quinta-feira, 7 de maio de 2009
Onde estamos? De onde viemos? Para onde vamos? (cinema, educação e meio ambiente)
Onde estamos? De onde viemos? Para onde vamos? Essas três perguntas assombram e inquietam a humanidade desde que os primatas aprenderam a falar e a escrever... Muitas teorias já foram formuladas...
Em 2009, dois séculos do nascimento de Charles Darwin (o canal GNT/NET apresentou fantástica série sobre seu nascimento e a publicação do livro A Origem das Espécies). Somos descendentes dos macacos? E o elo perdido do homem onde está? Estamos evoluindo ou involuindo?
Muitas dessas perguntas, formuladas por cientistas encontraram eco na moderna ficção científica. O filme O Planeta dos Macacos é uma adaptação de um livro... Um filme que marcou época, principalmente em minha adolescência e que a cena final foi e ainda é impactante.
Sugiro assistirem (vídeo acima) a cena final do filme Planeta dos Macacos (1968), comentado por mim no blog Letra Viva do Roig.
Neste pequeno vídeo de 3 minutos e 1 segundo, extraído do YouTube, traz a referida cena final e impactante do filme que marcou época e que até hoje serve a diversas interpretações, inclusive a ambiental. Filme que teve continuações no cinema e virou série cultuada nos anos 1970.
Para quem viu a refilmagem de Tim Burton, em 2001, sugiro também locar em DVD a versão original, de 1968, com direção de Franklin Schaffner, e participação de Charlton Heston, como o comandante Taylor, astronauta norte-americano que cai num planeta desconhecido, habitado por macacos evoluídos e seres humanos primitivos. Um clássico da ficção científica. E quem sabe fazer uma intertextualidade entre ambos os filmes...
Notem que quando o comandante Taylor enfim descobre um misterioso "totem" na beira-mar, dá-se conta de onde está e o que fizeram com aquele estranho planeta...
Estimular o gosto pela leitura, pelo cinema, pela arte e cultura em geral no alunado é uma forma de poder passar conteúdos e competências das mais variadas disciplinas de forma inter e multidisciplinar, sem falar na questão ambiental como tema transversal...
Não é preciso mostrar todo filme, caso o professor não tenha tempo disponível. Pode-se estimular a curiosidade do educando mostrando apenas esse fragmento do vídeo. Ou se tiver como juntar dois ou mais períodos escolares, com dois ou mais professores para trabalharem de forma intertextual; e como dito acima, também de forma inter e multidisciplinar...
Um filme que através da paródia de macacos escravizando homens, permite trabalhar mais do que noções de educação ambiental, mas de civilidade.
Aos interessados, segue abaixo link para download de toda a coleção de 1968 - 2011, que se encontra disponível no blog Baixar Filmes Completos:
COLEÇÃO PLANETA DOS MACACOS - 1968/2011
Fico extremasmente feliz, deste amigo postar este fragmento, que visa as disciplinas do ensino fundamental, médio e até superior.
ResponderExcluirSão essas atitudes que mantém a esperança de acreditarmos que a luta é constante quando se busca o interesse de educar. Parabéns.
Que bom que gostou. É uma cena impactante que dá pra trabalhar valores e conteúdos educacionais e sociais. Um abraço,
Excluir