segunda-feira, 1 de junho de 2009
1,99 um supermercado que vende palavras
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zwQSn7I42KM
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jIOqEP-Bc5Q
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vqEEj8BhHiY
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=52qL-OtNRjs
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=uIPgCbueRI4
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Uj5HnRV9MS4
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=m554sjLcB0c
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=P3oG6ByliIQ
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=n9AseZWs36s
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4kCcWiB50nc
O filme "1,99 um supermercado de palavras", de Marcelo Masagão, foi descoberto por mim, no próprio You Tube, quando encontrei outro filme seu, o documentário "Nós que aqui estamos, por vós esperamos", com enfoque histórico, já publicado neste blog.
"1,99 um supermercado que vende palavras" é um filme como enfoque alegórico para refletir sobre o mundo em que vivemos... Com imagens, música e legendas que se complementam umas às outras. Para ver e rever. Indico pra professores e alunos, pais e filhos assistirem juntos.
Apresentação no You Tube:
Documentário de Marcelo Masagão.
Os personagens principais são o desejo, a angústia e a compulsão por comprar. Num supermercado, os consumidores passam o tempo enchendo seus carrinhos e não conseguem sair de lá. Durante esse período de reclusão, algumas histórias curiosas acontecem. O mundo exterior só aparece mediado por máquinas como computadores, câmeras e telefones. A música foi composta por Wim Mertens.
Mas o que está a venda neste supermercado, em tons absolutamente brancos, são conceitos e idéias como amor, sucesso e família, todos dispostos como produtos em prateleiras. Exploram-se assim a falência dos valores sociais e o desejo, a angústia e a compulsão que costumam acompanhar o ato da compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário