sábado, 6 de outubro de 2012
A magia da tecnologia: alerta sobre informações expostas na internet
Já dizia o grande filósofo do cotidiano, mestre da comunicação e apresentador de programa de auditório Abelardo Barbosa, vulgo Chacricha, que "Na TV nada se cria, tudo se copia", numa paródia à máxima de Lavosier.
O vídeo acima, Cuidado com as informações que você expõe na Internet, inicialmente lembra aquelas pegadinhas e videocassetadas que infestam a programação da televisão aos domingos, tudo cópia uma das outras, muitas delas, pura armação. Mas neste caso, trata-se de uma saudável brincadeira em tom de alerta aos perigos de disponibilizar nas redes sociais e no mundo virtual dados íntimos e pessoais, que podem ser usados contra nós, por pessoas mal intencionadas.
O falso vidente que consegue descobri nome, cidade, emprego, até dados das contas bancárias, na verdade, só tem acesso a isso tudo, pois cada um dos que ali tiveram suas vidas desvendadas, o fizeram antes no mundo virtual, como demonstra ao final o vídeo.
Uma indicação, via Facebook da colega e amiga Márcia Cristina Alves, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, representante do Rioeduca.net na 9ª CRE, e que compartilhei nas redes sociais e estou divulgando aqui no Educa Tube.
Já que iniciei esta postagem citando Chacricha, abaixo um vídeo, com momentos de seu programa Cassino do Chacrinha. Atualmente, muitos apresentadores da TV tem em Abelardo Barbosa um ícone, modelo, e em alguns casos, até copiando muito de seu jeito. Chacretes ou corpo de balé, concurso de talentos, revelação de cantores e muito mais estão ai nos programas dominicais.
Abaixo, algumas das frases mais conhecidas do chamado Velho Guerreiro:
"Eu vim para confundir, não para explicar!"
"Quem não se comunica, se trumbica!"
"Na TV nada se cria, tudo se copia."
"Não sou psicanalista e nem analista. Sou vigarista."
"A melhor lua pra se plantar mandioca é a lua-de-mel."
"Alô, Dona Maria, seu dinheiro vai dar cria."
"Honoris causa é a mesma coisa do que hors-concours."
Nenhum comentário:
Postar um comentário