sábado, 26 de janeiro de 2013
Flores, educadores, lápis, lapso e tempo na educação
O belo filme acima, Flowers Time Lapse, de Katka Pruskova, fotógrafa da República Checa, vídeo feito em 2012, através da técnica fotográfica "Time Lapse" (Lapso de Tempo), foi indicação via Facebook do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador de Itaperuna, RJ, Brasil e editor do premiado blog educacional Caldeirão de Ideias.
A técnica do Time Lapse consiste em filmar/fotografar (filmagem é fotografia em movimento) quadro a quadro uma sequência e depois acelerar as imagens, dando esta impressão de viagem no tempo...
No caso do vídeo acima, foram necessárias 7.100 fotos com um intervalo de mais de 730 horas entre a primeira e a última para resultar em um vídeo de apenas 2 minutos e 41 segundos.
A vida, às vezes, passa diante de nosso olhos como um filme acelerado, principalmente quando sentimos fortes emoções, um "time lapse" natural e sentimental que todo ser humano dispara em situações traumáticas ou de extrema alegria.
Katka ou Katherine Pruskova diz que a: "Fotografia tornou-se uma parte da minha vida e mudou a minha visão de mundo, não importa se estou a fotografar um evento de casamento, ou por do sol sobre o oceano..."
Faço minhas as palavras dela, no que tange à tecnologia educacional, que mudou minha visão de mundo e de meio, tanto que hoje utilizo em meu fazer pedagógico todo tipo de audiovisual, desde que tenha foco (de fotografia também) educacional.
Refletindo sobre o vídeo Flowers Time Lapse, penso justamente nesta metáfora dos alunos como flores e o professor como um jardineiro fiel ao seu trabalho de educar, que nada mais é do que cuidar cada a dia, anos após ano, e até depois da aposentadoria pelo desabrochar de ideias, dando tempo ao tempo (time lapse), observando quadro a quadro (além de giz, e outras tecnologias no ambiente escolar) o processo de transformação do meio ambiente educacional. Afinal, cada aluno tem o seu próprio tempo (seu lapso de tempo, seu lápis e seu tempo) de aprender... E manter as flores sempre belas no jardim do conhecimento, que é uma sala de aula, requer cuidado, atenção, saber regar com a água da informação na medida certa, nem mais nem menos, para o que é informado gere e germine em conhecimento mútuo, em florescimento de ideias e renascimento de valores...
Entre o lápis e o lapso de tempo, cabe ao educador fotografar quadro a quadro o seu ambiente, com a lente da memória do que já foi (quando aluno), aproveitando esta experiência de vida para interagir com a sua turma e colegas, seja professor do "Jardim de Infância" ou do ensino superior. Educar é um ato universal e atemporal, apesar dos lápis e lapsos de tempo que todos estamos sujeitos...
O Time Lapse é uma técnica fotográfica e não educacional. Na educação não se deve apressar o tempo, acelerar o processo de ensino-aprendizagem, que requer muito mais do que 200 dias letivos e 800 horas aula. Educar e educar-se é um processo contínuo e eterno... Apressar o tempo serve para a fotografia, para os efeitos visuais do cinema, para os jogos eletrônicos (password), mas no ambiente escolar a tal aceleração traz efeitos que poderão comprometer a própria aprendizagem e a forma de ensinar... Metodologias e didáticas precisam levar em conta o lápis e o tempo e outras formas de interagir, usando ou não tecnologias no ambiente escolar...
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