quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Vento da Mudança: educação e música (entre o mestre e o maestro)
http://youtu.be/BC01WZp5Zvc
O vídeoclipe acimaWind of Change (Vento da Mudança), da banda alemã Scorpions, descobri a partir da indicação da professora Dileta Peres da Silva, que atua na formação do curso de Técnico em Meio Ambiente, em Rio Grande - RS- Brasil, e que me sugeriu anteriormente a versão com a Filarmônica de Berlim (vídeo abaixo). Segundo a professora Dileta a letra traz referências a queda do Muro de Berlim e também, por conta disso, creio que podemos trabalhar o texto e o contexto da mesma, antes e depois deste fato histórico que encerrou a chamada Guerra Fria.
http://youtu.be/O_UZzfxdiJU
O vento da mudança, mais do que a bela junção de rock e filarmônica é para a mim a metáfora da vida e da educação, pois é preciso mudar, avaliar, reavaliar, autoavaliar-se, transformar-se... Mas não a mudança pela mudança, o novo pelo novo. Inovar é mudar no que deve ser mudado, do contrário, como no ditado popular, é apenas trocar "seis por meia-dúzia"...
Comparo seguidamente o ato de educar à figura do maestro diante de uma orquestra sinfônica - como faz o mestre, o regente frente a sua classe de alunos. O maestro ou mestre media as ações do grupo, dando unidade, significado e signifcação ao que é tocado, seja em forma de partitura musical ou planejamento escolar.
Na nossa sinfonia de vida, precisamos, como educadores, descobrir o talento nato de cada um, seja para a arte, a cultura, a dança, a música, o esporte etc, e saber reger esses talentos em prol da turma - a orquestra maior e o sentido da própria escola como espaço de formação, instrução, inspiração. Pode ser uma visão romântica, eu sei; mas também sei que não sou o "último dos românticos", parafraseando expressão cunhada pelo cantor Lulu Santos, em uma de suas canções de mesmo nome (vide clipe abaixo). Existem muitos educadores que incorporam a arte e a cultura em seu fazer pedagógico e conseguem através dessas manifestações, motivar o aluno e automotivar-se cotidianamente.
Se a partitura em que cada nota musical requer uma avaliação para cada sonoridade tenha uma unidade, assim também, cada nota para o aluno deve ser o resultado de uma avaliação que privilegie a observação dos aspectos cognitivos a serem abordados no ambiente escolar. A avaliação não pode ser um instrumento apenas de aprovação, reprovação e/ou exclusão. O mestre (maestro), neste processo, é figura esssencial para que o resultado seja satisfatório a todos.
http://youtu.be/ceqHpq_Dk1U
Muito lindo o vídeo Vento da Mudança.Fico me questionando diariamente sobre todas as mudanças que necessitamos realizar em nossas vidas inclusive em nosso trabalho diário.Eu agora estou numa "Tempestade" de Mudanças em relação a outros conceitos sobre a educação e as Tecnologias usadas para auxiliar neste processo.Tenho muito a pensar e a estudar.Teu blog me auxilia para ver tudo isto com uma certa pitada de poesia.Continuarei acompanhando...
ResponderExcluirCara Michele, somente hoje vi tua mensagem aqui. Sim estamos numa tempestade de mudanças, e como sempre, como educadores, no olho do furacão, às vezes considerados herois, noutras vilões por alguns, mas somos todos seres humanos passíveis de erros e acertos, e aprender com os erros é talvez a primeira lição que a vida nos dá. Fico feliz que meu blog sirva como acervo digital e espaço de interação com outros educadores. E que a poesia dos dias nunca nos desampare em nossa jornada educacional. abrs, Zé Roig.
ExcluirEstamos diante de novos pojetos no Ens Médio Inovador: Prejeto Jovem de Futuro por ex. Aqui no Pará. e seu blog tem sido um auxílio pedagógico edificante para nós professores. PARABÉNS!!!!
ResponderExcluirProfa. Maísa da Gama.
Cara Maísa, agradeço o comentário e visita, e fico contente de que o Educa Tube, que foi criado para servir de acervo e ambiente de trocas, auxilie a ti e outros educadores. Que bom que de Norte a Sul, Leste a Oeste, os educadores estão começando a trocar experiências uns com os outros. Me interessei sobre o Projeto Jovem de Futuro. Já tiver algum material para compartilhar, agradeço. Um abraço, Zé Roig.
Excluir