sábado, 18 de outubro de 2014

WhatsApp: Colégio usa aplicativo para se comunicar com pais de alunos e Projeto o utiliza para contar histórias a crianças




O vídeo acima Colégio usa WhatsApp para se comunicar com pais de alunos, descobri no Twitter do Olhar Digital e como o próprio nome indica, trata-se de iniciativa "Para aumentar a participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos e oferecer mais segurança, [em que] algumas escolas passaram a adotar ferramentas tecnológicas já bastante conhecidas do nosso dia a dia. Neste colégio, em São Paulo, os telefonemas e reuniões presenciais deixaram de ser o principal canal de comunicação entre pais e mestres".
O WhatsApp é um aplicativo "de mensagens multiplataforma que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS. Está disponível para smartphones iPhone, BlackBerry, Windows Phone, Android e Nokia".
Pesquisando nos vídeos correlatos do portal do programa OLHAR DIGITAL, encontrei este interessante Projeto usa WhatsApp para contar histórias a crianças (abaixo):



Como disse Pedro Penteado, publicitário, usar algo individual (o celular e seu aplicativo) de forma colaborativa. Bela, simples e criativa iniciativa educacional, tecnológica e social. Educação, tecnologia, sociedade e solidariedade.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Jogos para a educação infantil e anos iniciais




A imagem acima é do portal Educação Infantil que reúne jogos educativos online para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, divididos em categorias como Alfabeto, Coordenação Motora, Datas Comemorativas, entre outras atividades e possibilidades, descobri visitando o blog Oficina de Educação, da colega e amiga Gládis Leal Santos, educadora de Joinville, SC, Brasil.
Abaixo, link para o portal educacional:

JOGOS EDUCAÇÃO INFANTIL

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sapato de moedas: animação de inestimável valor




O incrível vídeo acima Sapato de Moedas, descobri nas redes sociais e mais do que uma divertida animação em stop-motion brincando com o imaginário feminino - que é o gosto pelos sapatos - é um vídeo que serve para discutirmos criatividade, criticidade, arte, cultura e sociedade etc.; quando são reunidas dezenas de moedas com um resultado surpreendente.
Algo que serve para pensar a possibilidade de criação de outras animações deste tipo, em parceria entre professores e educadores, utilizando outros materiais.

sábado, 11 de outubro de 2014

O Castelo Mágico (oficina de criação literária com alunos de pré-escola)




O vídeo acima, O Castelo Mágico, trata-se uma História de fadas, resultado de oficina de Lego Poema com os pequenos escritores da pré-escola, turma da professora Daniele Medeiros, da EEEF Adelaide Alvim, Rio Grande, RS, Brasil, ministrada pelo educador José Antonio Klaes Roig (editor do Educa Tube Brasil), no dia 06/10/2014, durante I Feira do Livro da escola, utilizando de peças coloridas de montar (para mostrar como se formam palavras, frases e contos), livros infantis (pedindo que alunos selecionassem uma palavra ou imagem) e de slides da história “O menino que queria voar”, escrita por ele e ilustrada por seu filho Allan, em 2013.
Com estas palavras soltas no quadro verde da escola, em parceria com a prof. Dani, usando editor de texto e datashow fomos organizando-as em grupos, depois em frases de uma pequena narrativa infantil que tornou-se “O castelo mágico”.
Posteriormente, a professora Daniele aceitou o desafio deste educador de as crianças ilustrarem a própria história, reunindo texto e imagens no livro acima.
Um presente que este educador, escritor e poeta recebeu dos alunos e professores da EEEF Adelaide Alvim, quando da abertura da I Feira do Livro, do qual é patrono, no dia 10/10/2014 e que tem um valor profissional e sentimental incalculáveis. E que é uma ótima postagem para o Dia das Crianças. :-))

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Câmera colocada em camelo faz mapeamento de deserto pelo Google Street View




O vídeo acima, Explore Liwa with Google Maps - Google , descobri no Twitter, via Revista Superinteressante e trata-se de exploração pelo Google Street View (que é o mapeamento do Google Maps em 3 dimensões) de deserto nos Emirados Árabes Unidos, próximo ao Oásis de Liwa, um sítio agrícola de Al Gharbia (Região Oeste).
Conforme dados: "A câmera do Google foi carregada pelo camelo Raffia, de 10 anos, que passou um dia inteiro percorrendo o local".
O resultado pode ser visto no link abaixo:

Explore o deserto de Liwa com o Google Mapas

Pensando como educador, sem toda a sofisticação tecnológica do Google Maps, bem que os professores de uma escola poderia mapear o entorno da mesma com fotos e vídeos de seus alunos, capturados por câmeras fotográficas,m telefones celulares, tablets etc e montar depois uma exposição sobe este múltiplo olhar dos alunos sobre sua comunidade.
Mais que isso, todo bom educador deveria mapear o espaço de seu alunado, seja por fotografias e/ou entrevistas, para com essa base de dados pensar estratégias de interação educacional.
Abaixo, link para outras expedições de mapeamento do Google na Amazônia:

O Google Maps vai à Amazônia

domingo, 5 de outubro de 2014

A geometria da natureza: Vídeo em time-lapse mostra a formação de flocos de neve




O belíssimo vídeo acima, Snowtime (Tempo de neve), encontrei nas redes sociais, via portal Somente Coisas Legais e foi gravado pela técnica do time-lapse (processo cinematográfico em que a frequência de cada fotograma ou quadro - frame - por segundo de filme é muito menor do que aquela em que o filme será reproduzido. Quando visto a uma velocidade normal, o tempo parece correr mais depressa e assim parece saltar - lapsing).
Vídeo "gravado com ajuda de microscópio por Vyacheslav Ivanov" e que mostra o processo de cristalização de flocos de neve e toda sua beleza geométrica, que ocorre a todo instante na natureza.
Vendo este vídeo lembrei-me doutro vídeo que trabalha com questões matemáticas e geométricas, logo abaixo:

A NATUREZA DOS NÚMEROS

sábado, 4 de outubro de 2014

A Sinfonia do Gol: pentagrama musical diferenciado unindo arte e matemática




O vídeo acima, The Goal Symphony (A Sinfonia do Gol), descobri no portal Hypeness e trata-se de criativo projeto do grupo JWT (formado por Raphael Taira, Caio Lekecinskas e Flavio Bernardes de Paula) que une ilustração, animação, música e matemática em um resultado surpreendente, pois transforma em "pentagrama musical diferenciado" a movimentação dos jogadores durante a jogada de futebol que terminou em gol, durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
No vídeo acima é "musicada" a jogada que levou ao gol do jogador Neymar, do Brasil, contra Croácia (3 x 1 ), na abertura da Copa do Mundo.
Foram criadas músicas para os gols considerados os mais bonitos e os jogadores tornaram-se notas musicais, e a combinação destas notas e sua movimentação em campo, geraram uma pequena sinfonia.
Uma criativa e original ideia com um resultado que une diversas formas de arte e cultura aliadas à educação musical e matemática. Um exemplo cristalino da interdisciplinaridade que pode inspirar a educadores e ser adaptada a projetos educacionais.
Para ver e ouvir outros gols desta curiosa sinfonia, basta clicar no link abaixo:

THE GOAL SYMPHONY

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Construa uma Escola na Nuvem: O Desafio de Sugata Mitra




O vídeo acima Construa uma Escola na Nuvem, descobri nas redes sociais e trata-se de apresentação ao TED 2013 do pesquisador educacional Sugata Mitra, reconhecido mundialmente por conta de seu projeto Buraco no Muro, em que colocou um computador com internet entre o muro que separava a empresa em que trabalhava e uma das maiores favelas de Nova Deli, Índia, observando os resultados da interação de crianças com equipamento e língua (inglesa) que desconheciam. Uma metodologia que Mitra denominou de Ambientes de Aprendizado Auto-Organizáveis (AAAO) em que as crianças são convidadas ao desafio de aprenderem sozinhas - sem o auxílio direto de um professor - mas interagindo uns com os outros, ensinando e aprendendo de forma coletiva.
No vídeo em questão, mais que uma proposta, trata-se de um desafio que Mitra pede ao público: "ajudem-me a projetar a Escola na Nuvem, um laboratório de ensino na Índia, onde crianças podem explorar e aprender umas com as outras - usando recursos e monitoria da nuvem".
Sua fala inicia com um questionamento essencial neste século XXI: "Qual o futuro da aprendizagem?" E em seguida rememora a história da educação e da escola, considerando a primeira como a grande máquina administrativa burocrática criada pelo império britânico, 330 anos atrás e que ainda continua atual e imutável sob diversos aspectos, dentre eles, de que a escola continua sendo a máquina feita para produzir pessoas para a outra máquina, uma engrenagem social, que me lembrou o documentário Escolarizando o mundo: o último fardo do homem branco.
Mitra, em sua fala, declara algo que todos sabemos: a está escola obsoleta e sistema de ensino desatualizado. Espaço e tempo escolar do século XXI ainda tenta reproduzir espaço e tempo do século XIX e as TIC, ainda, penso eu, são vistas como ferramentas de repetição, mecanismos de robotização e nem tanto de criação. Prova disso está na assertiva de Sugata de que é preciso "saber ler com discernimento", pois do livro impreso ao e-book, ainda falta ler e interpretar um texto - independente do veículo em que está expresso - de forma clara, o que nem sempre ocorre, haja a vista as falsas polêmicas que ocorrem no cotidiano, fruto de leituras rasas sobre temas complexos.
Há de fato que a "educação preparar pessoas para um mundo que ainda não existe, para trabalhos que ainda não foram inventados" e equipamentos que ainda são ficção científica. E para isso, o sistema de ensino, a escola, os gestores públicos e escolares, os professores e a comunidade escolar precisam dialogar, conhecer uns aos outros, sem o qual será impossível estes desafios serem superados.
Pensar a escola na nuvem, perdoem-me o trocadilho, mas parece algo ainda nebuloso para boa parte dos educadores que ainda resistem a utilizar as TIC - Tecnologias da Informação e da Educação de forma pedagógica e não apenas recreativa em seu fazer pedagógico.
Mas a ideia que Sugata Mitra, a partir de suas experiências, nos brinda é de que ocorre "o aprendizado como o produto da auto-organização educacional" também, quando crianças e jovens, e também adultos são desafiados a tarefas em grupo, utilizando o que alguns denominam de "inteligência coletiva" que é essa soma de saberes que se organizam através de trocas de informações que gerem conhecimento mútuo. Algo extremamente relevante em um modelo civilizatório, ás vezes excludente, individualizante e consumista.
Há que se ter, apesar disso, o incentivo do professor para que esse processo seja acompanhado, como o próprio Mitra o fez, para que possa ser avaliado e dado continuidade... Afinal, já dizia Paulo Freire: "Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos" e conforme texto atribuído ao escritor José Saramago: "Sabemos muito mais do que julgamos, podemos muito mais do que imaginamos".
Construir uma Escola na Nuvem é um dos grandes desafios da educação do século XXI, a medida que possibilita uma interação ampla, além do espaço e tempo tradicionais, permitindo que o professor crie pastas e material pedagógico para ser utilizado extraclasse e extracurricularmente em proveito de todos, estimulando estas trocas de saberes entre alunos, professores, escola e comunidade escolar. Imaginem disponibilizar vídeos e áudios, imagens e textos e tudo mais, produzido no ambiente escolar e fora dele, não apenas aos alunos, mas a outros professores da escola e inclusive aos pais e/ou responsáveis pelos alunos, que poderão não apenas acompanhar o processo de desenvolvimento escolar do aluno, como faz parte deste processo de escolarização além da própria escola, no ambiente familiar. Algo desafiador e inspirador, que Sugata Mitra nos convida a construir coletivamente, mundo afora.

Observação: Ativem legendas na barra inferior esquerda da janela do vídeo acima.