sábado, 5 de dezembro de 2009
Imigrantes e nativos digitais (Nemo e Barbie)
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FD1bnqEUSKA
Descobri por acaso no You Tube, um criativo e original vídeo, utilizando-se do teatro de bonecos, com personagens do universo infanto-juvenil, para tratar de um tema atualíssimo: o uso das tecnologias da informação e da comunicação em nosso cotidiano.
De certa forma, como o vídeo demonstra, existem mesmo nativos e imigrantes digitais ao nosso redor. Os alunos já são os nativos, que nasceram numa nova era, a da informação digitalizada. Os professores e os pais destes, ainda estão migrando para esse Novo Mundo. São imigrantes chegando a uma terra nova.
Como bem destacado no Twitter pela professora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital: "Os alunos são digitais e os professores analógicos".
Abaixo, reprodução literal do tweet (às 23:19h do dia 28/11), no Twitter da profª. Sonia Bertocchi:
"uma outra visão: jovens vivem no mundo digital, professores, no analógico..."
Nativos e imigrantes ainda estão em fase de conhecimento mútuo e de uma interaçao maior. Alguns projetos como o aluno monitor promovem essa inclusão digital entre ambos, professores e alunos.
Twitter, blog, orkut, msn, sms, facebook e tantos outros recursos digitais são formas de diminuir distâncias entre os dois mundos (o real e o digital), bem como alargar fronteiras educacionais. Depois da familiarização e da reprodução do que já existe, os educadores e seus alunos poderão partir para novas descobertas, produzindo conteúdo próprio, como o criativo vídeo acima, que servirá de incentivo e apoio a outros, ampliando a sua rede social.
No século XXI, a palavra de ordem é Colaboração, seja entre educadores da mesma escola ou de locais distantes, via mundo digital, seja de educadores e seus educandos, na sala de aula e/ou no laboratório de informática/sala digital.
Existem diversas experiências exitosas, algumas delas sendo destacadas pelo Educa Tube e outros blogs educacionais.
O que não se deve é aceitar o "xenofobismo" às TICs, como alguns têm, nem a idolatria de outros. Os multimeios são apenas ferramentas de apoio, de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem. O maquinário depende do usuário. E no que tange a educação, precisam cada vez mais da mediação do educador junto aos seus alunos, para transpor as fronteiras e barreiras entre nativos e imigrantes digitais.
Como se faz isso? Com bastante diálogo e leituras de mundo de ambos...
Para que o aluno seja incluído neste processo, cabe também aos educadores se incluírem nesse Novo Mundo de inúmeras descobertas que é o ciberespaço.
Dados do vídeo acima:
Participantes do vídeo: Priscila Mara, Solange S. Costa e Rafael e a prof. Edméa, da UERJ.
Vídeo criado em 2007, incluindo nos créditos finais a música The Kill, da banda 30 Seconds To Mars. Um belo videoclip que merece ser visto, naõ só pelas imagens mas pela bela canção...
O referido vídeo trata da questão da duplicidade, algo que é importante para professores e alunos exercitarem no ambiente escolar: aprender a olhar o mundo do Outro, exercitar o olhar para a alteridade...
Apresentação do vídeo acima, no You Tube:
Nemo e Barbie debatem a existência de duas tribos do novo milênio: os nativos e os imigrantes digitais!
Link abaixo, para versão legendada da canção:
The Kill, da banda 30 Seconds To Mars
Nenhum comentário:
Postar um comentário