quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O presente: vídeo animação adaptado de tirinhas que tem final surpreendente




O vídeo acima, The Presente (O Presente), um dos vídeos de animação mais vistos e premiados em 2014, foi indicação via Facebook pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS) Brasil, e é encantador pois trata de algo comum a todos: a relação de pais e filhos, que também pode ser estendida a professores e alunos.
O vídeo adaptado de obra de Jacob Frey inicia com um menino vidrado em um jogo eletrônico, possivelmente de guerra, que de repente recebe um presente inusitado da mãe: um cão de estimação. Todavia não é um cão comum, tampouco o menino o é... Ambos tem algo em comum que os identifica e aproxima.
Um rico material para tratar de limites e limitações, sobre inclusão, interação, interação, alteridade...
Conforme apresentação do vídeo, feito pela Revista Pazes: "Vídeo internacionalmente premiado mostra, de modo belo e emocionante, o quanto a integração entre o homem e os animais pode auxiliar o humano a superar as suas limitações e, até mesmo, a reumanizar-se.
O vídeo foi feito sob inspiração de uma tirinha feita por um brasileiro, Fábio Coala. Trata-se de um ilustrador e quadrinista brasileiro de talento reconhecido.
Em 2012, no blog Mentirinhas, criou em 2012 uma tirinha que correu o mundo, chamada 'Perfeição'"
.
Abaixo, link para a tirinha que inspirou o vídeo:

MenTirinhas: Perfeição

Um comentário: