terça-feira, 31 de julho de 2012
Estudando e navegando com a professora Raphaella Marques
É com satisfação que o Educa Tube faz esta postagem especial, a partir de matéria sobre Tecnologias na Educação, da Revista Nova Escola ( @Novas_Escola ), destacando o trabalho da educadora Raphaella Marques de Carvalho, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, e seu trabalho com o blog educacional com seus alunos.
Raphaella é editora do blog Estudando e Navegando e do site Professora Raphaella Marques, onde é possível acompanhar seu trabalho.
Na matéria da Revista Nova Escola, além de ser um caderno especial sobre os recursos digitais no planejamento das aulas, tem esta reportagem sobre a experiência desta educadora carioca com os seus alunos sobre o uso do Blog Educacional. Vide link abaixo:
Revista Nova Escola - Tecnologia
No Blog Estudando e Navegando está com a Postagem nº100, link abaixo, tratando desta matéria da Revista Nova Escola:
Postagem número 100, no Estudando e Navegando
O Educa Tube recomenda aos educadores que acompanhem o trabalho da Raphaella Marques em seu blog, site e nas redes sociais, endereços abaixo, bem como interagirem com esta educadora Nota 10. Tive o privilégio de conhecer Raphaella, em 2011, em minha primeira expedição ao Rio de Janeiro - RJ, quando junto com e ela e outros blogueiros e tuiteiros educacionais nos reunimos para uma conversa informal em um shopping center da Cidade Maravilhosa. Em 2012 tornei a encontrá-la, junto a outros educadores, noutro shopping, para um novo bate-papo sobre educação, tecnologia, arte, cultura, sociedade etc etc etc.
Além de educadora dedicada e comprometida com seu fazer pedagógico, Raphaella participa da Educopedia, que como o próprio nome indica é a enciclopédia educacional, produzida de e para professores da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro. É possível conhecer parte deste acervo, acessando ao portal como visitante.
Abaixo, algumas das formas de seguir esta educadora Nota 10:
Blog:
http://estudandoenavegando.blogspot.com
Site:
http://www.raphaellamarques.com
Facebook:
https://www.facebook.com/raphaellamarquesdecarvalho
Twitter:
@RaphaellaClio
Vejam também esta interessante reportagem e vídeo, na mesma Revista, em que os alunos passam a ser monitores de seus professores no uso das TIC, mídias e redes sociais:
Tecnologia na Educação: conheça os alunos monitores do CIEP Adão Pereira Nunes, no Rio de Janeiro
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Livros de Paulo Freire disponíveis para download
Imagem acima do blog da Biblioteca da UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, onde encontra-se disponibilizado links para download dos livros do educador Paulo Freire, conforme abaixo:
BIBLIOTECA UERGS - Livros de Paulo Freire disponíveis para download
Abaixo, lista dos livros disponibilizados (o título também é link):
Livros de Paulo Freire:
Ação cultural para a liberdade:
http://forumeja.org.br/files/Acao_Cultural_para_a_Liberdade.pdf
Extensão ou comunicação?:
http://forumeja.org.br/files/Extensao_ou_Comunicacao1.pdf
A importância do ato de ler:
http://forumeja.org.br/files/A_importancia_do_ato_de_ler.pdf
Medo e ousadia:
http://forumeja.org.br/files/MedoeOusadia.pdf
Pedagogia da autonomia:
http://forumeja.org.br/files/Autonomia.pdf
Pedagogia do oprimido:
http://forumeja.org.br/files/PedagogiadoOprimido.pdf
Política e educação:
http://forumeja.org.br/files/PoliticaeEducacao.pdf
Professora sim, tia não:
http://forumeja.org.br/files/Professorasimtianao.pdf
Fonte:
http://bibliotecauergs.blogspot.com.br/2011/05/livros-de-paulo-freire-disponiveis-para.html
Observação:
A Biblioteca da UERGS está situada no prédio do Memorial CEEE Érico Veríssimo, rua dos Andradas, 1223, 6º andar, Centro de Porto Alegre. A Biblioteca Central é composta por um acervo geral e destaca-se por seu acervo de literatura.
No Twitter: twitter.com/UERGS_BC
Quem não conseguir fazer o download poderá mandar um e-mail para a Biblioteca Central (biblioteca@uergs.edu.br) com o nome do livro que deseja e será enviado o arquivo em PDF.
domingo, 29 de julho de 2012
Museu da Infância
Imagem acima de um belo portal que descobri via Facebook, chamado Museu da Infância, link para visitação AQUI.
Conforme apresentação do referido pelo próprio:
"O Museu da Infância é um espaço que, desde 2005, preserva, promove e divulga as coisas feitas para crianças (como os brinquedos, por exemplo); a produção das crianças (seus desenhos, pinturas etc.); e também o que é produzido sobre a infância (como filmes, livros teóricos, dentre outros). O que queremos é que crianças e adultos possam descobrir coisas novas; e que professores e pesquisadores tenham acesso a material científico de apoio.
Em 2006, para que todos pudessem conhecer melhor o que o Museu guarda, o seu acervo, foi lançado o Museu Virtual da Infância, com um Banco de dados no qual até agora estão cadastrados 246 objetos da infância, 268 objetos para infância e 60 objetos sobre a infância. Em breve, todos os milhares de objetos do acervo estarão online – acesse e conheça-os!
No início de 2010, o Museu Virtual da Infância abriu uma porta voltada principalmente para as crianças: o jogo Caixa de brinquedos, uma maneira divertida e intrigante de conhecer e interagir com desenhos e brinquedos do acervo. Entre e jogue você também!
No momento estamos trabalhando em mais uma novidade: o Espaço do Educador, voltado especialmente para professores. Acompanhe de perto cada etapa deste projeto!"
Um ótimo material para trabalhar com o imaginário infantil.
O Educa Tube sugere também aos educadores assistirem ao curta-metragem A Invenção da Infância, de Liliana Sulzbach, já indicado neste blog, conforme link abaixo:
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
Conforme sinopse deste documentário produzido em 2000: "Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo."
O Homem Imaginário, por Nicanor Parra
O belo vídeo acima, descobri, via Twitter, ao ler o jornal virtual de Gerry Anima, cantor de Porto Rico, e trata-se de a declamação do poema O Homem Imaginário, feito por seu autor, o poeta chileno Nicanor Parra, diversas vezes indicado ao Prêmio Nobel de Literatura.
Todo educador precisa conhecer e trabalhar com o imaginário de seu aluno, utilizando-se de diversas formas de arte e cultura, dentre elas a poesia, a música, a literatura etc, como um arte educador.
Afinal, somos todos seres imaginantes, e o imaginário faz parte da vida do ser humano. E através do imaginário podemos dar forma a ações concretas no plano da vivência em sociedade.
sábado, 28 de julho de 2012
Lider2.com: Educando aos Líderes Digitais (comunidade educativa além fronteiras)
O portal Lider2.com: educando aos líderes digitais é comunidade educativa organizada pela educadora Marcela Momberg, de Valparaíso, Chile, e editora do blog Educação 2.0 e Redes Sociais, a partir de convite que a mesma fez a quatro outros educadores: um chileno, um espanhol, um mexicano e um brasileiro (este, eu mesmo).
É um privilégio, uma honra e satisfação poder contribuir com um projeto que envolve educação e tecnologia além das fronteiras físicas e digitais.
No menu do portal há um espaço para o material de cada participante.
Abaixo, reproduzo apresentação do Lider2.com, feita por Marcela em seu blog Educação 2.0 e Redes Sociais:
"Siempre he creído en la necesidad de aportar y compartir, de la misma manera que siempre he recibido buenos consejos y aportes de grandes educadores que he conocido en mi vida profesional. Esa “colaboratividad” (crear con la energía y trabajo de todos) , aportes a la comunidad en la que vivimos, hizo que naciera la idea de una comunidad de educadores, para orientar, aportar, recomendar a profesores, padres, alumnos, el uso de Tics en la Educación, como aplicarlos de manera pedagógica en la sala de clases, evaluarlos y contribuir a generar la Educación que nuestros alumnos merecen.
Educar desde la creatividad, la innovación entregándoles a los jóvenes las herramientas para que puedan resolver las interrogantes que presentan la sociedad actual y futura.
Para lograr este sueño, invite a 4 grandes amigos, Marta Ragasol , @martaragasol educadora mexicana, autora de Matemáticas divertidas, Directora de Hábilmente , reconocida coaching para maestros y directores. Maria Pastora Sandoval @mariapastora, periodista digital chilena , Master en Comunicaciones, profesora con amplia experiencia en e-leaning y aplicación de redes sociales en el aprendizaje, Juan Domingo Farnos @juandoming , Investigador español, docente en e-learning, tecnologías educativas y gestión del conocimientos, uno de los mayores exponentes de la Educación 2.0 en habla hispana y José Roig @zeroig , educador, poeta y escritor brasilero , cuyo trabajo está centrado en el uso de la tecnología en educación.
En Lider2.com no sólo será un espacio para recomendar, debatir y entregar información a todos quienes deseen aplicarlas sino que también será un espacio para intercambiar experiencias, sueños y metas por realizar.
¡Están todos invitados a participar¡
Padres, profesores, alumnos, todos aquellos que creen que en la educación esta la base de una sociedad más justa y fraterna
Lider2.com, comunidad educativa".
Fonte:
http://marcelamomberg.wordpress.com/2012/07/18/lider2-com-comunidad-educativa/
Abaixo, link para o referido portal:
LIDER2.COM: EDUCANDO AOS LÍDERES DIGITAIS
Portal de filmes online
A imagem acima é de portal de filmes online, que descobri via Facebook de Educação como prática da liberdade e que socializo aos seguidores e visitantes do Educa Tube, por conta do belo acervo, com muitos filmes que já indiquei aos educadores, através do marcador CinEducação, que pode ser pesquisado também aqui neste blog.
Abaixo, link para o referido portal, em que é possível assistir diversos filmes, muitos deles com enfoque educacional ou que podem ser utilizados na educação:
FILMES ONLINE
Homo Zappiens: educando na era digital
Descobri o conceito de Homo Zappiens, ao assistir a defesa de William Edgar Lanzendorf, de Tubarão - SC (27/07/2012), na pós-graduação em Mídias na Educação / FURG, cujo tema foi "A mídia internet e o ensino da língua inglesa", com a orientação de coleg'amiga Angélica Miranda, professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), de Rio Grande - RS - Brasil.
Segundo a professora Izabel Patrícia Meister (Centro de Universitário Belas Artes, de São Paulo - SP), em sua resenha do livro Homo Zappiens: educando na era digital, de W. Veen e B. Vrakking: "O professor Wim Veen, da Universidade de tecnologia de Delft (área de Educação e Tecnologia), Holanda, Países Baixos, e Bem Vrakking, aluno e pesquisador de pós-graduação em engenharia de sistemas, análises de políticas e gerenciamento na mesma universidade, são autores deste livro que de forma explícita nos coloca frente à tecnologia própria da cultura do nosso tempo, especialmente na sua relação com a educação. Para o primeiro, a tecnologia como propulsora de modificações importantes no comportamento, aprendizagem e forma de produção de conhecimento das gerações que se formam dentro desta cultura. O segundo, ao estudar processos de mudança, estabelece a aprendizagem como meio básico para lidar com ela. As necessidades estabelecidas por cada um dos autores bastam para tornar esta uma leitura interessante, na medida em que educação, tecnologia e processos de mudança são vistos como partes de um mesmo ecossistema, o que dá agilidade e dinamismo a estas questões e propõe reestruturações importantes para a educação. Principalmente se levarmos em conta a chamada geração Y, nascida depois dos anos 80, e que faz da tecnologia não uma extensão do corpo, mas o seu próprio corpo, não somente de forma metafórica, mas de forma real, física, pela aderência de equipamentos tecnológicos que lhe dão mobilidade e desprendimento. A convergência das mídias e conteúdos, com lógicas e linguagens próprias, gera formas de comunicação particulares com as capacidades perceptivas, tecnologias de informação e comunicação não limitadas aos seus suportes."
De fato, uma geração conectada em todos os sentidos às TIC, mídias e redes sociais, tanto que parece até que breve, ao invés de cordão umbilical, nascerão conectados a um cabo com entrada USB na ponta. Brincadeiras à parte, é uma necessidade ao educador do século XXI conhecer o universo digital e social de seu alunado, para com esses dados propor estratégias efetivas e satisfatórias de interação. Um diálogo que deve ser feito dentro e fora do espaço e tempo escolares.
Abaixo, link para a íntegra da resenha de Izabel Meister:
RESENHA DO LIVRO "HOMO ZAPPIENS: EDUCANDO NA ERA DIGITAL"
Conforme apresentação do referido livro, pelo Google Books: "Homo Zappiens - Educando na Era Digital' examina como as crianças que crescem em um mundo de tecnologia e de mudanças constantes demonstram maior relutância em encaixar-se no sistema educacional do que qualquer outra geração antecedente. Este livro ilustra os desafios que o estilo de vida digital das mentes dos jovens cria para os professores, as escolas e a educação em geral. Trata-se de um guia para as pessoas entenderem o que faz com que as crianças se concentrem e se desenvolvam na era digital."
Aqui, link para a íntegra do livro (para leitura, impressão ou download):
HOMO ZAPPIENS: EDUCANDO NA ERA DIGITAL, de Wim Veen e Bem Vrakking
O curso Mídias na Educação (formado por 3 módulos: básico, intermediário e avançado) é oferecido pelo Ministério da Educação, via inscrição prévia na Plataforma Freire, e ao seu final, torna-se uma especialização. Seu conteúdo pode ser consultado e baixado livremente pelos interessados, no portal do MEC, link abaixo:
CONTEÚDO CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - MEC
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Documentário O evangelho proibido de Judas (National Geographic)
Acima, documentário O evangelho proibido de Judas (Segredos da Bíblia), do canal National Geographic, se constitui um ótimo material para tratar de história, arqueologia, religião, sociedade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade na educação.
À margem do pensamento religioso, mas levando-se em conta o conhecimento histórico, cabe ressaltar como a junção de diversos pesquisadores e especialistas (em línguas antigas, em datação, em estudos bíblicos, históricos, arqueológicos etc), envolvidos neste projeto que levou anos para se concretizar, valoriza, acima de tudo, o trabalho coletivo, em prol do conhecimento da Humanidade.
O Educa Tube sempre diz que educação é um ato universal (nem privado ou público, nem federal, estadual ou municipal, mas soma de todos, em prol de todos). Unir diversas disciplinas, dialogando no mesmo tempo e espaço escolar é um dos desafios e caminho para uma educação de qualidade.
Os próprios Quatro Evangelhos Bíblicos oficializados, demonstram como é possível trabalhar com a multiplicidade de olhares, visto que a escrita de Mateus, Marcos, Lucas e João têm algumas similaridades, mas também divergências entre si, sobre o mesmo ponto em comum: a vida de Jesus.
Mais do que pensar nas questões históricas, religiosas e filosóficas que nos trazem, este documentário serve justamente para mostrar como um projeto consistente precisa reunir diversas áreas do conhecimento, e que a escola precisa melhor utilizar seus saberes de forma integrada, em prol do incentivo à pesquisa, seja ela qual for.
Apresentação do vídeo acima, no You Tube:
Ele é um dos homens mais odiados da história: Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus. Durante séculos, seu nome significou deslealdade e trapaça. Mas esta imagem pode mudar. Escondido por quase duzentos anos, um evangelho ancestral emerge das areias do Egito e conta uma versão muito diferente sobre os últimos dias de Jesus, questionando o retrato de Judas como o "apóstolo do mal". Junte-se a National Geographic e a um time de investigadores bíblicos enquanto eles exploram a história deste extraordinário texto e lutam com seu significado religioso. Começou a corrida para determinar a autenticidade deste documento, reunindo seus pedaços antes que suas delicadas páginas se transformem em pó. Com dramatizações de qualidade cinematográfica e análises profundas de alguns dos maiores especialistas do mundo, O Evangelho Segundo Judas revela ao mundo moderno uma nova abordagem da traição que Jesus teria sofrido. O que a igreja escondeu durante 2 mil anos,com exclusividade pra você !
Abaixo, link para o canal National Geographic, onde se encontram outros vídeos, documentários, jogos etc:
National Geographic Channel
O sítio do National Geographic possui também alguns jogos interessantes como:
AVENTURA NO TITANIC
MEMORIZE - JOGO PIRATA
VOE COMO O JETMAN
terça-feira, 17 de julho de 2012
Um plano para salvar o planeta (Turma da Mônica e educação ambiental)
Os vídeos acima (parte 1 e 2), tratam-se do desenho animado da Turma da Mônica, chamado Um plano para salvar o planeta, com noções de educação ambiental, dirigidas ao público infanto-juvenil.
Descobri o referido desenho, graças a leitura de trabalho monográfico da prof. Luciana Silva Cardoso, de Tubarão - SC - Brasil, editora do blog Educação Ambiental, que o utilizou em projeto didático com seus alunos, intitulado "A internet auxiliando a educação ambiental na escola".
Incorporar elementos audiovisuais ao fazer pedagógico é um dos recursos que dispõe o educador. E a internet possui um rico acervo digital à disposição de professores e alunos.
domingo, 15 de julho de 2012
Agorinha Mesmo: um blog educacional e social
A imagem acima é do blog Agorinha Mesmo, que recomendo aos educadores e seguidores do Educa Tube, por ser um blog de e para educadores, editado pela professora Maria do Carmo O. Monteiro, educadora de Rio Grande - RS, que manteve por 13 anos (1993 a 2006) uma coluna de mesmo nome no Jornal Agora, de Rio Grande - RS - Brasil, cuja temática era falar de educação e educação infantil.
Já conhecia o trabalho jornalístico de Maria do Carmo, desde aquela data, através do jornal, mas vim a conhecê-la pessoalmente e seu fazer pedagógico, a partir de 2011, quando a referida educadora foi minha cursista, via NTE/18ª CRE - Rio Grande, no curso Ensinando e aprendendo com as TIC, finalizado em julho/2012, cujo conteúdo era justamente trabalhar com as TIC, mídias e redes sociais, com o enfoque educacional.
Maria do Carmo, que já era blogueira e muito contribuiu com os debates durante o referido curso, é uma dessas educadoras autênticas, assim como eu, que está sempre observando seu entorno e seu cotidiano com o olhar educacional (quase 24 horas ao dia. risos), ou como denomino de "A pedagogia do exemplo", seja o seu ou à procura de outros, sejam eles de professores e alunos, da comunidade escolar ou da sociedade em geral, mas que possam servir de inspiração aos demais.
Foi o que aconteceu recentemente, quando nos encontramos em uma Feira de Artesanato de Rio Grande (FEARG), e o que à primeira vista me pareceu apenas uma pesquisa de produtos em uma banca de um expositor, serviu para Maria do Carmo de conteúdo relevante para o seu blog educacional, conforme link (atalho) abaixo:
MÃOS HABILIDOSAS - NO AGORINHA MESMO
Mais abaixo, link para o blog educacional Agorinha Mesmo:
AGORINHA MESMO - UM BLOG EDUCACIONAL E SOCIAL
http://agorinhamesmo.blogspot.com.br
Um oceano de plástico: o lixão do Pacífico (televisão e educação)
A imagem acima, encontrei no Facebook e trouxe para ilustrar esta postagem que apresenta a reportagem (vídeo abaixo), Um oceano de plástico: a sujeira sse acumula no Lixão do Pacífico, veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo, Rio de Janeiro - RJ - Brasil e indicado via email pelo professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande. Nesta imagem, uma metáfora do verdadeiro ditado de "varrer toda a sujeira para debaixo do tapete", no caso, o tapete aqui é o próprio oceano, pacífico demais.
Segundo apresentação do vídeo no You Tube: "Entre o litoral da Califórnia e o Havaí, uma área enorme ganhou um triste apelido: o Lixão do Pacífico. Levadas pela corrente marítima, toneladas e toneladas de sujeira, produzidas pelo homem, se acumulam num lugar que já foi um paraíso.
Um oceano de plástico, uma sopa intragável, de tamanho incerto e aproximadamente 1,6 mil quilômetros da costa entre a Califórnia e o Havaí e que, segundo estimativas, seria maior do que a soma de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás."
Imaginem só, um lixão em pleno oceano, cuja soma seria maior que os estados de SP, RJ, MG e GO. O Oceano é Pacífico, mas não podemos, enquanto humanidade, ficarmos tão pacíficos a esta situação.
Um ótimo material para trabalhar conceitos de meio ambiente e educação ambiental na comunidade escolar. Para refletir nosso papel enquanto produtores de lixo e mais lixo, da questão da reciclagem e do modo de vida da atual sociedade.
sábado, 14 de julho de 2012
Uma aula sobre ética na ciência usando seriado Star Trek - Voyager
Imagem acima, da postagem feita pela educadora Andrea Barreto, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, em seu interessante blog chamado Dicas de Ciências. Trata-se de apresentação utilizando o recurso intitulado Prezi, que torna os slides mais dinâmicos. Andrea deu uma aula sobre ética na Ciência, usando o episódio Fagia, da série Star Trek - Voyager / 1ª temporada, para os alunos de 8º. ano e Ensino Médio, promovendo um debate em sala de aula, utilizando-se de material audiovisual.
Abaixo apresentação em Prezi, que Andrea fez para montar a sua aula:
Uma aula com um Voyager Série
O Educa Tube tem resgatado diversos clipes, vídeos, curtas, documentários, filmes, animações, desenhos animados, seriados da memória sentimental e infanto-juvenil de seu editor, que estão servindo de material didático ao educador, via pesquisa no Google e no You Tube.
Por conta de conversa online e em tempo real no Facebook, o Educa Tube, através de seu editor, dialogou com Andrea Barreto sobre essas possibilidades. Na oportunidade, foi solicitado á educadora alguma apresentação ou material de sua atividade usando seriado e educação nas aulas de ciência, o que proporcionou esta postagem.
Grato à Andrea pela sensibilidade e pronta disposição de disponibilizar seu material no acervo digital deste blog educacional. Viva a rede social educacional, que promover trocas de experiências entre educadores. Abaixo, videoclipe do You Tube, com tema de abertura da referida série:
sexta-feira, 13 de julho de 2012
A Cor do Tempo (premiado curta-metragem feito por alunos)
O belo curta-metragem acima A Cor do Tempo, foi indicação via facebook da coleg'amiga Leneci Cabreira Gonçalves, educadora de Santa Vitória do Palmar - RS.
Trata-se de vídeo finalista na Categoria Ensino Médio, da 3ª Edição do Claro Curtas - Festival 2011. Prêmio Nacional de Curtíssima Metragem. Vencedor na categoria escolhido pelo Voto Popular e foi feito pelos alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Pedro Osório - RS - Brasil.
Segundo a professora Leneci: "Os autores desse vídeo são alunos do ensino médio, de Pedro Osório/RS. Eles contaram essa experiência no seminário 'Boas Práticas Pedagógicas Digitais', juntamente com a professora. Os alunos falaram da saga que tiveram que fazer, buscando os direitos autorais das pessoas e da autora da música, que é estrangeira. Foram premiados com 2 mil reais em barras de ouro, filmadoras e computador para Escola. Foram feitas diversas publicações em jornais e revistas sobre o vídeo."
Opinião do Educa Tube:
A Cor do Tempo é um daqueles momentos mágicos que une arte e cultura, educação e tecnologia, história e sociedade.
Com apenas 1 minuto e 27 segundos de duração traz uma mensagem universal, da relação das pessoas com o tempo, mostrando crianças e idosos (estes do Lar São Francisco, de Pedro Osório, RS) para refletir sobre diversos temas como cor, raça, temporalidade, historicidade, tecnologia, educação etc.
A máquina datilográfica que divide a tela com o teclado de um microcomputador traz essa noção da transitoriedade das coisas e também das pessoas, e de que "o tempo passa rápido demais". Logo os filhos, que eram crianças, tornam-se adultos. Os pais passam a ser os filhos de seus filhos, e estes pais de seus pais. É a lei da vida, que ninguém consegue revogar as disposições em contrário.
Enquanto há tempo, pensemos nos alunos, de fato, como os jovens e adultos de amanhã. Afinal, amanhã, talvez, quase certo, não teremos outra chance de reviver o que já foi vivido.
Saber utilizar o potencial autodidata e mecanicista desta geração em prol da integração de ideias e ideais, de mídias e redes sociais para divulgar as boas práticas, digitais ou não, que existem nas escolas, mas que não têm o devido espaço na grande mídia, que prefere investir em programas de gosto discutível, que apelidam de reality shows (espetáculos de realidade).
Parabéns aos alunos, professores e demais integrantes do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Pedro Osório pela bela integração das mídias na educação.
quinta-feira, 12 de julho de 2012
30 ferramentas online gratuitas para a educação
Esta postagem do Educa Tube reproduz, pela sua relevância, postagem descoberta no blog educacional Fala Galera do Rosa (imagem acima), da E.M. Profª. Rosa Berezoski Demarchi, de Joinville - SC - Brasil, e trata-se de "30 ferramentas online gratuitas para a educação" (Observação: cada título é um link para o recurso indicado):
30 ferramentas online gratuitas para a educação:
YouTube EDU
No You Tube EDU diversas instituições de ensino (do primário ao ensino superior) contribuem com a divulgação de vídeos educacionais e aulas em diversas áreas de conhecimento.
Dyscover
O Dyscover é uma das poucas ferramentas educacionais abertas na internet que atende especificadamente crianças com deficiências de aprendizado. Ela disponibiliza diversas estratégias para o ensino de letras, números e vocabulário, em inglês.
Kids.net.au
O Kids.net.au é uma ferramenta de busca específica para crianças com conteúdo seguro. Disponibiliza dicionários, tradutores, enciclopédias, etc.
FunBrain.com
Com conteúdo em inglês, o FunBrain.com é um local onde as crianças podem facilmente passar horas com jogos educacionais, livros interativos e diversos outros recursos com seus personagens e assuntos favoritos.
ToonDo
A ferramenta ToonDo pode ser facilmente usada pelos alunos para fazer histórias em quadrinho e criar seus próprios livros.
Scratch
O Scratch foi desenvolvido pelos programadores do MIT com uma linguagem específica para que as crianças possam criar seus próprios desenhos, jogos, histórias interativas e muito mais. Com conteúdo em português, ele possui uma página exclusiva com sugestões de uso para educadores.
San Diego Zoo Kids
Um dos zoológicos mais populares dos Estados Unidos desenvolveu um portal especial para as crianças amantes de animais com atividades, jogos, informações de carreira, vídeos e muito mais com tudo o que é preciso saber sobre os bichos.
Free Rice
O site Free Rice promete doar alimentos para nações empobrecidas a cada resposta correta. Além de aprender sobre diversos conteúdos e treinar seu inglês, ele também possibilita que os estudantes aprendam lições de cidadania.
Kids@Random
O site Kids@Random oferece atividades, jogos, competições, vídeos e muito mais com os personagens mais queridos dos alunos mais novos e adolescentes. Possui ainda conteúdos específicos para professores e bibliotecários.
KidsKnowIt.com
O portal KidsKnowIt.com reúne diversos sites com recursos para educação como filmes, músicas e jogos que são gratuitos.
Languagegames.org
Disponível em cinco idiomas diferentes (inglês, espanhol, francês, alemão e italiano), com o Languagegames.org é possível aprender e exercitar outros idiomas.
Khan Academy
O Khan Academy possui mais de 3 mil vídeos-aula sobre diversos assuntos e em níveis diferentes de dificuldade. Conheça mais sobre essa iniciativa aqui.
Founding Dreams
Com conteúdos em português, o site Founding Dreams disponibiliza diversos recursos e atividades para diferentes áreas acadêmicas, principalmente matemática.
Fisher-Price Online Games & Activities
Voltado para um público mais novo, o site oferece atividades como resolução de problemas, músicas, letras e números, saúde e mais.
Bill Nye the Science Guy
O site disponibiliza diversas atividades de ciências e matemática, com instruções para projetos que podem ser feitos em casa e outros recursos.
Piano Lessons 4 Children
A idealizadora do projeto, Maria Miller, disponibiliza no Piano Lessons 4 Children diversos conteúdos para iniciantes, como aulas de piano, exercícios, aulas sobre compositores famosos e teoria musical.
ChessKIDS Academy
Desenvolvido para pessoas em nível básico de conhecimento e crianças, o site ensina todos os conteúdos básicos do xadrez, fomentando o pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas e estratégias.
The Stacks
O site disponibiliza atividades com personagens famosos, como Harry Potter, para promover o engajamento dos estudantes em literatura e outras áreas.
National Geographic Kids
Com o mesmo foco apresentado nos conteúdos para alunos mais velhos, o National Geographic Kids foi desenvolvido especialmente para o público mais jovem com atividades sobre animais, ecossistemas, cultura e muito mais.
Documentary Heaven
O portal disponibiliza diversos conteúdos com documentários educacionais sobre diversos assuntos.
Learn English
Oferecido pelo British Council, o site oferece diversos conteúdos exclusivos e divertidos que podem ajudar você a aprimorar suas habilidades em inglês.
Tux Paint
O Tux Paint tem como objetivo ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades artísticas e tecnológicas em atividades gratuitas e divertidas.
Platinum Arts Sandbox 3D Game Maker
O site desafia adultos e crianças a desenvolverem seus próprios jogos de computação em casa.
GettyGames
O Museu J. Paul Getty, localizado em Los Angeles, oferece o portal GettyGames com diversas atividades de artes para todos os gostos.
Internet Archive
A maior biblioteca online do mundo oferece diversos recursos como vídeos, imagens, artigos e outros materiais educacionais.
Robert Krampf: The Happy Scientist
Nem todos os conteúdos oferecidos são gratuitos, mas mesmo assim ainda é possível conferir alguns recursos sem custos. Explore os posts com vídeos, fotos, imagens e outros conteúdos.
SnagFilms
O portal SnagFilms disponibiliza filmes e documentários sobre os mais diversos assuntos e faixas etárias.
TED
O TED oferece gratuitamente vídeos de celebridades, acadêmicos e personalidades famosas sobre os mais diversos assuntos.
Open Culture
Não importa o assunto ou o nível de domínio, o Open Culture possui conteúdos gratuitos educacionais e acadêmicos sobre praticamente tudo.
Stellarium
Disponível para praticamente todos os programas operacionais, o Stellarium é um planetário tridimensional online.
sábado, 7 de julho de 2012
Somos humanos ou robôs?
O comovedor e perturbador vídeo acima Somos humanos ou robôs?, foi indicação do professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande e serve para diversas reflexões, sobre sociedade, tecnologia, mas acima de tudo, sobre educação.
Trata-se do atropelamento (ocorrido em 13/10/2011) de uma menina chinesa de 2 anos, por uma van, e a angustiante espera por socorro. As pessoas passam a pé, de bicicleta, moto e sequer a veem. E as que veem parecem não enxergar ou sequer se apiedar. Uma criança! Poderia ser o nosso filho, um aluno, qualquer um. E ninguém sequer chama auxílio. Somente as câmeras de vigilância daquela espécie de mercado público é que observam e registram toda a movimentação dos transeuntes.
Em um mundo cada vez dominado pelas máquinas - e nem falo em ficção científica, tipo Blade Runner ou O Exterminado do Futuro -, em que a violência tem sido banalizada, seja em telejornais ou programas humorísticos, mesmo assim, ainda existem situações, como a retratada acima, que chocam pela insensibilidade e o descaso de alguns seres humanos.
Mesmo assim, em pleno caos, sempre há uma esperança, e o primeiro ser humano no meio de pessoas que agem maquinalmente é justamente um catador de lixo, que vê, se apieda e socorre a menina, tida como quase invisível pelos demais naquele mercado público na China.
Antes que os apressadinhos de plantão façam seus pareceres sobre tudo e todos, cabe salientar que essa situação não ocorre apenas na China, nem é fruto apenas de um sistema político, mas de um sistema civilizatório, que prega o TER antes do SER.
Mas eu sei bem por que justamente o coletor é que intervém naquela dolorosa situação. Por conta da identidade com a menina quase invisível, pois o catador de lixo é também um desses seres invisíveis à sociedade. Já assisti notícia na TV em que repórter se traveste de lixeiro e sai a perambular pelas ruas do centro de uma grande cidade, sendo justamente tratado como se invisível fosse.
Será que só os invisíveis é que se enxergam? Ou os demais veem mas não querem enxergar? Uma questão entre tantas que esse vídeo n os remete, para ser debatida no ambiente escolar entre professores e alunos, e toda a comunidade escolar.
Para discutir o valor das coisas e das pessoas. Será que um tablet vale mais que a vida de uma menina de dois anos, atropelada e caída no chão? Para discutir valores como família, solidariedade, cidadania, educação.
Este vídeo lembrou-me reportagem antiga do programa Fantástico, da Rede Globo, que sse autointitula o Show da Vida, em que dois rapazes, nomeados como "urbanautas", seguiram em expedição, um para a zona nobre da cidade de São paulo - uma das maiores do mundo - e o outro para a zona mais carente, com a missão de passar apenas uma noite e uma casa de região. Aquele que foi pra chamada Zona Sul, sequer foi atendido por algum morador, sendo contido por seguranças armados e seus cães danados. O que foi para a Zona Norte, conseguiu acolhida na casa de pessoas que sequer tinham pra si e que são consideradas também invisíveis para o resto da sociedade.
Mais de 2000 anos depois, parafraseando as chamadas Santas Escrituras, quem menos tem é que sabe dividir o pão com o seu irmão. Afinal, apesar de muitos agirem como máquinas, somos todos humanos, mas nem todos tem o espírito de humanidade que o catador de lixo chinês - que poderia ser brasileiro, português ou qualquer outra nacionalidade - teve. Afinal, somos humanos ou máquinas? Boa pergunta a espera de uma resposta nada automática...
Para constar: a menina, após ficar em coma, infelizmente, veio a falecer. Em coma estão todos aqueles que agem como máquinas, apenas esperando comandos de terceiros para agir. Enquanto há tempo, pode-se sair deste estado de suspensão, acordar, reagir, viver, SER humano e não apenas máquina.
Um vídeo para ver, rever, repassar, debater com a família, a escola e a sociedade.
Abaixo, videoclipe da banda The Killers, chamado Humanos:
Aqui, tradução da canção:
HUMANOS - THE KILLERS (tradução)
Vejam também a notícia original, de Christopher Tock, em seu blog, link abaixo:
WORLD OF TOCKISM
sexta-feira, 6 de julho de 2012
A conversa do eu do presente (2012) com o eu do passado (1992)
O vídeo acima, A Conversation With My 12 Year Old Self: 20th Anniversary Edition, que intitulei como A conversa do eu do presente (2012) com o eu do passado (1992), descobri através de indicação do jornal virtual do Professor Martinho, via Twitter, e achei extremamente criativo, original e motivador para um debate em sala de aula.
Interessante a conversa do jovem de 2012 (com 32 anos de idade), antecipando o que seria a internet ao jovem de 1992 (ainda com seus 12 anos), quando logicamente a rede mundial de computadores era restrita a universidades, fins militares e algumas corporações, mas não tinha, que nem o microcomputador esse poder e amplitude que tem hoje, quase onipresente em cada local.
Outra frase que destaco é do jovem de 2012 dizer ao seu eu de 1992 que ele é o resultado das escolhas que o menino fez durante a vida. 20 anos se passaram entre uma cena e outra. para refletir e motivar.
Muito criativo o vídeo produzido e interpretado por Jeremiah McDonald, a partir de cenas dele próprio, 20 anos antes, e depois editada com cenas do presente, neste diálogo que promove reflexão sobre os caminhos que a vida nos leva e as escolha que fazemos.
No vídeo em questão, na parte inferior direita da janela do You Tube, ao lado da régua de tempo, há a opção CC, para escolha de legendas. Não é uma tradução fiel, mas pode auxiliar a quem não entenda o inglês, para pelo menos perceber o sentido dessa conversação, proporcionada pela tecnologia.
Uma bela ideia que poderia ser colocada em prática no ambiente escolar, a partir da edição de vídeos, em trabalho colaborativo entre professores e alunos, usando cenas de filmes, vídeos, animações etc.
Salve esta noite! Salvemos o nosso dia! (música e educação)
O criativo e original videoclipe acima Save Tonight (Salve esta noite), da banda inglesa Eagle Eye Cherry, redescobri por acaso, por essas incríveis intertextualidades e interconexões das redes sociais.
A amiga Leilanir D'Avila, via Facebook, indicou a todos a Rádio Antena RG, que por essa casualidades do destino, estava tocando no ar a bela canção do vídeoclipe acima. Logo me relembrei do mesmo e da da possibilidade de o utilizar para tratar de educação e sociedade, como um exercício de alteridade, de se colocar no lugar do outro.
No referido clipe o vocalista da banda se divide em dar vida a diversos personagens do cotidiano, como um cidadão comum, um açougueiro, um ladrão, um motorista, um música de rua e um morador de rua, até voltar ao cidadão comum, num ciclo, numa conexão, mostrando que todos podem ser um só, e que cada um poderia ser um deles. Múltiplas possibilidades de viver uma mesma vida, tudo dependendo das oportunidades que temos ou que não nos são oferecidas. Todas essas personagens do cotidiano tem o mesmo rosto. De fato um exercício de alteridade, de se colocar no lugar do outro.
Amparado em uma letra que fala de salvar a noite e salvar o dia - em sentido amplo e não apenas na questão temporal, pura e simplesmente -, o videoclipe se presta a diversas possibilidades educacionais e sociais, para discutir educação e sociedade.
Vejo no clipe, na música, dança, nas imagens, e na narrativa visual - que muito se parece com um curta-metragem - a possibilidade de utilização em oficinas de interpretação e produção textual com alunos das disciplinas de língua portuguesa e inglesa, em atividades inter e multidisciplinares com outros professores, seja de artes ou outra área do conhecimento.
Abaixo, link para a tradução da canção:
SAVE TONIGHT - EAGLE EYE CHERRY (tradução)
Outro belo clipe que parece um curta-metragem, da mesma banda, chama-se Nunca desista, vide abaixo, link para postagem no Educa Tube.:
NUNCA DESISTA - EAGLE EYE CHERRY
Vejam também a proposta de uso de videoclipes na educação, através de projeto por mim elaborado, unindo mídias, educação e literatura:
Projeto Clipes que parecem Curtas
quinta-feira, 5 de julho de 2012
O portátil em casa
O vídeo acima, o portátil em casa, foi indicação indireta, via Facebook de Rafael Parente, sub-secretário de Educação da cidade do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, e trata-se de animação de orientações de postura diante dos computadores pessoais portáteis.
Conselhos para evitar problemas futuros. Ótima dica que socializo aos visitantes do Educa Tube.
Abaixo, apresentação do vídeo no You Tube:
El uso de dispositivos móviles para ocio o trabajo puede aportarte grandes beneficios siempre que adoptes hábitos saludables al utilizarlos, como una postura correcta, descansos regulares y un correcto ajuste del equipo.
Siempre que te sea posible, es aconsejable:
√ Si usas el portátil en el sofá:
• Hacer descansos más frecuentes porque no es la mejor postura para la espalda.
• Procurar tener la espalda erguida y apoyada sobre un cojín.
√ Para aliviar la tensión muscular de las cervicales:
• Utilizar una silla que te permita tener la espalda recta formando 90 grados con los muslos. • Relajar el cuello y mantenerlo alineado con la espalda.
• Situar la parte superior de la pantalla a la altura de los ojos.
√ Para aliviar la tensión muscular de los brazos:
• Utilizar un teclado y un ratón independientes.
• Mantener los brazos y antebrazos formando 90 grados.
√ Para aliviar la tensión en la vista:
• Orientar tu puesto para que no tengas reflejos o deslumbramientos.
• Parpadear más frecuentemente para mantener los ojos hidratados.
Más información en : http://bit.ly/RCUsosaludable
This video with titles in english:
Healthy use of laptops at home
http://www.youtube.com/watch?v=Vfd618cK5Uc
Laptop Ergonomics - Basic Tips -
Adult or Child Laptop Use at Home, Work or School
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Todo o trabalho e todo o jogo: a geração "Millennials"
All work and all play (legendado) from Box1824 on Vimeo.
O vídeo acima, Todo o trabalho e todo o jogo, foi indicação via Facebook da coleg'amiga Márcia Cristina Alves, educadora do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Conforme apresentação no Vimeo: "Este vídeo é o resultado de diversos estudos realizados pela Box1824 e é um projeto sem fins lucrativos ou comerciais. Box1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. Escrito e dirigido por : Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues, Montagem: Fernanda Krumel e Finalização: Bebop Studio".
Opinião do Educa Tube:
Sempre que falo em educador, reporto-me em seu sentido amplo, pois o primeiro educador deve ser a família e o segundo a escola, o terceiro a vida. Quando essa inversão de papéis sociais se inverte, nem sempre os resultados são os satisfatórios.
Hoje, como educadores, sejamos pais ou professores, para que projetos de vida ou de trabalho surtam efeito, requer um conhecimento cada vez maior de mundo, a partir da realidade local e depois universal.
O vídeo acima, por tratar-se de pesquisa sobre comportamento, é um ótimo material para reflexão de pais e professores sobre esta geração, chamada de "Millennials" (geração do milênio, talvez). Uma geração que tem um rico potencial de interação, pouco explorado por pais e professores, que é justamente essa facilidade de comunicação, de trocas, de adaptação ao novo como uma facilidade quase umbilical.
Perceber essas possibilidades e saber intervir de forma adequada em casa, na escola, na sociedade é um dos meios que temos de resolver diversos problemas, justamente que partem da falta de diálogo. Sempre repito insistentemente que educar é dialogar e é um ato universal, sem fronteiras. Não é apenas federal, estadual e municipal, tampouco público ou privado. É "tudo junto e misturado", parafraseando versos do "filósofo" Latino. :-))
A geração "Millennials" ou qualquer outro nome que venham a batizá-la é uma geração que busca autonomia, criar em colaboração, adora projetos em andamento e situações em aberto. E o educador do milênio (pais e professores) precisa dar-se conta desse potencial nato e a partir desse conhecimento estabelecer suas estratégias de diálogo, de criação, de convivência e de educação.
Como educadores do milênio precisamos, como no vídeo demonstra, "descobrir o propósito da vida e fazer vale a pena", sabendo "curtir o caminho mais do que o destino final" e "vivendo o presente sem a ilusão de controlar o futuro".
Afinal, citando mais uma vez Renato Russo: "O futuro já não é mais como era antigamente" (canção Índios).
Mais que um vídeo motivador, um material para pensar o presente e refletir ssobre educação em sentido universal.
terça-feira, 3 de julho de 2012
A arca do Zé Colmeia: desenho animado e as primeiras noções de educação ambiental (na década de 1970)
O vídeo acima, abertura do seriado da Hanna-Barbera "A arca do Zé Colmeia", que fez sucesso na década de 1970, quando eu era um menino e tive minhas primeiras noções de educação ambiental via desenhos animados.
Após um intenso "garimpo" na memória e depois no Google e nos sites de vídeo, encontrei o Episódio 08 - Sr. Desperdício (Mr. Waste), de 1973, em que a turma do Zé Colmeia se deparava com um cientista maluco vivendo numa ilha paradisíaca no meio de ilhas nuas. Atraída pelas manipulações do tempo do Sr. Gastador (nome que era chamado na dublagem), a arca do Zé Colmeia acaba aterrissando na tal ilha, onde há fartura de tudo. E tudo também é descartado com igual facilidade. O luxo que produz muito lixo, através do desperdício. Vejam o link abaixo, para o referido episódio:
A Arca Do Zé Colméia – Dublado 08 – Sr. Desperdício (Mr. Waste)
Este foi um dos primeiros programas que me recordo, onde comecei a ter as primeiras noções de respeito ao meio ambiente, de forma lúdica.
O interessante, revendo o referido episódio (link abaixo para download, ao final desta postagem), é que voltei de certa forma ao passado. Ver a Formiga Atômica atuando como a consciência da turma de Zé Colmeia remeteu-me a intertextualidade do Grilo Falante na mesma função diante do boneco Pinóchio, na versão da Disney. A formiga pede a todos para pouparem, enquanto o Sr. Gastador/Desperdício prega justamente o oposto. Muito material jogado fora, apenas experimentado uma porção. Situação que faz a formiguinha questionar qual a lógica daquele local e sair em expedição em busca de respostas.
Um vídeo de 21 minutos que pode ser usado no ambiente escolar para passar ainda hoje noções de educação ambiental, sustentabilidade e meio ambiente, unindo a mídia televisão ao conteúdo educacional.
Ao final do episódio, a Formiga Atômica leva os seus amigos para conhecimento do que existe por trás de toda aquela fartura, atrás de uma imensa cerca (muro): muita destruição das riquezas naturais, dragadas pela máquina que faz tudo do Sr. Desperdício.
Sem mais recursos a explorar, o cientista parte em busca de outra ilha para torná-la depois de certo tempo igualmente nua, como as demais ao redor. Hoje, a maioria dos desenhos animados carecem de mensagens e possibilidades educacionais. Mas garimpando, ainda tem um rico material a ser procurado no You Tube, seja das décadas passadas, seja do tempo atual.
Sinopse do seriado Arca do Zé Colmeia encontrei em blog que está desativado:
No início da década de 70 havia uma preocupação em criar programas infantis que de alguma forma pudessem educar as crianças. Foi desta forma que surgiu A Arca do Zé Colméia (Yogi´s Gang - 1973). O desenho partia de uma premissa interessante e que infelizmente continua atual: quando o seu habitat natural (o parque Yellowstone) é ameaçado pelo aumento descontrolado e irresponsável da civilização e da poluição ambiental, Zé Colméia, juntamente com seu parceiro Catatau e outros personagens do universo Hanna-Barbera (Dom Pixote, Pepe Legal, Plic e Ploc, Peter Potamus, etc...), constroem uma arca voadora. Ela é erguida no ar por um balão e movida por um poderoso e cômico motor: Maguila, o Gorila, que corre sobre uma esteira atrás de bananas.
Durante a viagem em busca do lugar perfeito para cada um dos animais, eles encontram e enfrentam vilões que personificam alguns dos defeitos e vícios humanos mais comuns. É assim que surgem personagens como a Iara-Faz-Sujeira ou o Gênio Insaciável.
O ponto alto do desenho é justamente esses vilões e as formas como agiam, já que é mostrado às crianças (de todas as idades) que todos estamos sujeitos aos males que eles encarnavam. Como exemplo disso, temos o Sr. Sujo (Mr. Sloppy), que se disfarça de Sr. Limpo para ludibriar os nossos heróis, e o "Sheik do Egoísmo" (The Sheik Of Selfishness), que entrega presentes ao Zé Colméia aconselhando não compartilhá-los com ninguém.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Campo de amor (curta-metragem e educação)
O curta-metragem acima, Lovefield (campo de amor), de Mathieu Ratthe, conforme apresentação do mesmo no You Tube, é um video que " combina elementos de suspense, horror e drama para criar uma história que leva o público a um passeio de montanha-russa de emoções".
Para não tirar o impacto de mesmo, apenas o apresento como material para trabalhar valores humanos na atual sociedade, sem contar o final.
Um vídeo que foi indicação do professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, a quem agradeço pela lista de audiovisuais que me enviou por e-mail, e que servirá muito para valorizar ainda mais este acervo digital do Educa Tube.
domingo, 1 de julho de 2012
Zoom cósmico (do macro ao micro)
O vídeo acima, Zoom cósmico, foi indicação, via e-mail do Prof. Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, e trata de criativa animação que parte de um menino e seu cão passeando num lago tranquilo e ai o zoom cósmico nos leva a um passeio pelo cosmos, depois retrocedendo e indo ao microscópico. Um ótimo material audiovisual para tratar de ciências e meio ambiente na sala de aula.