quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Redes para Educar (entrevista de Sonia Bertocchi para revista A Rede)
Indico, link abaixo, entrevista à revista A Rede - tecnologia para inclusão social com a educadora Sonia Bertocchi, editora do blog Lousa Digital e "especialista em concepção e desenvolvimento de projetos educacionais, fala sobre o potencial que as redes sociais têm para aplicações educacionais e da falta de compreensão de que a metodologia deve vir antes da tecnologia".
Um ótimo material para tratar de conceitos como rede social e trabalho em rede, para discutir o papel das tecnologias na educação e as possibilidades das redes e mídias sociais no ambiente escolar.
Já conhecia o trabalho de Sonia, via Twitter e Facebook, e tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente em julho/2011, em Bento Gonçalves - RS - Brasil, durante o TwitterMIX, evento que uniu tuiteiros de várias partes do Brasil, para tratar de educação, tecnologia, arte, cultura, culinária, turismo etc.
Destaco estes dois fragmentos da entrevista:
"As redes sociais servem para educar?
Sônia – As redes sociais são instrumentos pedagógicos riquíssimos. Não tem como ir contra uma tecnologia em que o jovem pode ter voz, ser autor. Mas ainda não há nada sobre essa tecnologia nos currículos oficiais do ensino público. Existem iniciativas isoladas. Por exemplo, na cidade de São Paulo, o secretário de Educação, Alexandre Scheinder, é tuiteiro, tem afinidade com as novas tecnologias. As escolas da rede paulistana têm mais facilidade para emplacar ações, projetos que usem redes sociais. Ou seja, ele não cria barreiras, é permitido usar rede social na escola... Na cidade do Rio de Janeiro, a secretária de Educacão Claudia Costin também tuita, ela própria, não tem um avatar. Ela fala direto com os professores, desde as seis da manhã! E o que aconteceu? Hoje você tem uma rede da educação na cidade que se formou espontaneamente."
"Como conquistar os professores para trabalhar com redes sociais se grande parte ainda não consegue usar sequer desktops ou notebooks em sala de aula?
Sônia – A base de tudo é a metodologia. O primeiro passo é estabelecer uma diferença entre tecnologia e metodologia. Hoje, a preocupação maior é com a tecnologia. Se você propõe a um professor utilizar um Ipad, ele responde: eu não sei usar o Ipad, não conheço as funções. Aí o professor diz que precisa de formação, de treinamento para dominar a ferramenta. Isso acontece porque ele só está olhando para a tecnologia. O professor tem de se preocupar, da mesma forma, com a metodologia. Olhar para o dispositivo não como um aparelho. Mas a partir das funcionalidades possíveis. Então, é olhar e pensar: esse dispositivo facilita a comunicação. Assim não se está mais pensando em um equipamento, mas em um conceito. Eu quero que meus alunos se comuniquem? Quero. Por que não usar uma tecnologia que potencializa isso? Eu continuo querendo que meu aluno aprenda a ler, que aprenda geografia. Na medida em que os educadores começarem a enxergar mais a metodologia, por trás do equipamento, vai ficar mais fácil quebrar essa resistência. Atualmente, o que mais falta é alguém que pense nas metodologias."
De fato, a utilização eficaz das tecnologias, mídias e redes sociais no ambiente escolar depende muito da metodologia empregada pelo educador, para que a aprendizagem seja mesmo significativa, promovendo o diálogo e a interação entre educador e educandos. Espaços diferenciados requerem formas diferenciadas de atuação. Há um tempo e espaço peculiares entre a sala de aula, o laboratório de informática, os ambientes virtuais (redes) e os ambientes presenciais de interação (saídas de campo, por exemplo). Como comento: trabalhar colaborativamente com os alunos e cooperativamente com os colegas educadores é uma das formas de estabelecer círculos, redes de interação, dentro e fora da escola, ampliando as possibilidades de eninso e aprendizagem, incentivando a produção coletiva, a divulgação de projetos, o envolvimento da família e da comunidade.
A metodologia adequada dá sentido e significação às TIC no ambiente escolar.
Aproveitar as redes para educar e saber educar em rede, eis um dos desafios do educador do século XXI.
Abaixo, link para a íntegra da entrevista:
Redes para Educar, por Sonia Bertocchi
Observação: Imagem acima, extraída da versão digital da revista A Rede, de autoria de Robson Regato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário