quarta-feira, 13 de março de 2013
Todas as crianças nascem gênios, mas são esmagadas pela própria sociedade - Michio Kaku
O vídeo acima, Todas as crianças são gênios nascidos, mas são esmagadas pela própria sociedade, descobri no You Tube e trata-se de breve mas interessante fala de Michio Kaku, físico teórico estadunidense, professor e co-criador da teoria de campos de corda, um ramo da teoria das cordas.
Conforme dados: "Kaku formou-se como bacharel (summa cum laude) na Universidade de Harvard em 1968, quando ele foi primeiro em sua turma de física. Em 1972, ele dirigiu-se ao Berkeley Radiation Laboratory na Universidade de Berkeley para receber o PhD. Em 1973, tornou-se membro da Universidade de Princeton. E atualmente ele é professor da City University of New York. Autor de vários artigos técnicos envolvendo a teoria das cordas, a supergravidade, supersimetria e hádrons; seus estudos atualmente se concentram na Teoria de tudo. Ele é autor de vários livros de divulgação científica, e também fez várias participações em programas de televisão explicando os conceitos mais "esotéricos" da física moderna. Atualmente apresenta dois programas no Discovery Channel: A Física do Impossível, Como Funciona o Universo e O Mundo do Futuro."
A referida fala de Michio Kaku me remeteu ao questão bem atual da distribuição de tablets às crianças, quando se sabe que em boa parte das escolas, com receio de perdas, extravios, roubos etc, impedem que a máquina seja levada para casa do aluno; que os professores são capacitados para utilizar os aplicativos, mas não para uma metodologia que priorize o trabalho em grupo, e não apenas cada criança com sua telinha tremeluzente à frente; e quando em uso na escola, tais equipamentos têm restrito seu acesso a ambientes virtuais (que podem também ser de aprendizagem online e a distância) como blogs, redes sociais, jogos etc. Tal proibição muitas vezes é mais por desconhecimento das possibilidades de aprendizagem de e em tais ambientes. É mais simples proibir, até descobrir possibilidades, mas tais atitudes, de certa forma, esmagam a criatividade e a possível genialidade do aluno, se não forem trabalhadas em colaboração com o educador. Incentivar a curiosidade do aluno e não a simples memorização de nomes e datas, trabalhar com teoria e prática, com reprodução e produção, alguns dos desafios da cultura digital.
Para refletir sobre tecnologia e educação.
Recomendo também, mais abaixo, pequenos vídeos de Michio Kaku, em que o físico discute temas da Física Moderna, com uma didática acessível, que poderá servir aos professores de Física para tratar outros temas da disciplina em sala de aula, e proporcionar outras pesquisas na bilbioteca escolar e no mundo virtual:
Michio Kaku - O Lado Negro da Tecnologia
Michio Kaku - O Déjà-vu e o Multiverso
Michio Kaku - Um Buraco Negro em Nosso Próprio Quintal
Michio Kazu e o livre arbítrio
Michio Kaku - Super Camera Captura o Que Está Além da Compreensão Humana
Michio Kaku - O "Santo Graal" da Astronomia Planetária
Vejam também abaixo o interessante documentário UM UNIVERSO FLUTUANTE, com o Dr. Michio Kaku, professor de Física Teórica na Universidade da Cidade de Nova Iorque, EUA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário