sábado, 31 de dezembro de 2011

What a wonderful world (Que mundo maravilhoso)


http://youtu.be/HPcgM1MnDnI

O belíssimo vídeo acima, What a wonderful world (Que mundo maravilhoso), foi indicação, via Facebook, da amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Refletindo.
Um rico material para mostrar as belezas do mundo, que a grande mídia nem sempre mostra, tratando a vida apenas como um grande interval,o comercial, com alguma programação no transcorrer dos dias, meses e anos.
Um material para educadores motivarem seus alunos, não apenas para as questões do meio ambiente, mas da sociedade...
Há muito projeto educacional precisando ser conhecido e reconhecido pelas mídias e redes sociais (blog, wiki, twitter, orkut, facebook etc).
Parafraseando jargão de um famoso comercial: "Não basta educar, tem que divulgar também" as boas práticas educacionais, usando ou não as tecnologias da informação e da comunicação. Ou que as TIC sejam o meio de divulgação das mesmas aos demais colegas e à comunidade escolar.

Abaixo, tradução da referida canção:


What a wonderful world (Que mundo maravilhoso)

Filosofando e aguardando o Feliz Ano Novo, enquanto me despeço do Feliz Ano Velho


http://youtu.be/IygFKSkb860

O videoclipe acima, Filosofando, do ator e cantor Alexandre Nero, foi indicação da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE
Uma canção, imagem, letra, arranjo e interpretação que servem para filosofar sobre a beleza da vida, o valor das coisas e das pessoas em nossa existência, e acima de tudo, para que acreditemos em nossos sonhos e voemos na imaginação sem perder o foco com a realidade...
Uma canção com poucos versos, que se repetem, mas que nos fazem refletir sobre a própria condição humana: "Interessante esse passarinho que não tem nada, mas tem muito mais que eu"...
Sejamos sempre o passarinho que voa, no céu azul, com a liberdade nas asas estampada...
E com a certeza do versos de outro poeta, um de meus preferidos, o velho, bom e sábio Mário Quintana: "Esses ai que estão atravancando o meu caminho, eles passarão, eu passarinho".
E ainda que "uma só andorinha não faça verão", que sejamos para nós o que sonhamos!
Feliz 2012 a todos, é o desejo do Educa Tube e seu editor!

Abaixo, link para um outo sonho de voar, realizado em 2011:

O sonho de voar, de pai para filho

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Entrevista de Patch Adams ao Programa Roda Viva (O melhor remédio é a amizade)



O vídeo acima, trata-se de entrevista de Patch Adams ao programa Roda Viva, foi indicação, via Facebook, da amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Refletindo.
São 1h e 18 min de verdades que precisam ser ditas, difundidas e repetidas, mas que infelizmente, nem sempre têm o devido espaço na grande mídia, mais vinculada a índices de audiência, muitas vezes disponibilizando espaço no horário nobre para quem nada tem a dizer. Patch Adams - que ficou conhecido mundialmente por conta do sucesso do filme que leva o seu nome e que foi interpretado pelo ator Robin Williams - tem muito a dizer e diz...
Diz inclusive que jamais falou a famosa frase de que "rir é o melhor remédio". Para ele o melhor remédio é a amizade... Ainda afirma que "o amor não esta na TV, e em nenhum lugar, nem é ensinado nas escolas".
Uma entrevista para refletir e reprisar entre pais e filhos, professores e alunos...

sábado, 24 de dezembro de 2011

As cores das flores


http://youtu.be/s6NNOeiQpPM

O belo vídeo acima, As cores das flores, trata da inclusão de deficienctes visuais nas escolas da Espanha e foi indicação indireta, via Facebook, da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.

Um rico material para tratar de inclusão educacional e social, de ensino e aprendizagem, de alteridade, de convivência em sociedade, meio ambiente, literatura e muito mais.
Mas acima de tudo, para valorizar o ato de educar...
Vendo esse curta-metragem, lembrei-me do belíssimo filme A Cor do Paraíso (Irã, 1999), de Majid Majidi (cena abaixo), em que o aluno cego desabafa com seu professor também cego... Um filme imperdível, ainda mais quando se é educador... Para refletir sobre o verdadeiro valor da própria inclusão, que é a convivência e a aprendizagem mútuas.


http://youtu.be/0hgpEKSVzj0

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A vida perfeita, meu mundo...


http://youtu.be/xmBSj_TVFEc

O vídeo acima, The Perfect Life... My World (A Vida Perfeita... Meu Mundo), de HS, pseudônimo de Hakan SonMez, foi indicação indireta, via Facebook, da amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Refletindo.
Um ótimo material para trabalhar questões como meio ambiente, educação ambiental, água, vida, sociedade.

Pode ser visto, junto a outros vídeos editados por HS, em sua página no Facebook, link e endereço abaixo:

HS - Hakan SonMez

domingo, 4 de dezembro de 2011

Pense antes de postar


http://youtu.be/oI3nE_nQuBU

O vídeo acima, Pense antes de postar, trata-se de um alerta sobre a exposição exagerada na rede mundial de computadores, e foi indicação que recebi via e-mail, da pedagoga Maira Nobre, de Fortaleza- CE, Brasil, e editora do blog Aprender com.
A fronteira entre a divulgação de imagens, fatos e situações do cotidiano, com fins públicos e relevantes, e a mera exposição exibicionista da intimidade individual e a banalização desta, é uma linha tênue, que pode promover atividades e pessoas ou gerar situações como as demonstradas no vídeo.
Para refletir sobre o uso da internet em nossa vida...

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Movimento da Via Láctea


http://youtu.be/EQMXzJpcK5k

O vídeo acima, Movimento da Via Láctea, foi indicação indireta, via Facebook, da amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Refletindo.
Reparem que o movimento acelerado da câmera faz as imagens das nuvens parecerem com o balançar das ondas no mar... Belíssimo espetáculo da natureza...

Apresentação do vídeo no You Tube:

O fotógrafo norueguês Terje Sørgjerd passou uma semana sobre a montanha mais alta da Espanha, El Teide, para captar imagens impressionantes do céu.
A sequência de imagens captada ao longo de 170 horas foi montada no vídeo A Montanha, que mostra a evolução da paisagem local a uma altitude de 3.718 metros.
As imagens captadas por Sørgjerd mostram a evolução da Via Láctea no céu em diversas fases do dia, vista a partir do topo da montanha, no parque nacional de mesmo nome localizado nas ilhas Canárias.
'O local é também uma de minhas ilhas favoritas, com uma variedade fantástica de natureza e paisagens. Sabia que se eu conseguisse colocar essas coisas juntas eu certamente inspiraria as pessoas', disse o fotógrafo à BBC Brasil.
Sørgjerd diz que para conseguir captar suas imagens, dormiu menos de dez horas ao todo ao longo da semana em que ficou sobre a montanha e enfrentou desafios como uma tempestade de areia vinda do deserto do Sahara. A visibilidade quase nula a olho nu não o impediu de capturar com sua câmera a luz das estrelas por trás das nuvens de poeira.
Sørgjerd já havia feito sucesso com um trabalho anterior, A Aurora, no qual conseguiu capturar imagens da aurora boreal em um parque nacional no norte da Rússia, a temperaturas que chegavam a -25 graus Celsius.
'Depois do sucesso de A Aurora, me senti imensamente inspirado a fazer algo semelhante depois. A Via Láctea me pareceu um grande desafio, e El Teide, a montanha mais alta da Espanha, me pareceu a locação perfeita', diz o fotógrafo.
http://www.facebook.com/TSOPhotography
OBS: O áudio original foi trocado pela música Vangelis - Heaven and Hell da série Cosmos.

Veja também do mesmo autor, o igualmente belo Aurora, logo abaixo:


http://youtu.be/sBWPCvdv8Bk