sábado, 14 de abril de 2012

A Cor do Paraíso (cinema, educação, inclusão e educação especial)



O belíssimo filme acima, A Cor do Paraíso, produção iraniana, com direção de Majid Majidi, assisti anos trás, após conhecer primeiro outra produção cinematográfica do mesmo diretor, chamada Filhos do Paraíso,que me impressionou pela força da mensagem e delicadeza das imagens. Ambos são filmes que recomendo a todo educador assistir com seus alunos e pais com seus filhos pela relevância da história que nos é contada. Conforme apresentação do You Tube:
"A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida."
Uma história comovente entre pai e filho, em que o primeiro tem no segundo um estorvo para seus planos de casar novamente, mas que a convivência entre ambos promove a redenção. Um filme para discutir educação, educação especial, família, sociedade, arte e cultura no ambiente escolar e social.
Agradeço a colega e amiga Marcia Cristina Alves, educadora do Rio de Janeiro - RJ, Brasil e representante do Rioeduca / 9ª CRE, que me encaminhou, via Facebook, o link do You Tube com o referido filme na íntegra, que compartilho aqui no Educa Tube, para que outros educadores possam assistir individualmente e também com seus alunos, socializando esta mensagem universal.
Mais um filme para a série CinEducação, que divulga filmes que podem ser utilizados no ambiente escolar.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Visão panorâmica das pirâmides do Egito

A incrível imagem acima, trata-se de visão panorâmica das pirâmides do Egito , e foi indicação, via Facebook, de meu irmão Sérgio Klaes Roig, de São José do Norte - RS - Brasil. Recomendo este material aos professores de História, Geografia, Artes, Matemática etc. Para fazer essa virtual tour, basta clicar no link abaixo: Virtual Tour pelas Pirâmides do Egito http://www.airpano.ru/files/Egypt-Cairo-Pyramids/start_e.html

A Escala do Universo

A Escala do Universo... (do macro ao microcosmos, mostra claramente que de fato viemos do pó e ao pó voltaremos, eis o que se percebe ao seguir nessa escala, tanto à direita como à esquerda). Indico aos professores de ciências, em especial...
Grato pela indicação, via Facebook, do meu irmão Sérgio Klaes Roig, de São José do Norte - RS - Brasil.
Link para a escola, logo abaixo e clicar na palavra START: A Escala do Universo http://htwins.net/scale2/