terça-feira, 9 de junho de 2020

Arte e Manhas da Língua: blog educacional com farto material pedagógico




A imagem acima é do blog educacional ARTE E MANHAS DA LÍNGUA, espaço virtual de interação, mantido pela professora Andreia Dequinha, de Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil, que tive a grata satisfação de conhecer a partir de interação em Live que participei sobre poesia, literatura, cinema e blogues educativos. O Arte e Manha da Língua, como o próprio nome indica, é um blog para tratar de questões como leitura, escrita e linguagem e tem a proposta de indicar diversas atividades para incrementar a aula de Língua Portuguesa.
Andreia é Professora de Português, Literatura e Produção Textual, há mais de duas décadas e atualmente só trabalha com Ensino Médio, como o editor do EducaTube Brasil.
O blog é um recurso de interação, não apenas do professor com seu alunado, suas turmas, mas com outros educadores, de sua escola e do mundo e com a comunidade escolar. O blog, mais que um diário virtual, é um jornal e um espaço de aprendizagens múltiplas, inclusive, podendo tornar-se um espaço de EaD, de forma aberta ou restrita, mediante permissão de acesso por meio de e-mail e senha.
Os blogueiros educacionais, quando se apropriaram dessa ferramenta, décadas atrás, antes utilizadas como diários virtuais de jovens, deram outro sentido a ferramenta, popularizando-a. Hoje, celebridades, jornalistas e outros se valem do blog como meio de divulgação e interatividade com seu público.
O blog educacional pode ser um repositório de produção autoral, como também uma videoteca ou biblioteca da prática escolar de um professor, de uma escola, da educação como um todo, justamente pela facilidade de uso e manutenção. Muito semelhante ao envio de uma mensagem de correio eletrônico, podendo anexar arquivos de imagem e vídeos, com a diferença que é uma espécie de "manuscrito dentro da garrafa", só que enviado para o mundo.
O EducaTube Brasil recomenda a visita ao blog da professora Andreia, através do link abaixo:

ARTES E MANHAS DA LÍNGUA - BLOG EDUCACIONAL

78 comentários:

  1. Ai, meu Deus, quanta honra ser citada aqui! Adoro este espaço e jamais imaginei que um dia o meu blog pudesse estar associado aqui de alguma maneira! Muitíssimo obrigada, querido, por esse gesto tão carinhoso e que fez meu coração sorrir de forma tão especial!

    Muito boa essa "corrente do bem", em que uma pessoa ligada à Educação vai nos apresentando a outras... e essa troca ímpar de energia não tem preço!

    Que cheguem "muitas garrafas" para a gente neste tão lindo mar. Que ele sempre possa renovar a nossa fé, a nossa esperança, a nossa vontade de transformar tudo aquilo que não nos agrada. Um forte abraço! Obrigada, mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O privilégio é meu, cara Andreia, poder divulgar esse trabalho tão intenso que fazes em prol da educação, da linguagem e dos próprios blogues educativos. Voltarei mais vezes ao teu acervo digital. Muita coisa ótima a se garimpar! Parabéns pela dedicação, pela qualidade do material postado, pela sensibilidade de compartilhar com o mundo teus saberes. A honra é minha! Um abraço e muito sucesso, além do que já tens.

      Excluir
    2. E que venham novas garrafas, novos mares, novos ares, novos ânimos e muitas parcerias, viu, querido! Já é um querido! Um abração! Sucesso para a gente e para todos os inquietos e sonhadores que ousam!

      Excluir
    3. Olá! Sempre achei incrível seu conteúdo. Fiquei triste em ver que não consigo mais acessar. Seu trabalho estava me ajudando muito. Por que não há mais a possibilidade de acesso?

      Excluir
    4. Seu trabalho é mesmo digno de aplausos.Parabéns .Há uns dois meses não consegui mais acessar o blog , segundo informações "permissão negada ,só para convidados".Sou professora de Língua portuguesa e sempre gostei muito de utilizar os textos . Se puder ajudar agradeço.

      Excluir
    5. Sonia Ramos, você conseguiu uma resposta sobre o acesso ao blog?

      Excluir
    6. Adoro ver suas postagens!!!! Esses seus textos me auxiliava muito, porque também sou professora, mas também não estou conseguindo entrar mais no blog, diz "permissão negada" O que devo fazer para ser aceita??? Desde já agradeço sua atenção, abraçossss.

      Excluir
    7. Depois de mais de 11 anos com o blog no ar, decidi, há quase três meses, parar com ele. Desanimei. Eram cerca de 10 mil acessos por dia, mas quase nenhuma interação, aí me senti a trouxa. Parei. Tirei do ar. Aí veio gente que eu nunca vi na vida me mandando e-mail elogiando e pedindo acesso. Tarde demais. Uma pena. Que saibam valorizar outros blogs semelhantes enquanto ainda estão no ar. Um abraço a todos.

      Excluir
    8. Esse blog é maravilhoso, parabéns. Pena que não consigo mais acessar 😔😔 não sei o que aconteceu

      Excluir
  2. Conheço a Dequinha e o blog,muito bom mesmo ,atividades incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Maria Aparecida! Vc foi um achado em meio a tanta luta! Te amo!

      Excluir
    2. Oi Andreia, sou fã do teu blog, mas infelizmente não consigo mais acessar :(
      Sou professora do interior do Ceará, suas postagens me ajudavam muito.
      Parabéns pelo Blog.

      Excluir
    3. Resolvi tirar do ar, porque não é só de muito acesso que vive um blog e sim de carinho, atenção, reconhecimento, o que não estava mais havendo. Virou apenas um depósito para o povo ir se abastecer e tchau, como se o blog se alimentasse sozinho. Fechei este ciclo. Não estava mais feliz. E olha que demorei à beça para tomar essa decisão. Mais de 11 anos com ele e oferecendo material gratuitamente.

      Excluir
    4. É uma pena que tenha fechado o blog, mas te entendo, Andreia. Na vida, tudo deveria ser uma troca, mas quando percebemos que estão apenas se aproveitando de um material que é extenso e de qualidade, porém que dá muito trabalho e se perde horas a prepará-lo, não tem mesmo como ficar feliz sem um retorno. Fique bem, em paz.

      Excluir
  3. O blog artesemanhas é um dos blogs mais completos e úteis que conheço de Língua Portuguesa. Ideias excelentes e sempre atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha amiga querida! Bom te ver por aqui tb, prestigiando ambos os blogs! Te amo!

      Excluir
  4. Dequinha é um espetáculo, um poço de criatividade e competência! Merece todos os reconhecimentos. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, meu Deus, vocês combinaram?!? Assim eu choro, com tanto amor!!! Obrigada, sempre, me aturando nestes tantos anos de amizade! Como sou grata! Te amo!

      Excluir
    2. Olá professora,estamos sentindo falta do seu maravilhoso blog.

      Excluir
  5. Esse Blog é realmente excelente. Dequinha tem criatividade e generosidade em demasia. Merece todas as homenagens possíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha amiga linda! Vc é uma fofa! Estamos juntas! Um beijo grande e amo vc!

      Excluir
  6. Nussa, que demais issso‼️ Mais cedo ou mais tarde ia acabar acontecendo, né porque o Ibope desse blog é altíssimo, tá nos trend tópicos dos grupos de zapdzap LP 🥰. Muito maneiro mesmo ver essas atividades rodando por esse Brasil e cutucando professores e alunos para que sejam pensantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Elsinha, e que legal ver você também aqui! Minhas "artemanhosas superpoderosas" estão todas vindo aqui e deixando a sua marquinha, né? Adoooooro! Sou fã de cada uma! Beijos e te amo, viu!

      Excluir
    2. Dequinha querida, amo seu blog, sou fã incondicional do seu material, inclusive gostaria de adquirir suas apostilas. Gostaria de saber o que é preciso fazer para ter acesso ao seu blog agora. Não consigo mais acessar.
      Tem que fazer algum cadastro, pagar alguma taxa? Me diga aqui, por favor. Faço o que for preciso.

      Abraços

      Excluir
    3. Dequinha, querida, faço das palavras de Antônio as minhas!
      Vc é sensacional!! Deus te abençoe!
      Por favor libere um link para que possamos pagar é assim acessar seu blog, por favor!
      Obrigada

      Excluir
    4. Obrigada a todos pelo carinho. Por enquanto não há a possibilidade de transformar o blog em um portal por assinatura não. A fase dele acabou e realmente virou um depósito, como a maioria que acessava o via, mas só para mim agora. Via de mão única comigo não funciona mais, porque descaracterizou há tempos a ideia de troca e de ajuda. Muita gente estava, inclusive, vendendo meu material, o que é um absurdo, assim como já achava não colocar referência. Enfim...

      Por enquanto, a única possibilidade de continuar acessando meu material é comprando através do Instagram @professoradequinha

      Excluir
  7. Parabéns! Que tudo! Você merece por toda dedicação e esforço!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Dequinha, como eu afirmei, para quem preza a excelência ,não tem como não tirar o chapéu para a Dequinha, essa prof inquieta e singular que produz 24 horas por dia. Eu a acompanho há vários anos e ela sempre me surpreende com sua criatividade e inteligência.Parabéns, Dequinha!!! Que bom que mais alguém a descobriu!!! Um abraço carinhoso (Zizi)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu carinho, Zizi, e por sempre me acompanhar, me animar, fazer parcerias. Sou grata e amo vc! Muito! Sempre! Beijos!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Dequinha!!!
    Você merece todo reconhecimento do mundo...
    Com palavras é impossível expressar o quanto és especial, dedicada, competente e muito inteligente...
    Um ser humano ímpar!!!
    Que Deus continue te abençoando....
    Admiro-te!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha amiga linda, e valeu por tb ter vindo aqui me prestigiar! Amei! Te amo, viu! Beijocas!

      Excluir
  11. O Blog da Prof Dequinha é ótimo!Admiro muito a dedicação dela como prof! É excelente!Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Valéria poderosa dos cremes! (risos)
      Estamos juntas! Beijos mil.

      Excluir
  12. Reconhecimento merecido, a professora Andreia, é uma lindeza. Visito o blog dela frequentemente, sempre encontro um vasto acervo com material atualizado e pronto para ser explorado. É uma profissional plena, dotada de uma sensibilidade incrível. PARABÉNS ANDREIA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nilzete, pelo seu carinho e consideração comigo e com meu blog! Que agora também faça deste blog aqui o seu ponto de encontro, o point da galera! Agradeço! Um abraço.

      Excluir
  13. Visito e me ajuda muito! Muito grata por tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e será sempre bem-vinda lá! E aqui! Um abraço!

      Excluir
    2. O blog de Andreia Dequinha é excelente!!

      Excluir
    3. Obrigada, Rosilene! E continuo compartilhando o material que produzo, só que agora não mais de forma gratuita, mas certamente cabe no bolso dos colegas.. cada apostila custa menos que uma unha!

      Excluir
  14. Realmente o blog da Dequinha é maravilhoso... merece toda nossa admiração! Educação corre pelas veias dessa profissional incrível. Sempre muito dedicada se preocupa com cada detalhe, com cada aluno... com cada ser humano. Um presente de Deus em minha... nossas vidas. Parabéns, amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha amiga linda, e assim eu choro, com tanto amor! E que já me acompanha há anos, tantos que já até perdi a conta! O que conta é que quero que a gente se ature eternamente! Beijos!

      Excluir
  15. Minha amiga Dequinha,que satisfação ver o reconhecimento do seu trabalho sendo ampliado! Digo assim, pois nós da comunidade Arte e Manhas da Língua, já reconhecemos há mais de uma década! Admiro seu empenho e queria ter pelo menos uns 10% dele! �� Sucesso sempre, amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga, e é verdade... Vocês sempre foram bem carinhosas e parcerias, acreditavam e acreditam muito no meu trabalho e como sou grata por isso! Anos me aturando já! Vc então... uma das primeiras! Beijos.

      Excluir
  16. Andreia Dequinha, você é muito antenada e seu blog traz sempre novidades e atualidades!! Sempre se superando!! Parabéns pelo trabalho de excelência!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu carinho, amiga! Amava as nossas parcerias! Beijos mil.

      Excluir
  17. Vamos lá. O conhecimento sempre nos abre as portas para a luz

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelos gêneros variados....amo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Parece que muita gente gostava das minhas atividades! Pena que a maioria se esquecia de agradecer e deixar recadinhos lá. Aì cansei e parei.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  19. O blog está restrito. Gostaria de saber como adquirir permissão para acessar o conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também gostaria de saber. Não consigo mais acessar. :(

      Excluir
    2. O blog foi encerrado, depois de 11 anos no ar! Cansei. Mais de 10.000 acessos por dia e quase nenhuma interação. aí a gente vai desanimando. Sò uma pessoa que consegue acessar o blog agora: eu mesma. rs

      Excluir
    3. Que pena, eu adorava acessar, mas, realmente, nunca comentei nada lá. De qualquer forma, obrigada pelo tempo que compartilhou conosco todo o seu conhecimento, sempre com tanta maestria.

      Excluir
    4. Pois é, esse silêncio foi me fazendo mal e aí me senti trouxa ao ver que o povo só ia lá pegar material e tchau, sabe! Cansei. Não preciso disso. Decidi monetizar, aí tenho meu trabalho valorizado. Um abraço.

      Excluir
  20. Eu não consigo acessar o blog, pede permissão ou convite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu decidi parar com o blog, depois de 11 anos no ar só compartilhando atividades.. Agora estou no Instagram @professoradequinha com a venda de material, afinal, todo mundo precisa de uma renda extra, ainda mais otimizando a vida de taaaaanta gente! Um abraço!

      Excluir
  21. Bom dia. Sou professora e sempre utilizei este canal para planejar minhas aulas. Gosto muito das atividades, e as propostas são maravilhosas. Mas infelizmente está com um tempo que não consigo acessar a página. Gostaria de saber como faço para continuar acessando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há mais como ninguém acessar desde a quinta retrasada, quando decidi encerrar as atividades por lá depois de 11 longos anos compartilhando. Não estava fazendo sentido mais para mim. Um abraço.

      .

      Excluir
    2. Que triste!!!! teu blog era o melhor... não podfemos continuar acessando o que ja tinha?

      Excluir
    3. Não há essa possibilidade, pois tirei do ar. Se for pra ele virar um mero depósito de atividades que fique só para a dona dele, afinal, já contribuí muito durante mais de 11 anos, de forma gratuita. Bom pra quem já aproveitou.

      Excluir
  22. Lendo os comentários, entendi porque não consigo.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde. Também quero deixar meu agradecimento a você, por compartilhar suas ideias. Adoro suas atividades e as uso em sala de aula. Que bom que consegui acessá-las novamente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e ainda podem continuar tendo acesso ao meu material, já que o preço está bem acessível lá no meu Instagram @professsoradequinha

      Excluir
  24. Por favor Dequinha!!!!! libera teu blog.... fiquei sem rumo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino! Muita gente, pelo visto. Recebi mais recadinhos depois que eu o tirei do ar do que em 11 anos com ele no ar, o que só confirma como tinha coisa muito errada nessas relações, né? As pessoas me encontraram para pedir acesso, mas nunca quiseram fazer isso pra agradecer, até perder. Sintomático. E triste.

      Excluir
  25. Entendi o que aconteceu após ler a seus comentários. De fato acabamos não deixando nosso like e apreço pelo seu trabalho devido a correria da vida. Muito bom ter a monetização , seria interessante sabermos como acessar agora dessa forma.
    Parabéns pelo trabalho e nos envie ,se possível , essa nova forma de acesso. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, colega, mas não concordo com essa justificativa. Minha vida TB é bem corrida e eu fiquei 11 anos compartilhando no blog de graça... Muita gente encontrando tempo agora pra me procurar nas redes sociais e pedir acesso. Imagino como acessar lá e pegar pronto otimizava a vida de cada colega, que não se lembrava de agradecer, como se fosse obrigação minha e não camaradagem. Cansei. Agora virou apenas um negócio, um trabalho, aí não espero retorno afetivo mais. O material pode aer adquirido pelo Instagram @professoradequinha e já está funcionando a pleno vapor há três meses. Quem era amigo não foi pego de surpresa com a minha decisão de finalizar o blog. Quem só ia lá se abastecer que sim.

      Excluir
  26. Gostaria de poder acessar suas atividades como faço. Adoro

    ResponderExcluir
  27. Que pena que o Blog "Arte e manhas da língua" está restrito, ele se transformou em uma ferramenta de pesquisa muito importante que ajudou muitos professores na sala de aula. Está fazendo falta a muitos.

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de poder acessar as suas atividades, pois são maravilhosas. Como faço?

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de um convite para acessar atividades

    ResponderExcluir