sexta-feira, 29 de julho de 2022
Canal "Português Digital": Como fazer uma redação do zero! Acabe com a "Síndrome da Folha em Branco"
O vídeo acima, Como fazer uma redação do zero! Acabe com a "Síndrome da Folha em Branco", do ótimo canal PORTUGUÊS DIGITAL, da professora Teresa Cristina, descobri juntamente com meu colega e amigo André Planta, professor de Matemática [Rio Grande, RS, Brasil], quando separávamos material audiovisual para Seminário de EJA - Educação de Jovens e Adultos.
Tomei a liberdade de reproduzir a seguir a sequência de etapas abordadas no referido vídeo:
1º Passo: Escolher o assunto sobre o qual quer escrever.
2º Passo: Delimitar o assunto.
3º Passo: Fixar um objetivo.
4º Passo: Fazer um levantamento de ideias.
5º Passo: Organizar o esquema de ideias.
6º Passo: Elaboração da redação.
A professora Teresa Cristina, de Bacabal [Maranhão, Brasil] é bem didática, criativa e direta em sua abordagem, não apenas no vídeo em questão, como no diversificado material de seu canal AQUI e também no blog AQUI, que indicamos logo a seguir, além de outros vídeos criativos, divertidos e originais na abordagem da Língua Portuguesa. Material este que serve como suporte a aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual pela relevância do conteúdo:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
segunda-feira, 18 de julho de 2022
As Quatro Estações: genial ilustração realista dando unidade à diversidade e sequência lógica entre as partes
O vídeo acima, "The four seasons in one tree are amazing. We are like trees; Every season has a purpose" ["As quatro estações em uma árvore são incríveis. Somos como árvores; cada estação tem um propósito", tradução livre], foi indicação via WhatsApp da minha prima Rejane Klaes, bibliotecária em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil e trata-se de uma ilustração genial que localizei no YouTube, no canal The World Lantern [A Lanterna Mundial].
De fato, a analogia entre árvores e gentes é bem pertinente, pois temos estados de espírito, emoções semelhantes às quatro estações. Assim como o clima, o ambiente, nós, humanos, somos passíveis de sofrer transformações no transcorrer do tempo, em cada fase da vida, como uma estação, cada qual com suas características.
Uma pintura que pela técnica e simplicidade de recursos, num vídeo em movimentação acelerada, vai mostrando como cada detalhe é importante na construção de uma imagem completa. Mal comparando, como na construção de um texto, há uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. A coesão se mostra pela sequência lógica entre as partes e a coerência pela unidade entre esses módulos, blocos, colunas.
Um belo material para refletir sobre arte, cultura, pintura, escrita criativa, meio ambiente e muito mais. Um bela artefato cultural para iniciar uma aula de produção textual sobre Redação para o Enem, por exemplo.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
domingo, 17 de julho de 2022
Futebol, Tik Tok e Língua Portuguesa: criativa disputa de discursos entre o sintático e o semântico na saudável provocação entre clubes esportivos
@brauneoficial #fluminense #fabio #fabiogoleiro #cruzeiro #fenomeno #copadobrasil ♬ Blade Runner 2049 - Synthwave Goose
O vídeo acima, encontrei no Tik Tok do comentarista esportivo e Tik Toker Daniel Braune e trouxe para este blog educacional, pois achei uma pequena aula sobre linguagem, língua portuguesa, análise sintática e semântica a partir de uma troca de provocações entre dois grandes clubes de futebol brasileiros [Cruzeiro, de Minas Gerais, e Fluminense, do Rio de Janeiro].
Parabenizo o Tik Toker Braune por essa percepção do jogo de linguagem, feita a partir da disputa de discursos entre os dois clubes, bem além do texto e jogo, envolvendo um contexto de rivalidade, essencial para o entendimento das palavras, expressões e imagens envolvidas neste outro confronto linguístico, dialético e intertextual.
Sem o leitor/espectador entender o contexto, o sentido sintático, ou seja, a organização das palavras a partir do que de fato dizem, em seu sentido denobativo, pode-se entender que o termo "Fenômeno", na postagem de agradecimento do Fluminense tenha a função de adjetivo, de qualificação e caracterização do sujeito, do substantivo Fábio. Entretanto, aos conhecedres dos bastidores do esporte bretão, da rivalidade entre os dois clubes e do histórico do goleiro, que atuou antes pelo clube mineiro por muitos anos, saindo de lá, a partir da chegada de Ronaldo Nazário, vulgo "O Fenômeno", essa expressão passa a ter outro sentido, aliás, o duplo sentido e um múltiplo significado [semântico], de ironia, remetendo à demissão, ou rescisão de contrato do goleiro Fábio, quando da aquisição do clube mineiro pelo ex-jogador Ronaldo.
Um pequeno vídeo e uma breve aula sobre leitura, interpretação de texto e mecanismos da língua portuguesa.
Para entender melhor essa troca de "farpas", via redes sociais digitais, vejam outra postagem do Braune, mostrando como por equívoco [culpa do estagiário?] ou brincadeira antes do clássico, primeiramente o Cruzeiro, em chamamento para o jogo, troca o escudo do adversário; fato este retribuído pelo Fluminense, também mudando o escudo do Cruzeiro, no que podemos chamar de "princípio diplomático da reciprocidade", comum entre nações e transposto para o ambiente esportivo.
@brauneoficial #cruzeiro #fluminense ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice
Por fim, agradeço ao Daniel Braune por estes dois vídeos que me proporcionaram uma boa reflexão, postagem e aula de Língua Portuguesa a meus alunos do ensino médio. Viva a Língua Portuguesa, o futebol brasileiro e a saudável rivalidade entre os clubes de futebol, vaçendo-se da criatividade, irreverência e originalidade. ;-)
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 16 de julho de 2022
Mulher borboleta: ilusão de ótica e arte viva em toda parte [e a produção textual para a Redação do Enem]
O vídeo acima, Mulher borboleta, recebi via WhatsApp de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária, residindo em Porto Alegre [RS], Brasil.
O vídeo em questão trata-se de arte viva e pura, além de uma ilusão de ótica, e encanta, primeiro pela engenhosidade, depois pela criativa e por fim, quando se decodifica os mecanismos de criação, pela ideia genial e ao mesmo tempo simples.
Se for pensado como um quebra-cabelas humano, realmente é de dif´cil compreensão como que o artista conseguiu que tudo se encaixasse perfeitamente e que uma mulher com o corpo pintado cada parte com um detalhe, ao ficar na posição final, desse essa impressão visual de ter de transformado, metamorfoseado em uma borboleta sobre um girassol.
Mas fazendo uma "engenharia reversa", termo que indica que é preciso desmontar algo para ver como ele foi feito, como funciona, aí as coisas de altamente compelxas se tornam simples e mais genais. Na verdade, penso eu que o processo começa justamente pelo fim. Como assim? Se eu fosse pintor [sou filho de artista plástico autodidata, chamado Zeméco] e tentasse imitar essa obra de arte faria assim: pediria que a modelo ficasse na posição final, quase fetal, e ali desenharia, pintaria no corpo dela a imagem que desejava. Simples assim. Depois, em pé, na posição humana, logicamente que ficaria um mosaico á espera de sua motagem, mas bastaria voltar a posição que é ao mesmo tempo inicial e final, e tudo se encaixaria perfeitamente. Bingo!
Assim devem ser feitos os projetos de estudo, de trabalho e de vida, num livro, numa canção. Quando se pensa no todo e já se conhece o final, fica mais fácil elaborar todas as fases da criação. Quando se pensa no tema da Redação do Enem, por exemplo, e já se esquematiza, antes mesmo da escrita, o conceito, o contexto, os argumentos, repertórios, conectivo e a proposta de intervenção, a escrita redacional se torna mais dinãmica e simples, do que querer iniciar já escrevendo sem saber como terminará a produção textual.
Fica a dica, e breve assistam no meu perfil do Tik Tok @zeroig7, uma breve reflexão sobre este vídeo e a escrita da Redação dissertativa-argumentativa para o Enem, pois escrever é também uma arte, uma arte viva, mas que precisa saber lidar com as ilusões de ótica [metáforas, simbologias, referências, alusões, menções, paráfrases, citações, intertextualidades] de forma adequada para não confundir o olhar do leitor/avaliador.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 9 de julho de 2022
200 anos, 200 livros: trecho do livro "A Queda do Céu", lido por Daniel Munduruku [literatura, cultura e sociedade]
O vídeo acima, 200 ANOS, 200 LIVROS, trata-se de leitura feita pelo escritor indígena Daniel Munduruku, que lê trecho do livro "A Queda do Céu", de Davi Kopenawa, líder indígena e xamã yanomami que disserta sobre o risco de desabamento do mundo, descrevendo a vida na floresta.
Uma bela, poética e filosófica visão de mundo que remete, não apenas a imagens literárias, como cinematográficas [filme Avatar, de James Cameron], culturais, históricas e sociais.
Um belo audiovisual para aulas de literatura, filosofia, sociologia, geografia, enfim, para aulas integradas entre as áreas de Humanas e Linguagens.
Conhecer a literatura indígena dos povos originários, com seus mitos e lendas, é essencial, assim como ler a literatura dos povos afrodescentes, pois ambas fazem parte desse mosaico multicultural que forma a literatura brasileira, rica em folclore, mitologias, metáforas, simbologias e muito mais.
Abaixo, uma cena do filme Avatar [2009], de James Cameron, que serve como intertextualidade com "A Queda do Céu", no que se refere a seres invasores, que destroem a floresta, por conta de sua cobiça:
Observação:
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domingo, 3 de julho de 2022
A poesia visual em 3D de Jamie Harkins: perspectiva e imaginação
O vídeo acima, LA POESIA VISUAL DEL ARTE EFÍMERO DE JAMIE HARKINS | ARTE DEL MUNDO - PORTAL CREATIVO, foi indicação via WhatsApp de minha prima Rejane Klaes, bibliotecária de Porto Alegre, RS, Brasil e trata-se da incrível arte de um artista visual neozelandês que trabalha com a perspectiva 3D na areia das praias por onde passa. Segundo sinopse do referido vídeo no YouTube, Jamie Karkins disse que "Para mim, a arte é um modo de vida" e que espera que suas obras inspirem a outras epssoas para que viagem com sua imaginação e vivam a criatividade da vida.
A arte está em toda parte e pode-se ser criativo, original e autêntico com simplicidde, sem grandes recursos, usando muito da imaginação.
Saber valorizar os múltiplos talentos que existem em uma sala de aula é essencial para estabelecer uma comunicação ampla com o alunado, motivando-os, inspirando-os, destacando-os junto ao grupo e à comunidade escolar.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
sábado, 2 de julho de 2022
Divertido e criativo desfile de moda, parodiando os grandes eventos da alta costura e sua intertextualidade com a vida real
O vídeo acima, Gucci show meets the Slums! #8 😂 #fashion ©️@shermont22 TikTok, viralizou no Tik Tok e depois, pesquisando no YouTube, descobri que esse vídeo divertido e criativo tinha viralizado antes no Instagram de Shaheel Shermot Flair, que postou imagens hilárias de um desfile de modas inusitado, imitando os grandes eventos de moda pelo mundo, parodiando estilistas consagrados como Gucci, Balenciaga, Versace, Dolce & Gabbana, De la Renta etc, numa genial e impagável intertextualidade. Principalmente naquela moda-conceito, em que foge dos padrões, e parte para vestimentas alegóricas, simbólicas e irreverentes.
Mais hilário ainda foram certos comentários no vídeo do Tik Tok, só que no Twitter, parafraseando e parodiando os elogios que são publicados em grandes revistas e jornais sobre estes mestres da alta costura, como faz o perfil que adota o nome de @UrsoXorao referindo-se as obras de Shaheel: "Subversivo, estarrecedor. Balenciaga emprega conceito na contramão da vanguarda, numa tentativa real de fugir do padrão vigente da cultura da moda. O barril azul assinado pelo estilista chama atenção pela coesão da cor em contraste com o cenário do desfile - uma casa em obras (...)" E continua, mais irônico ainda: "(...) para dar sentido de reconstrução, de reforma. A moda, num contetxo geral e global, precisava justamente disso - uma reforma dinâmica e objetiva - para trazer de volta o frescor como de uma casa sem os entulhos do ostracismo e do 'old fashioned'". ;-)
Um ótimo material para trabalhar conceitos de intertextualidade, inferência, coesão e coerência, progressão textual na redação para o Enem.
Para conhecerem outras peças, obras de Shaheel Shermot, recomendo o video logo abaixo:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.