clique no link abaixo:




Jogos de Educação Ambiental para Crianças

http://www.eb1-vila-nova-mil-fontes.rcts.pt/agrupamento/livro/exemplo.html

No portal é possível encontrar cerca de 60 jogos educacionais, com a temática ambiental, dividido por temas como: animais, plantas, reciclagem, poluição, energias e água. Uma ótima atividade para ser desenvolvida com alunos das séries iniciais.

sábado, 11 de setembro de 2010

Curta na Escola: cinema, tecnologia e educação


Curta na Escola
http://www.curtanaescola.org.br/

Indico acima, o portal CURTA NA ESCOLA, um portal que considero essencial ao professor que deseje dinamizar seu fazer pedagógico, utilizando um curta-metragem em sala de aula.
O blog Educa Tube é parceiro exibidor do Porta Curtas Petrobras e também tem divulgado diversos documentários e curtas do Curta na Escola.
Através de contato no Twitter com o Prof. João Luis Machado, consultor do Curta na Escola, fiz uma pequena entrevista por e-mail, que me foi por demais agradável e inspiradora, pois veio de encontro ao que mais acredito, como educacor e ator social.
Lembrei de fragmento da minha dissertação de mestrado em Letras, cujo tema foi a análise da "Autobiografia de Érico Veríssimo: a consciência do fazer literário" , onde o escritor cruz-altense dizia que sua memória era cinematográfica e que escrevia como se dirigisse um filme.
De fato, sua consciência literária era cinematográfica e não raras vezes, em Solo de clarineta, compara pessoas reais com personagens de filmes e livros, e vice-versa.
A vida é intertextual (nome inclusive de uma série de posts que produzi para o meu outro blog educacional, chamado Letra Viva do Roig, em que analisei a educação sob os mais diferentes enfoques do uso das mídias em geral: cinema, televisão, fotografia, música etc). E se é intertextual, essa vida passa por nós como um filme, principalmente quando perdemos um ente querido (quem já teve uma perda dessas sabe bem do que eu digo).
Existem filmes, de longa ou curta-metragem, que servem para diversas interpretações e usos pedagógicos no ambiente escolar.
No Curta na Escola (http://www.curtanaescola.org.br/) há uma diversidade e variedade à disposição dos educadores.
O Educa Tube recomenda visita, cadastro e divulgação deste rico acervo por e para professores.

Abaixo, reproduzo na íntegra a entrevista concedida pelo Prof. João Luis Machado, que venho acompanhando seu trabalho desde o Planeta Educação.
Primeiro, um breve currículo de vida, depois a entrevista propriamente dita, que por sua relevância e amplitude, valoriza por demais o acervo do Educa Tube:

João Luís de Almeida Machado. Casado, tenho um casal de filhos adolescentes, natural de Caçapava (SP), me formei em História pela Univap e depois fiz mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie (SP) e doutorado pela PUC-SP em Educação:Currículo. Atuei como editor do Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br) entre os anos de 2002 e 2009 e atualmente respondo pelos sites Escolhendo a Pílula Vermelha (www.escolhendoapilulavermelha.com.br) e Cinema de Primeira (www.cinemadeprimeira.com.br), além de ser consultor e redator do Curta na Escola (www.curtanaescola.org.br). Publiquei em 2008 o livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte: Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva/SP) e agora em 2010 o livro "O prazer de aprender a aprender" (Editora Multifoco/RJ). Entrei para a Academia Caçapavense de Letras em Julho de 2010, onde ocupo a cadeira de nº 40. Sou professor e atualmente estou trabalhando no Colégio Poliedro e na Faculdade Bilac, ambos em São José dos Campos (SP).

ENTREVISTA COM O PROF. JOÃO LUIS MACHADO SOBRE O PORTAL CURTA NA ESCOLA:

1. O que é o portal Curta na Escola, qual seu objetivo e como funciona (acesso, etc)?

JOÃO LUIS - O Curta na Escola é um projeto surgido em 2007, a partir do Porta Curtas Petrobras, que tem o intuito de apresentar filmes nacionais em curta-metragem como recursos pedagógicos de alto potencial. Para que isso aconteça, todos os meses são adicionadas novas produções ao acervo pedagógico que contam com uma análise criteriosa realizada por especialistas quanto a possibilidades de utilização dos filmes em sala de aula. Os filmes são classificados de acordo com critérios como faixa etária a qual se destinam, anos escolares com os quais podem ser trabalhados e, ainda, disciplinas e temas transversais aos quais podem ser associados. Quando um professor acessa o Curta na Escola, pode assistir ao filme, verificar os pareceres pedagógicos elaborados pelos especialistas, socializar para sua rede de Twitter ou Facebook as produções que visualizou, criar estratégias de trabalho em sala de aula relacionadas aos pareceres ou inéditas, enviar relatos de uso dos curtas na escola, manter-se informado sobre novidades na área e, de quebra, ainda pode participar de concursos e campanhas do site que dão prêmios. Já são aproximadamente 300 os curtas disponíveis para uso pelos professores e escolas.

2. Quais as possibilidades de uso de seu conteúdo na educação?

JL - Os filmes são, por natureza, instrumentos lúdicos que, em vista da característica marcante da atual geração, tão ligada a imagem e as produções fílmicas, podem e devem contribuir muito com a educação. No caso dos curtas, há várias qualidades inerentes, como por exemplo o fato de terem entre 1 e 30 minutos de duração, o que faz com que seja possível utilizá-los dentro do tempo de uma hora-aula. Além disso, o Porta Curtas e o Curta na Escola reforçam seu acervo anualmente com os melhores exemplares de curta-metragem do país, o que garante materiais de qualidade e a possibilidade de conhecer a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. Como o acervo é bastante rico desde já, há títulos para todos os gostos e necessidades, abordando desde datas comemorativas até eventos históricos e fatos recentes. Dá para dinamizar as aulas, causar mais interesse, motivar o surgimento de debates, promover novas ideias e argumentos...

3. Como e quando surgiu a ideia de unir cinema, tecnologia e educação (tanto no Curta na Escola,como em tua carreira também)?

JL - Comecei a lecionar bem cedo, aos 16 anos já dava aulas de inglês e no início do 2º ano da faculdade de história já entrava em sala de aula para lecionar história, filosofia... Percebi já naquela época que a utilização de filmes, trechos ou íntegra, causava um bom efeito entre os alunos - que ia desde o interesse maior pelas aulas e disciplinas até uma melhor argumentação e desempenho em exercícios, discussões, avaliações... Fui inserindo pouco a pouco, acertando muitas vezes e errando em tantas outras, bastante intuitivo. Sempre associava o uso dos filmes e de seus trechos a produções dos alunos, para que entendessem que aquele material tinha valor educacional. Procurava diversificar as atividades propostas a partir dos filmes, pedindo muito mais que relatórios ou sínteses, buscando fazê-los pensar as sequências assistidas e associar, comparar, analisar e compreender sempre em paralelo a leituras, aulas e outros meios. Fizemos muitos trabalhos, desenvolvemos projetos, os alunos sempre acreditaram, sua participação e empenho me auxiliaram muito. Tenho trabalhos realizados por eles há 10 ou 12 anos que guardo até hoje pela qualidade, desprendimento, resultado que demonstra aprendizagem, engajamento nas ações. O encantamento dos filmes, as imagens, os diálogos, tudo o que as produções traziam, passou a ser percebido e utilizado por eles, em diferentes turmas, gerações (já dou aulas há 25 anos!) e lhes permitiu crescer... Não tenho palavras para descrever como foi gratificante e enriquecedor. Quando fui para o mestrado no Mackenzie (em SP) e comecei a trabalhar no Planeta Educação, fui sistematizando, organizando, documentando estas ações, medindo seu impacto e validade e foi tudo isso que me impulsionou para o livro, a produção na internet, meus sites pessoais (o Escolhendo a Pílula Vermelha e o Cinema de Primeira)...

4. Quais estratégias para unir mídia e educação num contexto escolar?

JL - Sempre ter claros seus objetivos quanto a utilização dos filmes, ou seja, não utilizá-los em vão, para matar o tempo. Associar a finalidades pedagógicas, como elementos de aprofundamento, debate, introdução, comparação ou mesmo para fazer a contrapartida, a oposição de ideias. Isso vale para filmes tanto quanto para outros elementos culturais ou de comunicação que venham a ser integrados ao trabalho educacional. Se usar músicas, pinturas, dança, teatro, quadrinhos, literatura, não importa qual recurso seja, que tal uso seja focado e tenha como resultado final a ser atingido o crescimento, a maturação, a altivez, a ética, a cidadania. Outro aspecto que considero importante é deixar sempre claro para os alunos desde o princípio como irão se desenvolver as ações com filmes, internet e outros meios. Isso requer planejamento, conhecimento do recurso e pede alguns minutos no início de sua aula. Não ter medo de errar e saber que isso irá acontecer em alguns momentos é também algo a ser considerado. No uso de filmes, nunca deixe de atentar para a faixa etária para a qual tal produção é indicada, é outro fator simples muitas vezes ignorado pelos professores e que pode dar dores de cabeça... Os curtas, como aqueles do acervo Curta na Escola, pelo seu tempo reduzido, tem a metragem ideal para usar na escola, mas se for utilizar longas, dê preferência para o uso de trechos selecionados. Use o filme na íntegra apenas em casos esporádicos por conta do tempo restrito que temos com nossos alunos. Como recomendação final diria que não podemos perder de vista o fato dos filmes constituírem forma de lazer, e que esta característica lúdica deve permanecer até mesmo em sala de aula, permitindo-se aos alunos rir e chorar, sentir medo e alegria, vivendo o que as sequências apresentadas lhes trazem, sem constrangimento ou embaraço.

5. Se a vida, às vezes, passa como um filme, um filme pode dar conta da realidade da vida? De que forma?

JL - As melhores histórias são, normalmente, aquelas que descrevem acontecimentos da vida real. Todos temos grandes histórias para contar, não seria possível inserir cada uma delas numa única produção, ainda que durasse 3 horas ou que fosse uma minissérie televisiva. Mas filmes são realizações artísticas, onde além da vida, se colocam elementos que a tornam um pouco diferente do que acontece aqui, fora das telas. A realidade do cinema pode ser mais doce ou dura, alegre ou assustadora, de acordo com o olhar de quem a realiza, produz, dirige... É preciso ter discernimento e criticidade para compreender que por mais verossímil que o cinema tente ser, sempre existirão diferenças, ainda que sutis em muitos casos, e que, além disso, não é possível resumir existências e fatos complexos e longos em apenas alguns minutos ou horas de projeção. Ainda assim, não há melhor diversão e é possível, sim, aprender muito com o cinema, os filmes, os curtas...

Observação:

Abaixo, um exemplo de curta-metragem (de animação) à disposição no Curta na Escola, chamado A Rosa, que possui uma bela proposta pedagógica, cabendo ao educador meclar arte, cultura e educação. Assistam, divulguem e utilizem no ambiente escolar.



Fonte: Porta Curtas Petrobras
http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=1554&Exib=1

A ROSA

Animação | De Gordeeff | 2005 | 3 min

Argumento:
De um ambiente totalmente hostil, a vida brota e floresce. Uma homenagem ao Mestre Cartola nos seus 25 anos de ausência.

Ficha Técnica

Fotografia Gordeeff Roteiro Gordeeff Edição CLÁUDIO ROBERTO & GORDEEFF Direção de Arte Gordeeff Animação Gordeeff Trilha Sonora Leandro Lima, MARQUINHO EDDIE MURPHY

Prêmios

Melhor Trilha Sonora Original no Festival Latino Americano de Curtas de Canoa Quebrada 2005
Menção Honrosa no Festival Guaçuano de Vídeo 2005

Festivais

Festival de Cine e Video Latinoamericano de Buenos Aires 2005
Festival de Cinema de Maringá 2005
Festival Internacional de Animação de Espinho 2005
Brazilian View Film Festival 2005
Jornada Internacional de Cinema da Bahia 2005

Aplicabilidades:

Disciplinas/Temas transversais: Língua Portuguesa

Faixa Etária: de 10 a 14 anos, de 14 a 18 anos, de 3 a 7 anos, de 7 a 10 anos, Todas as idades

Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Inovação: Você é o futuro...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=D57NTsAfhCY

O incrível vídeo acima (apesar de tratar-se comercial e, em princípio, não combinar com o ambiente escolar), serve a diversas interpretações, sob o enfoque tecnológico, educacional e social.
Foi mais uma bela indicação do coleg'amigo Robson Garcia Freire, coordenador do NTE Itaperuna - RJ - Brasil, e editor de um dos blogs mais criativos, o Caldeirão de Ideias.
Uma das reflexões que faço é sobre justamente o papel das máquinas no contexto escolar. O futuro deve ser sempre o aluno e não a máquina em si, que se torna obsoleta com menos de seis meses de uso, sendo trocada por outra e outra...
O futuro é sempre o jovem, que no presente ainda é um esboço do adulto que um dia se tornará. Nesse processo de ensino-aprendizagem, não devemos robotizar o alunado com práticas mecânicas e repetitivas, mas tentar dar a maior significação ao ato de educar, que é dialogar com as gerações: pais e filhos, professores e alunos...
Para se alcançar a imortalidade, de fato, basta fazer apenas uma coisa notável: ser você mesmo, acreditar em seu potencial e nos que o rodeiam, valorizar o talento natural de cada um, estimular sua emancipação enquanto ser humano e ator social... E E se educador, educar para o hoje com os olhos no amanhã... Essa talvez a grande inovação...
Modernas e inovadoras devem ser as ideias e nem tanto os equipamentos...

Abaixo, inteiro teor da fala da personagem, no referido vídeo, para reflexão:

Eu sou mais rápido que você,
eu sou mais forte que você,
e com certeza vou durar muito mais que você,
você pode pensar que eu sou o futuro,
mas esta errado,
você é o futuro,
se eu pudesse desejar alguma coisa,
desejaria ser humano,
pra saber o que significa,
ter sentimentos, ter esperanças,
ter angustias,
duvidas,
amar,
eu posso alcançar a imortalidade,
basta não me desgastar,
você também pode alcançar a imortalidade,
basta fazer apenas uma coisa notável!!!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Carta da Terra para Crianças


Fonte: http://www.slideshare.net/criancaemrede/carta-da-terra-para-criancas-4482904

Os slides acima, Carta da Terra para Crianças, foram indicação, via MSN, da amiga Janaina Martins, professora de geografia e multiplicadora em informática educativa (minha colega de trabalho), atuando no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Janaina também é minha colega no Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande - RS - Brasil (ProEA-PRG).
A "Carta da Terra para Crianças", como o próprio nome indica, é um ótimo material para esse primeiro contato sobre de educação ambiental com os jovens, no ambiente escolar.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

History Games



History Games
http://historyingames.blogspot.com/

É com satisfação que indico o blog History Games, mais uma criativa e original ideia do coleg'amiga Michel Goulart, educador de Criciúma - SC - Brasil, que além deste, é também editor dos blogs História Digital e Filmes Históricos.
Michel é um daqueles que o filósofo italiano Pier Cesare Rivoltella denomina de mídia educador, que utiliza-se das mídias e das TICs no seu fazer pedagógico, usando vídeos, músicas, clipes, filmes, games etc.
Indico os blogs do Michel não apenas aos professores de História e seus alunos, mas a todos aqueles que queiram conhecer o trabalho de um educador do século XXI.

Link abaixo para os blogs do Prof. Michel.

História Digital

Games Históricos

Filmes Históricos

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O desenvolvimento de currículos e os meios digitais



Descobri o arquivo de áudio (podcast) de Beth Almeida sobre currículo e os meios digitais, através de indicação indireta feita pelo Twitter do coleg'amigo José Luiz Goldfarb,e recomendo aos visitantes e seguidores do Educa Tube, seguir o Zé Luiz, como ouvir o podcast da Beth, link para download, abaixo:

Podcast - O desenvolvimento de currículos e os meios digitais (download aqui)

http://www.senacuniversoead.com.br/eadpodcast.php?loader=65

Beth Almeida é "Matemática e doutora em Educação, com pós-doutorado pela Universidade do Minho, em Portugal, e tem diversas obras publicadas sobre educação e tecnologia. Neste podcast, a educadora e pesquisadora fala sobre os benefícios que a tecnologia pode levar às salas de aula e comenta como os meios digitais podem ser integrados à educação".

Considero essencial ao educador do século XXI, que queira se integrar ao mundo digital de seu alunado, a audição deste podcast, pois o mesmo traz diversas indicações e observações sobre como trabalhar com as midias e as TICs no currículo escolar. Beth expõe de forma clara e precisa como utilizar os meios digitais no contexto escolar. Já ouvi duas vezes e tornarei a ouvir e divulgar, via Twitter e blogs, esse podcast aos educadores do mundo digital e do real.
Como comentei no Twitter, o podcast que é um arquivo de áudio, que se exportado em formato mp3, pode ser enviado por e-mail ou disponibilizado em um PC do laboratório de informática da escola, pelo professor, o que possibilitará ao alunado ouvir uma áudio aula ou atividade extra, no próprio fone celular, no aparelho mp3 ou mp4, complementando projetos e/ou atividades inicialmente ocorridas em sala de aula.
É um grande filão que possibilita uma interação maior entre professores e alunos, dentro e fora da escola.
No Seminário de Tecnologia Educacional, promovido pelo 6º Núcleo do CPERS/Sindicato, ocorrido nos dias 26 e 27/8/2010, aqui em Rio Grande - RS - Brasil, a coleg'amiga Joanirse Ortiz, coordenadora do NTE São Luiz Gonzaga - RS, palestrou sobre recursos Web 2.0 e fez oficina de podcast, utilizando o software Audacity, que permite criar arquivos de áudio e exportá-los em diversos formatos, principalmente o mp3.
Abaixo, link para os slides do referido Seminário.

Seminário de Tecnologia Educacional - 6º Núcleo CPERS - Rio Grande - 2010

O podcast de Beth Almeida encontra-se à disposição para download no portal Universo EAD - informativo sobre as tecnologias aplicadas à educação do SENAC - SP, e foi apresentado durante o II Seminário Web Currículo PUC-SP: Integração das tecnologias na prática pedagógica e no currículo, que ocorreu nos dias 07 e 08/junho/2010.

Da conversa iniciada no Twitter, com outros educadores, recebi também a indicação de Rodrigo Vieira Ribeiro, de Ipatinga - MG - Brasil, sobre sua pesquisa-ação no mestrado em Educação, sobre "A inserção curricular do Podcast/radioblog no Ensino Fundamental", conforme link abaixo:

JOVEM PAM RADIOBLOG - Rádio Blog da comunidade da E.M. Prof. Amílcar Martins

Rodrigo é Prof. de Cibercultura, Teorias da Comunicação e Ling.Literárias. Ele pesquisa Educação, Comunicação, MKT e Redes Sociais. É mestrando em Educação: Podcast, TDIC no Ensino Fundamental.
Rodrigo é também editor do blog A coisa é pessoal...

A professora Sonia Bertocchi, de São Paulo - SP - Brasil, e editora do blog Lousa Digital, também se integrou a conversa, falando do programa de rádio no Minha Terra, do Portal EducaRede, onde podem ser ouvidos os áudios de alunos.
Conheçam também o blog Educaredeporai

http://www.educaredeporai.blogspot.com/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ECOMEN - Portal de Educação Ambiental Infantil



Indicação indireta (imagem acima), do portal ECOMEN, foi via tuiter de Tronk - Ecomen, que recomendo a educadores (sejam profissionais da educação ou pais), para trabalhar educação ambiental com crianças, pois possui espaço para atividades como quadrinhos, tiras, jogos, downloads, etc.
Abaixo, link para o referido portal.

ECOMEN

http://www.ecomen.com.br/