terça-feira, 19 de março de 2013
Visões disruptivas da educação, por Maria Acaso
O vídeo acima, Visões disruptivas da educação, encontrei no portal e-Professor, no menu Web TV, e trata-se de fala da professora e pesquisadora Maria Acaso, de Madri, Espanha, que propõe, entre outras coisas a ruptura com o modelo tradicional de educar, incorporando a arte e a linguagem visual, das micronarrativas e as metanarrativas, dialogando no fazer pedagógico. Propõe metodologias inovadoras, incorporando as artes, já que a educação está obsoleta.
O Educa Tube tem destacado, desde sua criação, através de vídeo diversos (clipes, curtas, animações, slides, cenas de filmes, filmes completos, propagandas etc) a importância de sua inclusão no ambiente escolar, pois esta geração convive diariamente com estas práticas artísticas e culturais (dança, música, vídeos, esportes, teatro etc), faltando a escola ir DE VOLTA PARA O FUTURO (século XXI), e não o aluno retornar para EM ALGUM LUGAR DO PASSADO (século XIX) - parafraseando títulos de filmes que lidam com a questão do tempo e espaço. O espaço-tempo escolar precisa mesmo destas visões disruptivas, de romper com o tradicional, mantendo apenas o que (apesar de antigo) ainda é atual e essencial, e substituindo o arcaico, anacrônico, obsoleto pelo que de fato poderá ser inovador. E quando falo em inovação não me refiro apenas a questão tecnológica, mas principalmente a metodológica, que é o fazer pedagógico utilizando-se da cultura digital dos jovens, dentro de uma proposta educacional do professor e da escola.
O termo Disruptivo é adjetivo: Que provoca ou pode causar disrupção; capacidade para romper; que rompe.
Ou seja, essa ruptura entre o modelo tradicional, buscando a inovação.
Maria Acaso divide a disruptura em: poder, invisível, tempo e espaço, informação, conhecimento e perguntas.
O PODER: passando do sistema autoritário para o democrático em sala de aula e na escola, trabalhando em grupo, com outros docentes, trabalhando também com o não-docente e o não-estudante;
O INVISÍVEL: deixar de trabalhar de formas automáticas e buscar formas invisíveis, que estão presentes fora da escola;
TEMPO E E ESPAÇO: romper o espaço e tempo rígidos e convertê-los em tempo-espaço flexível, mudando a disposição espacial, incorporando pintura, música, danças e outras artes no cotidiano escolar;
INFORMAÇÃO: saindo de um quadro de informação fechado para um aberto, cultura visual e entretenimento, usar música, arte contemporânea, dentro da sala de aula, como performances, fotografia, escultura etc;
CONHECIMENTO: ultrapassando o sistema de reflexão para um sistema de produção, metodologia de projetos,
PERGUNTAS: lançar uma série de perguntas, estimulando os alunos a perguntarem, indagarem, discutirem e debaterem entre si e o educador, inclusive, sobre o processo educativo, sobre a metodologia utilizada etc.
Vejam também outro vídeo de Maria Acaso, chamado Manifesto Docente (2009), logo abaixo:
Abaixo, apresentação do Manifesto Docente, no Vimeo:
"Esta es la web de una persona dedicada al desarrollo de la educación artística en el mundo que nos rodea. Mi vida profesional, bien sea a través de mis clases, de la organización de eventos, del desarrollo de proyectos de investigación o de miss publicaciones (incluyendo como tales vídeos, libros, artículos y twits) tiene como principal objetivo que la educación a través de las artes visuales, y en concreto en los museos y la educación secundaria y superior, deje de tener el lugar periférico que en estos momentos ostenta para pasar a ser considerada como una actividad central tanto en el seno de las instituciones educativas como en el resto de los contextos donde la educación se produce . Creo firmemente que, para vivir en un mundo mejor, el desarrollo y fortalecimiento de una educación artística relacionada con la gestión del conocimiento es imprescindible. Por ello he decido hacer esta web y contribuir desde ella a que este cambio se produzca."
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