sábado, 30 de maio de 2015

Veja a diferença com os olhos de uma criança (experimento social)




O video acima The Eyes Of A Child (Os Olhos de uma Criança), descobri visitando o portal Deficiente Ciente e trata-se de experimento social da ONG francesa Noémi Association, com "o objetivo de mudar a forma como a sociedade vê as pessoas com deficiência". Para isso, "convidou pais de crianças sem deficiência para assistirem um vídeo".
Pais e filhos lado a lado, separados apenas por uma divisória, foi gravada a reação de cada um diante das imagens de pessoas fazendo caretas, muito semelhantes, até que aparece a imagem de uma garota com múltipla deficiência. As crianças continuam imitando os gesto, sem fazer distinções, enquanto todos os pais paralisam e demonstram seu desconforto.
Como bem destaca a postagem do portal Deficiente Ciente: "Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito" (Albet Einstein).
Como o Educa Tube Brasil destacou em outras postagens, a criança ainda usa a lógica e vê o mundo de uma forma objetiva, até que aos poucos vai incorporando valores, conceitos, pré-cpnceitos e preconceitos incutidos por adultos.
Como educadores, sejamos pais ou professores, conscientes de que os filhos e alunos são reflexos daqueilo que projetamos sobe eles, precisamos ter uma autocrítica para que nossa desinformação não gere discriminação...
O vídeo acima serve para essa reflexão os preconceitos nossos de cada dia e de como precisamos aprender a ver o mundo com os olhos de uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário