domingo, 28 de novembro de 2010

O verdadeiro efeito borboleta


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Kg51nLK8Xxg

Conversando em tempo real pelo tuiter, como diversos amigos virtuais (dentre eles Cristina Passinato, Vanda Trentino, Gisele Zamboni entre outros), acabei, primeiro, num efeito dominó, associando letras e músicas, depois imagens e recordações, até chegar a este vídeo, chamado Proteção às borboletas, canção famosa nos anos 1970, na voz do cantor e compositor Benito de Paula.
Uma canção ainda atual por sua temática ambiental, que pode ser usada por professores e alunos, numa viagem no tempo e no espaço.
Talvez esse seja o verdadeiro efeito borboleta, comumente associado a Teoria do Caos que diz que o simples bater de asas de uma borboleta aqui no Brasil, poderá causar uma tempestade no Japão, pelo desencadear de situações que cada um de nós pode provocar no próprio meio em que vive, influenciando todo o planeta.
Sugiro aos educadores trabalharem com esses temas, usando clipes, como esse, unindo música, arte, cultura, história, mas também vídeos de longa metragem como o filme Efeito Borboleta, que também discute essas implicações. Neste, um jovem tem o poder de voltar e alterar o tempo e a sua história de vida, modificando a dos amigos também, a partir de antigas fotografias que ele mentaliza e literalmente se teletransporta. Sem mais as imagens, entre tantas indas e vindas, esse passageiro do tempo, acaba lembrando-se de antigos cadernos e suas anotações e através delas, recupera a faculdade de voltar atrás e mudar as situações já vividas. mas tudo tem um preço.
Vejam o filme, e lembrem-se que a verdadeira viagem e efeito borboleta são as recordações do passado, através das viagens que fazemos por nossa memória, utilizando essas lições de vida para alterar o nosso presente e futuro, de forma consciente e planejada, com educação e cultura.
O educador com sua atuação, pode causar um belo efeito borboleta em seus alunos, e também ser influenciado pelo bater de asas dessas jovens borboletas, recém saídas de seu casulo da juventude...
Para refletir, motivar e se automotivar, num outro efeito borboleta também.

Abaixo, letra da canção:

PROTEÇÃO ÀS BORBOLETAS

Eu sou como a borboleta
Tudo o que eu penso é liberdade
Não quero ser maltradado,
nem exportado desse meu chão

Minhas asas, minhas armas,
não servem para me defender
As cores da natureza pedem
ajuda pra eu sobreviver

Você que me vê voando
Como a paz de uma criança
Você sabe a minha idade
Eu sou sua esperança

A ordem da humanidade
não deve ser destruída
quando eu voar me proteja
]sou parte da sua vida

Eu sou como a borboleta...

Fonte: http://letras.terra.com.br/benito-di-paula/109762/

sábado, 27 de novembro de 2010

Minha Alma (A paz que eu não quero): clipe que parece curta



Minha Alma, O Rappa


A MINHA ALMA (A PAZ QUE EU NÃO QUERO), O RAPPA
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vF1Ad3hrdzY

O impactante vídeoclipe acima, Minha Alma, da banda O Rappa, já tinha sido indicação antiga do coleg'amigo Robson Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias; e recentemente o revi, por conta de indicação das coleg'amigas Janaina Martins e Ieda Freitas, educadoras ambientais, quando de sua utilização em projeto educacional com alunos do ensino médio de escola da rede pública estadual da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, dentro do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande / ProEA-PRG, trabalhando com os mesmos noções de cidadania.

Essas indicações serviram-me para refletir e incluir o referido clipe na próxima fase (a ser feita em 2011, com alunos do ensino médio) do projeto Clipes que parecem Curtas: Palavra cantada & História Contada, executado em 2010 com alunos do ensino fundamental de escola pública.
Diante das imagens dos confrontos entre policiais e traficantes, na cidade do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, este videoclipe torna-se cada vez mais um quase curta-metragem, e serve para que reflitamos sobre violência, drogas, preconceito, discriminação, política, educação, sociedade, cidadania, entre outras tantas possibilidades, além das relações entre vida e arte...
Minha Alma, de O Rappa, é um daqueles vídeos que nos marcam pela força das imagens e da letra. Um clipe que parece um curta. E que já inicia com versos contundentes:

"A minha alma tá armada e apontada/ Para cara do sossego!"

Avassalador, e tristemente atual...

E de tudo que temos visto, ouvido e lido, fica uma outra pergunta, extraída da própria letra da canção:

"Qual a paz que eu não quero conservar,/Prá tentar ser feliz?"

A resposta a essa indicação talvez traga a solução ao próprio conflito...
No meio de tudo isso, uma população trabalhadora vivendo ilhada, seja nos morros ou arredores, refém do próprio medo e das incertezas.
Para pensar e debater entre professores e alunos, pais e filhos o modelo civilizatório que está em curso e qual o modelo social que desejamos para o nosso futuro.

Para assistir o vídeoclipe, basta clicar no link (atalho) abaixo:

MINHA ALMA (A paz que eu não quero) - O Rappa

Mais abaixo, letra da referida canção:

MINHA ALMA, O Rappa

A minha alma tá armada e apontada
Para cara do sossego!
(Sêgo! Sêgo! Sêgo! Sêgo!)
Pois paz sem voz, paz sem voz
Não é paz, é medo!
(Medo! Medo! Medo! Medo!)

As vezes eu falo com a vida,
As vezes é ela quem diz:

"Qual a paz que eu não quero conservar,
Prá tentar ser feliz?"

As grades do condomínio
São prá trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão

Me abrace e me dê um beijo,
Faça um filho comigo!
Mas não me deixe sentar na poltrona
No dia de domingo, domingo!

Procurando novas drogas de aluguel
Neste vídeo coagido...
É pela paz que eu não quero seguir admitindo

É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir admitindo

Fonte:
http://letras.terra.com.br/o-rappa/28945/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fronteiras digitais


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UFLNl1Z5rqI&feature=fvw


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7QV_vHJWqQI&feature=related

Conheci o vídeo Fronteitas digitais II, através da coleg'amiga Elisângela Zampieri Panisson, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, e editora do blog Sobre Educação, durante sua palestra no Seminário de Tecnologia Educacional - 6º Núcleo CPERS/Rio Grande, em agosto/2010.
É um vídeo (em suas três versões ou releituras) bem ilustrativo desse processo de alargamento das fronteiras reais e virtuais, através das mídias, das TIC's e das redes sociais.
Nativos e imigrantes, passageiros e tripulantes do ciberespaço podem hoje se comunicar em tempo real, online, apesar das distâncias e fronteiras reais.
Conhecer esse "Novo Mundo" e saber transitar com desenvoltura nele é um dos grandes desafios do educador do século XXI. E, com isso, estabelecer estragégias de interação e de uso adequado dos multimeios, como acessórios a sua prática pedagógica. Uma ferramenta a mais, como é o próprio livro didático.
Um vídeo também para viajar no tempo, entre as gerações de pais e filhos, professores e alunos...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Uma conversa sobre a raça


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cWPhlO6Uv2E

O vídeo acima, é um trailer legendado de um documentário chamado A conversation about race(Uma conversa sobre a raça), e serve para refletirmos sobre questões como identidade, preconceito, discriminação, cidadania, inclusão etc.
É comovente e avassalador.
Foi indicação do coleg'amigo Alexandre Protásio, professor de História, em Rio Grande - RS - Brasil, que mostrou a seus alunos, durante Seminário da escola Bom Jesus/Joana D'Arc, onde palestrei sobre "Como a tecnologia pode auxiliar no estudo".

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O menor filme do mundo


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=slfOuS30aJ4

Sempre digo que grandes ideias não precisam ser em grande metragem. Um pequeno vídeo, um clipe, uma música, como introdução a uma prática escolar servem como motivação para sonhos e projetos maiores, em que a tecnologia é apenas a coadjuvante do espetáclo maior que é o processo de ensino-aprendizagem.
No vídeo acima, indicação indireta, via Twitter do jornalista Fred Navarro retuitando indicação da Revista Piauí, mostra "o menor filme do mundo", feito com uma câmera digital embutida num aparelho celular.
Evidentemente que é uma tecnologia inovadora, conforme demonstra a apresentação do You Tube, mais abaixo, mas o que deve ser inovador, no que tange a Educação é a própria prática pedagógica e nem tanto os equipamentos utilizados por alunos e professores.
Mas também fica evidente que câmera digital, celular, edição de fotos e vídeos, via Movie Maker (windows) ou KDen Live (linux), depois sua publicação no You Tube e de lá a incoporação do código em um blog, promove a divulgação de ideias e ideais, além dos muros da escola, para o ciberespaço; inspirando outros projetos ou adaptando um projeto de uma região para outra, respeitando a realidade local de cada um.
Educar é um ato universal, divulgar essas experiências para a comunidade escolar, uma necessidade cada vez maior. Não importa o tamanho do filme nem do projeto, mas a dimensão social que eles abrangem com o seu planejamento, execução e divulgação...

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Il CellScope è un dispositivo Nokia con un microscopio collegato che è stato realizzato per girare un film innovativo con protagonista una ragazza di 9 mm chiamata Dot che vive in un mondo microscopico. Tutto il film è stato girato utilizzando la tecnologia CellScope e un Nokia N8, con la sua fotocamera da 12 megapixel e ottica Carl Zeiss!

Abaixo, link para exemplo de projeto educacional, utilizando-se das TICs, desenvolvido entre professora e alunos, aqui da região sul do Rio Grande do ul - Brasil.

PRODUTO DE SALA DE AULA - campanha publicitária feito pelos alunos (Drogas)

Visitem também o blog:

PRODUTO DE SALA DE AULA, da profª Rosãngela Samaniego

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Crianças Invisíveis (Documentário e Vídeoclipe)



O documentário acima, intitulado Invisible Children (Crianças Invisíveis), foi-me indicado, algum tempo atrás, pela coleg'amiga de Elisângela Zampieri Panisson, professora da educação especial, em Curitibanos - SC - Brasil; editora dos blogs Sobre Educação, Et Cetera e Special Games, além de colunista do portal INCLUSIVE, que trata de inclusão e cidadania.
Já loquei este documentário que é ótimo parar trabalhar com jovens e adultos - com a comunidade esoclar em geral - valores como educação, cidadania, inclusão social etc.

Abaixo, apresentação do vídeo no You Tube:

"Na primavera de 2003, três jovens americanos viajaram a África na busca de uma história. O que encontraram foi uma tragédia que repugna... a todos" que os inspirou. Uma história onde as crianças são armas e as crianças são as vítimas. O filme "Invisible Children:rough cut" (crianças invisíveis) expõe os efeitos de uma guerra que dura à 20 anos sobre as crianças de Uganda do norte. Estas crianças vivem no medo de serem abduzidas por soldados rebeldes, e estão sendo forçadas à lutar como parte de um exército violento. Este documentário maravilhosamente atropelante,é de um ritmo veloz , com uma pitada de MTV, e é algo verdadeiramente original. Ver África através dos olhos de jovens é engraçado e triste, rápido e informativo - tudo na mesma respiração. Veja esse filme, você será mudado para sempre."

Assistindo TV, vi o videoclipe abaixo, da banda Fall Out Boy, que serve de link para o documentário acima, pois trata do mesmo tema, podendo o educador trabalhar partes do documentáiro, aliado ao clipe, com seus alunos, em sala de aula, laboratório de informática, sala de vídeo etc.

FALL OU BOY - I'm Like A Lawyer With The Way I'm Always Trying To Get You and Me

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FAgbZdrWiN4

Visitem também o portal:

INVISIBLE CHILDREN

domingo, 14 de novembro de 2010

Dez filmes imperdíveis para o professor assistir antes da aposentadoria


Este post, publicado originalmente no meu outro blog educacional Letra Viva do Roig, em 2009, é fruto de uma reflexão sobre notícia do portal Yahoo! Brasil, com o sugestivo título de "Os 100 filmes para assistir antes de morrer"; ou seja, indicações de críticos especializados em cinema do Yahoo! Movies, sugerindo filmes imperdíveis. Dessa seleção, o próprio Yahoo! Brasil, indica também seus 35 melhores.
Alguns deles já assisti, e pretendo, se der ainda nessa "encadernação", assistir aos demais, antes de ir embora desse planeta azul. Porém, retrocedendo em minha memória cinematográfica, resolvi fazer as minhas indicações, como educador, de 10 filmes que todo professor deveria assistir antes de se aposentar, para poder refletir sobre a sua prática pedagógica em sala de aula. Refletir consigo mesmo e com seus alunos... Os 10 filmes que indico abaixo, tem enfoque educacional, e trazem links para resenhas críticas e algumas proposições de como usar no cotidiano escolar.
Um dos grandes propositores do cinema na educação é o Planeta Educação, "o portal educacional da empresa Vitae Futurekids que tem como objetivo disseminar o Uso Pedagógico e Administrativo das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação nas escolas públicas brasileiras de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio."
Meu colega e amigo Robson Freire, editor do premiadíssimo blog Caldeirão de Ideias, toda a semana indica alguns desses filmes fantásticos, no mais fantástico ainda Projeto Cinema no Caldeirão. Todo sábado tem lá no blog uma preciosa indicação.
Vejam abaixo minhas indicações, que tratam de temas diversos como ambiente, usos e costumes, deficiência visual, aprendizagem, etc:

Dez filmes imperdíveis para os educadores assistirem antes da aposentadoria, segundo o blog Letra Viva do Roig:

Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir, com Robin Williams;

O Sorriso de Mona Lisa, de Mike Newell, com Julia Roberts;

Encontrando Forrester, de Gus Van Sant, com Sean Connery;

Escritores da Liberdade, de Richard LaGravenese, com Hillary Swank;

Filhos do Paraíso, de Majid Majidi;

A Cor do Paraíso, de Majid Majidi;

Gênio Indomável, de Gus Van Sant, com Matt Damon e Robin Williams;

A Educação de Pequena Árvore, de Richard Friedenberg, com James Cromwell;

O Clube do Imperador, de Michael Hoffman, com Kevin Kline;

Ilha das Flores, de Jorge Furtado, com narração de Paulo José.

Observação: Imagem acima, meramente ilustrativa, extraída da internet, do endereço abaixo
http://www.gadgetvenue.com/ultra-short-focus-on-the-sanyo-
lp-xl50-projector-06141744/

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Há uma matemática nas letras e uma gramática nos números...

OK Go - This Too Shall Pass - Rube Goldberg Machine

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qybUFnY7Y8w

Este vídeoclipe faz tempo que pretendia indicar aos professores, junto ao outro mais abaixo, da bando OK Go, como dinâmica de grupo, entre professores e alunos.
Em apenas 3 minutos e 54 segundos, um professor pode passar aos alunos, noções de matemática, lógica, física, organização sequencial etc etc etc., através de um efeito dominó, que como postou no twitter, a coleg'amiga Elis Zampieri, é de uma absurda precisão...
A partir desse comentário da Elis, que é professora da educação especial em Curitibanos - SC - Brasil, e editora do blog Sobre Educação, resolvi elaborar essa postagem.
Educar é de certa forma fazer esse efeito dominó nos alunos, proporcionando que um contagie o outro, e esse ao colega do lado e assim sucessivamente para todos percebam toda a matemática e poesia que existem na vida ao redor.
Como já escrevi em prosa e verso: "Há uma misteriosa matemática nas letras, palavras e frases que compõem um livro e uma fala; da mesma forma que há uma preciosa gramática nos números, fórmulas e equações matemáticas que movem o mundo inteiro".
Tudo na vida é composto de letras e números, mas a matemática é a base de tudo, inclusive da informática se seu código binário, formado pela sucessão de um (sim/tudo) e zero (não/nada). Até mesmo alguns físicos quânticos chegaram a conclusão que o Universo parece funcionar matematicamente como um imenso sistema operacional. Já imaginaram essa Matrix colossal, de bit's e bytes celestes?

Ainda utilizando-me dos incríveis, criativos, bem humorados e originalíssimos videoclipes da banda OK Go, que tal iniciar uma aula de educação física com a canção e as imagens do clipe abaixo:

OK Go - Here It Goes Again (CLIQUE AQUI)

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=pv5zWaTEVkI&feature=channel

E aqui, a mesma (e fantática!) apresentação de dança, música e irreverência sobre esteiras, ao vivo, no show de talentos de uma escola dos EUA:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gq7r3F1SoX0&feature=related

Nestes videoclipes, ciências humanas e exatas dialogam, podendo servir de uma dinâmica de grupo, pra motivar os alunos para alguns conceitos de matemática, física e ciências em geral. Para que tais clipes fossem possíveis, foi necessário estabelecer um roteiro complexo, dinâmico, um fabuloso trabalho de equipe...
Educar também é reunir um esforço múltiplo, em prol de um ideal em comum...
Às vezes, reunir a comunidade escolar em torno da escola é tão complexo como criar um efeito dominó de tal envergadura, ou dançar sobre esteiras ao som de uma canção, como nos vídeos acima forma feitos com maestria.
Embora, justiça seja feita, os alunos, os jovens, conseguem dançar sobre tapetes virtuais, de luzes, reproduzindo a sequência da canção, com incrível desenvoltura...
É uma geração em que música, dança, vídeos, clipes e outras mídias tem papel quase que epitelial... Sua segunda pele...

Abaixo, mais um clipe original, em forma de papel de parede, desta criativa banda:

OK Go - Do What You Want Version 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=i00GDT9FuFM&feature=rec-LGOUT-exp_fresh+div-1r-5-HM

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O mundo necessita de todos os tipos de mentes


Fonte: http://www.ted.com/talks/view/id/773

O vídeo acima, descobri, visitando o portal INCLUSIVE, que trata de inclusão e cidadania, e considero uma grande oportunidade para refletir sobre a aprendizagem em sentido amplo.
Vejam abaixo a apresentação do vídeo, pela INCLUSIVE, e selecionem a legenda.

"Temple Grandin, diagnosticada com autismo na infância, fala sobre como a sua mente funciona — compartilhando a sua habilidade de “pensar em imagens”, que a ajuda a resolver problemas que cérebros neurotípicos não conseguiriam. Ela traz à tona que o mundo precisa de pessoas com o espectro autista: pensadores visuais, pensadores em padrões, pensadores verbais e todos os tipos de crianças espertas e inteligentes."

A INCLUSIVE recebeu recentemente menção honrosa no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos 2010.

Acompanhem as indicações da INCLUVISE, via tuiter, no link abaixo:

INCLUSIV3

Abaixo, link para resenha sobre o filme que conta a história de Temple Grandin:

TEMPLE GRANDIN - O FILME