domingo, 13 de setembro de 2015

Nas ondas da leitura: Projeto da SMEC-SJN incentiva a leitura na lancha de passageiros pela Laguna dos Patos




A imagem acima, NAS ONDAS DA LEITURA, trata-se de reportagem da TV sobre Projeto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de São José do Norte (extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil), que incentiva a leitura na lancha que faz a travessia de passageiros entre o município e a vizinha cidade do Rio Grande, an Laguna dos Patos.
Os passageiros leitores precisam fazer apenas um breve cadastro para poder pegar um livro para fazer a dupla viagem, pela Laguna e pela imaginação. A ideia surgiu através de um grupo de leitura de uma rede social e foi colocada em prática pela professora Mônia Gonçalves Coelho, secretária de Educação e Cultura, com apoio de sua equipe.
E o mais interessante deste projeto de incentivo à leitura é que o leitor, ao devolver o livro, ganha outro em troca, como doação, em uma efetiva, criativa e original distribuição de livros. Durante os 30 minutos de viagem, "navegar é preciso, ler, igualmente", parafraseando versos de poema de Fernando Pessoa.
A biblioteca do "Nas ondas da leitura", instalada na Hidroviária de São José do Norte, funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30min. às 19h30min.
Mais um dos belos projetos que o Educa Tube Brasil destaca por unir simplicidade e continuidade. Ações simples e eficientes permitem justamente a sustentabilidade e continuidade dessas relevantes ações de levar arte e cultura aos habitantes de uma comunidade, elevando igualmente a educação e o espírito coletivo, de trocas de experiências, de saberes entre os cidadãos.
O editor deste blog fez doação de livros a esta ação institucional. :-)
Abaixo, link para a reportagem na TV local:

NAS ONDAS DA LEITURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário