sábado, 8 de dezembro de 2012
Como a ciência do cérebro vai mudar a computação, por Jeff Hawkins, no TED
O vídeo acima, trata-se de palestra de Jeff Hawkins, sobre Como a ciência do cérebro vai mudar a computação, feita ao TED.
Jeff Hawkins, designer de computador e pesquisador do cérebro, além de criador do Treo (fone celular) e "recomenda que olhemos o cérebro de uma nova maneira - para vê-lo não como um processador rápido, mas como um sistema de memória que armazena e recupera experiências para nos ajudar a predizer, inteligentemente, o que acontecerá em breve."
Jeff Hawkins "foi pioneiro no desenvolvimento de PDAs como o Palm e Treo. Agora ele está tentando entender como o cérebro humano realmente funciona, e adaptar o seu método - que ele descreve como um sistema profundo para armazenamento da memória - para criar novos tipos de computadores e ferramentas".
Conforme apresentação no portal do TED:
Duplo objetivo de Hawkins é alcançar uma compreensão de como o cérebro humano funciona de verdade - e, então, desenvolver software para imitar a sua funcionalidade, oferecendo verdadeira inteligência artificial.
Outra palestra do TED que compara cérebro e computador, a exemplo dos estudos de Henry Markham, e que servem para refletir sobre esta poderosa máquina biológica que é o cérebro humano. Interessante a questão de ao invés de chamar realidade nominá-la como inteligência real (humana) e a inteligência artificial (máquina). Interessante o experimento mental da porta alterada, do prever a próxima nota musical, antes mesmo de ser tocada e de outras manifestações culturais.
E o mais interessante de toda a fala de Hawkins e que destaco para a educação é quando ele comenta sobre os inventores do microprocessador, que tinham consciência de que estavam fazendo algo significante, mas que não podiam antecipar todos os avanços tecnológicos que viriam depois, graças aquela invenção, como internet, telefones celulares, e tudo mais. Eles apenas sabiam que com aquele conhecimento poderiam construir calculadoras e semáforos.
Assim deverá agir o bom educador, tendo a consciência de que seu trabalho é significante e poderá modificar a partir de seus alunos, sua turma, seu papel na escola, unido a de outros colegas e gestores a transformar a educação, e quiçá a sociedade. Utopia? Ficção científica? Muitas coisas que foram imaginadas por visionários tornaram-se um dia realidade... E a tecnologia com enfoque social poderá, quem sabe, promover outras revoluções além das máquinas, na própria sociedade.
Como diz Hawking, a tecnologia poderá proporcionar mudanças inimagináveis nos próximos 100 anos, e se pensarmos nos 100 anos anteriores, quanta coisa de fato saiu das páginas da ficção científica para a mais pura realidade?
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