quinta-feira, 29 de março de 2012
O Mestre da Vida (cinema e educação)
O filme completo acima O Mestre da Vida, é um filme inspirado numa história real, e achei por acaso no You Tube, no início de 2012, e é uma postagem especial para homenagear um outro pintor, meu pai José Américo Roig, o Zeméco, falecido em 2011.
A história é a seguinte: "John Talla (Trevor Morgan) é um talentoso e problemático estudante de artes de 18 anos que quer se tornar um grande artista. Ao conhecer Nicolai Seroff (Armin Mueller-Stahl), um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, mas também da vida e quer ficar em paz.
No entanto, Seroff convida John para passar uma temporada em sua casa da Pensilvânia. Juntos, eles dão um ao outro um precioso presente: o estudante aprende a ver o mundo através dos olhos do talentoso mestre e o mestre aprende a ver a vida através dos olhos da inocência novamente."
Opinião do Educa Tube: O filme inicia discutindo a questão da validação da obra de arte, da cópia e da não-originalidade... "As nuvens não são brancas, possuem tonalidades", ensina o mestre ao seu discípulo, fazendo-o aprender a ver as coisas em seus tons. "Linhas são conceitos humanos, não existem linhas na natureza", diz o pintor ao aprendiz que retruca: os pintores delineiam tudo. Para o pintor, a arte constroi pontes... Aos 71 minutos o mestre ridiculariza um critico por sua "profunda superficialidade", por seus conceitos desconexos, sua falta de objetivo, quando mostra que os quadros adorado pelo expert tratam-se de trabalhos de alunos de uma escola de educação especial, em que o pintor presta serviço voluntário, ensinando-os a pintar. Deixa claro a questão das teorias sem praticidade e das práticas sem amparo teórico. Um filme que trava um diálogo entre o velho e o novo, entre a experiência e a juventude, entre o ensinar e o aprender... Um daqueles filmes que só assitindo para perceber suas texturas em duplo sentido, quanto ás tintas e tons, quanto as palavras e seu contexto.
Para quem estiver interessado em baixar o referido vídeo, é possível, caso tenha instalado em seu computador o programa Real Player, que salvará o filme em formato FLV. Para baixar o Real Player, basta clicar no link abaixo:
REAL PLAYER - DOWNLOAD
Após baixá-lo, clique em executar, executar, e depois de instalado, basta abrir a página do vídeo, passar o mouse sobre a tela e na opção Real Player Download, clicar em salvar vídeo como, que armazenará o mesmo na pasta Meus Documentos, Meus Vídeos, Downloads do Real Player.
quinta-feira, 22 de março de 2012
O que é aquilo
Vídeo acima, O que é aquilo, de origem grega, foi indicação via Facebook da educadora Josane Batalha Sobreira, de Campinas - SP - Brasil, editora do Josobreira's Blog. Analisando sob o enfoque educacional, penso na importância de saber compreender o outro. No vídeo em questão, mostra o lado de um pai, que entendeu as 21 vezes que seu filho perguntou a mesma coisa, e com paciência, amor e carinho, soube responder. Da mesma forma, pensando como educador, vejo a importância de ao ensinar, quando provocamos perguntas, a resposta para estas nunca deva ser a mesma, pois esse é o princípio de educar: mostrar o mundo em suas diversas possibilidades, compreender que num grupo existem aqueles que aprendem com facilidade, outros de forma mediana, e outros com certa dificuldade... Mostrar um conteúdo sob outras formas e possibilidades, seja da forma tradicional ou utilizando recursos audiovisuais, pode ser um dos caminhos para que não se tenha tantas perguntas sobre a mesma coisa... Complementando esta postagem, após sua publicação, comentário da amiga Rosa Barros, no Facebook, me fez ampliar a interpretação do próprio vídeo. Escreveu ela: "E um pardal nem sempre é um pardal, ele pode ser um meio de comunicação, um meio de criar laços... perdidos ou não!" Concordo plenamente. Já dizia René Magritte: "Não, não é mesmo? Ela é apenas uma representação. Portanto, se eu tivesse escrito sob meu quadro: 'isto é um cachimbo', eu teria mentido." Um cachimbo não é apenas um cachimbo. E digo que as coisas e as pessoas são mais do que as palavras que as nomeiam... Que a imaginação da criança precisa ser levada em conta. Valorizada a criatividade e originalidade... O vídeo e esse comentário, lembraram-me versos do poeta Mário Quintana: "Esses aí que estão atravancando meu caminho, eles passarão, eu passarinho". Educar é elevar, alavancar e não atravancar caminhos...
quinta-feira, 15 de março de 2012
O primeiro seguidor e a rede social
O vídeo acima, O Primeiro Seguidor, que serve como uma metáfora da rede social, foi indicação da colega e amiga Lisandra Sandini Beutler, educadora do NTE Santa Rosa - RS - Brasil.
Trata-se de vídeo da Agência Click, que utilizou o texto de Derek Sivers sobre Liderança e aplicou para as redes sociais, e que sugiro também a leitura do artigo Seguir também é ser líder, de autoria de Eduardo Cabral, postado no portal Comunicadores.
Veja link abaixo:
Seguir também é ser líder
O vídeo demonstra o quanto uma pessoa, por mais criativa e original, depende do primeiro seguidor para que se crie o embrião de uma rede social. A partir deste primeiro seguidor, outros vão se agregando e formando uma pequena rede que vai se ampliando a medida que mais vão aderindo aos objetivos da mesma.
Hoje, os educadores que aderiram as ferramentas como Twitter, Facebook, Orkut etc, criam suas redes a partir do conteúdo que divulgam. Todos tiveram um primeiro seguidor que já tinha os seus seguidores e dessas trocas, todos ganham e a educação lucra com experiências diversas, compartilhadas, via mundo digital.
Mal comparando, podemos dizer que o sucesso internacional do cantor e músico Michel Teló deveu-se muito aos seus ilustres seguidores e imitadores Neymar e Christiano Ronaldo, astros do futebol, que fizeram sua rede também seguir o cantor.
Quem sabe, um dia, outros ilustres sigam também os blogueiros educacionais...
quarta-feira, 14 de março de 2012
Menino de vidro (educação para o trânsito)
Glassboy from roni kleiner on Vimeo.
O vídeo Menino de vidro, foi indicação da colega e amiga Lisandra Sandini Beutler, educadora do NTE Santa Rosa - RS - Brasil.
Trata-se de animação de Roni Kliener para campanha sobre os perigos da velocidade no trânsito, através da frase "A vida é frágil. Reduza a velocidade". O objetivo é de conscientização para a redução da velocidade e do respeito as faixas de segurança (pedestre).
Um ótimo recurso para conscientizar, não apenas os atuais, mas como os futuros condutores de automóveis sobre os perigos do trânsito e do respeito aos limites impostos. Afinal, nem sempre temos ujma segunda chance, que nem num videogame, quando ocorre o "Game Over" na vida real.
As três lições de vida de Steve Jobs
O vídeo acima, que trata de famoso discurso de Steve Jobs em Stanford, para turma de formandos do ano de 2005, que foi indicação indireta, via Twitter de Tatiane Kielberman, de São Paulo - SP - Brasil, editora do blog When she danced. Um discuso breve, cerca de 14 minutos, com três grandes lições de vida, de um dos maiores inovadores e um dos responsáveis pelo mundo como hoje o vemos.
1ª história - Sobre ligar pontos. Ligar pontos olhando para frente e não apenas para trás. Pontos ligam você ao futuro.
Educa Tube: cada vez mais, não apenas na educação, como na sociedade, o fato de saber ligar pontos entre a casa e a escola, entre esta e o trabalho, estre este e a sociedade são fundamentais. Pontos que podem ser amigos em redes sociais, colegas em redes profissionais, enfim, saber fazer ligações diretas com pessoas com os mesmos ideais. Uma espécie de Corrente do Bem, como no filme que já foi destacado neste blog.
2ª história - Amor e perda. Encontrou sua vocação cedo na vida. Começou seu negócio na garagem da casa de seus pais e hoje vale mais de 2 bilhões de dólares a Apple. Foi demitido da própria empresa que criou. Recomeçou do zero. Não perdeu a fé. Amava o que fazia. Continuar procurando e não se acomodar. Educa Tube: Não existe motivação sem automotivação, saber aprender com os erros, sempre estar disposto a fazer coisas novas e significativas.
3ª história - Sobre morte. Aos 17 anos leu: "se você vive cada dia como se fosse o último, um dia você acerta". Fazer grandes escolhas. Saber dizer adeus. Não cair na armadilha do dogma. Aproveitar a vida. Escutar a voz interior. Seguir coração e intuição. Sejam tolos, sejam famintos.
Educa Tube: Lembrou-me esta 3ª história o professor Keating de Sociedade dos Poetas Mortos e seu Carpe diem, aproveitem a vida, enquanto são jovens, pois um dia todos serão apenas uma fotografia amarelada n'alguma parede ou algum álbum de retratos.
Enfim, 3 breves e profundas lições de vida de alguém que soube aprender com a própria vida, soube recomeçar do zero e transformar o mundo a partir de suas invenções... Um vídeo essencial para educadores e seus alunos assistirem em conjunto e ao final promover um debate sobre as ideias de Jobs eo mundo que ele nos legou... Abaixo, vídeo dublado do mesmo discurso.
http://youtu.be/nVA2OJ6pxGU
terça-feira, 13 de março de 2012
Cidade do Cérebro / Macaraíba - RN, por Miguel Nicolelis
O vídeo acima, trata-se de apresentação sobre a Cidade do Cérebro, de Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro, cotado para o premio Nobel, que está entre os vinte melhores do mundo, e que fala do seu projeto em Macaíba -
RN, na reunião conjunta das Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia, no Senado Federal Brasileiro, e foi indicação, via Facebook
A indicação partiu após eu compartilhar no facebook uma imagem com a seguinte frase de Carl Rogers:
Uma apresentação de 34 minutos que recomendo a todos os visitantes e seguidores do Educa Tube. Socializem na escola e na comunidade escolar... Para mostrar como é possível pensar e executar em uma escola do futuro, conceitos e ações vinculadas ao conhecimento e a prática...
Como disse Nicolelis, "não se inova por decreto". Sempre disse que comparo a construção do conhecimento como a construção civil, em que primeiro precisa-se fazer os alicerces e a estrutura básico da fundação de um prédio, debaixo para cima, para que depois o acabamento venha de cima para baixo...
O exemplo que Nicolelis dá sobre Steve Jobs, Albert Einstein e suas relações conflitantes com a escola tradicional é fato histórico a ser pensado e repensado...
E por falar em escola do futuro, sugiro leitura do artigo abaixo, indicado via Twitter pelo professor João Luis de Almeida Machado, editor do portal Vithais:
O futuro da educação ou a educação do futuro?
A indicação partiu após eu compartilhar no facebook uma imagem com a seguinte frase de Carl Rogers:
Uma apresentação de 34 minutos que recomendo a todos os visitantes e seguidores do Educa Tube. Socializem na escola e na comunidade escolar... Para mostrar como é possível pensar e executar em uma escola do futuro, conceitos e ações vinculadas ao conhecimento e a prática...
Como disse Nicolelis, "não se inova por decreto". Sempre disse que comparo a construção do conhecimento como a construção civil, em que primeiro precisa-se fazer os alicerces e a estrutura básico da fundação de um prédio, debaixo para cima, para que depois o acabamento venha de cima para baixo...
O exemplo que Nicolelis dá sobre Steve Jobs, Albert Einstein e suas relações conflitantes com a escola tradicional é fato histórico a ser pensado e repensado...
E por falar em escola do futuro, sugiro leitura do artigo abaixo, indicado via Twitter pelo professor João Luis de Almeida Machado, editor do portal Vithais:
O futuro da educação ou a educação do futuro?
Corrente do Bem - a conta que muda o mundo (cinema, educação e rede social)
Estava zapeando canais de TV, de noite, quando eis que paro justamente na cena acima do filme Corrente do Bem, que já havia assistido tempo atrás, mas não com o enfoque educacional. Dessa feita, percebi o quanto é possível trabalhar cinema, educação e redes sociais através desta cena ou do filme como um todo.
A conta que pode mudar o mundo é bem simples, como na cena demonstra, mas para se atingir o resultado satisfatório requer que acreditemos no que pregamos, sejamos pais ou educadores...
Nós somos o elo de uma corrente e podemos dar continuidade ou quebrá-la, com nossas ações... Como educadores, temos ou deveríamos ter a consciência, como disse alguém certa vez, que não educamos para o Hoje, e sim para o Amanhã... Não ensinamos uma turma, mas uma geração! E como blogueiros educacionais não temos a dimensão de nossas ações no mundo real, a não ser quando alguém deixa algum comentário... Mas se socializamos nossa prática, divulgamos ações, atividades, projetos relevantes nossos, da escola e/ou de outros colegas, estamos ampliando a corrente e mostrando ao mundo virtual, o que a grande mídia desconhece ou não mostra no horário nobre...
A corrente do bem é pensar, não apenas em ações imediatas com resultados instantâneos, mas ações a médio e longo prazo, que sejam aplicáveis, sustentáveis e significativas... Mas pra isso, é preciso saber mediar o tempo, o espaço, os recursos, sujeitos e agentes envolvidos neste processo... Planejar tudo isso é preciso... Boas ações não se mantém com apenas boas intenções...
A corrente do bem não é criar grandes projetos - muitos mirabolantes e pouco executáveis - para concorrer a premiações, mas fazer coisas simples, autênticas e de uma praticidade que motive outros a também seguirem o exemplo, e ai, por si só, o reconhecimento virá...
E cada vez mais, num mundo cheio de estímulos visuais, para se envolver o aluno é preciso conhecer esse novo mundo do jovem... que é bombardeado por todo tipo de coisa, sem o devido acompanhamento dos pais... E a corrente do bem precisa necessariamente iniciar na família, continuar na escola e seguir nos demais ambientes sociais... precisamos ser o exemplo do que queremos propor.
A pedagogia do exemplo tem que começar sempre por nós, eis a conta que pode mudar o mundo, a começar pelo nosso próprio...
Aprendi com meu pai, que pintava sempre as mesmas paisagens, mas nunca os quadros eram iguais um ao outro, haviam tons e detalhes únicos em cada um... Assim deveria ser o ato de educar, repetir-se enquanto artista sem ser uma repetição da mesma obra... Múltiplos olhares sobre a mesma paisagem humana...
s é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas,
poliglotas ou coisa que o valha." Educar para o mundo e para a vida, antes mesmo que para o trabalho... O sentido da vida é justamente buscar um sentido, um significado para a existência, dentro de uma corrente, de uma rede social...
Metodologia e didática adequadas áquele tempo e espaço propostos dão significado à prática escolar, que precisa promover significação para o aluno... Afinal, como declarou Carl Rogers: Abaixo, cena do professor que discute justamente isso: o sentido da vida e da educação:
segunda-feira, 12 de março de 2012
Deus Existe!
O comercial acima, Deus Existe!, feito pelo ministério da educação e ciência da República da Macedônia, descobri nas atualizações do Facebook da amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Refletindo.
Um ótimo material para discussão para formação de professores sobre didática e metodologia.
Já conhecia essa história sobre o debate de ideias entre o menino Albert Einstein e seu professor sobre se Deus existia. O professor afirmava que não, usando o raciocínio lógico, enquanto o futuro gênio Einstein retrucava, usando a mesma argumentação. Aluno que pergunta demais é considerado contestador, quando muitas vezes é apenas alguém querendo confirmar descobertas... Nem sempre o aluno está testando seu mestre, mas querendo respostas às dúvidas... Há que se saber separar uma coisa de outra...
Mais do que uma disputa de beleza, de ego, de religiosidade ou de sabedoria, é um pequeno debate de ideias a respeito da visão de mundo de cada um... Seja sobre teologia ou tecnologia... Que bom se tais debates pudessem fazer parte do cotidiano escolar, o que valorizaria o próprio processo de ensino aprendizagem...
O educador do século XXI não se apropria da verdade, mas estimula a descoberta da verdade de cada um... E do debate de ideias chega ao denominador comum... Mais que passar conteúdos previamente estabelecidos, é importante saber dialogar com o aluno, que tem acesso às informações na ponta dos dedos (via celular, tablet, notebook etc), mas que nem tudo que existe no mundo virtual é de fato real...
Salvo se for um gênio, toda informação acaba gerando conhecimento para todos... E estimular o debate, a oratória, a sustentação de ideias pelo aluno, auxilia a própria atuação do professor em sala de aula, pois estimula à leitura, à pesquisa, às trocas, usando ou não os meios eletrônicos.
Eu, particularmente, em projetos de aprendizagem em parceria com professores da rede pública, uso a sala de aula, o laboratório de informática, a biblioteca escolar e saídas de campo para mostar o mesmo tema, assunto e conteúdo em 4D, quatro ambientes distintos...
E sei que para uma geração audiovisual, tátil, móvel, dinâmica, tais possibilidades ampliam não apenas a metodologia como a didática, favorecendo a aprendizagem.
Morte e Vida Severina em desenho animado (TV Escola)
A belíssima animação acima, Morte e Vida Severina, faz parte do kit DVD TV Escola - 5º Volume, distribuído pelo MEC às escolas da rede pública brasileira, aqui em versão no You Tube, e que me foi indicada pela colega e amiga Lilian Baungratz de Oliveira, educadora de Santo Augusto - RS - Brasil, editora dos blogs Informática, Educação e Afins e Conhecendo Santo Augusto.
Morte e Vida Severina, um clássico brasileiro, de autoria de João Cabral de Melo Neto, nesta versão em desenho animado, é uma ótima oportunidade de trabalhar com alunos, não apenas literatura e lígnua portuguesa, mas história, geografia, artes, cultura, sociedade, meio ambiente e muito mais... Para atividades inter e multidisciplinares, em que dois ou mais professores podem agendar um mesmo tempo e espaço para interação com alunos e suas turmas, propondo ao final um debate sobre os temas vistos e discutidos, via animação. Observação: No You Tube há a ferramenta CC - tradução de legendas, ou inclusão das mesmas sobre os vídeos. É uma tradução literal, mas dá para entender... E pode ser usado em qualquer vídeo, basta procurar na extremidade inferior á dirita da janela de exibição do mesmo, clicar em traduzir legenda, escolher o idioma, dar Ok e pronto. É só esperar que a legenda troque automaticamente.
domingo, 11 de março de 2012
A Tecnologia e a Família
O vídeo acima, A Tecnologia e a Família, foi indicação via Facebook da educadora Josane Batalha Sobreira, de Campinas - SP - Brasil, editora do Josobreira's Blog.
Um vídeo de Eliezer Castillho, que já chama a atenção pela citação de Elbert Green Hubart: "Uma máquina pode fazer o trabalho de 50 homens comuns. Porém, não existe nenhuma máquina que possa fazer o trabalho de um homem extraordinário".
De fato: as máquinas podem fazer múltiplos serviços, mas jamais poderão substituir a criatividade humana. Da mesma forma que não tem de forma alguma a substituição do professor presencial pelo Professor You Tube - aquele que faz um vídeo, tendo formação ou não - e que com esse acervo poderá substituir o educador em geral. Cabe aos educadores criativos gravarem suas aulas e disponibilizarem no You Tube para incentivar a outros fazerem o mesmo, e com essas trocas, favoverece a própria educação. Saber usar os recursos tecnológicos a seu fazer é o grande desafio do educador do século XXI.
Desde o surgimento da TV, muita coisa mudou na relação familiar, quando não só os pais, mas as mães, começaram a trabalhar fora e a televisão a ser o primeiro educador dos filhos, quando deveria ser o terceiro ou quarto, justamente depois dos pais, escola...
Hoje assistimos às crianças serem o reflexo do que veem nesses espelhos digitais... Telas que se parecem janelas virtuais... Todos são receptores... Recebem algo sem a devida contextualização dos pais. O papel social dos pais, como primeiros educadores da criança, precisa ser resgatado com urgência.
Apesar de tudo, a educomunicação - que é usar os recursos de comunicação, mídias etc em prol da divulgação de atividades escolares -, pode ser uma grande aliada dos professores no ambiente esoclar e na comunidade em geral.
O blog é uma dessas ferramentas que promove a interação entre professores e alunos, e também a comunidade escolar. O uso adequado da televisão no ambiente escolar também requer planejamento, para que não seja mera atividade recreatia de assistir a um vídeo, filme, desenho animado sem nenhuma proposta educacional...
sábado, 10 de março de 2012
O Som do Silêncio (animação, educação e inclusão)
O video acima, O Som do Silêncio, da ONG brasileira Vez da Voz, conta a história de uma menina surda e de como uma criança com deficiência se relaciona com seus amigos não-deficientes na escola, e foi indicação, via Facebook da colega e amiga Lilian Baungratz de Oliveira, educadora de Santo Augusto - RS - Brasil.
Um vídeo para refletir sobre como lidamos com as pessoas ao nosso redor. Nem todos são iguais, na verdade, somo todos diferentes. Nesse vídeo, contado em forma de fábula, mostra como o som do silêncio aproxima os diferentes.
Assistam até o final e tenham uma bela surpresa... Sensível e criativo.
Um vídeo para trabalhar a questão da inclusão educacional, tecnológica e social em sala de aula e na comunidade escolar.
sexta-feira, 9 de março de 2012
O ritual de passagem e a metáfora da educação
Ride Of Passage from The Animation Workshop on Vimeo.
A divertida animação acima, chamada Ritual de passagem, foi indicação da amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Refletindo. Curiosamente, ao assistir esse pequeno vídeo tive uma profunda reflexão sobre o papel do educador (seja pai ou professor) nesses ritos de passagem do aluno/filho, desde o rito de passagem inicial da casa para escola e desta para o mundo do trabalho. Dos ritos dentro da escola, de um ano para o outro, de uma turma para outra, de um professor para outro, de uma disciplina para outra... De como o professor precisa ser de certa forma um camaleão neste processo. A história é simples: Um menino de uma tribo precisa adentrar a floresta, munido apenas de lança, precisa caçar um animal selvagem para mostrar sua valentia e provar sua maturidade. O menino entra e logo se depara com um enorme lagarto. Logo percebe tratar-se de imenso e dócil camaleão, que lhe dá carona às costas para conhecerem juntamente com um sapinho aquele novo mundo. Diversas descobertas são feitas pelo trio, até que caem numa armadilha... E ai o dilema do menino, que sai por um espaço da rede e tem nas mãos uma pedra afiada: deixar o seu amigo preso à rede para mostrar sua coragem a tribo ou soltá-lo? Antes do final, que deixo para os visitantes e seguidores do Educa Tube assistirem por sua própria conta, eu contarei a história que li nas entrelinhas, com um olhar de educador mais do que tudo... Vi um menino saindo de casa e fazendo seu primeiro contato com um ser estranho, o professor, que às vezes pode ser ou parecer uma fera ou um dócil lagarto aos olhos imaginantes do aluno. Este educador precisa ser de fato um camaleão para passar seu conteúdo, seja se adaptando a cada turma, e mudando literalmente de cor, dependendo do contéudo e ano a serem vistos, seja transformando-se - como um camaleão - em diversos papéis sociais (psicólogo, assistente social, enfermeiro, pai substituto etc etc etc, coisa rara de NÃO acontecer numa escola pública, habituada e habitada por diversos camaleões.) Na convivência na floresta o menino e o camaleão aprenderam um com o outro, e quando preciso, um ajuda ao outro. Eis o futuro da educação: a colaboração! Uma bela animação de Christian Rovinc-Andersen, que meu olhar de educador capturou uma outra história para usar nas formações de professores sobre o uso das tecnologias no espaço escolar e da convivência em comunidade.
Apresentação do vídeo no portal Vimeo:
Bachelor film project 2012 from The Animation Workshop.
animwork.dk/en/
facebook.com/#!/pages/The-Animation-Workshop-Official-Page/1045254...
Story
Toki's tribe expects him to bring home the head of the biggest animal possible. In return, he will receive honor and respect. However, this rite of passage does not turn out as planned. With the help of a colorful new friend, he achieves something much bigger.
By: Christian Bøving-Andersen, Casper Michelsen, Eva Lee Wallberg, Tina Lykke Thorn, Søren B. Nørbæk, Allan Lønskov, Jakob Kousholt, David F. Otzen
rideofpassagefilm.blogspot.com/
Lições que aprendi quando era pequeno, por Gordon B Hinkley
http://youtu.be/LQFED1tH0do
O vídeo acima, Lições que aprendi quando era pequeno, que descobri por acaso no You Tube, se o despirmos da religiosidade de cada um e o vestirmos com o sentido social e humano, da mesma forma teremos um relato comovedor que Gordon B. Hinckley conta a respeito de uma antiga história que seu pai contou a ele, sobre dois garotos que transformaram um dia comum de brincadeiras em algo para ser lembrado para o resto da vida. De fato, é impossível assistir sem se emocionar. Importante destacar o valor dos exemplos aos jovens. Neste caso, o mais velho impede que o outro esconda as botas e roupas do trabalhador, e trocam esse trote por algo mais solidário... Assistam até o final e vejam por si sós... Bom pra refletir sobre trotes violentos feitos em calouros, e de valorizar os chamados trotes solidários que lembra bem a mensagem do vídeo. Socializando...
quarta-feira, 7 de março de 2012
Venho de ontem (homenagem às mulheres de todos os tempos e espaços)
Acima Venho de ontem (Vego del ayer) e video-poema, ilustrando o poema de Yenny Londoño na voz de Mercedes Pérez e música de Carmina Burana, e foi indicação, via Facebook, da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Uma homenagem do Educa Tube, antecipando o Dia Internacional da Mulher (08/03).
Como belos versos e imagens contundentes, traz um apanhado da trajetória da mulher na sociedade, desde seus primórdios e um rico material para discutir justamente o papel fundamental da mulher em nosso cotidiano.
Apesar de estarmos no século XXI, a mulher ainda sofre opressão, discriminação, violência sexual, mutilações, perseguições, mundo afora, por questões políticas, sociais, religiosas, culturais etc.
Já fora consideradas bruxas, loucas, vadias, que trazem má sorte e tantas outras superstições e discriminações.. sempre servindo a todos.
Encaro esse vídeo-poema como um belo material contra todo tipo de injustiça e opressão... Abaixo, uma canção que marcou época (anos 1970), e que também serve para homenagear as mulheres de todos os tempos e espaços, na voz de Milton Nascimento, o clássico da MPB Maria, Maria.
terça-feira, 6 de março de 2012
Caminhos da Escola - Desafio Mesa Americana
A história da sociedade através da culinária, um dos desafios. Uma ótima de ideia de propor desafios, que partiu de educador Jarbas Novelino, de São Paulo - SP - Brasil, que escreveu a proposta inicial de Desafio Mesa Americana para o Programa Caminhos da Escola, do MEC. Os produtores, segundo ele, lhe davam créditos apenas "pedagógicos", mas, na verdade, ele criava as linhas gerais do Desafio e publicou o texto que funcionou como ponto de partida ao Desafio Mesa Americana no seu blog Boteco Escola: ensaios sobre uso de blogs em educação, veja link abaixo:
DESAFIO MESA AMERICANA
No vídeo acima, conforme apresentação no You Tube, "Esta edição especial traz o Desafio Mesa Americana na íntegra, com as três fases do quadro em um único programa.Se inicia um novo Desafio! Os alunos do CEEP Newton Freire Maia em Curitiba-PR vão encarar o Desafio Cozinha Americana, em que terão que montar um cardápio com ingredientes originários das Américas."
Fonte: http://tvescola.mec.gov.br
Escola Games
Descobri o portal Escola Games (imagem acima), através de indicação do Twitter, do portal Canal do Ensino, que também recomendo visitação.
O Escola Games é, conforme apresentação do Canal do Ensino, "um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir de 5 anos e todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que elas aprendam brincando".
Lá possui "37 jogos educativos para crianças a partir de 5 anos, cujos temas se relacionam à língua portuguesa, à matemática, à geografia, à história, à ciências, ao inglês e ao meio ambiente", conforme link abaixo:
ESCOLA GAMES - JOGOS EDUCATIVOS
ESCOLA GAMES - JOGOS EDUCATIVOS
Causa perdida (música e educação)
Aviso aos navegantes: não existem causas perdidas, se nos dispomos a sonhar e lutar por elas... Causas são como calças, precisamos vestí-las... Vestir uma calça no corpo, vestir uma causa na alma... Eis o segredo que aprendi com o tempo... E educar é saber que não existe aluno que não aprenda, existem tempos diferenciados de aprendizagem... E um dos caminhos que favorecem o processo de ensino aprendizagem com alunos de uma geração audiovisual é justamente a música, os vídeos, os vídeoclipes que unem música, dança, pequenas histórias cantadas como se fossem curtas-metragens... Saber explorar esse pequeno universo pode ampliar horizontes e fazer com que causas perdidas tenham solução...
Abaixo, letra traduzida, da referida canção: Lost Cause - Beck http://letras.terra.com.br/beck/65850/traducao.html
segunda-feira, 5 de março de 2012
Escola da Vida (cinema e educação)
A Escola da Vida é um daqueles filmes despretensiosos que encantam justamente por isso...
A história começa com a narração de Dylan, um aluno que tem o pai e o avô como professores da escola. O avô, chamado de Norman "Tormenta" Warner, por 43 anos consecutivos ganhou o prêmio de Professor do Ano. De repente, acometido de mau súbito, vem a falecer. Eis ai a grande chance de Matt Warner, o filho, que viveu todos esses anos à sombra do pai. Porém, dois meses depois, chega o professor substituto de História, chamado Michael De Angelo, ex-aluno da instituição, que com seu jeito irreverente, criativo e original, conquista rapidamente o carinho, a atenção, o respeito e a admiração de todos, de alunos a professores.
Matt, professor de Ciências, vê ameaçado o seu sonho de tornar-se Professor do Ano. Sr. D, como é chamado, não se importa com prêmios, se diverte com as aulas, encenando episódios da História Norte-Americana. Veste-se de Lincoln para representar a Guerra Civil Americana no pátio da escola, ora se traveste de Indiana Jones para falar de arqueologia e civilizações antigas... Uso o farto imaginário do aluno em seu proveito, promove mudanças na distribuição das cadeiras e classes na sala de aula, colocando os alunos em círculo e ele se colocando no centro, numa poltrona giratória.
Motivador, Sr. D brinca com os alunos, usando a linguagem e o conhecimento de mundo, mas principalmente o mundo do aluno. Enquanto isso, Matt é mais tradicional, e a cada gracejo de um aluno, manda-o para a direção.
Conciliador, o Sr. D percebe que certo aluno é gago e tímido e ao apresentá-lo aos demais, diz que todos são diferentes e especiais. Por dominar o conteúdo tenho o domínio de classe, calcado em metodologia e didática adequadas àquele público. O Sr. D. brinca, faz piada, se diverte, mas tabém fala sério... E pergunta a turma: Quanto tempo nós temos? A resposta a questão, amigos - diz ele -, não está no relógio. Não muito - continua -, é esse tempo que nós temos, conclui, promovendo a reflexão do alunado. E estabelece a seguir um pacto com a turma: De agora em diante, cada minuto, cada segundo é valioso. Estabelecer esse acordo, ora expresso, ora tácito com o aluno é importante, desde o início de uma atividade, projeto, ano letivo...
Com Matt, alunos colam, com Sr. D. , ele brinca, escrevendo a palavra "Cola", na sola do sapato, na janela de persiana e outros locais da sala de aula, durante a prova, de uma forma bem humorada... Enquanto isso Matt continua a levar alunos para a direção da escola e contesta a avaliação do Sr. D., mesmo este recebendo uma premiação externa.
Quando Sr. D. adoece e precisa se afastar da escola - substituído pela Sra. Hunt -, Matt vê ai a oportunidade de recuperar o terreno perdido, rumo ao cobiçado prêmio de Professor do Ano, e passa a imitar os recursos utilizados pelo seu "adversário". Porém, imitar não é inovar... para ser criativo, tem que ser original, ou acreditar profundamente no que faz. Sem o mesmo jeito natural do Sr. D., Matt não consegue colher mesmos frutos. Mas eis que, ao saber da gravidade da doença do professor, Matt muda... Começa a ser mais autêntico e a falar com o coração aos alunos... Diz que todos tem um pedaço de cada professordentro de si, basta procurar. Aos poucos os alunos começam a conhecer um novo professor... Matt chega a reconhecer que existem professores que transformam outros professores com seu jeito de ser... E começa a pedir ajuda aos alunos para as atividades em sala de aula... Para mudar é preciso querer mudar...
Mas a cena mais emblemática de todo filme e que resume esse choque de gerações e de metodologias e didáticas é quando o prof. Matt, como o Sr. D., resolve ajudar ao time de basquete da escola, sem ter muito conhecimentos da tática do esporte. Tem boa vontade, entusiasmo, consegue motivar a turma, mas quando lhe perguntam o que fazer quando perderem a bola, diz, depois de alguns segundos: façam a Defesa Fred Astaire. Mas o que é Fred Astaire?, pergunta um dos alunos. Evidentemente que Matt utiliza seu imaginário de quando ainda era aluno para trabalhar com alunos que jamais ouviram falar deste famoso ator e dançarino do cinema... Não tinha significação alguma aquela expressão para os alunos. Já o r. D. usava expressões, frases, se vestia como Indiana Jones, Luke Skywalker (da série Guerra nas estrelas) e outros personagens do imaginário do aluno... Não são os alunos que devem ir para "Em algum lugar do passado" de seu professor, mas sim, este ir "De volta para o futuro" de seu alunado... Enfim, didática e metodologia que levem em conta o conhecimento prévio do aluno, seu imaginário, seu mundo e linguagem são as ideiais...
O final do filme? Bom, assistam, pois embora o filme tenha um tom humorado e descompromissado, trouxe grandes reflexões e lições a este educador...
domingo, 4 de março de 2012
Homens versus Mulheres e as diferenças de gênero
. A animação acima, Hombre Vs Mujer - Las diferencias, com direção e roteiro de Bruno Bozzetto, foi indicação via facebook da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Como consta na apresentação do vídeo no You Tube:
"Cuál es la diferencia entre los hombres y las mujeres? Cuán diferentes somos? Estereótipos?"
Um vídeo que além de divertido, rende mesmo, como bem colocou a Elis, no Facebook, uma discussão sobre gêneros. Homens e mulheres, aparentemente possuem bio e um algoritmo diferenciados. recentemente uma reportagem de programa dominical mostrou como homens e mulheres veem a questão espacial. Enquanto os primeiros pensam em distância, as mulheres elegem marcadores em seu caminho, por isso mesmo, talvez, consigam se localizar melhor, tenham melhor orientação. Homens pensam no todo, mulheres no detalhe. Homens, em sua maioria, salvo exceções, pensam de forma focal, uma tarefa de cada vez... Mulheres conseguem ser multifocais, multitarefas e multifuncionais, antes mesmo que equipamento com este nome fosse inventado. A multifuncional clássica é uma máquina que faz três os mais funções (impressora, fotocopiadora e scanner). mulher multitarefa é mãe, esposa, dona de casa, primeira educadora de todo mundo, além da profissão que resolva seguir... Apesar disso, dessa multifuncionalidade, a maioria das mulheres ainda ganha menos que um homem, na mesma função, ou seja, apenas de profissional, sem os encargos domésticos e tudo mais. Conhecer essas questões e diferenças auxilia a execução de projetos coletivos em sala de aula, mesclando meninos e meninas em grupos. Todos acabam aprendendo uns com os outros, através de suas diferenças e das coisas que têm em comum.
Que bom que existem diferenças, pois é justamente na diferenaça que estabelecemos as convergências, pois é necessários olhares diferenciados sobre o mesmo foco para que a aprendizagem sea mais ampla e significativa a todos...
A animação acima, se presta a outras reflexões, esta é a minha pequena contribuição.
sábado, 3 de março de 2012
Um Sonho Possível (cinema e educação)
O trailer acima é do filme Um Sonho Possível, estrelado do Sandra Bullock, que dá muita autenticidade ao relato verídico de Michael Oher ou Big Mike, e que considero um ótimo material para trabalhar com alunos e nas formações de professores. Mais uma indicação da série CinEducação, para sugerir no menu de marcadores outros filmes que envolvem cinema e educação, didática e metodologia escolar. Filme que tem nome original The Blind Side, algo como O Ponto Cego, espaço que não é vislumbrado pelo olhar. Educar é encontrar esse spontos cegos e propor soluções...
Big Mike é um jovem corpulento e alto que tem um talento natural para os esportes, principalmente o futebol americano, entretanto, devido a uma vida de privações, sem lar, vivendo de abrigo em abrigo e fugindo sempre para encontrar a mãe drogada, acaba vagando um dia pela rua, num dia de chuva, quando a socialite Leigh Anne Tuohy, passando de carro com a família, vê aquela cena e se apieda do rapaz, levando para passar uma noite em sua casa (mansão).
Big Mike é acomodado no sofá da sala que custa a "módica" quantia de 10 mil dólares. E com o tempo acaba sendo adotado pela família de posses como se fosse um filho seu. Numa das cenas mais emocionantes, quando Leigh adapta um dos cômodos para quarto dele, com uma cama nova e pergunta se é confortável, o jovem diz que nunca teve uma cama. Leigh é bem-vinda ao mundo real de Big Mike. E a cada interação uma aprendizagem mútua... Na reunião semanal com suas amigas socialites, Leigh ao ouvir uma delas dizer que ela mudou a vida do rapaz, retruca: "Não, foi ele que mudou a minha vida". De fato, as pessoas entram umas nas vidas das outras, cada qual com o seu papel transformador. A cada interação, nunca mais somos os mesmos, cada qual transforma-se ou pra melhor ou pior, dependendo do grau de afetividade e envolvimento...
O filme Um sonho possível mostra como, apesar de todas as carências e dificuldades, é possível superar a todas, desde que se tenha um lar, uma família comprometida com o bem estar de uma criança/jovem. Com isso até certas limitações de aprendizagem são possíveis de superação em função dessa união. Comovedor quando Leigh recupera a contação de histórias para o filho menor SJ, mas visando atingir Big Mike, que nunca teve alguém para lhe contar histórias, quando menino, e isso é fundamental para desenvolver raciocínio, afetividade, imaginação e a própria aprendizagem, que nele era tão comprometida. A história escolhida não poderia ser mais apropriada: O Touro Ferdinando, uma história que conta a vida de um touro imenso, mas que adorava flores e era pacífico demais, um incrível paralelo com a vida de Oher, um imenso jovem que tirava notas baixas em todas as disciplinas, mas que tinha a incrível média de 98 em Instintos Protetores. Esta informação será ponto chave para que Leigh consiga motivá-lo a enfrentar os desafios de um esporte calcado na força bruta, conseguindo a façanha que nem o treinador do time de futebol tinha atingido. E é também uma cena emblemática, quando no treinamento do time da escola, Leigh ensina a Big Mike as posições do jogo, associando a afetividade familiar. E mais divertido e didático, quando explica ao treinador que ele precisa conhecer seus alunos/jogadores primeiro, antes de pensar estratégias de jogo. Bingo! Ponto para a educadora Leigh, a mãe adotiva do Oher. Conhecer o universo do alunado é ponto pacífico e essencial para o educador pensar didáticas e metodologias adequadas de interação, independente do ambiente, mas tendo a consciência de que espaços diferenciados (casa, sala de aula, laboratório de informática, quadra de esportes etc) requerem formas diferenciadas de interação.
Outra cena emblemática é o treinamento auxiliar, feito em casa, por seu irmão adotivo SJ, que utiliza frascos e vidros em conserva para explicar a sistemática do jogo de futebol a Oher, já que todos observam que ele tem uma percepção visual aguçada. Leigh é a primeira pessoa a descobrir que Michael joga melhor quando enxerga o que precisa fazer e por isso sempre propõe a associação visual ligada a tática a ser empregada. Talvez ai o Ponto cego a ser atingido... Educar é propor caminhos...e enfrentar os pontos cegos da própria aprendizagem.
Por fim, um fator que mostra a diferença no quesito educação... Para que Michael seja contratado por um grande time universitário, precisa obter uma média satisfatória nos estudos, o que força a família adotiva a contratar uma professora particular Donna Sue (interpretada pela talentosa Kathy Bates) para tentar essa façanha...
Em um dos momentos mais simbólicos do filme, Sean, o pai adotivo, consegue fazer com que Oher entenda e interprete uma poesia, a partir de sua declamação, fato que nem a professora particular tinha conseguido. Não podemos ser bons em tudo, contudo, para alguma coisa temos uma vocação natural... Todos somos educadores e há didáticas e metodologias que funcionam e outras não. Ter essa sensibilidade para perceber isso é fundamental ao educador do século XXI, para trabalhar de forma inter e multidisciplinar, o que favorece a supressão dos pontos cegos do saber, trabalhando coletivamente com outros educadores e colaborativamente com os alunos. Conhecer profundamente o aluno, requer tempo, paciência e muitas vezes troca de ideias com a família, os colegas e outros educadores.
Voltando ao quesito educação e seu diferencial: enquanto nos EUA, o esporte está interligado em todos os níveis escolares e para se jogar futebol americano ou outro esporte na universidade, por mais talentoso que seja, é preciso ter notas boas na escola, aqui no Brasil, muitos largam a escola para jogar bola... E a educação física ainda não é um projeto social e educacional concreto, dependendo muito de alguns educadores que fazem esse diferencial... A exceção e não a regra...
Enfim, um filme para se ver, rever, refletir, divulgar, socializar com alunos e filhos, entre professores e pais, gestores escolares e públicos e formadores de professores, e toda a comunidade escolar.
Fonte: http://youtu.be/qacQrxVl0Xo