segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Entre os muros da escola (Cinema, Educação e Sociedade)



http://youtu.be/WHkcfDjbsgM
Entre os muros da escola: cortes para fins didáticos


http://youtu.be/rr_Mh9BRdEU
Apresentação: o filme mostra o confronto entre alunos e professor, um recorte da realidade atual do ensino.


http://youtu.be/DQq2Oj28OAI
O trecho do filme "Entre os Muros da Escola" apresenta o conselho de classe dos professores com a participação das alunas representantes da turma. O trecho permite refletir a respeito das práticas no conselho de classe, bem como as atitudes tomadas pelos professores no combate à indisciplina e à recuperação dos alunos.


http://youtu.be/qnV7q9Uj9bA
A partir da leitura do livro "Diário de Anne Frank" é proposto a turma a elaboração de uma atividade de autorretrato. O professor explica através de um diálogo com os alunos o que seria esse tal autorretrato.


http://youtu.be/YVAvDG8Ae8g
No laboratório de informática, os alunos dão prosseguimento ao trabalho de autorretrato com a mediação do professor.


Entre os muros da escola
(Entre les Murs), drama, França, 128min, 2007. Com direção Laurent Cantet e vencedor da Palma de Ouro de Cannes, 2008, é um filme que discute o papel do professor, a relação com a família; avalia também a questão do participar e do silenciar em sala de aula, da nota/avaliação versus comportamento, como uma forma de impor limites; demonstra como incentivo, elogio e valorização mudam atitudes e descobrem talentos. Atividades como a elaboração da autoimagem, através do autorretrato, posteriormente, usando no laboratório de informática, o editor de texto, e imagens fixas (fotografias) ou móveis (vídeos), promovem a integração do aluno e sua identidade com a turma, com a escola, a família e consigo mesmo. Sempre digo que entendo o aluno quando conheço seus pais e/ou responsáveis...
Atividades como essa do autorretrato, tendo prosseguimento no laboratório de informática, são o exemplo de como todas as ações devem estar conectadas em rede, nem sempre referentes a rede lógica dos computadores, mas uma lógica de planejamento, unindo didática e metodologias adequadas ao meio e ao ambiente utilizado em cada ação...
A cena do autorretrato e da leitura do diário de Anne Frank remete-me a outro filme inspirado em fatos reais, e a vida de outra educadora, chamado Escritores da Liberdade.
Utilizar, às vezes, fragmentos de livros e breves cenas de filmes, músicas e outros recursos, funcionam melhor do que usar esse mesmo material em sua integralidade. O importante é passar um conteúdo, uma mensagem, algo que seja significativo, relevante, tanto do ponto de vista educacional como social, em que a tecnologia seja meio e não apenas finalidade... O objetivo principal deverá ser sempre o conteúdo educacional.

Abaixo, filme completo Entre os muros da Escola:



Aproveito para colocar a seguir Mesa Redonda UNAR sobre o referido, que amplia a visão do próprio filme:



domingo, 30 de outubro de 2011

Fazenda - RIVED: Objetos educacionais/MEC


http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf

O objeto educacional FAZENDA - RIVED, acima, foi indicação da coleg'amiga Claudionara Carvalho, educadora do Setor Pedagógico da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Rio Grande - RS - Brasil.
Clicando nos ícones (desenhos da FAZENDA), é possível trabalhar com as séries iniciais do ensino fundamental alguns conteúdos da disciplina de matemática.
Para uma geração audiovisual, que nem sempre consegue abstrair o suficiente, tais objetos educacionais, constantes no RIVED, podem auxiliar na aprendizagem.
Visitem o RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação, da SEED/MEC, pelo link (atalho abaixo), e vejam outros objetos educacionais, disponíveis aos educadores.

FAZENDA - RIVED

RIVED - MEC

OBJETOS EDUCACIONAIS - RIVED

Na pesquisa, selecionem o nível de ensino e a área do conhecimento e depois a palavra chave e clique em pesquisar.

Reverência ao Destino


http://youtu.be/CcEgj8OB54w
Nada como conselhos de um grande poeta, ainda mais quando se chama Carlos Drummond de Andrade. Todos nós, pelo menos uma vez na vida, temos um encontro com o Destino e temos sempre duas opções, dois caminhos a seguir: o fácil e breve; o difícil, mas duradouro. Entre o fácil e o difícil, quando dividimos as emoções, quando aprendemos com os erros e ensinamos com os acertos, reverenciamos, de certa forma, o Dr. Destino.
Belo poema para reflexão.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Educação, tecnologia, criatividade, sustentabilidade e solidariedade


http://youtu.be/l5oFRH4dbpc
O fantástico vídeo acima, Caixas de leite vira isolante térmico, descobri no Facebook, por indicação indireta da coleg'amiga Lilian Baungratz de Oliveira, educadora de Santo Augusto - RS, Brasil, e editora do blog Conhecendo Santo Augusto.
Por sua vez, Lilian descobriu o referido vídeo - que mostra a criatividade e a solidariedade de uma professora de Química aposentada, que criou um projeto de sustentabilidade e reciclagem de caixas de leite, indicando seu uso para revestir, com a parte interna de aluminío, as frestas das casas das pessoas em situação de vulnerabilidade social -, por idicação também no Facebook de Marco Angeli Full. E depois, Lilian também me conseguiu posteriormente o link para o referido vídeo, no You Tube, que trata-se de uma reportagem da RBS TV - Passo Fundo - RS, Brasil.
Um ótimo isolante térmico, feito com material que é jogado diariamente no lixo e que pode ter um valor inestimável e incalculável para quem vive em condições adversas, meteorológicas e/ou sociais. Se as pessoas fossem mais solidárias, seriam menos solitárias... "Até agora, 5 mil caixas de leite não viraram lixo, foram transformadas em barreiras contra o frio", segundo a repórter Zete Padilha, que fez essa bela matéria. Motivador, inspirador, relevante...
Iniciativas dessas comprovam a máxima da também educadora Sonia Bertocchi, de Campinas - SP, Brasil, e editora do blog Lousa Digital, que "professores se aposentam; educadores, jamais".
Segundo o prof. Pietro Ubaldi: "O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir"; frase também indicada pela colega Lilian, que endosso, adoço e repasso. O caminho para a humanidade é a solidariedade.
Pena que na reportagem não consta o nome da professora de química, uma das tantas integrantes dessa imensa Sociedade Anônima que faz as coisas sem se preocupar com a competição, mas visando o bem comum, a educação e a aprendizagem solidária.

Fonte original do vídeo:
http://www.facebook.com/video/video.php?v=1601732180433

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Redes para Educar (entrevista de Sonia Bertocchi para revista A Rede)


Indico, link abaixo, entrevista à revista A Rede - tecnologia para inclusão social com a educadora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital e "especialista em concepção e desenvolvimento de projetos educacionais, fala sobre o potencial que as redes sociais têm para aplicações educacionais e da falta de compreensão de que a metodologia deve vir antes da tecnologia".
Um ótimo material para tratar de conceitos como rede social e trabalho em rede, para discutir o papel das tecnologias na educação e as possibilidades das redes e mídias sociais no ambiente escolar.
Já conhecia o trabalho de Sonia, via Twitter e Facebook, e tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente em julho/2011, em Bento Gonçalves - RS - Brasil, durante o TwitterMIX, evento que uniu tuiteiros de várias partes do Brasil, para tratar de educação, tecnologia, arte, cultura, culinária, turismo etc.
Destaco estes dois fragmentos da entrevista:

"As redes sociais servem para educar?
Sônia – As redes sociais são instrumentos pedagógicos riquíssimos. Não tem como ir contra uma tecnologia em que o jovem pode ter voz, ser autor. Mas ainda não há nada sobre essa tecnologia nos currículos oficiais do ensino público. Existem iniciativas isoladas. Por exemplo, na cidade de São Paulo, o secretário de Educação, Alexandre Scheinder, é tuiteiro, tem afinidade com as novas tecnologias. As escolas da rede paulistana têm mais facilidade para emplacar ações, projetos que usem redes sociais. Ou seja, ele não cria barreiras, é permitido usar rede social na escola... Na cidade do Rio de Janeiro, a secretária de Educacão Claudia Costin também tuita, ela própria, não tem um avatar. Ela fala direto com os professores, desde as seis da manhã! E o que aconteceu? Hoje você tem uma rede da educação na cidade que se formou espontaneamente."


"Como conquistar os professores para trabalhar com redes sociais se grande parte ainda não consegue usar sequer desktops ou notebooks em sala de aula?
Sônia – A base de tudo é a metodologia. O primeiro passo é estabelecer uma diferença entre tecnologia e metodologia. Hoje, a preocupação maior é com a tecnologia. Se você propõe a um professor utilizar um Ipad, ele responde: eu não sei usar o Ipad, não conheço as funções. Aí o professor diz que precisa de formação, de treinamento para dominar a ferramenta. Isso acontece porque ele só está olhando para a tecnologia. O professor tem de se preocupar, da mesma forma, com a metodologia. Olhar para o dispositivo não como um aparelho. Mas a partir das funcionalidades possíveis. Então, é olhar e pensar: esse dispositivo facilita a comunicação. Assim não se está mais pensando em um equipamento, mas em um conceito. Eu quero que meus alunos se comuniquem? Quero. Por que não usar uma tecnologia que potencializa isso? Eu continuo querendo que meu aluno aprenda a ler, que aprenda geografia. Na medida em que os educadores começarem a enxergar mais a metodologia, por trás do equipamento, vai ficar mais fácil quebrar essa resistência. Atualmente, o que mais falta é alguém que pense nas metodologias."


De fato, a utilização eficaz das tecnologias, mídias e redes sociais no ambiente escolar depende muito da metodologia empregada pelo educador, para que a aprendizagem seja mesmo significativa, promovendo o diálogo e a interação entre educador e educandos. Espaços diferenciados requerem formas diferenciadas de atuação. Há um tempo e espaço peculiares entre a sala de aula, o laboratório de informática, os ambientes virtuais (redes) e os ambientes presenciais de interação (saídas de campo, por exemplo). Como comento: trabalhar colaborativamente com os alunos e cooperativamente com os colegas educadores é uma das formas de estabelecer círculos, redes de interação, dentro e fora da escola, ampliando as possibilidades de eninso e aprendizagem, incentivando a produção coletiva, a divulgação de projetos, o envolvimento da família e da comunidade.
A metodologia adequada dá sentido e significação às TIC no ambiente escolar.
Aproveitar as redes para educar e saber educar em rede, eis um dos desafios do educador do século XXI.

Abaixo, link para a íntegra da entrevista:

Redes para Educar, por Sonia Bertocchi

Observação: Imagem acima, extraída da versão digital da revista A Rede, de autoria de Robson Regato.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Synaptic, instalador de programas no Linux Educacional



Como bem escreveu Bruno Gonçalves, do site Programas Linux, o Synaptic (imagem acima) é "Provavelmente o método mais fácil para instalação e remoção de programas no Big Linux, Debian, Kurumin, Ubuntu e derivados."
Abaixo, segue um link que ensina passo-a-passo, com ilustrações, como instalar um software no sistema operacional Linux Educacional, depois te tê-lo baixado para o computador, que se chama Synaptic.


SYNAPTIC - INSTALADOR DE PROGRAMAS NO LINUX EDUCACIONAL


http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=43

No Linux Educacional 3.0, que as escolas públicas receberam, no Menu, há a opção Synaptic. Clicando nela, abre janela para escollher o programa. Seja ele qual for, clique no mesmo e mande instalar e pronto.
Passa a funcionar semelhante ao mesmo, no Windows.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Aquarela - Toquinho (animação)


http://youtu.be/igDfK2KPIk4

Descobri esta bela animação acima, da música Aquarela, de Toquinho, ao apresentar os conteúdos do Portal do Professor/MEC, aos professores de escola pública estadual, e percebi que é um ótimo material para trabalhar geografia, matemática, meio ambiente, arte, cultura, música etc.

domingo, 16 de outubro de 2011

Educar significativo


http://youtu.be/tRbBgV5hXcE

O vídeo acima, foi indicação via Facebook da coleg'amiga Raphaella Marques, professora do Rio e Janeiro - RJ - Brasil, editora dos blogs Palavras, Poeiras e Pensamentos e Estudando e navegando, além de integrante do portal educacional Educopedia, feito em colaboração e cooperação com os professores da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, que é um dos ambientes de aprendizagem virtual que sempre indico aos professores, nas formações e oficinas.
Educopedia, uma enciclopédia educacional criada para e por professores, uma ideia de convergência tecnológica e educativa que merece ser visitada por todos os educadores.

Quando ao vídeo acima, traz diversas cenas de filmes que ilustram a letra da canção da banda SuperTramp, para refletir sobre o ato de educar de forma significativa. Como bem descreve a apresentação do referido vídeo no You Tube: "Pense filosoficamente sobre a sua atitude, a cada momento de sua existencia poderá influenciar o futuro e as decisões de outras pessoas. Pense bem!"
Educar é dialogar, é estabelecer pontes entre o conhecimento prévio que cada um tem, antes mesmo de adentrar ao ambiente escolar e, com isso, se comunicar com o ensino formal, interagindo o professor (mediador) com seu alunado e a própria comunidade escolar. Para refletir, não apenas no Dia do Professor, mas em todos os dias, pois educar é um ato universal e atemporal.

sábado, 15 de outubro de 2011

Paulo Freire Contemporâneo



Uma homenagem do Educa Tube ao Dia do Professor, o documentário da TV Escola, Paulo Freire Contemporâneo, link abaixo, que pode ser assitido na íntegra no portal TV Escola MEC. Um pensador da educação que ainda continua atual e essencial.
Utilizo muito Freire nas formações sobre tecnologia e educação.
Quando ele escreveu que "Educar é ter a consciência do inacabamento", e que "a leitura de mundo antecede a leitura da palavra", me remete ao cotidiano de crianças e jovens, que utilizam-se das TIC antes mesmo de adentrarem ao ambiente escolar, e que educar é perceber que é um processo inacabado, que estamos sempre aprendendo a aprender, como dizia o próprio Freire.


PAULO FREIRE CONTEMPORÂNEO


http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=3855

Sinopse da TV Escola:

Documentário que retorna às origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, quase cinqüenta anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar o quanto as idéias de Paulo Freire sobre pedagogia estão vivas e presentes nos dias atuais.

Duração
53 minutos

Palavras chave deste vídeo
Paulo Freire Contemporâneo; Angicos; Pedagogia; Educação Popular; Alfabetização

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Túnel das Mídias: Projeto Teia da Vida



Descobri por acaso, mas nada é por acaso nada vida, nem mesmo o acaso, o Projeto Teia da Vida, do Túnel das Mídias (imagem acima), quando mostrava os Sites Temáticos dos Conteúdos Multimídia do Portal do Professor MEC. Um espaço interativo, com recursos multimídia de animação, justamente em forma de túnel.

Apresentação do Projeto Teia da Vida no Túnel das Mídias:

O Projeto Teia da Vida procura refletir, informar e gerar capacidades na área da biologia conectada co outros olhares numa perspectiva interdisciplinar e num contexto de complexidade que pensamos respondero que a própria vida é.
O processo de aprendizagem é considerado, neste projeto, em 4 dimensões: atores, objeto de conhecimento, interação e consequências sociais da interação.

Visitem então os links abaixo:

Portal do Professor MEC

Sites Temáticos dos Conteúdos Multimídia

Túnel das Mídias: Projeto Teia da Vida

sábado, 8 de outubro de 2011

Três mil filmes para assistir no You Tube



Imagem acima, notícia sobre Três mil filme disponibilizados pelo You Tube, que me foi indicada pelo coleg'amigo Robson Freire, educador de Itaperuna - RJ - Brasil, e editor do premiadíssimo blog educacional Caldeirão de Ideias.
Abaixo a íntegra da notícia, publicada no Jornal Opção:

"O YouTube disponibilizou um canal com aproximadamente três mil filmes on-line. O projeto, que havia sido descontinuado, voltou ao ar no mês de agosto. A lista traz desde clássicos absolutos, que fizeram a história do cinema na primeira metade do século passado, até filmes recentes que ficaram famosos em festivais independentes. O canal também traz filmes “trash” do cinema indiano, jamaicano e nigeriano. Todos os filmes estão em inglês, mas legendas em 30 idiomas podem ser ativadas no próprio Youtube. Alguns destaques do canal: “O Nascimento de Uma Nação”, filme mudo estadunidense de 1915 co-escrito, coproduzido e dirigido por D. W. Griffith, baseado no romance “The Clansman”, de Thomas Dixon. “O Gabinete do Doutor Caligari”, a primeira grande obra do expressionismo alemão, dirigido por Robert Wiene em 1920. “Nosferatu”, de F. W. Murnau, outro clássico do expressionismo alemão, realizado em 1922. “O Encouraçado Potemkin”, de Sergei Eisenstein, filme soviético de 1925 que retrata a revolução russa de 1905. “A General”, a obra-prima de Buster Keaton, realizado em 1927. “M”, o primeiro filme do cineasta alemão Fritz Lang e um dos filmes mais influentes da história do cinema. “Daqui a Cem Anos”, de Alexander Korda, produzido em 1936 e considerado a primeira superprodução de ficção científica da história; e “O Estranho”, drama noir escrito, dirigido e estrelado por Orson Welles em 1946.

O canal também traz clássicos recentes como “Slacker”, de 1991, filme de estreia de Richard Linklater; o premiadíssimo “Pão e Tulipas”', realizado em 2000, pelo diretor italiano Silvio Soldini; e “The Conspirator”, filme independente de Robert Redford, produzido em 2010, que narra o julgamento de Mary Surratt, mãe de um dos homens que ajudou a planejar o assassinato de Abraham Lincoln. Outro destaque do canal é o documentário “Home”, do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, que retrata a terra por meio da visão de um pássaro, sobrevoando mais de 50 países e mostrando as fragilidades do planeta."


Fonte:
http://www.jornalopcao.com.br/posts/opcao-cultural/3-mil-filmes-para-ver-no-youtube

Abaixo imagem e link para o canal de Filme do You Tube, onde o usuário pode escolher a opção de gênero e assistir o filme em sua totalidade. Uma incalculável contribuição à educação e aos educadores que se valem das mídias, vídeos e filmes em seu fazer pedagógico.



Filmes - You Tube

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Planeta Educação


Imagem acima do portal Planeta Educação, da coluna Cinema na Educação, foi sugestão, via e-mail, da colega Maíra Nobre, pedagoga de Fortaleza - CE - Brasil, e editora do blog Aprender com.

O portal Planeta Educação possui uma série de indicações de filmes, com proposta educacional, que os educadores podem se valer em seu fazer pedagógico.
O Educa Tube já utilizou alguns desses, para complementar a série CinEducação, que destaca algumas cenas de filmes, para tratar de metodologia educacional.

Vejam os links abaixo:

Planeta Educação

Cinema na Educação

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estranho


http://youtu.be/-zoZm1oXItg

O curta-metragem Stranger (Estranho), com trilha sonora da banda Secondhand Serenade, descobri por acaso, no You Tube, quando procurava por outra canção, mas pela sua formatação, falando dos estranhos que acabam se reconhecendo, resolvi selecioná-lo para meu Projeto Clipes que parecem Curtas.
E também para refletir como os caminhos do destino vão aproximando as pessoas que se cruzam pelas esquinas da vida.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Caminhos do coração e da educação


http://youtu.be/HxsBU3px1Nc

O vídeo acima, da canção Caminhos do coração, de Gonzaguinha, descobri, quando pesquisava outro material na web, e logo que me coloquei a ouvir mais detidamente a letra, passei a refletir sobre os caminhos da própria educação, destacando o trecho abaixo:

E aprendi que se depende sempre
De tanta, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras tantas pessoas

E é tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca está sozinho por mais que pense estar


Aprender as lições diárias que a vida nos dá, através das trocas que estabelecemos uns com os outros, em que cada pessoas tem seu papel em nossas descobertas. E, apesar de tudo, de fato, nunca estamos sozinhos, se soubermos estabelecer parcerias neste longo caminho da educação, que é uma jornada por toda vida...

LETRA DE GONZAGUINHA:

Há muito tempo que eu saí de casa
Há muito tempo que eu caí na estrada
Há muito tempo que eu estou na vida
Foi assim que eu quis, e assim eu sou feliz

Principalmente por poder voltar
A todos os lugares onde já cheguei
Pois lá deixei um prato de comida
Um abraço amigo, um canto prá dormir e sonhar

E aprendi que se depende sempre
De tanta, muita, diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras tantas pessoas

E é tão bonito quando a gente entende
Que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá
E é tão bonito quando a gente sente
Que nunca está sozinho por mais que pense estar

É tão bonito quando a gente pisa firme
Nessas linhas que estão nas palmas de nossas mãos
É tão bonito quando a gente vai à vida
Nos caminhos onde bate, bem mais forte o coração

E aprendi ...

Final:
O coração, o coração

Fonte:
http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/280648/

Abaixo, outra bela canção de Gonzaguinha:


http://youtu.be/n39DxfDkSBE

domingo, 2 de outubro de 2011

Como usar o Tux Paint (Linux), o Paint Brush (Windows) e os slides como ferramentas de autoria


http://youtu.be/HJ6NZz0yAKU

O Tux Paint, que vem instalado no Linux e na distribuição Linux Educacional, é um ótimo software de autoria, pois possibilita a criação, através das ferramentas de desenho e dos carimbos com diversas imagens.
Vejam acima uma vídeo aula, explicando seu uso e abaixo o link para download do mesmo.

TUX PAINT - DOWNLOAD


http://www.baixaki.com.br/download/tux-paint.htm

Semelhante ao Tux Paint (mas sem os mesmos carimbos), no Windows, tem o Paint Brush.


http://youtu.be/uypLHi4XLQo

Acima, vídeo aula, ensinando a como usar o Paint Brush, ferramenta de desenho do Windows.

Certa feita, em um dos cursos de formação de professores da rede pública estadual, indiquei o software para construção de histórias em quadrinhos HagáQuê (vide vídeo aula abaixo).


http://youtu.be/oYJ4FV6sA80

Mas o HagáQuê não possui versão para Linux e, para minha grata surpresa, tive uma indicação de uma das cursistas, que até hoje sugiro aos demais educadores: Fazer HQs através de apresentação de slides, seja no Power Point (Windows), seja no Impress (Linux).



Imagem acima, feita no Paint (clique 2 vezes sobre a mesma para ver em tamanho maior os detalhes), mostra como usar uma apresentação de slides (neste caso, no Power Point 2003), usando o layout de conteúdo (título e 4 partes), onde inserir uma imagem em cada quadrado, adicionando posteriormente, através da barra de desenhos, no canto inferior direito do PPT a opção Autoformas e textos explicativos (balões em forma de elipse e de nuvem).
Se a barra de desenho do Power Point não estiver ativa, basta clicar em Exibir + Barra de ferramentas + Desenho.
Eu prefiro usar o layout de conteúdo ( título e 4 partes), mas é possível também utilizar uma imagem para cada slide e ao final adicionar a transição de slides, para movimentação da HQ criada via, apresentação de slides, no Power Point ou no Impress, o que evita a questão de ter ou não um software compatível com o sistema operacional do microcomputador em uso.
A questão não é a ferramenta em si, pois existem diversas que promovem a criação de HQs, mas favorecer e incentivar a autoria dos alunos, proporcionando que nos slides sejam inseridos fotografias próprias, capturadas com webcam, câmera digital, celular etc e depois adicionado diálogos pelos mesmos, dentro de um roteiro mediado pelo professor.
Fica aqui a dica do Educa Tube e socializem aos demais colegas.

sábado, 1 de outubro de 2011

Duetos que a tecnologia nos proporciona


http://youtu.be/53ith7bNN8w


http://youtu.be/sL_EKEVtmSU

Os dois vídeoclipes acima, foram indicações indiretas, via Facebook da amiga Janaina Martins, minha colega de NTE Rio Grande / 18ª CRE, multiplicadora em informática educativa e editora do blog Realidade Virtual.
Tratam-se de dois duetos que somente através da tecnologia foram possíveis de acontecer.
No primeiro, o belo e emocionante encontro de pai e filha (Nat e Natalie Cole), via tecnologia, cantando a belíssima canção Unforgettable (Inesquecível). De fato, um momento inesquecível entre o passado e o presente, entre o clássico e o moderno.
No outro vídeo, o encontro de Frank Sinatra, também conhecido como A Voz, e Bono Vox, líder e vocalista da banda de rock U-2, na também inesquecível canção (I've Got You) Under My Skin (Eu tenho você sob minha pele).
Apesar de dois momentos com enfoque artístico e cultural, como sempre faço, procuro observar as possibilidades educacionais e neste caso não foi diferente. No mesmo instante que assisti a um, fiz link com o outro, e principalmente com as incríveis possibilidades de outros "duetos" e "trios" que a tecnologia proporciona, no tempo e no espaço.
Transposta essa técnica para a educação, vejo que muitos educadores, através das TIC, redes e mídias sociais têm feito belos duetos, trios, quartetos e outras associações educacionais, em projetos que unem o local ao global. Muitos educadores têm se valido das TIC, mídias e redes sociais para promover a integração de projetos, a convergência de equipamentos/ferramentas e pessoas/objetivos.

Aproveito e indico abaixo também uma criativa, original e divertida fusão de imagens de uma mesma pessoa, o cantor Sam Tsui, com seus quatro "clones" digitais, fazendo cover de um clássico dos anos 1980, Dont stop believing (Não pare de acreditar) da banda Journey. Um vídeo já visualizado por mais de 27 milhões no You Tube.
Educadores, não parem de acreditar em seus sonhos, projetos, atividades e alunos...
Trabalhem colaborativamente com seus alunos e cooperativamente com seus colegas, usando ou não as TIC, mídias e redes sociais virtuais. Uma turma, uma escola, uma comunidade é uma rede social a ser melhor explorado e sua potencialidade pela educação...


http://youtu.be/xIoSTbPt_PI

VERSÃO OPRIGINAL - JOURNEY

VERSÃO COVER GLEE - 3D

LETRA TRADUZIDA - NÃO PARE DE ACREDITAR