sábado, 29 de setembro de 2018

Automania: humorada curta-metragem de animação sobre a dependência do automóvel


Automania, Robert Awad, provided by the National Film Board of Canada



O vídeo acima Automania, foi indicação via Facebook do colega e amigo Jarbas Novelino Barato, educador de São Paulo (SP), Brasil e trata-se de criativo curta-metragem de animação canadense, com direção de Robert Awad, mesclando algumas técnicas, para fazer refletir sobre o comodismo e a mania de alguns pelo automóvel, utilizando-o mesmo para se deslocar para locais próximos. Essa dependência não é apenas do automóvel, mas dos meios eletrônicos: smartphone, internet, jogos etc. Muitas vezes perdemos mais tempo, tentando utilizar essas "máquinas" do que tentando resolver os problemas de uma forma criativa e mais simples. Muitas das vezes fazemos com datashow o que poderia ser feito de uma outra forma, mais prática e por ai vai. A dependência tecnológica tem feito muitos delegarem à memória digital dados que antes eram armazenados na memória biológica. A mania da automação é algo que deve promover uma autocrítica em usuários.
Um vídeo para refletirmos sobre nossos hábitos na sociedade.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Clipes que parecem Curtas - Projeto unindo mídias, literatura, música e sociedade, no canal EducAção 3D+




O vídeo acima Clipes que parecem Curtas é mais um audiovisual produzido pelo editor do Educa Tube Brasil para seu novo desafio digital: o canal no YouTube EDUCAÇÃO 3D+, que reúne reflexões e experimentações sobre Arte, Cultura e Tecnologia no ambiente escolar a partir do fazer pedagógico e tecnológico de José Roig.
O Projeto Clipes que parecem Curtas foi iniciativa de unir mídias, literatura, música, tecnologia e sociedade, e no vídeo em questão, José Roig comenta um pouco dessa experimentação.
Visitem o canal, inscrevam-se lá, curtam o material, ativem as notificações para receberem as atualizações e compartilhem os links em suas redes sociais digitais.
Grato a todos que têm divulgado mais essa iniciativa!

domingo, 23 de setembro de 2018

O que ler para se tornar escritor, por Rodrigo Gurgel (leitura e produção textual)




O vídeo acima O que ler para se tornar escritor, descobri nos vídeos correlatos do YouTube e é um interessante material para refletir sobre leitura e escrita no ambiente escolar, pois as indicações que Rodrigo Gurgel disponibiliza são precisas e relevantes, como ler, antes de tudo, os bons escritores, ler os clássicos, para ficar no que ele denomina de "olho do furacão", pois a literatura clássica e os grandes escritores são mais que tudo bons provocadores de ideias. Gurgel diz ainda: "(...) leiam pra aprender e não apenas pra passar o tempo".
A parte em que explica "Para que servem as gramáticas e os tratados de versificação?", é extremamente didática e um pequeno manual para valorizar a leitura como ponte para a boa escrita.
Por fim, Gurgel fecha com chave de ouro esteve pequeno vídeo, mas de grande importância, ao citar o escritor Saul Bellow:"O grande romance é um espécie de abrigo temporário, é uma choupana onde o espírito busca proteção". De fato a grande narrativa - e não apenas a narrativa de longa extensão - é aquela que nos serve de abrigo de proteção, estimula a reflexão sobre o particular e o universal, o mundano e o atemporal.

sábado, 22 de setembro de 2018

RPG Literário (Jogos Poéticos Virtuais): escrita colaborativa e interativa via blog, no canal EducAção 3D




O vídeo acima RPG Literário (Jogos Poéticos Virtuais), trata-se de projeto de escrita colaborativa e interativa via blog, que o editor do blog Educa Tube Brasil, o professor, escritor e poeta José Roig criou em parceria com jogos escritores digitais da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, durante o ano de 2008 e que serviu como inspiração para algumas escolas brasileiras replicarem essa metodologia entre professores e alunos.
No vídeo em questão, no canal EducAção 3D, outra iniciativa digital de José Roig [de reunir num espaço virtual pequenos vídeos sobre suas reflexões e experimentações envolvendo arte, cultura e tecnologia no ambiente escolar], seu autor conta um pouco dessa experiência de trabalhar com literatura e mídias e redes sociais, em uma atividade online, em tempo real, de escrita criativa, colaborativa e interativa, com jovens escritores, nesse Jogos Poéticos Virtuais.
O Educa Tube recomenda o canal EducAção 3D a educadores digitais, blogueiros, tuiteiros e youtubers educacionais. basta se inscreverem no canal, ativar o sininho de notificações e divulgar essa iniciativa em sua redes social digital ou não.

Ballet Rotoscope e a Dança com algoritmos, de Masahiko Sato (a arte em toda parte)




O vídeo acima Ballet Rotoscope, descobri via Twitter de Vanize Lemos, jornalista, repórter e fotógrafa de Teresina, Piauí, Brasil.
Trata-se do fantástico balé do artista japonês Masahiko Sato e do grupo Euphrates, e, segundo Vanize, "os movimentos do ballet são traçados por geometrias geradas por algoritmos, através da rotoscopia, para revelar a beleza geométrica da dança".
Noutro dia, estava conversando com meus alunos do 2º ano do ensino médio, na disciplina de "PDI - Profissões digitais inovadoras", que criei na escola onde atuo, e falávamos justamente da linguagem dos algoritmos: os da natureza e os digitais. Um dos alunos comentou sobre a proporção áurea. Assistimos alguns vídeos sobre o tema e refletimos sobre arte, cultura ciência e tecnologia na educação e na sociedade.
E eis que, dias depois, descubro esse vídeo incrível sobre a dança dos algoritmos nesse balé, chamado Rotoscope, produzido pelo artista japonês Masahiko Sato e o grupo Euphrates e que, segundo minha amiga Vanize Lemos, "os movimentos do ballet são traçados por geometrias geradas por algoritmos, através da rotoscopia, para revelar a beleza geométrica da dança".
Simplesmente mágico, divino, criativo e tecnologicamente impressionante.
A arte está em toda parte e este material comprova minha alegação, seja em sala de aula ou no cotidiano.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Evan: Criativa a avassaladora propaganda sobre a escola, a sociedade e certos sinais, com um final surpreendente




O vídeo acima EVAN, descobri no Twitter e se trata de uma propaganda genial e avassaladora em seu final. Como certo filme, anos atrás, The Crying Game (Traídos pelo Desejo, 1992), do gênero suspense, escrito e dirigido por Neil, conseguiu que todos que o assistiram no cinema ou em vídeo guardassem o segredo sobre o final, pra causar o mesmo impacto e surpresa no público em geral. Por isso mesmo que evitarei aqui de fazer "spoiler" também; apenas dizendo que é um rico material para uma profunda reflexão escolar e social, entre pais e filhos, professores e alunos; e quem assistir o vídeo saberá do que estou tratando.
Os sinais estão ai, mas nem sempre conseguimos perceber em tempo.
Um vídeo, uma propaganda que é um curta-metragem que poderá ser utilizado com alunos do ensino médio em uma oficina de produção textual, de exercício de redação, de resenha, etc. Enfim, serve a diversas possibilidades de leitura de imagens e de mundo.
Nos comentários desta postagem poderemos aprofundar o debate.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

A terceira margem do rio: criativo curta-metragem escolar inspirado no conto de Guimarães Rosa




O vídeo acima, A terceira margem do rio, descobri no YouTube e é uma criativa e interessante adaptação do conto homônimo de João Guimarães Rosa, adaptado para a linguagem de curta-metragem, feito por alunos de escola que não pude identificar.
O vídeo que tem participação de Gabrielly Victorino, conta com a música A Terceira Margem do Rio, de Milton Nascimento e Caetano Veloso, cuja intérprete é Victória Bertoldo. O professor orientador deste trabalho audiovisual, conforme indicação de Gabrielly, chama-se Renato. Um vídeo escolar que une as linguagens cinematográfica e literária, o conto e o curta-metragem.
A terceira margem do rio é um dos contos mais belos da literatura brasileira, pois trata de uma viagem pela memória que é a terceira margem do rio da imaginação. Um ótimo material para trabalhar a questão audiovisual no ambiente escolar, não é apenas reproduzir material de terceiro, mas adentrar a essa "terceira margem do rio" da Educação que é a produção de sentidos, de novos olhares e de curtas, contos, vídeos diversos com alunos e orientação do professor. Adaptar um conto, uma música, um causo, uma lenda etc., poderá proporcionar momentos de trocas de saberes entre professores e alunos.
Segue abaixo a interpretação de A terceira margem do rio feita por José Miguel Wisnik, que é conhecido e reconhecido músico, compositor e ensaísta brasileiro. É também professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo:



terça-feira, 18 de setembro de 2018

De 2018 a 3018: uma experiência "imersiva" na Realidade Local e Natural (humor digital para reflexão sobre o cotidiano)




O vídeo acima We are living in 2018 while he is in 3018 (Estamos vivendo em 2018 enquanto ele está em 3018, tradução livre), descobri no Twitter e é uma divertida provocação, uma peça de humor que simula um experimento imersivo no futuro, daqui mil anos, quando, talvez cansados de tanta tecnologia digital, não mais reconheçamos a realidade natural ao nosso redor, em 360 graus, precisando de um óculos sem lentes para reconhecer plantas, flores, paisagens e tudo mais, no que denominam de Actual Reality (AR), que prefiro traduzir como Realidade Natural, de contato com a natureza.
Eu já nem digo que precise mil anos para que isso ocorra, nem sequer um século, diante da tamanha exposição aos equipamentos eletrônicos que estão transformando a vida de algumas pessoas em um jogo de VR ou em filmes como Matrix, Avatar, O Passageiro do Futuro etc.
Mais que a questão do humor, há que se refletir sobre o excesso de exposição de jovens e até adultos aos meios eletrônicos, alguns perdendo a própria noção de realidade, de contato social e com a natureza, presos em suas cavernas digitais, algo que remete ao Mito de Platão.
Pensando pelo lado positivo, este vídeo irônico pode ser um ótimo material pra provocar experimentos sociais entre pais e filhos, professores e alunos pelo entorno da casa e da escola, observando os detalhes que às vezes passam despercebidos. A RL (realidade local) é algo essencial para estabelecer uma conexão com o mundo real, inclusive o digital.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

EducAção 3D: um canal de vídeos para tratar de Arte, Cultura e Tecnologia no ambiente escolar



A imagem acima é do canal de vídeos EducAção 3D: Arte, Cultura e Tecnologia, um novo desafio digital do educador escritor e poeta José Roig, editor do blog Educa Tube Brasil, de reunir num canal um pouco de sua experiência profissional de seus projetos educacionais, artísticos e culturais, por conta de suas andanças pelo planeta Educação.
Serão vídeos curtos propondo reflexão sobre a Arte a Cultura e a Tecnologia na Educação do século XXI.
A seguir, o vídeo de apresentação do canal EducAção 3D:



Abaixo, link para o referido canal educacional. INSCREVAM-SE lá, ativem as notificações e compartilhem os vídeos em suas redes sociais digitais:

EDUCAÇÃO 3D: ARTE, CULTURA & TECNOLOGIA

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Criativo flash mob entre o erudito e o popular (a música clássica e o funk) numa estação de metrô




O vídeo acima Guerra De Passinho - No Metro (musica clássica e funk 2013), descobri no Twitter de Olívia Ferreira, e trata-se de um "flash mob", essa movimentação rápida e de surpresa no meio da multidão em algum local público.
Mesclar o particular com o universal, o popular com o erudito, assim fizeram grandes artistas brasileiros em suas obras, como Heitor Vila-Lobos (música), Monteiro Lobato (literatura) e Cândido Portinari (artes plásticas).
O professor do século XXI deve ser em parte esse arte-educador que saiba unir a cultura, a arte a educação e a tecnologia em seu fazer pedagógico e metodológico. E o resultado sempre será criativo e original.
Dança, música, arte em geral, são linguagens universais.
Recomendo também o Clipe do Passinho e a canção Todo Mundo Aperta o Play, que foi tema das Olimpíadas dos Rio de Janeiro, em 2016, e que curiosamente não fez o sucesso merecido, pois é uma música e um clipe contagiantes:



domingo, 2 de setembro de 2018

Mais cinco minutos: curta-metragem de animação que é uma bela viagem pelo país da Imaginação


5 MORE MINUTES - animated short from Tom Yaniv on Vimeo.


O vídeo acima Mais cinco minutos, descobri via Twitter de Christiane Angelotti, editora do site educativo Para Educar e eEditora de livros de Literatura Infantojuvenil, Educação e Comunicação, de São Paulo(SP), Brasil.
Trata-se de "Curta de animação belíssimo do diretor Tom Yaniv, inspirado em sua filha. Síntese da importância da brincadeira na vida de uma criança. Além de sua beleza, este curta nos serve para muitas reflexões".
Uma narrativa visual com trilha sonora de fundo da canção canção Staralfur (olhos abertos) da banda islandesa Sigur Rós (Rosa da vitória), apresenta uma menina solitária num parque, se embalando no balanço enquanto sua imaginação via longe, por um mundo de fantasia, aventura, com o todo sonhador de olhos abertos o faz.
Um ótimo material para uma dinâmica de grupo, seja com professores ou alunos para tratar de imagem e imaginação. Uma bela viagem pela país da Imaginação.