sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Fronteiras digitais
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UFLNl1Z5rqI&feature=fvw
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7QV_vHJWqQI&feature=related
Conheci o vídeo Fronteitas digitais II, através da coleg'amiga Elisângela Zampieri Panisson, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, e editora do blog Sobre Educação, durante sua palestra no Seminário de Tecnologia Educacional - 6º Núcleo CPERS/Rio Grande, em agosto/2010.
É um vídeo (em suas três versões ou releituras) bem ilustrativo desse processo de alargamento das fronteiras reais e virtuais, através das mídias, das TIC's e das redes sociais.
Nativos e imigrantes, passageiros e tripulantes do ciberespaço podem hoje se comunicar em tempo real, online, apesar das distâncias e fronteiras reais.
Conhecer esse "Novo Mundo" e saber transitar com desenvoltura nele é um dos grandes desafios do educador do século XXI. E, com isso, estabelecer estragégias de interação e de uso adequado dos multimeios, como acessórios a sua prática pedagógica. Uma ferramenta a mais, como é o próprio livro didático.
Um vídeo também para viajar no tempo, entre as gerações de pais e filhos, professores e alunos...
Olá,
ResponderExcluirsomos três estudantes do curso de História da Unicamp e resolvemos criar um blog para diminuir a diferença que existe entre os ensinamentos escolares e universitários. Resolvemos divulgar para a mídia relacionada a esse assunto porque a ponte entre o ensino escolar e o acadêmico faz parte de diversos debates e polêmicas.
Ficaríamos honradas se você acessasse nosso blog. Criamos nele, também, uma página com explicações simples para variados conceitos, tão importantes para entendermos os processos históricos. Criamos um twitter para divulgar as atualizações. @historiando_07
O link é http://historiandonanet07.wordpress.com/
Agradecemos a disposição,
Ana Carolina Machado
Ligia Fornazieri
Paula de Almeida Franco