quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Autobiografia de Erico Veríssimo: a consciência do fazer literário (dissertação)


Acima, a íntegra de minha dissertação de mestrado em Letras (FURG -2010), área História da Literatura, em que analisei a autobiografia de Erico Veríssimo, Solo de clarineta, com enfoque literário.
Através da dissertação, demonstro como o autor, que também é o narrador e a personagem da própria história de vida, utiliza-se dos mesmos recursos da ficção, dividindo a autobiografia em capítulos e subcapítulos, semelhantes a contos e crônicas, deixando um efeito de estranhamento para o final de cada pequeno texto, ora com tiradas bem humoradas, ora com confidências comoventes.
Seu relato é autêntico, mas a estrutura usada pra contar a história de sua existência é literária. E o autor cruz-altense tem consciência disso.
Esta foi a terceira vez que me debrucei sobre Solo de clarineta. Em 1982, ainda no ensino médio, como um leitor ingênuo, descobrindo o universo literário do autor de Clarissa, Música ao Longe, Caminhos Cruzados e outros clássicos; em 1986, na especialização em História do Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura (FURG), em que analisei a figura do gaúcho típico e seu arquétipo através da obra de Erico Veríssimo (sua autobiografia e a trilogia O Tempo e o Vento); e, por fim, em 2010, pelo mestrado em Letras(FURG).
Não descarto, no futuro, uma quarta expedição, tornando a reler com outros olhos o mesmo texto autobiográfico deste autor que fecundou em mim o gosto pela arte, cultura e literatura.
Veríssimo diz em Solo... que Monteiro Lobato era um desses autores fecundantes que inspiravam outros autores. Erico também foi pra mim um desses autores, que influenciou uma geração de escritores, não apenas do Rio Grande do Sul. Se tornei-me também escritor e poeta, devo, em parte, ao pai de Clarissa...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Borboletas de Zagorsk


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bA_GMtqUGeQ&feature=player_embedded


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cTvvzBwhwvs&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=NfkBsj2w0uA&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vLDROI206lw&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=aLQ1wSbc_xY&feature=related


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Snn6YixcU4U&feature=related

Reproduzo abaixo, na íntegra, indicação do video acima BORBOLETAS DE ZAGORSK, feita pela coleg'amiga Elis Zampieri, professora da educação especial, em Curitibanos - SC - Brasil, editora dos blogs Sobre Educação e Et Cetera; e colunista do portal INCLUSIVE.

BORBOLETAS DE ZAGORSK, por Elis Zampieri:

Borboletas de Zagorsk é um documentário produzido pela BBC em 1992 que trata do trabalho desenvolvido em uma escola russa com crianças surdas e cegas inspirado nos estudos de Lev Vygotsky. A obra tem 40 minutos de duração e se passa na cidade de Zagorsk, a 80 km de Moscou.
Em seus estudos sobre a defectologia, Vygotski traz a ideia da compensação segundo a qual as pessoas com deficiência utilizam seus sentidos sadios para compreenderem o mundo, isto é, desenvolver seus sentidos normais para compensarem seus sentidos perdidos ( visão, audição, etc. )

Segundo a prof. Elisângela Zampieri:

O documentário reforça a importância da mediação e a crença de que todas as pessoas, independente da idade e da condição física ou intelectual, são capazes de aprender. Concepção esta também retratada na teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural do educador Romeno Reuven Feuerstein. Com a conhecida frase: "Não me aceite como eu sou", Feuerstein desafia o educador a planejar e propor ações que possibilitem ao sujeito relacionar-se com seus pares, sem que esta relação seja permeada pelo atributo da incompetência por acreditar que não se pode prever, nunca limites para o desenvolvimento humano.
Borboletas de Zagorsk é a evidência disso.


Observação do editor do Educa Tube:

Sou testemunha do que o documentário mostra e a Elis comenta, pois de 2005 a 2007, coordenei Projeto do Informática na Educação Especial, quando foi coordenadora também do Núlceo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª CRE, desenvolvendo o referido projeto em parceria com as professoras da educação especial da EEEF Barão de Cêrro Largo, de Rio Grande - RS - Brasil.
Na época, o projeto cooperativo e colaborativo, entre professores e alunos da ecucação especial e os multiplicadores do NTE, demonstrou as inúmeras possibilidades de aprendizagem de alunos portadores de deficiência nas áreas visual, mental, física e auditiva, tendo as tecnologias como uma aliada nesse processo de ensino-aprendizagem. Além desse projeto, participei em parceria com professoras dao ensino regular em turmas inclusivas.
Destaco alguns situações que vem de encontro ao que o documentário apresenta:

Na deficiência visual, atendi certa vez um aluno cego que recebi atendimento em sala de recursos da professora especialista nessa área, e o ensinei a usar o programa dosvox, que permite o uso do computador por alguém com deficiência visiual, seja o editor de texto, jogos e até mesmo a internet. Na questão desta, não sabia como configurar a mesma, e o o aluno H. me repassou o telefone de um amigo dele D., que também cego, era técnico em informática e morava no estado de São Paulo. Por telefone, e depois por MSN, D. ensinou-me a configurar a internet no dosvox, que pode ser baixado gratuitamente, no link abaixo.

DOSVOX

Na deficiência mental e auditiva, em projeto em turma inclusiva de 4ª série do ensino fundamental, eu a a professora regente de turma, percebemos como a aprendizagem funcionava de forma surpreendente, pois a aluna J., com deficiência mental, aprendera rapidamente Língua Brasileira de Sinais (Libras), para se comunicar com seus colegas surdos, enquanto tinha dificuldade na questão do raciocínio matemático. E os alunos ouvintes também aprenderam facilmente a língua de sinais para se comunicar. Que a aprendizagem funciona de forma muito similar entre alunos portadores de deficiência ou não, e que as tecnologias são um grande aliado para ambos.

Não importa se somos professores ou alunos, se temos deficiência ou limitações, todos temos nosso tempo particular de aprendizagem, e muito desta depende da dedicação e profissionalismo do educador e da dedicação e persistência do educando.

domingo, 24 de outubro de 2010

Casa Fernando Pessoa



http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/

Descobri no Twitter link( abaixo) para o portal chamada Casa Fernando Pessoa, que possui um acervo para visitação online.

CASA FERNANDO PESSOA

Sou fã declarado deste poeta que escrevia com a alma na ponta dos dedos. Sempre digo que se tivesse que escolher um livro pra levar pra uma ilha deserta, com certza seria Obra Completa de Fernando Pessoa. Um poeta singular de identidades plurais...
Eis abaixo, apresentação do do espaço virtual, feita pelo próprio portal:

Toda as obras que integram a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estarão, a partir de hoje disponíveis, na íntegra, através da Internet, permitindo o acesso gratuito à obra do poeta português a partir de qualquer ponto do globo.

O espólio inclui 1.140 livros que pertenceram a Fernando Pessoa, mas também manuscritos, ensaios e poemas, anotados pelo próprio nas páginas dos livros. A totalidade das páginas de cada volume foi digitalizada e colocada online, podendo as obras ser consultadas, página a página, no site, ou descarregadas, na íntegra, para o computador.

"Trata-se da primeira biblioteca portuguesa integralmente digitalizada", afirmam os responsáveis pelo projecto, que é hoje apresentado na Casa Fernando Pessoa - o único local onde, até à data, este acervo podia ser consultado.

A Biblioteca Digital terá acesso a partir do site da Casa Fernando Pessoa, devendo ficar online pelas 18 horas de hoje.

O projecto desenvolvido em parceria com a Fundação Vodafone, que investiu cerca de 77 mil euros, pretende facultar "a todos os leitores, em qualquer parte do globo, o acesso a este importante legado de uma das figuras maiores da Cultura Portuguesa", lê-se no comunicado.

O serviço incluirá a possibilidade de consulta de obras por autor, por ano ou ordem alfabética, sendo também facultada uma classificação por categorias temáticas. "Para facilitar a compreensão da biblioteca como um todo, foram destacadas as páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa", detalha a nota à imprensa.


http://tek.sapo.pt/noticias/internet/biblioteca_particular_de_fernando_pessoa_onli_1100841.html

Aprendendo História com o jogo Age of Empires



Reproduzo abaixo, a íntegra de mais uma criativa e original iniciativa do coleg'amigo Michel Goulart, de Criciúma - SC - Brasil, editor dos blogs História Digital, Games Históricos e Filmes Históricos.
Michel, além de educador é músico e utiliza-se de diversos games em seu fazer pedagógico. Um exemplo de educador do século XXI.
Vejam abaixo a atividade feita com alunos e visitem o História Digital; um dos ambientes de aprendizagem em rede, que sempre indico aos meus cursistas, pela relevância, criatividade e originalidade de suas propostas pedagógicas, utilizando-se das tecnologias em geral.
As modernas estratégias de uso das tecnologias e das mídias no processo de ensino-aprendizagem requerem que o educador conheça e replique em parte o mundo do alunado, em que música, jogos, dança etc fazem parte visceral, umbilical...

APRENDENDO HISTÓRIA COM AGE OF EMPIRES, por Michel Goulart

Desde que me conheço como professor de História, sempre gostei de usar diferentes recursos no processo de ensino-aprendizagem. Por isso criei este blog, para explorar novas possibilidades, dentro do conceito de história para ler, ver, ouvir e até jogar.

Neste sentido, há algumas semanas atrás, pedi para meus alunos reconstruírem batalhas ou civilizações da antiguidade, utilizando o mais famoso game de estratégia de todos os tempos: o Age of Empires. Para isso, os alunos deveriam utilizar o sistema de criação de cenário (scenario builder) e montar uma apresentação no powerpoint com informações históricas e imagens do game.

Aqui está um exemplo da utilização do game. Os alunos do Colégio Energia, reconstruíram de forma muito bacana a Guerra de Teutoburgo, que ocorreu na Germânia em 9 d.C.



É claro que o sistema de criação de cenários tem limitações, o que impede a inserção de elementos importantes, como as tribos germânicas, por exemplo. Mas isso não compromete o resultado final e ainda estimula a pesquisa.

Fonte:
http://www.historiadigital.org/2010/10/aprendendo-historia-com-age-of-empires.html

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tragam a revolução no aprendizado (Sir Ken Robinson)


Fonte: http://www.ted.com/talks/view/id/865

O vídeo acima, que considero imperdível a assitência por professores, foi indicação da coleg'amiga Elis Zampieri, professora da educação especial em Curitibanos - SC - Brasil; editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
O vídeo em si dispensa maiores apresentações para aqueles que já assistiram outras palestras de Ken Robinson. Melhor ver e ouvir e fazer sua própria reflexão a partir da realidade do universo escolar em que cada um está inserido.
Uma fala provocadora, motivadora, bem humorada, crítica e esclarecida.
A escola do século XXI precisa mesmo mudar sua estrutura, não apenas na questão espacial, mas temporal. Mais que tudo, o educador do século XXI precisa fazer, o que chama de, pequenas expedições ao mundo do aluno, descobrir seus gostos, usos e costumes, para a partir da descoberta desse novo dialeto tribal, estabelecer uma nova forma de diálogo.
Uma das grandes lições que aprendi na vida foi que o educador deve ser um eterno aprendiz, não apenas na questão formal, de fazer cursos de atualização, de capacitação continuada, mas aprender com o próprio alunado e a comunidade, pois como digo e li em algum lugar: "As certezas são sempre provisórias, mas as dúvidas são permanentes".

Observaçao: Escolha a legenda do vídeo acima, clicando em "view subtitles".

Apresentação do vídeo no portal TED:

"Nessa comovente, engraçada continuação de sua celebrada palestra de 2006, Sir Ken Robinson defende uma mudança radical das escolas padronizadas para um aprendizado personalizado - criando condições nas quais os talentos naturais das crianças possam prosperar".

Vídeo sobre a palestra de 2006, logo abaixo:

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Palavra cantada & história contada: clipes que parecem curtas



Iniciei durante Semana da Criança (comemorada no Brasil, na segunda semana de outubro), projeto de interpretação de textos e produção literária, com alunos do ensino fundamental de escola da rede pública de Rio Grande - RS - Brasil, denominado "PALAVRA CANTADA & HISTÓRIA CONTADA: CLIPES QUE PARECEM CURTAS".
Trata-se de proposta de trabalhar com videoclipes, conforme links abaixo, em que seja possível observar que a história cantada pelo cantor ou banda é possível de ser também contada como uma narrativa pelos alunos, primeiro, a partir da força das imagens (clipes em inglês), para a posterior produção textual em língua portuguesa.
Para mim, como educador, escritor e poeta, interessa-me saber através da palavra cantada, qual a história a ser contada pelos alunos.
Nesta atividade, utilizei-me do tradicional (quadro negro e giz) aliado ao moderno (datashow, notebook e conexão 3G), conforme imagens acima, feitas no ambiente escolar, tornando o espaço regular em uma sala de aula digital.
Foram utilizados diversos clipes com esse enfoque:

1º ENCONTRO, com 8ª série, turmas 81 e 82:


CARRY YOU HOME, de James Blunt


CRYSTAL BALL, da banda Keane

2º ENCONTRO - 6ª série, turmas 61, 62 e 63:


ALL I NEED, da banda Radiohead


BAD DAY, de Daniel Powter

3º ENCONTRO - 7ª série, turmas 71 e 72:


WAKE ME UP WHEN SEPTEMBER ENDS, da banda GreenDay


HUNTING HIGH AND LOW, DA BANDA A-HA

As turmas 81 e 82, de 8ª série, foram convidadas a participar do projeto, primeiramente observando e anotando detalhes dos clipes Carry You Home (Voltando para casa), de James Blunt, e Crystal Ball (Bola de cristal), de Keane, trabalhando individual, em duplas e trios, para depois, a partir da palavra cantada, contarem a sua própria história, interpretando as imagens e produzindo uma nova narrativa.
No clipe de Blunt, todos tiveram a mesma percepção sobre o fio condutor da música e possível história nele contida, cada grupo tendo suas versões. Afinal, como escreveu Cecília Meireles: “O vento é o mesmo, mas sua resposta é diferente em cada folha.”
Já no clipe de Keane, mais complexo, surgiram as mais curiosas e criativas interpretações e produções para a história do homem que tinha mulher, filho, carro e bom emprego e de repente perde tudo, por não ser mais reconhecido e ter outro parecido em seu lugar. Várias hipóteses foram levantadas. As três mais originais foram que: poderia ser tudo um sonho, uma viagem no tempo entre o homem mais velho e mais novo e que um deles era clone do outro.
No clip "Tudo que necessito", da Radiohead foi visto em paralelo com o "Dia Ruim" de Daniel Powter, e ambos trazem a tela dividida, mostrando 2 histórias de vida que acontecem também de forma paralela. A observação visual, dos pequenos detalhes das cenas, feita pelos alunos de forma verbal, depois escrita, foi muito interessante.
Do garimpo de textos e observações, este educador, que também é, nas poucas horas vagas, poeta e escritor, surgiram belos argumentos para futuros microcontos, nos blogs ControlVerso e/ou R.E.M. - Rápido Movimento do Olhar, com a devida referências ideias dos alunos.
Percebi, entre os alunos, alguns talentos que, através da leitura e escrita, poderão se destacar no futuro, não apenas nas letras e artes... Possuem uma ótima sensibilidade.
Alguns deles expressaram, em sua gíria, o gosto pelos clipes: "triafu", "trimassa" e outros "tri" (Risos). A maioria desconhecia as bandas indicadas.
Muitos não leem, pois veem nisso uma obrigação, pra fazer algum trabalho; falta estímulo e exemplos que venham primeiro de casa, depois se solidifiquem na escola.
É uma geração marcada pelo audiovisual, percebem detalhes nas imagens, mas quanto a interpretação e ao vocabulário, ressentem-se dessa falta de leitura...

Observação 1: Ao final do terceiro encontro, postarei neste espaço mais observações sobre o referido projeto, indicando também videoclipes para serem utilizados no ensino médio.

Observação 2: Agradeço à direção e aos professores de Português/Literatuta da E.M.E.F. Frederico Ernesto Buchholz, no município de Rio Grande - RS - Brasil, pela possibilidade de colocar em prática o referido projeto.
Educar é compartilhar certezas provisórias e dúvidas permanentes...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Portinari e a Infância (por Cria Mineira)


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UFUW-U0pC70

Vídeo com animação, a partir de obras de Candido Portinari sobre o universo da infância, criado e editado por Cria Mineira, para abertura dos jogos eletrônicos Zip&Del, foi indicação, via Twitter, da coleg'amiga Chris Angelotti , escritora, educadora e editora do portal ABC Kids.
Ótimo para trabalhar arte e cultura no ambiente escolar, sobre a obra de um dos maiores pintores brasileiros, que como outros artistas, como Villa-Lobos e Monteiro Lobato, souberam transitar entre o universal e o particular, fazendo justamente da cultura popular o mote de parte de suas obras, que s]ao hoje universais; vide o Trezinho do Caipira, do maestro Villa-Lobos e O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, bem como a grande obra de Portinari, em que o povo brasileiro é seu maior personagem.

Visitam o acervo do Projeto Portinari, que contém vida e obras do autor, nascido em Brodósqui.

domingo, 17 de outubro de 2010

Biblioteca Digital Mundial


Imagem acima, da página inicial da Biblioteca Digital Mundial, refere-se ao portal que, como o próprio nome indica, reúne material de diversos países, acessível a consulta online, confome link abaixo:

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL

A referida sugestão foi feita, através de lista de correio eletrônico, pela coleg'amiga Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, de Rio Grande - RS - Brasil, Oceanóloga,Mestre em Educação Ambiental e Educadora do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande - ProEA, do qual também faço parte.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Como aprendi e como ensino


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vPTxIGxRxPI&feature=youtu.be

Vídeo acima, Como aprendi e como ensino, foi indicação do Prof. João Luis Machado, editor do blog Escolhendo a pílula vermelha e colaborador do portal Curta na Escola.
Reproduzo no Educa Tube como uma homenagem a todos os educadores que compartilham suas certezas provisórias e as dúvidas permanentes, seja na rede lógica dos computadores, seja na sua rede social...
As imagens e legendas falam por si mesmas...
Feliz Dia do Professor!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Canção da Amizade


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RGtJL0VHL7I&feature=player_embedded

O vídeo acima, Canção da Amizade, dueto entre as personagens Boober e Red do show infantil de TV Fraggle Rock (dos anos 1980), em seu episódio 17 - "Marooned", da primeira temporada, foi indicação, via Twitter, do Prof. Jarbas Barato, editor do blog Boteco Escola.
Uma postagem especial pelo Dia das Crianças, comemorado neste 12/10.
Celebrar a amizade, todos os dias, eis uma grande lição da vida...
Valorizar a memória infantil, independente da idade que se tem, outra grande lição...

Abaixo, link para o referido vídeo:

CANÇÃO DA AMIZADE

LETRA ORIGINAL DA CANÇÃO:

The Friendship Song (Performed by: Red and Boober)

Remember when,
Now and then,
Everything went wrong?
And then our friends would sing,
The friendship song.

We sang,
Try a little longer,
For your friends.
Try a little a stronger,
For your friends.

You work all night.
You work all day.
You still can’t keep,
Those worry blues away.

Try a little longer,
For your friends.
Try a little a stronger,
For your friends.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mingoville: curso de inglês para crianças



Conheci o Mingoville World, que trata-se de um portal de inglês para crianças, através de formação para multiplicadores de NTEs, na Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre - RS - Brasil, e indico a professores e pais, pois o ambiente em questão, além de ser gratuito o acesso (basta fazer cadastro, informando e-mail e senha), é um espaço de interação recheado de imagens e sons, que favorece a aprendizagem.
Além das lições, possui um dicionário ilustrado com imagens e sons.
Acessam o portal, pelo link abaixo:

Mingoville - inglês para crianças

domingo, 10 de outubro de 2010

A revolta e as reviravoltas de uma letra



Os slides acima, da criativa, original e divertida história sobre o dilema de uma letra no consultório do Dr. Aurélio, foram-me indicados pela minha prima Rejane Klaes, bibliotecária e amiga pessoal dos autores, os professores Eduardo Fernandes Paes e Sonia B. Hoffmann, respectivamente, editores dos portais, Nossa Língua, Nossa Pátria e Diversidade em Cena.
O casal Eduardo e Sonia possui muitas coisas em comum, além de educadores e do gosto pelas letras, são cegos e mantém portais que indicam recursos tecnológicos e conteúdos educacionais, citados anterioremente, como links abaixo:

Nossa Língua, Nossa Pátria

Diversidade em Cena

O conto que reproduzi acima, com a gentil permissão dos autores, foi escrito em Porto Alegre, em 2010, e possui edição em braille.
Indico esse material não apenas para professores de língua portuguesa, mas para todos aqueles que queiram trabalhar com a "nossa língua, nossa pátria", com jovens e adultos.

Sugestão: Para ler o texto em tela cheia, vá na opção Menu e clique em View Fullscreen.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ensinando com criatividade


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=OGQiXtzjcnE&feature=player_embedded

O vídeo acima, que dispensa maiores apresentações, pois fala por si só, por tratar-se do Trabalho Criativo em Sala de Aula: Sugestões e Ideias, foi produzido pelo professor Doutor João Luís de Almeida Machado, em disponibilizado em seu blog Escolhendo a pílula vermelha.
O prof. João Luis é também colaborador do Curta na Escola, que integra o Porta Curtas Petrobras, e que disponibiliza curta-metragens com propostas educacionais aos professores.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Fórmula da Felicidade


Fonte: http://mediacenter.clicrbs.com.br/rbstvrs-player/45/player/5722/historias-curtas-a-formula-da-felicidade/1/index.htm

Já escrevi em prosa e verso que "há uma matemática nas letras e palavras e uma gramática nos números e fórmulas". O curta-metragem acima, A Fórmula da Felicidade, exibido pelo Prêmio Histórias Curtas , da RBS TV Porto Alegre, em 2007, trata dessas coisas misteriosas da vida, como a fórmula básica para a felicidade, que vai muito além de equações matemáticas e dos versos poéticos.
O curta tem direção de Airton Tomazzoni e música de Ticas Neumann e é pra mim um desse momentos mágicos do cinema, por condensar em poucos minutos (15 ao todo), uma grande mensagem de vida.
Uma adolescente que se apaixona pelo professor de matemática (coisa não tão incomum assim) e que por linhas tortas acabam integrando-o ao seu mundo, com sua irmã mais velha e o irmão, ao que indica, portador de deficiência, que se veste de coelho e vive, come e dorme com vários coelhos brancos, além de um "branco mais escuro".
Já nas primeiras falas do curta, uma que acho emblemática: "os números são a chave pro enigma da vida". Físicos quânticos já declararam que o universo parece simular um imenso sistema operacional, em que tudo funciona com precisão matemática.
A narração do curta é feita pela adolescente, contando um pouco de sua vida e seus sonhos. Em uma de suas falas diz outra preciosidade: "A ciência pode provar tudo, até o que os olhos não conseguem vislumbrar". Finalizando com a mais lírica e, talvez, o seu segredo da felicidade: "Tenho o melhor professor do mundo no quarto ao lado".
Um curta-metragem para ser assistido por pais e filhos, professores e alunos, para cada qual decifrar a tal fórmula da felicidade que cada um traz criptografada dentro de si...
Pais e professores precisam se incluir no mundo de seus filhos e alunos, como fez o professor no curta-metragem, para conhecer suas necessidades e, por fim, decifrar a fórmula da felicidade em comum, da própria sociedade...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Música: a linguagem universal


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM

O vídeo acima, foi indicação dupla dos amigos e colegas Robson Garcia Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias e Elisângela Zampieri Panisson, editora do blog Sobre Educação, dois amigos virtuais que me brindaram com sua presença no Seminário de Tecnologia Educacional, ocorrido em agosto do corrente, aqui em Rio Grande - RS - Brasil.
O vídeo possui a incrível marca de mais de 24 milhões de visitas no You Tube, e a letra e a performance dos músicos e artistas de rua, espalhados mundo afora e reunidos neste clip, dispensa maiores comentários.
Sempre digo que a música é a linguagem universal da humanidade, e através dela pode-se passar mensagens de união fraterna entre os seres humanos, independente da língua e cultura de cada povo.
A música é um veículo que pode ser melhor explorado em sala de aula, como uma ferramenta a mais de interação com esta geração, vinculada por demais a vídeos, clipes, músicas, danças etc.

Apresentação do vídeo pelo You Tube:

A partir do premiado documentário "Tocando para mudar: Paz através da Música", vem a primeira de muitas "canções ao redor do mundo" ser lançado de forma independente. Destaque é um cover do clássico de Ben E. King por músicos de todo o mundo, ampliando sua parte da canção, já viajou o mundo.
http://playingforchange.com

A canção Stand By Me (Fique ao meu lado), de John Lennon expressa muito dessa mensagem universal.

Abaixo, vídeo legendado da canção Stand by me:


Stand by me - tradução
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=o05Z_EiG6Rs

domingo, 3 de outubro de 2010

Traz Outro Amigo Também - Histórias Curtas




Em 02/10/2010, estava almoçando com a família, com a TV ligada, e iniciei a ver o curta-metragem Traz Outro Amigo Também, participante da edição 2010 do Prêmio Histórias Curtas, produzido e organizado pela RBS TV, de Porto Alegre - RS - Brasil.
Como sempre digo aos educadores, quando faço formação no uso dos multimeios no ambiente escolar: às vezes, pequeno fragmento de um filme, um curta-metragem e/ou até um videoclip se prestam a diversas possibilidades educacionais.
Tenho indicado diversos desses, aqui no Educa Tube, e o curta acima é mais um desses que, com lirismo e criatividade, pode se prestar a diversas atividades entre professores, alunos e a comunidade escolar.
Traz Outro Amigo Também tem a seguinte sinopse, apresentada pelo portal do Histórias Curtas:

Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo de infância, desaparecido há mais de cinqüenta anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de um homem? Esse é o dilema de um detetive particular que pede ajuda à crianças para resolver o assunto.

www.historiascurtas.com.br

Diante de um desafio assim, o detetive usou a lógica para cumprir sua missão, ou seja, estabelecer contato com o imaginário infantil e a partir desse fazer sua expedição em busca do amigo imaginário de seu cliente. Assistam ao curta, que é comovente...
E lembrem-se, pais e educadores, que a maior expedição que podemos fazer junto a nossos alunos e filhos, não é tanto essas cinematográficas, turísticas e tudo mais, mas acima de tudo estabelecer esse contato imediato de terceiro grau com o imaginário das crianças e dos jovens, conhecer seu mundo e daí trazer um amigo também (o próprio filho e aluno) para o nosso mundo escolar, familiar, social...
Manter viva a criança que já fomos um dia dentro de nós também é uma das grandes expedições e desafios de pais e professores, para poder estabelecer um diálogo; e não apenas um monólogo que não efetiva de fato a comunicação.
A vida é assim , feita às vezes de grandes momentos vividos em poucos minutos, mágicos instantes em breves segundos, parecidos com um curta-metragem, e que ficam eternizados para sempre na memória da gente...

sábado, 2 de outubro de 2010

Coração de Tinta: cinema, literatura e sociedade


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hsiJ0kuI3RI

O vídeo acima trata-se de trailer do belo filme Coração de Tinta (Inkheart, 2009), com direção de Iain Softley.
Eis abaixo a sinopse do mesmo:

Meggie trocaria facilmente sua vidinha chata pelas aventuras que costuma ler nos livros. Pois parece que seus pedidos foram atendidos. Seu pai Mo, com quem mora sozinha depois do desaparecimento de sua mãe, esconde um estranho segredo - ele é capaz de trazer os personagens dos livros à vida quando lê seus trechos em voz alta. Esta habilidade pode ter relação com o sumiço da mãe de Meggie mas, antes que a menina descubra mais, o vilão Capricórnio surge das páginas de "Coração de Tinta" em busca dos poderes de Mo para realizar seus planos. Agora, com a ajuda do misterioso Dedo Empoeirado e de sua tia-avó Elinor, Meggie e o pai entram em um intrigante mundo de magia para impedir o maligno Capricórnio e quem sabe finalmente encontrar sua mãe perdida.

A vida passa como um filme, mas a vida também muitas vezes se parece e muito como a história contada em um livro.
As mídias e a literatura são formas de fazer a imaginação do jovem despertar para mundos imaginários e reais... Saber interpretar uma história e desvendar os caminhos da própria história particular, através do universal.
Ainda que nem toda história contada seja autobiográfica, não há como para dar verossimilhança ao contado, deixar de carregar um pouco nas tintas da realidade para falar de um mundo ficcional.
Ler e escrever sobre o mundo, contar histórias, suas ou de terceiros, estimular nos jovens esse exercício de ver um filme com outros olhos, de ler um livro com outra visão é um dos desafios do professor, que não deixa de ser também um grande contador de histórias...
Quando o educador dá vida em sala de aula ao que os livros didáticos contém, de certa forma ele é também alguém com a Língua de Prata; alcunha do protagonista do filme Coração de Tinta, que faz literalmente personagens de livros criarem vida e pessoas ficarem aprisionadas nos livros lidos...
O autor, quando cria um mundo imaginário faz de seu leitor um prisioneiro daquele livro, enquanto lido e às vezes, para toda a vida...
O leitor, quando lê um livro com olhos de descobridor, literalmente dá vida aos personagens e começa a reconhecê-los em pessoas do seu entorno, do seu cotidiano...
Incentivar o uso de vídeos, livros e outras mídias no ambiente escolar é um desafio e uma necessidade para o educador do século XXI, que não deixa de ser um herdeiro dos contadores de histórias da Antiguidade.
Muito da história humana só chegou aos nossos tempos, graças aos relatos orais, passados de geração a geração...
Literatura, cinema e sociedade possuem suas intertextualidades, uma influenciando a outro. Leitor e Autor, suas relações, cada qual também sofrendo influências... O autor não escreve somente para si, o leitor também é um co-autor à medida que reescreve a história contada, pela tradução feita com a leitura, como se o livro fosse um filme que se passa apenas na mente de quem lê e imagina todo um cenário, trajes, rostos, paisagens e tudo mais.
O filme Coração de Tinta é uma metáfora sobre o poder da arte e da cultura em nosso cotidiano e sociedade. Muito do nosso mundo, como o vemos hoje é fruto dos ícones literários e cinematográficos que lemos ou assistimos...
Mo, Meggie, Resa e outros personagens do filme, como o próprio Autor do livro mágico, chamado Coração de Tinta, são partes de um imaginário e ao mesmo tempo pessoas que conhecemos no dia-a-dia... E que reescrevem e relem seu presente e futuro a todo momento...
Trabalhando com professores e alunos, vejo o quanto é difícil às vezes tratar de interpretação de textos, com jovens, sem que estes tenham adquirido o hábito da leitura, pois simples sinônimos dificultam a compreensão de textos, quando estes não leem nem têm despertado o interesse para livros mágicos ou não, como o Coração de Tinta e outros mais, desde a mais tenra idade...
E não ler livros significa justamente não ler as entrelinhas do mundo...

Como escreveu em um Soneto, no século XIX, o poeta inglês John Keats, retratado no filme Brilho de uma paixão, por Jane Campion:

"Quando fico a pensar poder deixar de ser
antes que a minha pena haja tudo traçado,
antes que em algum livro ainda possa colher
dos grãos que semeei o fruto sazonado;(...)"

Penso, pois, na questão da leitura e da autoria e mais ainda, na questão da contação da história e na co-autoria desenvolvida no ato da leitura em voz alta ou de forma silenciosa entre o autor e o leitor, de forma atemporal. Nós somos autores e personagens da própria existência. Ora somos escritos por outros, ora lemos as entrelinhas dos outros em nossa história de vida particular, que se desdobra na do outro e outro e por ai vai... Intertextualidade vivida, sentida e imaginada, tanto pelo autor como pelo leitor.

Abaixo, canção My Declaration, da trilha sonora do filme Coração de Tinta (Inkheart), composição de Javier Navarrete (2008) e interpretação de Eliza Hope Bennett.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cgvuLgkFwmo&p=19D53E012E6EE85C&playnext=1&index=31

Indicação de leitura:

Vida e leitura, um descobrimento