terça-feira, 10 de janeiro de 2012
A menina Riley questionando a indústria de brinquedos
http://youtu.be/nO2TnARuJp0
O divertido vídeo acima, um dos tantos que trazem situações envolvendo crianças, foi indicação da amiga Rosa Barros, psicoterapeuta holística do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora do blog Refletindo.
Trata-se de um questionamento da menina Riley, numa loja de brinquedos, sobre a própria lógica do mundo da indústria e do comércio de brinquedos.
Questiona Riley: "Não é justo meninos comprarem bonecos de super-herois e meninas de princesas".
A lógica do mercado é a padronização de costumes, conteúdos e consumos, e até uma menina percebe isso... As pessoas, na mais tenra idade acabam se acostumando a seguir esses padrões, e quando adultos, já estão formados, adestrados e amestrados a esta lógica do consumo pelo consumo... De trocar aparelhos eletro-eletrônicos em bom estado de conservação, só por que é moda ter uma TV de plasma, depois de LCD, LED, 3D e assim sucessivamente, embora todas elas mostrem a mesma programação...
A indústria da moda decreta que o rosa é a cor do ano, e boa parte da populaçao segue essa indicação. Outras indústrias fazem o mesmo, do cinema a música etc.
É um debate longo, sobre o que de fato é inovação e o que é apenas consumo.
Mais que tudo, comprar roupas, calçados, material escolar, só por que tem o adesivo da moda, e eleva o custo bem mais daquele produto, outra lógica consumista.
Da mesma forma que as crianças não leem, pois não são incentivadas a ler, e gostam de um tipo de música, por que só lhe é oferecido pela grande mídia aquele tipo de produto, padronizante, alienante.
O jovem exercita a lógica pura, que quando cresce e amadurece, acaba a adaptando à vida em sociedade, modulando a própria lógica aos valores de seu grupo social...
Um pequeno vídeo para uma longa discussão em sala de aula ou na sala de casa...
Nenhum comentário:
Postar um comentário