sábado, 30 de abril de 2011

Online.converter (conversor de arquivos online)


Imagem 1

Imagem 2

O interessante, eficiente e prático recurso tecnológico acima, é uma dessas possibilidades que sempre comento com coelgas, cursistas e alunos, da "inteligência coletiva" em prol da rede social e de trabalho que utilizo seguidamente em meu fazer pedagógico e tecnológico.
Descobri o online.converter, graças a duas colegas. Janaina Senna Martins, minha colega e multiplicadora de informática educativa no NTE Rio Grande - RS, e editora do blog Realidade Virtual, que estava editando uma apresentação de slides (via Power Point) e depois Movie Maker, e a música estava no formato WMA, mas precisava ser convertida para formato WAV para rodar bem. Depois de fazer download de alguns conversores e testar suas possibilidades, fez contato, via MSN, com a colega Geórgia Stella Ramos do Amaral, técnica de suporte do NTE Santa Cruz do Sul - RS - Brasil - e editora dos blogs Infinito Particular e (Des)Caminhos Poéticos, que indicou o recurso acima (imagem 1), chamado online.converter que, como o próprio nome indica, não precisa baixar nem instalar nada no computador e faz as conversões para os mais variados tipos de arquivos, via internet mesmo.
Basta entrar no link do site, abaixo:

Online.converter
http://www.online-convert.com/

Feito isso, basta escolher o tipo de arquivo que deseja converter, se de áudio, vídeo, texto, imagem etc; e em seguida clicando na opção GO (imagem 2).
Abrirá a janela PROCURAR em que o interessado selecionará o arquivo desejado em seu computador ou pendrive e confirmará a conversão. Pronto!
Nada mais de incompatibilidade entre arquivos de texto, tipo .doc (word/windows) e .odt (writer/linux); nem problemas de música em formatos mp3, wav, wma; tampouco vídeos baixados em formato .flv que não rodam no PC, basta converter para AVI, DVD etc. Proporciona que arquivos pesados, com texto e imagem, em formato .doc possam ser convertidos no formato PDF (portable documento format) de forma simples e rápida, que além de preservar a autoria e permitir apenas leitura e impressão, permite que um arquivo fique mais leve para envio, via e-mail ou armazenagem em pendrive ou CD.
E um detalhe aos interessados: essa conversão cria um arquivo novo, preservando o original, podendo ser encaminhado também por e-mail essa cópia.
Seguidores e visitantes do blog Educa Tube, socializem essa informação aos demais educadores, pois poderá agilizar e muito a edição de material próprio, seja vídeos baixados ou gravados nos mais variados formatos, seja arquivos diversos como texto, imagem, música etc.
Grato também às amigas e colegas Janaina e Stella por compartilharem não apenas dúvidas mas também certezas nessa aldeia digital.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Não basta mudar: tem que capacitar e ser capacitado


Fonte: http://youtu.be/zmqDvh6CyWQ

O vídeo divertido e curtíssimo vídeo acima (apenas 20 segundos), foi-me repassado pela colega Janaina Senna Martins, que trabalha comigo no NTE Rio Grande / 18ª CRE, como multiplicadora em informática educativa (em Rio Grande - RS - Brasil) e trata-se de uma descoberta de sua filha, Sabrina.
Embora seja um vídeo engraçado, que para alguns sirva apenas como piada, para mim serve mais como um material para refletir sobre a informática no cotidiano e, principalmente, na educação.
Não basta trocar a antiga máquina datilográfica pelo moderno computador, pura e simplesmente, pois toda mudança requer antes treinamento, capacitação e formação continuada para evitar, como no vídeo acima, que se repita o mesmo processo mecânico, de empurrar o carro da máquina datilográfica num computador, que logicamente não possui nem necessita desse recurso.
Mêcanico deve ser sempre o equipamento, jamais o servidor, seja ele professor ou não...
Tampouco mecânico deverá ser o processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se ou não das máquinas como material de apoio.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Viciados em dados (as aparências enganam...)


Fonte: http://youtu.be/f_vpxvJaSV8

O divertido e, ao mesmo tempo, reflexivo vídeo acima, chamado Viciado em dados, foi-me apresentado pela amiga Janaina Senna Martins, minha colega multiplicadora no NTE Rio Grande, da 18ª CRE, em Rio Grande - RS - Brasil, e editora do blog Realidade Virtual.
Viciados em dados, uma propaganda bem humorada, critica a postura daqueles que acham (ou "se achamn", como dizem os jovens) que sabem tudo, às vezes, por conta de pré-conceitos ou até mesmo preconceitos ou conceitos equivocados de mundo, analisam as pessoas pelo que TEM e não pelo que SÃO. Mas as aparências enganam. Todos temos nossas necessidades especiais, sejamos deficientes ou não; todos nós temos nosso próprio processo de aprendizagem e também ensinamos uns aos outros, no convívio diário.
Na educação para a vida ou para o trabalho, todos continuaremos sendo sempre aprendizes, pois a construção do conhecimento é como um prédio de muitos andares.
Andar, palavra de duplo sentido, de caminhar e de construir...
Através das redes sociais, o conhecimento circula, socializa-se e transforma-se, não sendo mais propriedade de uma pessoa ou de um grupo apenas...
O caminho da educação é esse, compartilhar dúvidas e certezas permanentemente, e quem pensar o contrário - lamento dizer, mas - está na contramão da própria história da humanidade...
E no que tange às tecnologias da informação e da comunicação (TICs), como bem demonstra o vídeo acima, não existe mais a questão local, ou melhor, o local (a vila, o bairro, a escola, a casa), hoje é também o universal, graças a equipamentos como telefone celular, GPS, notebook, palmtop, ipad, iphone, modem 3G, wire less, etc.
Saber compartilhar dados é estabelecer essa via de duas mãos, em que todos vão e voltam, aprendem e ensinam a todo momento. Ora somos aprendizes, ora educadores...

domingo, 24 de abril de 2011

A ponte: uma mensagem universal


Fonte: http://youtu.be/Yl8WmrYnHZw

O vídeo acima, A ponte - Mensagem de Páscoa, é um desses vídeos de curta duração que se prestam a uma ampla reflexão, ainda mais numa data que trata de renovação espiritual, como a Páscoa...
Foi indicação, via twitter, da coleg'amiga Elisângela Zampieri, professora da educação especial de Curtitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Neste Trem da Vida, em que todos somos passageiros, poucos são de fato condutores de seu destino... Viver a vida, com suas perdas e ganhos, com suas chegadas e partidas, e disso tudo aprender uma lição, eis o maior sentido dessa existência...
A vida nos locomotiva, como sempre digo, e a educação - que deve vir de berço - é o primeiro e maior vagão... O primeiro educador/condutor deste trem, deve ser sempre o pai/responsável.
Muitas vezes somos obrigados a fazer, como no vídeo, certas escolhas, escolhas possíveis, nem sempre ideais... Mas o tempo e a jornada neste Trem da Vida nos mostra o caminho a seguir sempre...
Uma Feliz Páscoa a todos aqueles que renascem a cada dia e que renovam a cada amanhecer a esperança em dias melhores...

Aproveito para indicar a leitura de minha resenha sobre o filme Trem da Vida, publicado em 2009, no blog ControlVerso (link abaixo), que é também uma bela metáfora do cotidiano.

TREM DA VIDA, de Radu Mihaileanu

Fragmento:

Trem da Vida mescla comédia e tragédia, fazendo rir e chorar na dose certa, e a cada cena. Numa delas, talvez a que sintetize todo o filme, Schlomo, o bobo, reflete sobre a existência humana, numa das passagens mais memoráveis: “Deus criou o homem à sua imagem./Isso é lindo! Schlomo à imagem de Deus./Mas quem escreveu isso no Torah?/Foi o homem, não Deus./O homem escreveu sem modéstia, comparando-se a Deus./Talvez Deus tenha criado o homem.O homem./O homem, filho de Deus, criou Deus, só para poder se inventar.../O homem escreveu a Bíblia... para não ser esquecido sem se importar com Deus/Não amamos e não oramos a Deus./Ou melhor, imploramos para que nos ajude aqui na Terra.../Mas não nos importamos com Ele./Só pensamos em nós mesmos./A questão não é saber se Deus existe ou não.../Mas sim se nós existimos”.

Abaixo, link para resenha crítica do referido filme:

TREM DA VIDA, o filme

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Incrivelmente bonito


Fonte: http://youtu.be/x5Y8x1zXE-w


Fonte: http://youtu.be/XarQhesPYEg

O vídeo acima (versão balé) é uma bela indicação indireta, via Twitter, da amiga Suzana Orsini, de Belo Horizonte - MG - Brasil, sobre um balé, filmado em stop motion, que serve a diversas interpretações e usos.
No campo poético, comparo ao balé do Vento com a Chuva, até por que vi esse vídeo num dia tremendamente ventoso e chuvoso... O cenário se movimentando atrás demonstra a ação do vento, por sinal...
No campo educacional, ao uso da dança e da música para sensibilizar, motivar e despertar o senso para arte, cultura e a própria educação no alunado, muito vinculado a videoclipes que flertam muito com música e dança...
A canção Impossibly Beautiful é interpretada pelo grupo Light of Aidan com a participação da banda Note For A Child. Achei, depois na web, a versão com a letra original e por ali fiz a tradução livre abaixo.
O amor, a vida, o trabalho podem ser incrivelmente bonitos ou impossivelmente belos, tudo depende da tradução que fazemos entre o que desejamos e o que podemos, entre o ideal e o possível...

Abaixo, letra original (inglês) e tradução livre minha:

Note For a Child - Impossibly Beautiful

I am the question and you are the answer
I am the lyric with words, who, like dancers,
Need you, the melody, to give life to my song

I am a boat in the sea all alone
You are the North Star, guiding me home
I'm the explorer and you are the treasure I seek

And how can I dare to believe
I wake from this dream to see
Impossibly beautiful, you walk beside me
And all that I see in you
I just want to be with you
Impossibly beautiful, but beautifully true

I am a Japanese house made of paper
You, like a hurricane, lay me to waste
Here in my brokenness, everything changes but you


Recado para uma criança, Incrivelmente bonito.

Eu sou a pergunta e você é a resposta
Eu sou a letra com as palavras, que, parecem dançarinos,
Preciso de você, a melodia, para dar vida a minha canção

Eu sou um barco no mar sozinho
Você é a Estrela do Norte, guiando-me para casa
Eu sou o explorador e você é o tesouro que eu procuro

E como eu poderia ousar acreditar
Acordar desse sonho para ver
Incrivelmente bonito, você caminha ao meu lado
E tudo que eu vejo em você
Eu só quero estar com você
Impossivelmente belo, mas bem verdade

Eu sou uma casa japonesa feita de papel
Você, como um furacão, coloco-me a perder
Aqui na minha angústia, tudo muda, mas você.

Atitude é tudo...


Fonte: http://youtu.be/XeEhruV3IiU

O vídeo acima, Atitude é tudo..., foi indicação, via Twitter, da ambientalista e geo-educadora Marianina Implagliazzo, e trata de meio ambiente e pode ser usado na educação ambiental. Foi filmado, aparentemente, em um shopping center em Quebec, Canadá, e é uma espécie de "pegadinha", como esses vídeos de humor que são mostrados repetidas vezes em programas dominicais na TV. Mas esse traz em si uma reflexão bem maior. Vejam até o final e saberão...
Lembrou-me citação atribuída a Jefferson, não o Roberto (político brasileiro), mas o Thomas (ex-presidente norte-americano), que em pleno século XVIII, fala de algo, que hoje em Tempos Modernos, de reality show e câmeras escondidas, torna-se atual, atemporal:

"Sempre que você fizer algo, mesmo que ninguém jamais venha a saber, faça como se o mundo estivesse o observando". (THOMAS JEFFERSON.)

Assim deveriam se portar, pais e filhos, professores e alunos, políticos e eleitores, empregados e empregadores, sem a necessidade de serem filmados nem flagrados em câmeras escondidas, mas que tivessem essa consciência de que a vida passa rápido demais, como em um filme. Para alguns, sequer é um longa-metragem, passa mais rapidamente, como se fosse um curta-metragem, e que o que importa não é o TER mas o SER... Que as pessoas passam, mas que a natureza fica, apesar de todos os mandos e desmandos, de todo o descaso com o meio ambiente por parte de alguns.

Um vídeo que traz alguns dados estatísticos sobre a produção de plástico, de lixo etc. Para refletir sobre o mundo em que vivemos e sobre nosso papel social em nosso tempo, tendo a consciência de que nossos filhos e netos é que herdarão o que fizermos hoje...

Afinal, também citando outro pensador, Renato Manfredini Filho, mais conhecido pela alcunha de Renato Russo, ex-líder e vocalista da banda Legião Urbana, em um verso da canção Índios (vídeo abaixo, em sua bela versão acústica):

"O futuro não é mais como era antigamente (...)"


fonte: http://youtu.be/jrNJ6Q7ffuw

domingo, 17 de abril de 2011

Educação e Mudança (por Celso Antunes)



Fonte: http://youtu.be/bLee1851_q0

O vídeo acima, Educação e Mudança, de Celso Antunes, foi indicação indireta, via Twitter da educadora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital.
Aproveito as palavras de Sonia em sua apresentação:

"Do banho-maria ao forno de microondas. Não ... este não é um vídeo sobre cozinha!
É uma pequena história - 2 minutos - sobre uma professora, contada por Celso Antunes".


Um pequeno vídeo, de apenas 2 minutos que promove uma grande discussão e reflexão sobre o papel social do professor, e que fala por si só...
Parafraseando Barack Obama: "O mundo mudou e nós precisamos mudar".
Os equipamentos, as mídias, as TICs se atualizam numa velocidade vertigiosa, mas muitos profissionais da educação - que eu batizo de burocratas do saber -, continuam repetindo-se em práticas conservadoras...
Preocupam-se mais com aspectos formais do que estruturais, e isso não se trata apenas de quem está em sala de aula, muitos gestores escolares e gestores públicos ainda resistem ao uso das mídias e das tecnologias da informação e da comunicação, com o manjado discursos de que não são dessa geração, que já estão velhos demais para aprender, etc etc etc.
Apreindizagem é um processo único e permanente, que nos acompanha por toda vida...
Um grande paradoxo: muitos dos que têm discurso progressista, mantém intacta sua prática conservadora, refratária ao novo, desconhecendo as mudanças sociais que se realizaram desde que a informática deixou de ser apenas um equipamento empresarial e passou a integrar o ambiente escolar.
Mas de nada adianta trocar o retroprojetor pelo datashow, para passar o mesmo conteúdo, da mesma forma burocrática e antididática...
Educar é dialogar com o mundo do alunado, como sempre digo: fazer pequenas expedições ao outro lado da fronteira que separa o professor da aldeia digital onde vive seu aluno... E a partir disso, estabelecer uma nova linguagem, comum a ambos.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Todos nós queremos ser jovens


Link para assistir o vídeo acima, no You Tube:
TODOS QUEREMOS SER JOVENS
http://youtu.be/ZidBmzFFSyk

O vídeo acima, Todos queremos ser jovens, foi indicação da coleg'amiga Lilian Baungratz de Oliveira, de Santo Augusto - RS - Brasil, e colaboradora do Blog do Projeto... Diversidade, Espaço e Construções da História no Município de Santo Augusto - RS.

De fato: "O novo sempre intimida". Mas como mostra o vídeo:

"Se você acha que já sabe bastante e está em paz com seu espaço no mundo, então, parabéns! Você está oficialmente morto.
Mais do que nunca, para entender o mundo é preciso entender esses jovens.
Que são os catalisadores das grandes mudanças.
E há um bônus extra:
Entender a evolução do mundo é uma busca que pode nos manter jovens para sempre".


Google, Yahoo, You Tube, Face Book e outros ambientes virtuais, criados por jovens, transformaram a face, não apenas do mundo virtual, mas do real...
Para que pais e professores entendam um pouco melhor o Mundo Jovem, precisam, como eu faço, realizar pequenas expedições, além da fronteira digital ou não do mundo que vivemos e estabelecemos nossa "casamata". O novo, realmente, intimida, mas precisamos conhecer o que de novo nos rodeia, sob pena de ficarmos ilhados apenas ao nossos conceitos, pré-conceitos, preconceitos, mitos e mitificações; seja sobre a informática (que não é bicho-de-sete-cabeças nem a varinha de condão que num passe de mágica tudo realiza, bastando apertar alguns botões).

"Todos queremos ser jovens", lembra-me a mescla de outros vídeos variados, como Filtro solar, Rafinha 2.0, Fronteiras digitais etc; já destacados aqui no Educa Tube, e que podem ser vistos e revistos, bastando digitar seus nomes no recurso PESQUISAR, deste blog.
Mas o vídeo acima ainda que remeta a esses outros vídeos citados, ele por si só é criativo, original e autêntico ao mundo em que vivemos, onde todos, de certa forma, querem de fato ser jovens. Que sejamos pra sempre jovens de espírito e em essência, e não apenas jovens de externa aparência...

Apresentação abaixo do vídeo no You Tube:

O filme 'We All Want To Be Young' é o resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos 5 anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.
Este filme possui licença aberta pelo Creative Commons.
Roteiro e direção: Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues.
Agradecimento:
Zeppelin Filmes
box1824.com

A função do educador (por Tião Rocha)

A função do educador (por Tião Rocha)

Fonte: http://pt.scribd.com/word/full/2974456?access_key=key-xvdrftlqf6f28gqr0y5

Link: A função do educador (por Tião Rocha)

Observação: caso não abra o arquivo citado, clique no link acima para a página onde o mesmo se encontra, e onde também é possível efetuar o "download".

O texto acima, embora curto (apenas 3 páginas) é imenso, por conta da reflexão que proporciona sobre temas que me são caros: arte, cultura e educação.

O texto "A função do educador", de autoria de Sebastião Rocha, que pode ser encontrado no portal CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (http://www.cpcd.org.br).
É mais uma inestimável indicação da coleg'amiga Elisângela Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil; editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Um texto que fala do papel social do educador, em que a arte a cultura e a própria sociedade devem estar presentes a todo momento, para dar sentido e significação ao ato de educar, e tornar significativo para ambos: pais e filhos, professores e alunos, e toda a comunidade escolar, o processo de ensino-aprendizagem.

Ensinar a observar, a refletir, a vivenciar as coisas, além de sua linha horizontal, é o que cabe ao educador, seja pai ou professor.

Destaco citação do texto de Tião Rocha a partir da leitura de O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, sobre a Celebração das Contradições:

"A identidade não é uma peça de museu, quietinha na vitrine, mas a sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia". Eduardo Galeano

Uma coisa é certa: Poetas influenciam outros poetas, escritores também a seus pares, da mesma forma que educadores uns aos outros. E quando se une poesia, arte, cultura e educação, tudo junto, numa mesma atividade, mais ainda... Todos tem a ganhar...

Um texto breve mas com uma profunda identidade, esse de Tião Rocha a partir de reflexões sobre outro textos de Galeano, que nos promove grandes reflexões, dentro e fora do cotidiano escolar e familiar, no contexto social em geral...
Ajudar a quem vê, olhar, eis uma das funções sociais de todo educador, seja ele pai ou professor...

DADOS SOBRE O AUTOR DO TEXTO ACIMA, EXTRAÍDOS DO CPCD:

Quem é Tião Rocha?

QUEM É TIÃO?

Tião Rocha é seu nome, Sebastião é apelido. Antropólogo (por formação acadêmica), educador popular (por opção política), folclorista (por necessidade) e mineiro (por sorte). Fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD, organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte/MG.

ATIVIDADES ATUAIS

Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD.
Presidente do Banco de Êxitos S/A.
Líder Avina.
Líder Social do Brasil.
Membro da Ashoka Empreendedores Sociais.
Membro da Aideca - Asociación Iberoamericana de Desarrollo de Artesanias / Espanha.
Membro da Associação Brasileira de Antropologia / ABA.
Membro Efetivo da Comissão Mineira de Folclore.
Membro fundador da Care Brasil.
Editor no Brasil da "Reclaiming Children and Youth" - National Educational Service / USA
Membro do Conselho Editorial Revista Sustenta
Membro do Conselho Deliberativo do NAPS- Núcleo de Aprendizagem Paulo Sogayar
Membro do Conselho de Especialistas do Projeto Arranjo Educativo Local do SESI/SENAI/PR.

ATIVIDADES ANTERIORES

Ex-Professor Universitário: PUC/MG e UFOP/MG.
Ex-Membro do Conselho Universitário da UFMG.
Ex-Presidente da Comissão Mineira de Folclore.
Ex-Consultor do Comitê de Programas Complementares à Escola do
Instituto Ayrton Senna.
Ex-Consultor e Coordenador de Programas da Fundação Orsa na
Região do Jari (Pará e Amapá).
Ex-Secretário Municipal de Educação Araçuaí/Vale do Jequitinhonha-MG.
Ex-Consultor do Programa Petrobras de Cultura.

Observação: O texto de Tião Rocha pode esr feito download no link abaixo>

A função do educador (por Tião Rocha)