segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Riverdance: sintonia e sincronia no trabalho em equipe (unidade na pluralidade)


http://youtu.be/w8EXDtoGfrs

O vídeo acima, de apresentação final do grupo de dança Riverdance é um ótimo material para formação de professores e atividade com alunos, tanto pela questão artística e cultural, como pela questão do próprio trabalho em equipe, para tratar de temas como sintonia e sincronia, divisão de tarefas, planejamento de ações, em que a cumplicidade de todo um grupo, seja de dança, equipe esportiva, turma, etc é fundamental para o êxito e beleza do conjunto.
É o que chamo de "Unidade na Pluralidade".
Vejam a beleza da coreografia, em que ora precisa uma dupla, ora o grupo todo, ora apenas um solista, mas todos contribuindo para o sucesso da equipe. Assim deveria ser todo trabalho em grupo, a começar pela alegria no rosto dos participantes, que demonstram para o público a satisfação de estar fazendo algo que gostam e são capazes, e com colegas que admiram e respeitam o tempo de cada um.
Em atividades assim o sucesso do grupo depende da ação individual de cada um, que é parte de um sistema, de uma engrenagem, de um circuito... Uma metodologia própria pode ser pensada a partir das cenas deste vídeo.
Para uma geração de jovens que adoram música, dança, teatro, e outras manifestações artísticas e culturais, este vídeo e outros mais podem ser o suporte para atividades formais, não apenas nas disciplinas de Arte, Música, mas qualquer outra, para sensibilização e motivação ao trabalho em grupo, coletivo, colaborativo (mediado pelo professor com seus alunos) e cooperativo (entre professores, no mesmo nível de conhecimento).

Um comentário:

  1. Fantásticos, maravilhosos. Para olhos e ouvidos apreciadores de boas qualidades.
    Parabéns Riverdance por tão perfeitas apresentações.

    ResponderExcluir