domingo, 16 de outubro de 2011

Educar significativo


http://youtu.be/tRbBgV5hXcE

O vídeo acima, foi indicação via Facebook da coleg'amiga Raphaella Marques, professora do Rio e Janeiro - RJ - Brasil, editora dos blogs Palavras, Poeiras e Pensamentos e Estudando e navegando, além de integrante do portal educacional Educopedia, feito em colaboração e cooperação com os professores da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, que é um dos ambientes de aprendizagem virtual que sempre indico aos professores, nas formações e oficinas.
Educopedia, uma enciclopédia educacional criada para e por professores, uma ideia de convergência tecnológica e educativa que merece ser visitada por todos os educadores.

Quando ao vídeo acima, traz diversas cenas de filmes que ilustram a letra da canção da banda SuperTramp, para refletir sobre o ato de educar de forma significativa. Como bem descreve a apresentação do referido vídeo no You Tube: "Pense filosoficamente sobre a sua atitude, a cada momento de sua existencia poderá influenciar o futuro e as decisões de outras pessoas. Pense bem!"
Educar é dialogar, é estabelecer pontes entre o conhecimento prévio que cada um tem, antes mesmo de adentrar ao ambiente escolar e, com isso, se comunicar com o ensino formal, interagindo o professor (mediador) com seu alunado e a própria comunidade escolar. Para refletir, não apenas no Dia do Professor, mas em todos os dias, pois educar é um ato universal e atemporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário