quinta-feira, 3 de março de 2011
Terra 2100: Nosso Planeta em 100 anos
O documentário acima (ativem legendas/tradução), descobri, graças a indicação da professora Dileta Peres, que o utilizou com seus alunos, na abertura do Curso de Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual Lemos Júnior, da cidade do Rio Grande - RS - Brasil.
Ótimo para tratar de temas ambientais e as consequências futuras, pois como dizia certo poeta: "O futuro já não é mais como era antigamente".
Lembro-me também de um documentário do Discovery Channel que lida com tema similar, mas num exercício de futurologia, prevendo como seria a Terra daqui 1, 5, 10, 50, 100, 500, 1.000 anos, depois de nós. O que aconteceria caso a raça humana sumisse da face da Terra. As coisas começariam a se deterorar e a se decompor por falta de manutenção, como pontes, estradas, prédios... Nosso lixo demoraria bastante tempo pra se decompor, dependendo de suas característias e consistências. Nosso registros, em papel, pela umidade, se desmanchariam, as mídias eletrônicas também desapareceriam com o tempo. Apenas os registros em pedra, tal qual as pirâmides, a escrita ruprestre e assemelhados é que deixariam um relato de nossa existência sobre o planeta. Algo também para se pensar.
Sugiro também aos professores e pais assistirem com seus alunos e filhos o documentário Uma Verdade Inconveniente, produzido por Al Gore, e também a ficção O Dia Depois de Amanhã, de Roland Emmerich.
os educadores ambientais podem usar também fragmentos destes documentários e filme para ilustrar alguns conceitos sobre meio ambiente e educação ambiental.
As demais partes do documentário Terra 2100, podem ser vistas direto no You Tube, nos links abaixo:
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Zé, teu blog , como sempre, está um espetáculo. Obrigada pela generosidade em partilhar tão bons recursos. Todos os educadores deveriam consultar esse endereço como uma referência. Abraço!
ResponderExcluirvai toma no seu te amo
ResponderExcluir