quinta-feira, 31 de maio de 2012
Mini história da Educação no Brasil
O vídeo acima, chamado Mini história da Educação no Brasil , publicado inicialmente no blog Recursos Educativos Digitais, que também recomendo visitação, descobri indiretamente, via Facebook de Aline Reguine, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Um material para refletir sobre história e educação no país.
O Educa Tube recomenda o blog Recursos Educativos Digitais, link abaixo, pelo ótimo acervo e pelos objetivos semelhantes com este blog educacional:
RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Gratidão, por Louie Schwartzberg
O belíssimo vídeo acima, Gratidão, referente a palestra de Louie Schwartzberg no TEDx SF, foi indicação via Facebook da educadora Josane Batalha Sobreira, de Campinas - SP - Brasil, editora do Josobreira's Blog.
Louie fala de sua experiência de vida e da importância de sermos gratos às coisas e pessoas que nos acontecem a cada dia. Tratando didaticamente da noção de "time lapse", técnica fotográfica de capturar imagens durante horas, dias, meses para que possamos captar o que o olhar humano não percebe em seu cotidiano, remete muito mais do que à "dança das flores", mas à dança das horas em que somos todos passageiros, mas alguns tornam-se tripulantes do seu viver, como o próprio Louie.
Vendo a riqueza e beleza das imagens e da força da argumentação sincera de Schwartzberg, impossível não concordar que de fato tudo na natureza está conectado, tudo e todos os seres, apesar de nós, humanos, às vezes, querermos romper com essa lógica natural. A lógica perversa que vivemos atualmente é justamente de ir contra e não de encontro à Mãe Natureza.
Louie destaca um fator essencial a todo educador: "80% da informação que temos é capturada através de nosso olhos, mas de tudo que nos cerca, conseguimos perceber a olho nu, apenas 1/8 de tudo isso, fruto de impulsos elétricos que nos fazem enxergar às coisas ao redor". Mas evidentemente, existe um mundo microscópico que desconhecemos e outros, que mesmo com a nossa atual tecnollogia, ainda não estamos preparados nem habilitados para reconhecer.
Como educadores, precisamos, primeiramente, educar nosso olhar para ver nosso entorno escolar e social, além dos 200 dias, 800 horas, da sala de aula a que estamos circunscritos por tempos e espaços pré-determinados. Educar é muito mais do que ser o que chamo um "burocrata do saber", que se contenta em cumprir carga horária, diretrizes, metas e atribuições de seu estatuto funcional. Pois, se assim o fosse, sempre digo, que poucas escolas públicas funcionariam, apenas cumprindo esses requisitos.
Precisamos como educadores, sejamos professores ou pais, infundir, inocular, contaminar corações e mentes, de nossos filhos/alunos, para quando verem, algo enxergarem além do 1/8 que o olhar pode captar. Incentivar à procura, não apenas de novas perguntas, mas novas respostas...
O que remete a versos do poeta Carlos Drummond de Andrade:
“A explosiva descoberta
Ainda me atordoa.
Estou cego e vejo.
Arranco os olhos e vejo”.
Aos 4 minutos do vídeo acima, uma menina diz que explorar desperta a imaginação e que torna o caminho bonito, ou algo semelhante. O caminho é justamente este, incentivar à imaginação, à pesquisa, à exploração, dando sentido e significação aos coisas, sejam elas impressas ou eletrônicas, no ambiente escolar. Ou como também digo: "humanizar as máquinas ao invés de robotizas as pessoas".
Como diz Louie, devemos ser gratos a cada dia que nasce, a mais um dia, pois O Dia é um presente. E viver o presente, digo eu, é nosso melhor presente também, com a consciência de que o passado se foi e o futuro ainda não veio.
Sou grato a todos que já passaram por meus caminhos, meus pais, familiares, amigos, colegas, mas principalmente aos professores, que me fizeram ver e enxergar além do que os olhos nos mostram.
Devemos ser gratos a todos os que nos fazem abrir os olhos e ver o mundo ao redor com outro olhar, de conhecer a história de cada um e de ver as relações entre coisas e gentes, como na incrível imagem aos 8 min. entre um "mar de gente no metrô", seguindo na escada rolante, e a queda d'água que se sucede. Estar conectado ao mundo e ser grato a tudo que nos acontece - sejam coisas boas ou não, mas que são frutos de uma eterna aprendizagem - é o verdadeiro caminho, além da imaginação.
Sou grato a todos que colaboram voluntariamente para o acervo digital do Educa Tube, indicando vídeos e outros recursos que podem ser usados por outros educadores.
Em nome de todos, agradeço em especial a colega e amiga Josane, por ter me sugerido o belo e motivador vídeo Gratidão.
sábado, 12 de maio de 2012
Sozinho na noite - imagens da Terra vistas da ISS
O espetacular vídeo acima, Sozinho na noite - Imagens da Terra vistas da ISS (Estação Espacial Internacional), descobri no Facebook, por indicação indireta do educador Paulo Herôncio Medeiros, de Blumenau - SC - Brasil.
Ótimo material para os professores de Geografia, em especial, e para o público em geral.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Quase deuses: o mestre aprendendo com o aprendiz (cinema e educação)
O belo e motivador filme Quase Deuses (trecho motivacional acima) conheci, graças indicação, via Facebook da coleg'amiga Márcia Cristina Alves, educadora do Rio de Janeiro - RJ - Brasil e representante do Rioeduca.net na 9ª CRE.
Quase Deuses (link ao final desta postagem para versão completa) é um desses filmes que tenho destacado com palavra-chave CinEducação para indicar aos educadores filmes que ainda que não sejam diretamente destinados à educação, pelo seu conteúdo relevante, podem ser adaptados, ora para formação de professores (como o referido acima), ora para atividades com alunos.
Quase Deuses conta a histórica verídica do jovem negro Vivien Thomas (1910-1985), que tem um nome feminino pois a mãe queria uma menina e mesmo nascendo um garoto, não muda o nome escolhido antes do nascimento. Thomas, que é carpinteiro, é contratado para limpeza do Laboratório de Cirurgias Experimentais Vanderbilt, onde o médico-pesquisador Alfred Blalock (1899-1964), faz cirurgias experimentais em cachorros.
É um tempo de segregação racial, em que o médico, homem de seu tempo, apesar disso, procura inserir o jovem que mostra ter uma incrível facilidade para a medicina, tornando-o seu ajudante. Com muita persistência, dedicação, estudo e força de vontade, aliada ao talento natural, Vivien, de auxiliar, passa a ser mais que colaborador, logo, desenvolvendo em parceria com o médio Blalock um método inovador na cirurgia, visando a primeira operação em ser humano, o que ocorre com uma menina que tem o que chamam de doença do "Bebê azul", por causa de complicações cardíacas, no bombeamento do sangue. Nos momentos mais delicados da operação o próprio médico chama seu auxiliar para guiá-lo naquele pioneiro percurso. A operação é um sucesso no Hospital Johns Hopkins, mas quem ganha os louros da fama, mundo afora, é o médico branco, enquanto seu parceiro negro torna-se invisível. Somente já na velhice a instituição concede a Viven Thomas o título de Doutor Honorário. Reconhecimento em vida.
Uma das frases emblemáticas é a que o médico se dirige aos demais colegas, que acham que a operação com a bebê é arriscada demais para ser tentada em seres humanos. Blalock diz: "Onde você vê riscos eu vejo oportunidades". Atualmente, na educação vive-se essa duplicidade: uns veem riscos, outros oportunidades. Mas toda profissão requer esses riscos controlados. E mais que tudo, necessário faz-se aprender com o poder do aprendiz, como o filme bem retrata, pois o médico, reconhece em seu auxiliar alguém capaz, com quem pode contar. Unir a teoria do mestre e a prática do aluno é um grande exercício de humildade e cumplicidade para o educador do século XXI. Afinal, o jovem domina a máquina, mas falta-lhe a experiência de vida. No filme percebe-se bem que as ideias são do médico mas a execução é do auxiliar. O mestre tem a ideia de como fazer, mas não sabe ao certo como fazer, enquanto o aprendiz, o mais jovem, descobre um jeito de por tudo em prática. Mais ou menos o que Oscar Niemeyer criava e Lúcio Costa calculava para por de pé desenhos ousados, na construção de Brasília. Ou como Hans Donner fazia com suas vinhetas e seus auxiliares efetivavam a partir da computação gráfica. Ideia e execução são duas faces de uma mesma moeda e devem andar juntas no ambiente escolar, seja qual for o nível de estudo. Unir teoria e prática.
Quando fui assessor jurídico na educação, contei com o apoio de um estagiário do último ano do curso de Direito que muito me ensinou novos conceitos e visões para quem já estava formado no Direito há mais de uma década. Aprendi muito com ele, mas também ensinei ao jovem que poderia ser meu filho, o caminho das pedras, daqueles que já viveram e passaram por muitas estradas... Um diálogo entre gerações...
Um filme para ver, refletir e repassar...
Abaixo, link para versão integral do referido filme, encontrada no You Tube:
QUASE DEUSES
domingo, 6 de maio de 2012
Quem ama, educa! por Içami Tiba
O ótimo vídeo acima, Quem ama, educa!, que descobri, via facebook de Solange das Graças Seno, coordenadora pedagógica em São Paulo - SP - Brasil.
Ninguém sente falta do que não conhece - grande frase e mensagem de Içami Tiba. Ótimo material para refletir!!! recomendo a todos pais e educadores!!! Tiba faz uma radiografia do modelo atual de família e dos reflexões de uma geração na outra. Um ótimo material para discutir e refletir sobre as relações familiares no contexto educacional. Lembrando sempre que o primeiro educador que uma criança tem é a família ou deveria ser, e, na sua ausência, os responsáveis, deveriam assumir esse papel social e educacional. Não batsa delegar suas obrigações a terceiros e/ou escola apenas e o problema estarpá resolvido. Pelo contrário, normalmente, com atitudes como essa é que está se criando um problema, tipo bomba-relógio de efeito retardado. Vídeo para reflexão entre pais e filhos, professores e alunos.
Apresentação do vídeo, no You Tube:
Educador, escritor e um dos mais renomados psiquiatras do país, Içami Tiba apresenta semanalmente,na REDEVIDA, "Quem ama Educa", programa de nome homônimo a seu best-seller, lançado em 2002. Em tempos onde a criação dos filhos e a relação familiar enfrentam vários conflitos surgidos da vida moderna, Içami Tiba aborda temas que buscam orientar os pais para estarem presentes não só na relação afetiva com seus filhos, mas também participarem diretamente de sua educação.
Planos de aula online, via Google Search Education
Vídeo acima, novo recurso educacional do Google, o Search Education, que o Educa Tube ainda está explorando. (Usem, na barra de ferramentas da janela do You Tube, a opção CC, transcrever áudio, depois traduzir legendas e escolher idioma para poder acompanhar a fala dos educadores, no referido vídeo). Compartilho informação do portal Professor TIC, que descobri, via Facebook, da colega Márcia Cristina Alves, educadora do Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Vejam abaixo a notícia: "O Google lançou um novo site chamado Search Education destinado a educadores que querem ensinar estratégias de busca online. O site inclui planos de aula para diferentes níveis de especialização - iniciante, intermédio e avançado – bem como vídeos de treino que ensinam a utilizar diferentes ferramentas como o uso de Creative Commons ou os mapas do Google. As aulas abrangem os seguintes tópicos : Escolher os termos de pesquisa certos Compreender os resultados da pesquisa Procurar evidências de tarefas de investigação Restringir uma pesquisa para obter os melhores resultados Avaliar a credibilidade de fontes Para cada tópico, as aulas de cada nível de pesquisa oferecem explicações aprofundadas sobre o funcionamento das pesquisas, fornecendo exemplos específicos sobre palavras e resultados das buscas efetuadas."
Fonte: http://www.professortic.com/2012/05/google-planos-aula-ensinar-pesquisar/
Visite o Google Search Education, link abaixo:
GOOGLE SEARCH EDUCATION
Visite também o portal abaixo:
GOOGLE IN EDUCATION
sábado, 5 de maio de 2012
Coelho quer voar (animação e educação)
A bela animação acima, Rabbit Wants To Fly (Coelho quer voar), descobri visitando o blog da colega Miriam Salles, de Campinas - SP - Brasil.
Segundo apresentação no You Tube: "Uki é um programa de animação para a pré-escola, e gira em torno de uma personagem graciosa, carinhosa, alegre e muito curiosa. Uki leva o mais pequeno de espectadores pela mão, para descobrir o mundo através de aventuras que são brincadeiras, divertidas e alegres" (tradução livre do Educa Tube).
"Coelho que voar", é um pequeno vídeo que mostra, aos 3 minutos e 42 segundos, que cada um tem a sua forma de voar, respeitando a sua própria espécie, gênero e necessidade. Assim deveria ser o papel do educador, incentivar a imaginação e despertar o potencial de cada aluno para voos dentro de suas possibilidades...
Film Story - diretório de filmes organizados por países e época histórica
Imagem acima, do portal chamado Film Story, que trata-se de diretório de filmes organizados por países e época histórica, foi indicação, via Facebook, da colega Miriam Salles, educadora de Campinas - SP - Brasil, e editora do blog Miriam Salles.
Film Story é um portal "com centenas de filmes classificados por país, período histórico, assuntos temáticos e categorias", mas não se trata de um portal para download de vídeos, mas somente de indicação de filmes que podem ser usados por educadores, divididos em ERA, REGIÃO, TEMA E TIPO.
Ainda que o portal seja em inglês, muitas das indicações de filmes possuem versão em português, nas locadoras. :-))
Visitem abaixo, o link, e repassem aos colegas esta informação:
FILM STORY
PDFs Educativos - Canal Futura
http://www.futura.org.br/alem-da-tv/guias-educativos/
Dilvugação do recurso PDFs Educativo do Canal Futura, recebido por email:
"Ações on-line que podem ser muito úteis para os profissionais de Educação. O Canal Futura lançou em 2012 o projeto PDFs Educativos, que disponibiliza gratuitamente guias de atividades para o uso de programas de TV no processo de aprendizagem.
O material está disponível no site do Futura em www.futura.org.br/alem-da-tv/guias-educativos/ e é atualizado periodicamente de acordo com a grade de programas do canal. Atualmente, é possível encontrar sugestões de atividades para 25 programas de temas variados, como ciência (Globo Ciência), literatura (Umas Palavras, Afinando a Língua), cinema (Cine Conhecimento) e religião (Sagrado). O download dos guias pode ser feito a qualquer momento, sem a necessidade de cadastro.
O projeto PDFs Educativos faz parte dos esforços do Canal Futura para atuar nas plataformas digitais com iniciativas que colaborem para a difusão do conhecimento. Desde 2007, está no ar um serviço chamado Futuratec (www.futuratec.org.br), que oferece mais de 1.500 episódios de programas do acervo do canal para download."
Visitem o portal, através do link abaixo:
PDFs Educativos do Canal Futura