sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aprendizagem no Hospital (Pedagogia Hospitalar)



O vídeo acima, Aulas nos Hospitais, trata-se de reportagem do Jornal Tarobé, de Londrina, PR< Brasil, sobre a rede de escolarização hospitalar, ações que visam dar condições de crianças e jovens em idade escolar poderem, mesmo internados em hospitais poderem receber atendimento de educadores dentro do que se convencionou chamar de aprendizagem no hospital, e que me lembra de versos de Milton Nascimento: "que o artista deve ir aonde o povo está" e que remeto à questão de que o educador deve ir aonde o alunado esteja, ainda que hospitalizado.
Tal vídeo, bem como os que a seguir destacado, foram-me indicados via Facebook, pela colega e amiga Tyara Oliveira, educadora do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, que tem trabalhado com este tema no blog Escola/Classe Hospitalar.
Abaixo, o vídeo Aprendizagem no Hospital (pedagogia hospitalar é coisa séria), que me inspirou do título desta postagem, que trata da importância do compromisso com a aprendizagem nos programas de escolarização hospitalar.



Abaixo, reportagem bem esclarecedora sobre outros projetos de aprendizagem no hospital, como o Classe Hospitalar:



Projetos dão continuidade aos estudos de crianças afastadas da escola por doença

Abaixo, videoclipe em que crianças no Hospital Infantil de Seattle encenam a música Stronger (Mais Forte), de Kelly Clarkson.



Abaixo, o Making of "Stronger", de Kelly Clarkson, no Hospital Infantil de Seattle.



Para finalizar, videoclipe de campanha de donativos para o Hospital Infantil St. Jude, inspirada na canção Hey Jude, dos Beatles. Linda demais.

Da Servidão Moderna (documentário) e o Admirável Mundo Novo (filme, livro e documentário)



O vídeo acima, Da Servidão Moderna, foi-me indicado via Facebook pela colega e amiga Marli Fiorentin, educadora de Nova Bassano, RS, Brasil e editora do blog Blogosfera Marli. Documentário de Jean-François Brient e conforme apresentação do You Tube, trata-se de "livro e documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens selecionadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários".
O vídeo inicia e se encerra com citação do filósofo Arthur Schopenhauer: "Toda verdade passa por três estágios./No primeiro, ela é ridicularizada./No segundo, é rejeitada com violência./No terceiro, é aceita como evidente por si própria."
Um vídeo para refletir sobre o modelo de consumismo e de exploração, mais do que do trabalho pelo capital, mas do homem pelo homem e suas implicações no cenário atual, que levam a desequilíbrios políticos, sociais, ambientais etc.
Impossível, ao concluir de assistir ao documentário não se reportar a entrevista com o escritor inglês Aldous Huxley (abaixo), concedida em 1958 ao famoso jornalista estadunidense Mike Wallace, em que fala de literatura, história e sociedade, principalmente de seu livro Admirável Mundo Novo (Brave New World), escrito nos anos 1930 e que mais do que ser um exercício de futurologia, refletia sobre o autoritarismo e a tendência aos regimes totalitários que viriam com o nazismo e o stanilismo, algo semelhante feito também pelo escritor George Orwell, em seu 1984. Huxley, nesta entrevista de 1958 já antecipa a questão do marketing e da publicidade no apelo ao consumismo infantil, hoje tão cristalino de se ver e que sugiro leitura de postagem do Educa Tube sobre o esclarecedor documentário CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO:



Abaixo, apresentação do vídeo, no You Tube:
Aldous Leonard Huxley (Godalming, 26 de Julho de 1894 — Los Angeles, 22 de Novembro de 1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Passou parte da sua vida nos Estados Unidos, e viveu em Los Angeles de 1937 até à sua morte, em 1963. Mais conhecido pelos seus romances, como Brave New World e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contos, poesias, literatura de viagem e guiões de filmes.
A obra-prima de Huxley, "Brave New World" (Admirável Mundo Novo), foi escrita durante quatro meses no ano de 1931. Os temas nela abordados remontam grande parte de suas preocupações ideológicas como a liberdade individual em detrimento ao autoritarismo do Estado.
O crítico britânico Anthony Burgess afirmou que Huxley fora o pioneiro do "romance cerebral". No entanto, outras correntes de críticos classificaram Huxley como um ensaísta, ao invés de romancista, uma vez que as suas obras eram mais apoiadas sobre as suas ideias do que o desenrolar de personagens ou contextos de histórias.
- Huxley viajou ainda pela América Central e em 1958 visitou o Brasil, tendo conhecido os índios do Xingu e as favelas do Rio de Janeiro.
- Em 1959, foi acarinhado pela Academia Americana de Artes e Letras com um prémio pelos seus romances. Essa honra era concedida a cada cinco anos e tinha sido entregue anteriormente a Ernest Hemingway, Thomas Mann e Theodore Dreiser.
- Huxley permaneceu quase cego por toda a sua vida. A sua esposa, Maria Huxley, faleceu em 1955. Um ano mais tarde, Huxley casou-se com Laura Archera. Ele morreu em 22 de Novembro de 1963 na sua pequena casa de Los Angeles.
- Huxley produziu um total de 47 livros ao longo de sua vida.
A seguir, "Discurso de Aldous Huxley em 1962, pouco antes de sua morte, sobre a ditadura científica do futuro retratada em seu livro "Admirável Mundo Novo", escrito em 1932. Vídeo extraído do documentário EndGame".



Abaixo, versão completa e em inglês, que encontrei no You Tube, produção original da BBC de Londres (1980), do filme Admirável Mundo Novo (Brave New World):



Abaixo, link para download da versão de 1998 (legendada), via Torrent (compartilhamento gratuito de arquivos) do referido filme:

Admirável Mundo Novo - Download

Observação do Educa Tube: Para baixar arquivos em Torrent, faz-se necessário baixar antes programa que que permite este tipo de compartilhamento de arquivos.

Em contrapartida à visão sombria do Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, apresento também outro documentário (2011), com o mesmo título do filme, desta vez, produzido pelo cientista inglês Stephen Hawkings (abaixo em 5 partes de 46 minutos cada), que mostra as possibilidades da ciência melhorar o modo de vida das pessoas. Visões contrastantes, mas essenciais aos educadores para mostrarem as múltiplas possibilidades de se abordar um tema no ambiente escolar.
Huxley escreveu o livro em 1931, Hawking produziu documentário em 2011, entre eles 8 décadas...
Huxley, em seu livro declara que a história inicia em 753 d.F (depois de Ford, numa clara alusão ao modelo de linha de produção, adotado pelo inventor do automóvel), e separa as personagens numa criativa, original e crítica divisão social em:
1. Alfas. Detentores de conhecimento. A casta alta. Vestem roupas cinzas.
2. Betas. Detentores de habilidades específicas para a realização de tarefas. Casta alta.
3. Gamas. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky1. Casta baixa. Vestem roupas verdes.
4. Deltas. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky. Casta baixa. Vestem roupas cáqui.
5. Ipsilons. Mão-de-obra. Formados pelo processo Bokanovsky. Casta baixa. Vestem roupas pretas.
Vejam link para download do livro em pdf:

Admirável Mundo Novo - O Livro

Hawking divide seu documentário em 5 partes: Máquinas, Saúde, Tecnologia, Meio Ambiente e Biologia. Abaixo o referido documentário.

1 - MÁQUINAS



2 - SAÚDE



3 - TECNOLOGIA



4 - MEIO AMBIENTE



5 - BIOLOGIA



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prova Matemática de que Vampiros NÃO EXISTEM



O divertido e instrutivo vídeo acima, Prova Matemática que Vampiros NÃO EXISTEM, foi-me indicado, via Facebook, pelo professor Francisco Velasquez, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Trata-se de uma aula de matemática, bem criativa e original, dada por Rafael Procópio, professor de Matemática da Escola Municipal Rosa da Fonseca (Rio de Janeiro, RJ), que além de unir fantasia e imaginário às suas aulas de matemática, também é ciclista e videomaker, possuindo um blog, intitulado Matemática Rio, e um canal de vídeos no You Tube, também chamado de Matemática Rio, além de página no Facebook, com mesmo nome.
O EDuca Tube tem utilizado diversos vídeos, de clipes a curtas, de propagandas a animações, de filmes a cenas, desenhos animados etc para mostrar as possibilidades de interagir com o universo do alunado, calcado muito no imaginário televisivo, cinematográfico e agora dos conteúdos disponibilizados via web.
A proposta do professor Rafael Procópio de se vestir de Jason, da série de terror Sexta-feira 13 e tratar de matemática utilizando outra série, Crepúsculo é lidar com o conhecimento prévio que o aluno traz de seu cotidiano, e desmistificar muitas coisas, como a própria questão do vampirismo. Dialogar com o imaginário e o conhecimento formal, uma forma criativa de motivar o aluno para o processo de ensino e aprendizagem, através do raciocínio lógico matemático, como bem demonstrou o Prof. Rafael.
Recomendo o perfil do educador no Facebook, Twitter, além de seu blog e canal de vídeos no You Tube, links já indicados na postagem.

domingo, 25 de novembro de 2012

A ilusão da consciência, por Dan Dennett, no TED



O vídeo acima, A ilusão da consciência, paletras de Dan Dennett ao TED, foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, do IFRS, Campus Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil.
Conforme apresentação do vídeo no TED:
"Filósofo Dan Dennett faz um argumento convincente de que não só não entendemos a nossa própria consciência, mas que a metade do tempo de nossos cérebros estão ativamente nos enganando.
O filósofo e cientista Dan Dennett argumenta que a consciência humana e o livre arbítrio são o resultado de processos físicos e não são o que tradicionalmente pensam que são. Seu livro de 2003 Liberdade Evolui explora a forma como os nossos cérebros evoluíram para nos dar - e apenas a nós - o tipo de liberdade que importa, enquanto o livro Quebrando o encanto (2006) examina crença religiosa através da lente da biologia".
Para Dan Dennett, citando outros pensadores, cada um de nós é 100 trilhões de robôs celulares, ou seja, composto por 100 trilhões de células.
Sua palestra traz diversos dados, e algumas imagens para tratar da questão da consciência humana e das coisas que apesar de vermos, não percebemos ao redor.
Uma das histórias mais divertidtas e interessantes é a "rede mágica", sobre seu amigo Lee Siegel, professor de religião da Universidade do Havaí e mágico, especialista em mágica de rua da Índia, que conta algumas descobertas em seu livro Rede Mágica. Algo que me lembrou o filme Matrix em que pensamos estar conectados ao mundo real, e na verdade há uma outra história se desenrolando, além de nossa consciência. Um ótimo vídeo para conhecer o funcionamento do cérebro e a questão da consciência.
O TEDTalks é um podcast de vídeo diário das melhores palestras e apresentações da Conferência TED, onde os principais pensadores do mundo e realizadores são convidados a dar o que falar de suas vidas em 18 minutos. TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design.
Ativem as legendas, no canto inferior direito da janela do vídeo.

O Caos da Ordem (Documentário sobre a Teoria do Caos)



O interessante vídeo acima, O Caos da Ordem (Documentário sobre a Teoria do Caos), como o próprio título indica é um "documentário [que] foi o trabalho de conclusão de curso para a graduação em Jornalismo da Universidade Salgado de Oliveira (campus Recife - PE) realizado pelos alunos Falésia Marinho (@falesiamarinho) e Thiago Nunes (@ThiagoNunes_PE), sob orientação do professor Sérgio Soares."
O projeto parte de uma pergunta feita a todos os participantes: Quais são seus planos para daqui um ano?
Segundo sua apresentação no You Tube: "O vídeo de 27', que utiliza práticas do jornalismo científico, selecionado e exibido em três festivais do Brasil ("Iguacine - 1º Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu", "5º Festival de Cinema de Maringá" e "13º Festival Brasileiro de Cinema Universitário"), acompanha a vida de 8 pessoas distintas durante um ano e responde a questões como caos e acaso através de estudos sobre a Teoria do Caos." Pensando a Teoria do Caos, do efeito borboleta ou dominó que o educador tem sobre seu alunado, se puder passar conceitos, valore se limites, poderá tornar sua rede social escolar em uma corrente do bem, multiplicando boas ações.
Muito interessante este trabalho de jornalismo, unindo conceitos da física (teoria do caos) com dados humanos e não apenas estatísticos.
Se em apenas um ano de documentário é possível perceber os efeitos das decisões das pessoas, umas nas outras, imagine então o papel social da educação nos longos anos de aprendizagem, que iniciam na família, tem desdobramentos na escola e seguem por toda vida, feita a todo momento de escolhas, que nem sempre são adequados, quando tanto a família como a escola não assumem o seu papel social. Sou testemunha do quanto a ação ou reação de diversos educadores, tanto comigo como com outros alunos pode ser responsáveis pelas escolhas que fiz e e me levaram onde estou. Tive sorte de ter bons educadores (seja na família como na escola e na sociedade), mas nem todos podem dizer o mesmo, nem ter tido a possibilidade de aprender, inclusive, com os erros, como eu fiz. Todo educador causa um efeito dominó (positivo ou negativo) nos alunos, isso sei bem...
O mérito deste documentário é unir teoria à prática, apresentando-nos a vida como ela é, através de figuras humanas em busca de seus sonhos... Muito interessante a analogia do professor de física da teoria do caos com o jogo de sinuca, muda-se um milímetro e o resultado será diferente. Assim é a vida...
Uma ideia que poderia ser desenvolvida pelos educadores com seus alunos, coletando depoimentos, em vídeo, áudio, ou apenas texto escrito, sobre sonhos de início de ano e ao final, suas realizações...
O documentário em questão foi realizado entre setembro/2006 e setembro/2007.
O Educa Tube também pergunta: Quais são seus planos para daqui um ano?
Contato com os diretores do documentário, através do e-mail ocaosdaordem@gmail.com.

"Vista a Minha Pele" usa a paródia para discutir racismo e preconceito



O vídeo acima, Vista a Minha Pele, trata-se de curta-metragem que "usa a paródia para discutir racismo e preconceito", conforme apresentação no You Tube: "Nesta história, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra. Os países ricos são da África. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda em um colégio particular graças a uma bolsa de estudo, já que a mãe é faxineira na escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, com exceção de sua amiga, que é filha de um diplomata, que morou em países pobres e tem outra visão da sociedade. Com todas as adversidades, Maria quer ser 'Miss Festa Junina' da escola. Conta com a ajuda da amiga Luana e as duas vão se envolver em uma série de aventuras para alcançar seus objetivos."
Uma história simples e criativa para discutir, através da paródia, situações do cotidiano. Nada como "vestir a pele do outro" para sentir-se no seu lugar. Lembrando que para o Educa Tube só existe uma raça: a humana. E a cor da pele, dos olhos, o local de nascimento são apenas identificadores da diversidade humana.
Um ótimo material para trabalhar a questão do preconceito, racismo e discriminação, juntamente com o episódio Tons de Culpa, do famoso seriado Além da imaginação, de Rod Serling (em 2 partes, logo abaixo). Que serve como exercício de alteridade, de colocar-se e sentir-se como o outro, literalmente sentindo seus efeitos na pele. Quando um personagem racista incorpora a identidade do outro e sente na pele todo o racismo existente em seu entorno.
A frase que finaliza o referido episódio é emblemática: "Você não conhece um homem até que tenha caminhado uma milha com seus sapatos".

TONS DE CULPA - ALÉM DA IMAGINAÇÃO





Conforme apresentação do vídeo no You Tube:
"Twiligth Zone foi uma série antológica, com apenas meia hora de duração, que apresentava o estranho, o bizarro, o inesperado. Essa série é o remake de 2002 desse clássico dos anos 50 e 60, apresentadas por um homem sinistro que abria com um pequeno texto e encerrava com uma lição ou sentença. Era de gelar a medula! Astros do cinema faziam filas para participar de seus episódios, mesmo como figurantes.

"Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo Homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição se encontra entre o abismo dos temores do Homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia."

Shades of Guilt é o 3º episódio da temporada que foi produzida em 2002."

Se palavra puxa palavra, imagem leva a outra imagem, vídeo a outro vídeo, e assim vai... Falando de tons de pele, de racismo e preconceito, indico outros vídeos abaixo para ampliar o debate:

Um deles é fragmento de entrevista do ator Morgan Freeman  (vide abaixo) a Mike Wallace, do famoso programa 60 minutos, sobre respeitar as diferenças sem querer ser diferente. Apesar de polêmico o tema, a fala de Freeman é coerente. Devemos pensar e conviver como seres humanos, independente da cor da pele, da religião, do partido político, do país etc. Raça, pra mim, torno a dizer, só existe uma: a humana. E precisamos ter essa consciência de que a cor da pele que nos difere não deva ser um diferencial de convivência na sociedade. Devemos lutar por igualdade e não apenas pela institucionalização disfarçada do racismo, em porcentagens e coisas assemelhadas. Lutar pela igualdade é combater o racismo, o preconceito e a discriminação.

 

Em seguida, outros vídeos relacionados ao tema do racismo, como esta propaganda antirracismo feita pela ONU, logo abaixo:



Além deste comercial de projeto "Antirracismo", campanha institucional da Universidade Central da Colômbia. Que pergunta: Até onde vai seu preconceito?



Achei também uma experiência que já conhecia com uma menina negra (Uma conversa sobre raça), mas dessa feita, a mesma experiência feita com crianças mexicanas, sobre o que é belo e feio.



Enfim, dentro da proposta desta postagem de falar sobre racismo e seus diversos tons, aproveito para divulgar texto da colega e amiga Elis Zampieri, em seu blog Sobre Educação:

Dia do Índio e Currículos Turísticos.

A História do Brasil por Bóris Fausto (documentário TV Escola / MEC)



O vídeo acima, A História do Brasil, trata-se de "série narrada pelo historiador Bóris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história".
Conheci este documentário, tempo atrás, através do kit DVD TV Escola, distribuído pelo MEC às escolas da rede pública brasileira e aos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).
O referido vídeo, que encontrei na íntegra no portal You Tube, pode ser também assistido no portal da TV Escola / MEC, visitando sua Videoteca.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Peste da Janice: um curta que contagia pela bela mensagem



O comovente curta-metragem acima, A Peste da Janice, com direção Rafael Figueiredo e roteiro de Cristina Gomes, inspirado em conto de mesmo nome de Luis Augusto Fischer, trata da história muito comum nas escolas e no cotidiano, mas que tal corrente do mal é rompida por conta da amizade de Virgínia pela Janice, menina filha da servente da escola, que é ridicularizada como s eportadora de uma peste que basta tocar para se contaminar.
O que contagia é a solidariedade, quando rompe com tais tipos de correntes como o bullying. O que faz o bullying prosperar é a omissão ou a sua reprodução.
Um belo vídeo para refletir e debater sobre tais questões no ambiente escolar.

Ponto sem retorno (um curta-metragem sobre Bullying, de Carlos de Cozar)



O curta-metragem acima, Ponto sem retorno, de Carlos Cozar (tema Bullying na escola) foi-me indicado via Facebook pelo educador Jarbas Novelino, de São Paulo, SP, Brasil e editor do blog Boteco Escola. Como bem apresentou este vídeo em seu blog: "Aqui está um curta metragem bem realizado sobre bullying. Acredito que o mesmo é um bom ponto de partida para conversas sobre a questão. Recomendo para educadores que queiram ou precisem abordar violência física e simbólica que pode ter desfechos dramáticos na vida de adolescentes."
Sinopse: "A história começa em tom de documentário, sobre a vida de Sérgio, um garoto que acaba de completar 12 anos de idade. É um menino exemplar, carinhoso, inteligente e responsável. Os pais veem nele uma vida plena de êxitos, amor e felicidade. Por outro lado, quatro colegas de classe, Raul, Ivan, Aitor e Maria, veem nele uma vítima perfeita para divertirem-se graças a sua bondade e inocência. Sérgio, diante de tal situação, fará o possível para resistir e seguir adiante, desejando isto com todas suas energias."
No início do vídeo, um psicólogo descreve os 3 perfis de alunos em uma turma: crocodilos, piranhas e gazelas. Os primeiros, os manipuladores e violentos, os segundos, que se alimentam das sobram, e os terceiros que passam ao largo, fogem e não defendem uma vítima de bullying. Interessante colocação.
Atualmente a importância da escola perceber esses perfis, de o educador, também sob pressão, poder identificar esse comportamento e como lidar com tal situação é uma necessidade... E o grande dilema dos bons pais é de ao criar os filhos dentro de ética e do respeito estar despreparando-os para a vida na selva de pedra. Mas alerta-los para o mundo real é uma necessidade, sim. Filhos de pais dedicados são vítimas dos filhos de pais omissos... Na aula, no recreio, fora da escola... até no mundo virtual...
Será que estamos de fato tão acostumados a maldade (presente diariamente nos telejornais, desenhos animados, videogames etc) que já não nos indignamos mais? Há até quem - pasmem! - culpe a vítima pelas agressões sofridas! Apesar de tudo, debater sobre isto, de forma preventiva e não apenas remediada, após as consequências, requer um chamamento de toda a comunidade escolar. E o devido encaminhamento dos menores delinquentes para as medidas socio-educativas ou legais, dependendo da gravidade da situação.
Um vídeo que serve como material para uma longa discussão com esta comunidade escolar, a começar pelo próprio alunado, sem esquecer que os filhos são o reflexo de seus pais.
Abaixo, entrevista com um menino (Casey Heynes) que, após anos de bullying, se defendeu das agressões e tornou-se símbolo da luta contra esta situação, graças ao vídeo gravado e colocado no mundo virtual:

Entrevista com Casey Heynes, vítima de Bullying



Abaixo, entrevista com o menino agressor:

Entrevista com garoto (Richard Gale) que cometeu Bullying contra Casey Heynes



Curioso é que Richard, ao ser perguntado se estava arrependido diz "Não", e volta atrás, após olhar para o pai, que desejava que ele pedisse desculpas a Casey.
Três vídeos para começar uma conversa sobre bullyng no ambiente escolar.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Problemas de comunicação (Quero leite)



O divertido vídeo acima, foi-me indicado pela colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, e editora do blog Sobre Educação.
Trata-se de propaganda que mostra os Problemas de comunicação entre um pai e seu filho, que acorda chorando e começa a gesticular, mostrando a barriga, depois a imagem de uma vaca, de um copo de leite, até um jornal, e o pai não consegue entender nada, finalizando com a mensagem que "com a mãe o menino se comunica melhor".
Pensando no vídeo com foco educacional, penso que os bons educadores (sejam pais ou professores), conseguem melhor se comunicar com seus filhos/alunos, quando primeiro entendem suas formas de comunicação para depois tentarem dialogar.
Já abordei com outros vídeos, seja na questão da linguagem, seja na do imaginário este mesmo tema em que o grande foco realmente é o ato de comunicar algo a alguém e de ser entendido por este.
Através das TIC, mídias e redes sociais, a comunicação em tempo real e online mudou a forma de interação na sociedade, mas a escola ainda precisa se apropriar estes recursos para ver as novas possibilidades de interação no ambiente escolar.
É uma problemática pensar que a maioria dos recursos tecnológicos para promover a comunicação - e também a educação -, muitas vezes estão proibidos nos ambientes escolares, muitas vezes mais por desconhecimento de suas possibilidades, como fone celular (que pode fotografar, gravar vídeos, áudios, mandar mensagens de texto etc), blogs (que podem ser ambientes de EAD, através da permissão de produção e leitura entre professores e suas colegas ou entre educadores e seus alunos), redes sociais (para se criar comunidades temáticas, ou de reflexão, de debate, e não sentir receio de ações como a do Diário de Classe, da aluna Isadora).
Enfim, a escola precisa saber melhor se comunicar com seus alunos e com a comunidade, divulgar os projetos exitosos e tudo mais. Feito isso, muitos problemas (ou falhas) de comunicação poderão ser evitados. AS escolas que têm feito isso tem estabelecido uma melhor relação de comunicação com alunos e comunidade, e melhorado inclusive seus resultados, vide notícia abaixo:

Com aulas digitais, nota sobe até 30% no Rio

domingo, 18 de novembro de 2012

A Menina no País das Maravilhas: cinema, literatura e educação




O trailer acima, trata-se do belo filme A Menina no País das Maravilhas, é mais um da série CinEducação, marcador que reúne filmes que podem ser utilizados integralmente ou em partes no ambiente escolar, seja com alunos ou na formação de professores.
A Menina no País das Maravilhas, inspirado no clássico da literatura infanto-juvenil Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (vide filme completo abaixo), mostra a vida de uma menina (Phoebe) com Síndrome de Tourette e problemas de relacionamento com os pais, colegas e escola que mistura fantasia e realidade, enxergando Alice e outros personagens do País das Maravilhas em seu cotidiano.
Hillary, a mãe da menina esta dissertando justamente sobre o livro de Carroll e sente-se rejeitada pela filha, que melhor se identifica com a nova professora de teatro, srta. Dodger que é considerada estranha a todos, menos a Phoebe.
A primeira cena do filme divertida, curiosa e emblemática, mostra os professores mostrando aos alunos as regras de convivência e respeito a partir de uma personagem intitulada "Jeannie, a certinha". Segundo todos os professores, menos a de teatro: "Jeannie, a certinha, só faz perguntas quando for a hora de fazer perguntas". Phoebe contesta os professores da escola tradicional, mas é dito a ela que só poderá fazer perguntas quando for a hora de fazer perguntas. Já tive professores que sabiam de cor, mas não salteado, seu conteúdo, e quando fazíamos perguntas, um deles dizia o mesmo: que só fizessem perguntas após a sua explanação, segundo ele, para não perder a "linha de raciocínio". Ah, tá...
No teste para encenar a peça de teatro, quase todas as meninas querem ser Alice, mas só Phoebe dá alma à personagem. Um dos meninos, amigo de Phoebe, surpreende, ao querer interpretar a Rainha de Copas, ao invés de algum personagem masculino. Ótima oportunidade para os educadores tratarem questões de sexualidade com seus alunos.
O diretor da escola é um professor cuidadoso, zeloso, até demais, do tempo do "não mexe, senão estraga", e nada que foge a rotina do local é visto com bons olhos, inclusive a prática um tanto heterodoxa da professora de teatro de deixar os alunos fazerem o que quiserem, de intuírem, de terem iniciativa e trabalho em grupo. A todos ela recomenda: se joguem, no papel. Diante de incidente (acidente) de Phoebe a atitude da direção é punir a professora e a aluna.
Mesmo sozinhos, os alunos continuam a encenar a peça teatral, e o resto, deixo aos seguidores e visitantes do Educa Tube, que vejam por si mesmo o final e façam a suas reflexões, diante do espelho digital, que pode ser a televisão, o computador a própria janela de sua casa.
Mais um filme que recomendo não apenas para professores da educação especial, mas para todos educadores assistirem com seus alunos e os pais com seus filhos.
A lição que aprendi com este belo filme? Que, além do País dos Espelhos, os filhos se espelham em seus pais...

Abaixo, o clássico de 1951, Alice no País das Maravilhas:



Abaixo, ótimo vídeo sobre a Síndrome de Giles de la Tourette, que a menina Phoebe possui:



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O Senhor das Moscas: cinema, literatura e educação



O filme acima (completo e legendado), O Senhor das Moscas (Lord of the Flies), com direção de Peter Brook (1963 - Inglaterra), roteiro adaptado do livro de mesmo nome, de autoria de William Golding, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1983.
Trata-se de uma alegoria, um clássico da literatura do pós-guerra. Depois de um acidente aéreo, um grupo de meninos encontra-se sozinho, junto com o piloto gravemente ferido, em uma ilha deserta. Por conta da necessidade e a falta de liderança, ocorre uma divisão no grupo> Os mais velhos e fortes são os guerreiros, os caçadores e os mais jovens, considerados mais intelectuais e mais frágeis, ficando estes, pouco a pouco isolados. A luta pelo poder é clara. Mas os fortes não sabem fazer fogo, que os mais jovens e estudiosos souberam criar com os óculos de um aluno obeso, que é constantemente ridicularizado pelos demais.
Colaboração, bulliyng, aprendizagem, informação, conhecimento, etc são temas que podem ser explorados neste filme, se pensando em um caráter educacional.
As cenas finais comprovam o título apropriado para livro e filme.
Recomendo tanto o livro como o filme a todos os educadores, sejam eles formadores de outros educadores, ou para refletir sobre o valor da liderança positiva em um ambiente social, principalmente o educacional.
Mais uma postagem da série CinEducação, marcador para destacar filmes que podem ser utilizados na educação.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O poder da imaginação e o valor do educador



O vídeo acima, trata-se de criativa propaganda de Natal antecipado de loja de perfumaria que, com bom humor e originalidade, nos lega uma bela mensagem. Apenas 32 segundos de magia e encantamento, que assisti pela primeira vez na TV e depois fui para o You Tube, pesquisar.
Um filho que imagina uma lista de presentes fantásticos para os parentes, neste Natal, e uma mãe, como uma boa educadora, anota e traduz o imaginário da criança para coisas do mundo real, do cotidiano do adulto.
Eis o grande desafio dos educadores do século XXI (pais e/ou professores), saberem decifrar códigos, traduzir sonhos e desejos de filhos e alunos para uma linguagem que converta os valores de uns aos de outros. Mas, acima de tudo, que promova o diálogo entre linguagens e formas diferenciadas de ver o mundo, respeitadas as devidas proporções.

The Walking Dead versus Cracolândia: a vida imita a arte e vice-versa





Tenho acompanhado o seriado The Walking Dead (Os mortos-vivos), atualmente em sua terceira temporada (vide 1º. vídeo acima), em que o mundo é tomado por zumbis, por causa de uma pandemia, enquanto um grupo de sobreviventes, liderados pelo policial Rick Grimes, tenta encontrar um lugar seguro naquele caos, onde os meios de comunicação, as instituições, tudo mais entraram em colapso e não existem mais. Uma série que mostra como as pessoas mudam diante de situações adversas. O bem e o mal em cada um de nós...

Recentemente, assistindo notícia de telejornal sobre a famosa Cracolância (local em que viciados em drogas se reúnem para consumo e tráfico), vendo algumas cenas, lembrou-me automaticamente a série The Walking Dead, pois os usuários, reunidos em bando, consumindo e atacando os transeuntes, pareciam com os zumbis do referido seriado. Impressionante, impactante, assustador, pois se trata de cenas da vida real e não da ficção. Pessoas que parecem e agem como mortos vivos, consumindo drogas pesadas, enquanto os vivos evitam o local. O preço dos imóveis caiu assustadoramente nos arredores da Cracolândia por causa daquele cenário sinistro.

O vídeo 2, acima, sobre a Cracolândia, em São Paulo, Brasil, é de 2009, e a reportagem mencionada, foi veiculada no final do mês de outubro e início do mês de novembro, se não me falha a memória.

The Walking Dead é ficção extremamente realista, sob o ponto de vista dos efeitos visuais, da maquiagem dos zumbis, dos cenários desoladores e tudo mais, mas é invenção.

A Cracolândia, por sua vez, apesar de real, concreta e desoladora, parece ficção, filme trash, feito em garagem, mas serve de alerta e de material a ser trabalhado com os alunos e filhos, pelos professores e educadores, na prevenção, mais do que na remediação. Inúmeros são os casos de jovens e adultos que tinham uma vida, dita normal, e que ao serem "contaminados" pelas drogas tornaram-se literalmente mortos vivos, zumbis, infectando a outros e assim por diante. Há quem já considero o uso das drogas ilícitas como uma pandemia, não tão devastadora como a The Walking Dead, mas perturbadora, se nada for feito para evitar essa tragédia que é perder um filho/aluno para as drogas e o tráfico.

Que estes dois vídeos acima sirvam mais do que metáforas, mas sinais de que a vida não precisa imitar a arte, mas pode se valer dela para sinalizar outros caminhos de sobrevivência em um mundo que precisa recuperar os valores e os limites...
O Educa Tube indica também a seus seguidores e visitantes oS links abaixo, sobre a campanha contra as drogas, promovida por rede de televisão, com diversos materiais audiovisuais.

CRACK NEM PENSAR

INSTITUTO CRACK, NEM PENSAR

Abaixo, vídeo quando do lançamento da referida campanha contra as drogas e que lembra cenas do seriado The Walking Dead:



Um material audiovisual para refletir com pais e filhos, professores e alunos sobre as drogas e o efeito zumbi.
Observação: Após publicação desta postagem, li notícia recente sobre a cracolândia, vide abaixo:

Um ano após operação no Centro de SP, cracolândia resiste e ganha filiais

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Com a alma na ponta dos dedos: Kseniya Simonova e a animação com areia



O belo vídeo acima, que intitulei Com a alma na ponta dos dedos, por motivos óbvios, chama-se Animação com areia, feita por Kseniya Simonova, e descobri por acaso no You Tube.
De acordo com apresentação no You Tube:
"Kseniya Simonova foi a ganhadora da edição Ucraniana do Got Talent.
No final, ao vivo, fez uma animação da invasão da Alemanha na Ucrânia, durante a Segunda Guerra Mundial, tendo usado os dedos e uma superfície com areia.
Trouxe lágrimas aos olhos de juízes e do público.
Foram 8 minutos que demonstraram um talento especial e trouxeram, através da arte, a memória viva de uma guerra que marcou várias gerações de sua pátria.
Um ótimo material para arte educadores e professores de história trabalharem as relações entre arte e história, política, memória, cultura e sociedade. Além de motivar seus alunos para arte e cultura, bem como descobrir alguns talentos em suas turmas.
Para verem outras animações com areia de Simonova, visitem seu site, link abaixo:

SIMONOVA TV

Escadas de piano: aprendizagem e diversão



O divertido, belo e motivador vídeo acima, chamado Escadas de Piano, produzido pelo grupo The Fun Theory (A Teoria da Diversão), foi-me indicado por e-mail, pelo colega e amigo Robert Betito, professor do IFRS Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil.
A escada de piano é uma iniciativa de unir aprendizagem (de música) com diversão, tornando um ambiente, antes sério, num local de divertimento, tanto que mais de 60% das pessoas que transitavam pelo local preferiram a escada musical do que a rolante, ao lado.
Tornar o ambiente de trabalho, de estudo, de convivência familiar e social em um local agradável de estar ou simplesmente passar é uma das boas soluções para chamar a atenção das pessoas para as coisas simples e belas da vida.
Sempre digo que a música é a única linguagem efetivamente universal ( o esperanto se propôs a ser, mas poucos a utilizam). Através dos acordes musicais, tantos faz o idioma ou nacionalidade do ouvinte, e até mesmo dos surdos (que sentem vibrações) é possível dialogar com a imaginação coletiva. Não é preciso entender de notas musicais para sentir a beleza de uma mensagem de uma bela canção. Porém, com apenas sete notas musicais é possível criar uma sinfonia, cheia de acordes e despertares, nos 5 continentes.
Unir música, educação e diversão, um desafio e uma possibilidade maior de interação entre o educador do século XX e o educando do século XXI. E digo isso, não como crítica, mas justamente pensando na possibilidade de educadores usarem músicas e letras antigas para passar conteúdos de arte, cultura, história etc aos seu alunado.
A geração atual, muitas vezes é acusada de gostar apenas de um tipo de música, com algum "batidão"; porém, como se pode gostar de algo que não se conhece nem lhes é mostrado, contextualizado, tipo: letra, música, compositor, cantor, contexto histórico, político e social de cada canção.
Uma postagem para refletir e motivar.
Visitem ao site The Fun Theory, link abaixo, que é um site "dedicado ao pensamento de que algo tão simples quanto divertido é a maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas para melhor. Seja para si, para o meio ambiente, ou para algo completamente diferente, a única coisa que importa é que é uma mudança para melhor." Lá é possível assistir a outros vídeos divertidos.

THE FUN THEORY (A TEORIA DA DIVERSÃO)

Abaixo, link para página The Fun Theory, no Facebook:

THE FUN THEORY NO FACEBOOK

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Blogosfera Educacional via MyDocumenta.com





A imagem acima, trata-se de projeto Blogosfera Educacional da colega e amiga Marli Fiorentin, educadora de Nova Bassano, RS, Brasil e editora do blog Blogosfera Marli.
O Projeto Blogosfera Educacional foi uma iniciativa da professora Marli de reunir, segundo ela, alguns dos professores mais atuantes no uso das tecnologias na educação, em especial blogueiros que, a seu pedido, produziram um vídeo socializando suas experiências, seus blogs, suas ideias, a fim de incentivar inicialmente professores de sua escola, para os quais ministrou uma oficina de blog, mas que também poderá instigar outros educadores a inovarem suas práticas pedagógicas.
Um dos convidados para esse depoimento de educadores blogueiros foi o editor do blog Educa Tube, que agradece o convite e a oportunidade por esta troca de experiências. :-)
O futuro da educação e da sociedade é de fato a troca de saberes, além do tempo e do espaço escolar, usando as TIC, Mídias e Redes Sociais em prol da educação de qualidade.
Contato com a professora Marli Fiorentin pode ser feito através do e-mail ( marlidf@gmail.com ) ou por seu blog, acima indicado. Se algum educador tiver interesse em relatar brevemente sua experiência com blog e divulgar o endereço, entre em contato pelo e-mail, acima indicado.
Abaixo, link para o projeto Blogosfera Educacional, que reuniu os vídeos de diversos educadores, utilizando o recurso chamado MyDocumenta:

BLOGOSFERA EDUCACIONAL

Integração das TIC na escola: indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa



A apresentação de slides acima, sobre a Integração das TIC na escola: indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa, encontrei ao visitar o ótimo blog Mídias na Educação.
Um ótimo material para gestores escolares e públicos refletirem sobre o papel social da educação e do educador, material produzido pela Fundação Telefônica e OEI, e destacada na publicação A integração das TIC na escola: Indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa.
Conforme apresentação do referido vídeo, no You Tube, trata-se de:

Infográfico animado baseado na publicação da Fundação Telefônica, com parceria da OEI: http://fundacaotelefonica.org.br/uploads/Integracao_TIC_05_fev_2012.pdf

"O conjunto de indicadores propostos pretende informar sobre a perenidade e a sustentabilidade da integração das TIC na escola e, desse modo, está focado na gestão escolar administrativa e pedagógica, nas práticas de ensino e em sua relação com as políticas públicas vigentes.
A concepção que embasa esta proposta é a da avaliação como recurso que permite saber a qualidade que se tem, com vistas a induzir mudanças no sentido de alcançar a qualidade que se pretende ter."

domingo, 11 de novembro de 2012

Como os algoritmos moldam nosso mundo: Kevin Slavin no TED



O vídeo acima, trata-se de palestra do desenvolvedor de games Kevin Slavin, na conferência TED, "de como os algoritmos têm dado forma ao mundo em que vivemos, determinando dimensões como os preços das ações, os roteiros de filmes e a arquitetura. No entanto, ele alerta que, muitas vezes, são escritos códigos cuja leitura é difícil, e eles têm implicações que não podemos controlar", e descobri visitando ao blog Mídias na Educação.
Ótimo material para os professores de matemática mostrarem aos seus alunos a natureza dos números, e a magia da disciplina.
Recentemente li um texto que trata de outros tipos de algoritmos, de teoria de cientista da NASA que alega que talvez vivamos dentro de um tipo de Playstation 7 (vide link abaixo), e que me remete também a certa declaração de outro físico quântico que alega que o Universo funciona matematicamente como se fosse um imenso sistema operacional.

Cientista da NASA diz que nossa vida é um videogame (tipo Playstation 7)

Ativem as legendas do vídeo TED.

O que aprendi com meus irmãos autistas: Faith Jegede no TED



O belo vídeo acima, de apenas 5 minutos, descobri visitando o portal do TED - Ideias que merecem ser espalhadas, e trata-se de depoimento de Faith Jegede sobre seu relacionamento e aprendizagem com seus dois irmãos autistas.
Faith (Fé em inglês) Jegede conta de modo comovente e engraçado sobre como cresceu com seus dois irmãos autistas. Faith é escritora e baseia-se em suas experiências crescimento junto aos dois irmãos autistas, a fim de difundir o conhecimento e entendimento sobre o diagnóstico cada vez mais comum.
Como ela mesma destaca: "A normalidade desconhece a beleza que a diferença nos traz".
Um ótimo material para tratar de educação especial e inclusão no ambiente escolar e social.

sábado, 10 de novembro de 2012

Entrevista com Sônia Penin sobre currículo escolar no Brasil



O vídeo acima, descobri no You Tube e trata-se de entrevista concedida a Ederson Granetto por Sônia Penin, Professora da Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da USP, sobre currículo escolar no Brasil. Programa transmitido em 16/02/2011.
Um ótimo material, para "repensar o currículo no contexto da civilização em que se vive", como a própria Sônia Penin comenta em sua fala, em que "a escola tá ai para desenvolver o conhecimento", devendo utilizar-se de valores artísticos, trabalhando metodologias e valorizando o profissional da educação.
Sonia fala de pensar um mapa conceitual mais amplo, calcado em políticas públicas em que o professor seja um dos protagonistas do processo, junto com o aluno.
Para ver, rever, refletir e repassar.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

3º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Digitais 2012 - Região F - Seduc RS - Rio Grande (18ªCRE), Pelotas (5ª CRE) e Bagé (13ª CRE)


http://www.slideshare.net/zeroig/regina-xavier-seminrio-de-boas-prticas-pedaggicas-e-digitais


http://www.slideshare.net/zeroig/sheila-rodrigues-seminrio-boas-prticas-pedaggicas-e-digitais-2012


http://www.slideshare.net/zeroig/valesca-irala-seminrio-boas-prticas-digitais-2012

Acima, apresentações de slides gentilmente cedidas pelas palestrantes Regina Trilho Otero Xavier (UFPEL, Pelotas, RS, Brasil); Sheila Costa Rodrigues (FURG, Rio Grande, RS, Brasil) e Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA, Bagé, RS, Brasil), proferidas durante o 3º SEMINÁRIO BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGIGAS DIGITAIS 2012, que envolveram mais de 200 educadores da Região F, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que compreende as Coordenadorias Regionais de Educação de Rio Grande (18ª CRE); Pelotas (%ª CRE) e Bagé (13ª CRE), sob sede e coordenação da primeira, através de seu Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
O referido seminário, que ocorreu no dia 06/11/2012, na cidade do Rio Grande, RS, Brasil, teve como público alvo professores e orientadores das escolas de ensino médio Politécnico, e como tema: Interdisciplinaridade e tecnologias educacionais nas Ciências Humanas e Linguagens/Códigos.
Na parte da manhã do dia 06/11/2012, no anfiteatro do IFRS, ocorreram as palestras e mesa redonda com as professores Regina Xavier (UFPEL), Sheila Rodrigues (FURG) e Valesca Irala (UNIPAMPA). E na parte da tarde ocorreram 12 oficinas, distribuídas no Campus do IFRS Rio Grande.
Abaixo, algumas imagens do evento, como a abertura, mesa redonda e oficinas com os educadores:


Abertura - 3º SEMINÁRIO BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIGITAIS - 06/11/2012 – RIO GRANDE/RS


Mesa Redonda: Interdisciplinaridade e tecnologias educacionais nas Ciências Humanas, Linguagens e Códigos. Profa. Dra. Sheyla Costa Rodrigues (FURG), Profa. Dra. Regina Trilho Otero Xavier (UFPEL), Profa. Dra. Valesca Brasil Irala (UNIPAMPA – Campus Bagé/RS)


Equipes dos NTEs e CREs de Rio Grande (18ª), Pelotas (5ª) e Bagé (13ª) e palestrantes.


Educadores no anfiteatro do IFRS.


Oficina 1: Calaméo: Criação de Livros Digitais Interativos - Profª Me Maritânia Bassi Ferreira - NTE Pelotas/5ª CRE.


Oficina 2: A Pesquisa no Espaço Tempo da Sala de Aula: Potencialidades de Construção e (re)construção do Conhecimento - Prof. Me Jackson Cacciamani - FURG/18ª CRE.


Oficina 3: Teencontrei: Abordando corpo, Gênero e Sexualidade na Educação - Profª Drª Raquel Pereira Quadrado e Profª Drª Suzana da Conceição de Barros - Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola - GESE/FURG


Oficina 4: Blog como Ferramenta no Processo Ensino-aprendizagem - Profª Espec. Ana Paula Santos Pereira - E.E.E.M. Lilia Neves - Rio Grande/18ª CRE, Prof. Ronie Von Rosa Martins - Pelotas/5ª CRE e Prof. Anahy Arrieche Fazio - FURG/18ª CRE


Oficina 5: : Scratch: Criação de Histórias Interactivas, Animações, Simulações, Jogos e Músicas, e a Partilha dessas Criações na Web - Prof. Clenir de Oliveira Dantas - NTE Bagé/13ª CRE.


Oficina 6: Go! Animate: Ensino e Aprendizagem de Línguas com Aplicativo de Produção de Vídeos Animados - Prof. Gerson Bruno Forgiarini de Quadros - Bagé/13ª CRE

Abaixo, link para reportagem de 07/11/2012, do Jornal Agora, de Rio Grande, RS, sobre o Seminário de Boas Práticas Pedagógicas Digitais 2012.

3º Seminário de Boas Práticas Pedagógicas e Digitais oferece preparo para lidar com a tecnologia

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=35623

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O menino sem pés que joga futebol (Esporte Espetacular: SuperAção)







Os vídeos acima, de uma série de reportagens do programa Esporte Espetacular, para o quadro chamado apropriadamente de SuperAção, veiculadas nos dias 22/07/2012, 30/07/2012 e 28/10/2012, contam a vida de do menino Gabriel Muniz, de 11 anos de idade, que mora em Campos, RJ, Brasil, e como todo o menino de sua idade tem o sonho de ser jogador de futebol e até tem bastante talento, mais do que a média, só que ele tem uma limitação física considerável (ele nasceu sem pés), ainda mais para um esporte chamado Futebol (foot, chute; ball, bola, ou chute à bola).
Esporte espetacular é para o Educa Tube um desses programs de TV que pode ser muito bem utilizado em sala de aula e no ambiente escolar e familiar para mostrar as diversas formas de superação das limitações, sejam física, financeiras, sociais, via esporte. Já acompanhei diversas reportagens com este enfoque social, que serve também, ao direcionamento educacional. A programação da televisão aberta, tão acusada de não mostrar valores nem limites aos jovens, neste caso e noutros mais, se os educadores (sejam pais ou professores) souberem filtrar, encontrará verdadeiras preciosidades como os vídeos acima.
Gabriel é um menino como outro qualquer, que apesar de não possuir os pés, tem uma invejável coordenação motora, e faz tudo que um menino de 11 anos faz: solta pipa, anda de bicicleta, pratica capoeira, pula muro, enfim, uma vida normal, além de jogar futebol, mesmo sem ter os pés... Quantos de nós julga-se sem talento para alguma coisa? Quantos de nós desistem ao primeiro desafio? Querem algo mais desafiador do que ser jogador de futebol, sem possuir pés? E mais, além disso, ser um ótimo jogador, cheio de recursos técnicos e visão tática.
Gabriel é aluno do 4º ano do CIEP, em Campos, Rio de Janeiro, Brasil. E é criado pela mãe Sandra Muniz e a avó Maria Ruth. A mãe só soube que o menino tinha má formação nos pés na hora do parto. Teve depressão pós-parto, rejeitou o menino, mas depois o apoiou. O menino aprendeu sozinho a jogar bola, e o time dele se chama Barcelona, e ele se considera o Messi Junior. :-)) Gabriel, através de projeto de férias para 90 crianças, no Rio, na escolinha de futebol do Barcelona F.C., da Espanha, pode fazer um teste e mostrar seu talento. O professor da escolinha Quim Estrada diz sobre Gabriel que "a diferença não é mais do que a que se vê. E entusiasmado com a desenvoltura do garoto, comunicou ao clube catalão. A história de Gabriel e seu sonho de conhecer Messi, seu ídolo, teve repercussão página do clube espanhol e até na rede internacional de noticias CNN.
No terceiro vídeo mostra o encontro entre o maior jogador de futebol da atualidade, o argentino Lionel Messi, com o menino brasileiro Gabriel Muniz. E serve a diversas reflexões. Primeiro, sobre a possibilidade de superação que as pessoas têm, através dos sonhos; segundo, sobre o poder do esporte nessa superação; do poder da comunicação, em geral, e da televisão, em especial, levando a história de vida de um menino do interior do Brasil ao mundo inteiro; por fim, que o esporte é espelho e reflexo da sociedade, e que o futebol é um desses espelhos sociais. Anos atrás escrevi uma série de artigos de opinião, publicados em jornais aqui da região (extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil), intitulados "Futebol: a metáfora da vida", em que analisei o esporte bretão, sob diversos enfoques (social, educacional, esportivo, político etc).
Hoje, muitos meninos se espelham em seus ídolos dos clubes de futebol, muitos deles, milionários precocemente, mas nem todos preparados para a fama e fortuna meteóricas, muitos deles envolvidos em escândalos, trasitando entre a coluna social, esportiva e policial. Lionel Messe é um exemplo positivo, um jogador de inúmeros recursos técnicos, seguramente, o o melhor jogador de futebol em atividade, mas que, difere de seus colegas pela simplicidade. A fama de Messi é exclusivamente pelo que ele faz jogando futebol, dentro de um estádio. Messi não usa cabelos descolridos, nem brincos e piercings, é um pai de família que não se vê envolvido em escândalos. Se notabilizou apenas por jogar futebol, diferentemente de outros em que o futebol ficou em segundo plano.
Gabriel é um menino simples e talentoso, que superou as limitações físicas para realizar seus sonhos: jogar futebol, assistir à uma partida no estádio Camp Nou, visitar o museu do clube e jogadores do clube, mas principalmente seu ídolo Lionel Messi.
Parabenizo a equipe do esporte Espetacular por essa série de reportagens e por todas as que destacam a SuperAção de crianças e jovens, através do esporte. Um rico material para ser visto, debatido, divulgado na escola e na comunidade escolar, entre pais e filhos, professores e alunos.
O Esporte é mesmo espetacular, ainda mais quando nos mostra exemplos deste quilate e, se aliado à educação, poderá promover mais e mais superações. :-))