domingo, 31 de março de 2019
Física Universitária: Docentes do Instituto de Física da USP criam canal no YouTube para ensinar conceitos
O vídeo de apresentação acima é do Física Universitária, canal do YouTube, criado pelos professores e pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), coordenados pelo prof. Gil da Costa Marques, com diversas aulas de física que visam auxiliar na buscar do entendimento dos problemas mais complexos da física de uma forma mais simples, de acordo com a apresentação do mesmo.
De acordo com o coordenador do projeto, "o principal objetivo foi alcançado que é o de aproximar cada vez mais a universidade pública, gratuita e de alta qualidade, da sociedade que a financia por meio dos impostos".
Abaixo, link para o referido canal:
FÍSICA UNIVERSITÁRIA
Para mais informações utilize o e-mail marques@if.usp.br ou o telefone (11) 3091-6708.
sexta-feira, 22 de março de 2019
Equidade: Jogada de basquete escolar que vale 10. Pontos? Não! Sorrisos!
O vídeo acima, descobri na página Quebrando o Tabu, no Facebook, com a seguinte legenda: "Essa é a definição de ninguém fica para trás".
De fato, uma bela cena para ilustrar a ideia de equidade, que superior a da igualdade, já que esta pressupõe condições iguais entre desiguais e aquela, da utilização de recursos que promovam de fato o equilíbrio entre as partes.
No vídeo em questão, mais que o esporte em si e a vitória, foi a ação do menino maior, sensibilizado pela situação do menino menor, com problemas de coordenação, que ao ser auxiliado a arremessar a pesada bola de basquete e fazer aquela cesta solitária e solidária, foi tomado de um contentamento que até esqueceu do jogo em si, diante de sua superação individual. Uma cesta que valeu mais que 2 ou 3 pontos, mas 10 motivos para alegria e satisfação de todos os envolvidos.
pequenos gestos de empatia, alteridade, solidariedade contribuem para a vida em sociedade. Sociedade essa atualmente contaminada com a individualismo, o consumismo, carecendo da cooperação e da colaboração.
Um belo material para uma reflexão sobre o que é ser humano. Educação é mais que passar conteúdos, é interação, integração e inclusão social de todos. E o esporte é uma linguagem universal e socializadora, muito além da competição.
segunda-feira, 18 de março de 2019
"Aqui ninguém toca": Animação sobre a prevenção ao abuso sexual e a exploração de menores
O vídeo acima Prevenção - abuso sexual menores, descobri via Twitter de Jorge Borges professor de Oieras, Portugal e trata-se de curta-metragem de animação que ensina às crianças uma regra básica de prevenção ao abuso e exploração de menores: "Aqui ninguém toca".
Segundo dados destacados por Jorge, "Cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência ou abuso sexual" e cabe aos educadores ajudarem a impedir que as criança sejam vítimas dessa situação, por não saber perceber quando estão expostas ao abuso.
Um serviço de utilidade pública e um material de conscientização que deveria ser compartilhado pelas escolas.
domingo, 17 de março de 2019
O Preço da Grandeza: fantástica lição de vida do atleta e de superação do ser humano Kobe Bryant
O vídeo acima O Preço da Grandeza, é uma preciosa indicação do meu amigo e colega, meio-irmão por parte da Educação Robson Garcia Freire, educador carioca, residindo em João Pessoa, Paraíba, Brasil e editor do blog Caldeirão de Ideias.
Trata-se de mini documentário e lição de vida de Kobe Bryant, também conhecido como "The Black Mamba" foi um dos maiores jogadores de basquete do mundo! Aposentado, o astro da NBA a liga profissional de basquete dos EUA, conta um pouco de sua vida e sua trajetória no esporte a partir da compilação de diversas entrevistas reunidas nesse fabuloso audiovisual.
Bryant fala de sua ética profissional, do apoio da família, dos fundamentos do esporte, do condicionamento físico que se autoimpôs, do aprimorando das habilidades naturais, tentando superar os limites... Alguém que se reinventou usando a matemática a seu favor, treinando mais que seus adversários, buscando o grande salto de qualidade.
Kobe usa algumas metáforas para explicar sua vida, com profundos ensinamentos a quem, como ele, quiser chegar ao topo, mas não cair do penhasco, mantendo a resistência e a persistência.
Kobe foi segundo dados e a apresentação desse vídeo, "(...) um dos poucos atletas a ser escolhido no draft direto do ensino médio para a liga norte-americana, a NBA. Kobe, juntamente com o pivô Shaquille O'Neal e o vitorioso técnico Phil Jackson, levou Lakers a três campeonatos consecutivos na NBA, a chamada dinastia nos Estados Unidos - 2000, 2001, 2002. Após a temporada 2003-04, Shaquille O'Neal saiu do time e Kobe tornou-se a estrela principal do Lakers, sendo o cestinha da liga por duas temporadas consecutivas: 2005-06 e 2006-07. Nessas temporadas Kobe quebrou vários recordes pessoais e também da liga. Em 2006, fez 81 pontos num jogo contra o Toronto Raptors, segunda maior pontuação de todos os tempos, atrás somente dos 100 pontos de Wilt Chamberlain, marcados numa partida em 1962. Contudo, há analistas da NBA que defendem que a performance de Kobe foi melhor".
De acordo com esse atleta fenomenal, sua confiança vinha da preparação. Seu lema era: "não importa o quão duro você trabalhe, eu estou disposto a trabalhar mais duro que você" e que o adversário lhe inspirava a ser melhor, em aumentar sua competitividade, fazer sempre o seu melhor. Que com as derrotas, tirava ensinamentos, revendo as partidas na íntegra, pausando a imagem, colocando em câmera lenta pra descobrir as falhas, e corrigi-las. Que o cinema e os filmes de Rudy foram sua inspiração, além do também fenomenal Michael Jordan.
Bryant diz que treinou duro sem arrependimentos para quando parasse não tivesse arrependimentos. Dito e feito. Seu esforço valeu a pena e muitos prêmios e títulos. Seu sonho foi realizado: ser a melhor versão de mim mesmo, segundo ele mesmo, e de "todos os dias tentar ser melhor que no dia anterior". Algo fantástico que demonstra seu foco na carreira e nos objetivos de vida, finalizando com outra máxima: que que "o verdadeiro sucesso é fazer tudo com paixão e inspirar outra geração".
Uma lição de vida, não apenas para jovens e atletas, mas para qualquer ser humano, qualquer profissional, de que não basta gostar do que faz; há que se dedicar, planejar, treinar muito, superar limites para colher os frutos, seja pai ou filho, aluno ou professor.
Para ser grande há que se pensar igualmente grande e transformar sonhos em realidade, com muita força, fé e dedicação.
sábado, 16 de março de 2019
Canal da Ciência: menino de 9 anos, fã de Stephen Hawking, ensina ciências no YouTube
O vídeo acima Porque a Terra é redonda e a Via Láctea é plana?, descobri na rede social e trata-se do episódio 7 de Canal da Ciência, uma bela iniciativa de Vinícius Schvartz, um menino de 9 anos, fã do cientista Stephen Hawking, e que criou um canal de vídeos no YouTube para ensinar ciências, viralizando rapidamente.
Mais um exemplo do Protagonismo Jovem, de um menino que estuda no 4º ano do Ensino Fundamental, e que vêm fazendo sucesso entre internautas, contando com o apoio de sua mãe. Seu canal (imagem e link abaixo), já conta com mais de 30 mil inscritos:
CANAL DA CIÊNCIAS
Segundo matéria do jornal Extra: "Para aprender conceitos da Física, o estudante, que deseja ser professor da disciplina, contou que assiste a vídeos explicativos no YouTube e lê livros sobre o tema. Sua obra favorita é 'O universo numa casca de noz', do cientista Stephen Hawking [...] Para Vinícius, sua capacidade de aprender coisas novas foi aprimorada a partir do momento em que passou a gravar explicações sobre conceitos da Física. Ele contou que passou a 'compreender melhor o professor' e que consegue responder perguntas em sala rapidamente. Disse ainda que, quando for ter finalmente aulas de Física, já vai estar 'sabendo tudo'".
sexta-feira, 15 de março de 2019
O carteiro, o poeta, a rua e a poesia: Isso é o que nos move (a arte e a poesia em toda parte)
O vídeo acima O carteiro, a rua e a poesia , trata-se do Episódio 2, da série Isso é o que nos move, que traz histórias de vida inspiradoras, contadas pelos próprios empregados dos Correios do Brasil e que descobri via Twitter da amiga Vanize Lemos, jornalista, fotógrafo e repórter de Teresina, Piauí, Brasil.
Como a própria Vanize comparou, o vídeo em questão que conta a história de "Cleyton Mendes, poeta e carteiro da periferia de São Paulo, [que] distribui versos junto com as correspondências, aproximando poesia e vida cotidiana", lembra o filme "O carteiro e o poeta" (1994), baseado no livro 'Il Postino', de Skármeta, escritor chileno, que conta um episódio da vida do poeta Pablo Neruda.
Confesso que fiquei comovido com a ação poética do jovem Cleyton, pela delicadeza de atitude diante de um mundo tão perVerso: distribuir justamente versos. A arte está em toda parte e o que o carteiro e poeta faz é pura poesia em estado natural. Distribuir versos junto com correspondências é um ato revolucionário nos dias atuais e algo que deve ser louvado e divulgado como uma Resistência Ética e Poética.
Parabéns ao jovem Cleyton Mendes pela iniciativa contagiante.
O que move a humanidade é a arte e poesia, que justamente nos mantém humanos e preserva nossa sanidade mental.
Abaixo, cena fabulosa do filme O CARTEIRO E O POETA, em que O poeta (Pablo Neruda) ensina ao carteiro o que é uma metáfora:
Sobre a poesia, nada melhor que a voz de um poema, como Octavio Paz, destacado em um tweet pela amiga Vanize Lemos: "A palavra quando é criação desnuda. A primeira virtude da poesia tanto para o poeta como para o leitor é a revelação do ser. A consciência das palavras leva à consciência de si: a conhecer-se e a reconhecer-se".
segunda-feira, 11 de março de 2019
O espelho de Alice na casa de Van Gogh: uma experiência mágica e fabulosa em Realidade Aumentada
O fabuloso vídeo acima, que intitulei de O Espelho de Alice na casa de Van Gogh, foi uma preciosa indicação via Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, arte educadora de Niteroi, Rio de Janeiro, Brasil e trata-se de uma das inúmeras possibilidades da tecnologia chamada REALIDADE AUMENTADA, incorporada ao cotidiano, mais precisamente, unindo o real com a imaginação.
Parece magia, mas é tecnologia de alta definição.
Evidentemente que a expressão "O espelho de Alice" é uma referência a personagem imortalizada por Lewis Carroll em seu País das Maravilhas, que atravessa um espelho mágico na continuação de suas aventuras. A realidade aumentada desse espelho, tendo como fundo as pinturas de Van Gogh deixam o vídeo mais deslumbrante ainda, afinal, quase tudo que Van Gogh pintou é espetacular. E a tecnologia mais sofisticada só demonstra o poder do talento do pintor, um gênio da Humanidade.
Diversos tem sido os vídeos em que as mais variadas técnicas em realidade virtual, aumentada, cinema (Com Amor, Van Gogh), seriados (Doutor Who) etc têm se valido da fabulosa obra de Vincent. É um veio inesgotável, por ser uma obra atemporal, universal, inovadora e transformadora.
domingo, 10 de março de 2019
Ciranda inclusiva: menina em cadeira de rodas brinca com suas colegas de escola de forma integrada
O vídeo acima Niña en silla de ruedas juega con sus compañeras de colegio, descobri no Facebook e cmo o próprio título indica, trata-se de uma brincadeira entre crianças de uma escola que são o melhor exemplo do que é a inclusão nessa ciranda em que uma cadeirante é tratada de forma igual.
Um belíssimo jeito de demonstrar como as crianças não discriminam ninguém, e quando o fazem, muitas vezes é por algum pré-conceito incutido por adultos.
Uma bela mensagem de igualdade, inclusão, integração, fraternidade, interação e equidade.
sexta-feira, 8 de março de 2019
Telefone sem fio: da brincadeira à dinâmica de grupo para trabalhar os níveis de linguagem e interpretação textual (verbal e não verbal)
O vídeo acima, que intitulei Telefone sem fio, foi indicação da amiga Ana Maria FP de Campinas, São Paulo, Brasil e trata-se de uma interessante dinâmica de grupo (o idioma falado é o búlgaro) que me lembrou aquela brincadeira de infância em que alguém diz uma palavra (ali, faz um gesto) e ao invés de cochichar um para o outro, todos estão enfileirados de costas uns para os outros, precisando interpretar a linguagem não verbal. O gesto inicial pelo condutor do evento era o que simulava o dar ignição em uma moto e sair rodando, mas a partir de alguns na fila, as coisas foram tomando outro rumo, até terminar com estranhos passado de uma dança "maluca".
Uma ação divertida, mas também interessante pois permite ao educador justamente trabalhar com os níveis de linguagem e de interpretação de texto (verbal ou não verbal).
Uma dinâmica de grupos que professores de Português, Literatura, Produção Textual e outros mais podem utilizar com seus alunos, numa espécie de ditado visual, podendo ser um verso de poema, uma citação, um ditado popular, uma piada, etc. A criatividade e a imaginação são os limites.
quarta-feira, 6 de março de 2019
A pedagogia do afeto e a recepção curiosa e divertida na entrada da sala de aula
O vídeo acima, que intitulei Pedagogia do afeto, foi indicação via Facebook da amiga Jeane Voigt, futura pedagoga de Pelotas (RS), Brasil.
Trata-se de uma forma divertida e criativa de receber os alunos na entrada da aula: são quatro imagens e o alunos escolhe uma dela para ser recebido pela professoras: abraço, aperto de mão, dança ou soquinho.
A afetividade é tão importante quanto a metodologia e a didática, pois é ela, principalmente nas séries iniciais que estabelece uma relação de confiança e respeito entre o professor e o aluno.
Aprender a fazer escolhas, define também pro professor o perfil do alunado nessas 4 opções: o amoroso, o mais formal, o descontraído e o informal.
Uma técnica que pode ser utilizada em outras atividades em que os alunos façam escolhas que os reúna por áreas de interesse, tipo: projetos de aprendizagem envolvendo áreas do conhecimento, cada uma definida por um ícone ou imagem e por aí vai. Escolher participar de projetos envolvendo os reinos animal e mineral; as cores, etc.
Afinal, o termo pedagogia, vem do grego e significa conduzir, acompanhar crianças... E esse vídeo dialoga com isso.
terça-feira, 5 de março de 2019
Softwares Educativos Pedagógicos: Habilidades Cognitivas (alfabetização e letramento)
O vídeo acima Softwares Educativos Pedagógicos: Habilidades Cognitivas foi indicação via Facebook de Geraldo Magela Silva e trata-se de atividade de alfabetização e letramento através das habilidades cognitivas, utilizando a ferramenta computador como facilitadora desse processo.
O software educativo foi desenvolvido por Geraldo Magela Silva e testado, no vídeo em questão, pela psicopedagoga e neuroeducadora Miriam de Oliveira, em sua clínica, por meio de software totalmente interativo, valendo-se de cores, texturas, sons, imagens, animações e/ou vídeos para as atividades e desafios, concebidos a partir da Educação Baseada no Cérebro (Brain-based-Learning).
Os softwares são desenvolvidos para o fim de auxiliar os profissionais da educação e da saúde que trabalham com pessoas com dificuldade no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, na Comunicação Aumentativa.
Abaixo, link para o blog:
SOFTWARE EDUCATIVO PEDAGÓGICO: HABILIDADES COGNITIVAS
domingo, 3 de março de 2019
DIDAPS INES: canal no YouTube sobre material didático em Libras na área de Ciências
Acima, vídeo de apresentação do grupo de pesquisa "Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda" (DIDAPS), um canal de vídeos no YouTube que me foi indicado via WhatsApp pela colega e amiga Cristiana de Barcellos Passinato, educadora do Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
No DIDAPS encontram-se diversos vídeos direcionados à comunidade surda, portanto, é um grupo de produção de material didático em Libras na área de Ciências, vinculado ao INES - "Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão do Ministério da Educação, tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, bem como subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva de promover e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito às suas diferenças".
Vide a seguir imagem do e link para o referido canal:
DIDAPS INES
Vejam abaixo o Elemento Químico - Sinalário Ilustrado de Química em Libras - SinQui / INES:
Segundo a apresentação do vídeo acima: "Sinal e conceito de Elemento Químico em Libras, criado no grupo Sinalizando Química – SinQui – , que desenvolve trabalhos na criação de sinais de conceitos químicos em Libras, atuando como linha de pesquisa do DIDAPS/INES. Liderado pelas professoras de Química Joana Saldanha e Jomara Fernandes e pelas professoras de Libras Vanessa Lesser e Bárbara Carvalho".
sexta-feira, 1 de março de 2019
Humano Demais: imagem que ilustra o princípio da equidade que é mais amplo que o da igualdade
O vídeo acima que encontrei em página no Facebook e mostra o pequeno Wyatt que apesar de cadeirante pode se divertir como todos na cama elástica graças o despojamento e encantamento do rapaz que lhe serve de instrutor.
Talvez uma imagem que ilustre como poucas o princípio da EQUIDADE que é mais amplo que o da Igualdade.
Por igualdade pressupomos igualdade de condições a todos; por Equidade, leva-se e conta certas adaptações para que alguém tenha acesso a algo como os demais.
Aquela imagem clássica (abaixo) dos caixotes para crianças conseguirem ver o que está atrás do muro da conta disso. Mas é uma representação pictoria. Esse vídeo é a Equidade ao vivo, a cores e em todos os sentidos.
O gaiteiro artesanal: o encantamento da arte e do conhecimento humano e científico em interação
O vídeo acima, encontrei na página Nota Terapia no Facebook e é encantadora pela mecânica que envolve esse gaiteiro artesanal e sua movimentação.
A arte e o conhecimento humano e científico interagindo e inspirando.