sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Mapeie Seu Mundo: Crianças mapeiam favela onde moram e combatem poliomielite (Os otimistas revolucionários)
O vídeo acima Os otimistas revolucionários, trata-se de trailer de documentário sobre o ativismo de crianças que mapearam favela de Calcutá, na Índia, onde moram, para combater a poliomielite, e que descobri via Twitter, através do jornal virtual do Professor Martinho C. Barros, de Alagoa Nova, Paraíba, Brasil, editor do blog Prof. Martinho (Filosofia).
Conforme notícia (imagem acima) da Revista Super Interessante:
O que você faria se procurasse pela rua onde mora no Google Maps e não a encontrasse? Pois isso aconteceu com um grupo de crianças indianas – que ficou conhecido como “Os Dakabuko”, palavra que significa “que têm a coragem dos valentes” –, de 10 a 14 anos.
Havia um vazio no mapa, contornado por ruas próximas, como se a favela onde moram, em Calcutá, não existisse. Foi quando eles decidiram sair às ruas e mapear casa por casa, por conta própria.
Para isso, os pequenos cidadãos contaram com a ajuda do projeto Mapeie Seu Mundo*, da Universidade de Columbia, dos EUA, que forneceu o equipamento necessário e deu as diretrizes de como coletar dados das pessoas, numerar e registrar as casas. “As crianças fizeram isso para serem vistas socialmente. É um direito delas”, disse o empreendedor social Amlan Ganguly em vídeo produzido para o TEDxChange.
Ao fazer o mapeamento, as crianças descobriram que nem todos os 9 mil moradores tiveram acesso à vacina contra poliomielite – em 2005, a Índia registrou 45 casos de paralisia infantil, número que a colocou como quarto país do mundo com mais pessoas afetadas. A solução que encontraram para o problema foi fazer uma campanha de vacinação e divulgar nas ruas – usando apenas esses cones da foto abaixo – onde estavam localizados os postos de saúde mais próximos. Com o esforço deles, o número de vacinação cresceu 80% na comunidade. Mas o objetivo é chegar a 100%!
Alguns anos atrás, participei de projeto educacional e multidisciplinar de formação de consciência ambiental com alunos de duas escolas da periferia cidade do Rio Brande, RS, Brasil, uma municipal e outra estadual, localizadas no entorno do porto da cidade. E entre diversas atividades envolvendo trabalhos manuais, leituras, vídeos, saídas de campo, reflexões, autoavaliações etc, reunimos as crianças na sala do projeto e com um computador com acesso à internet, mais o datashow, fizemos com elas um passeio virtual, via Google Earth, o mesmo que fizemos por terra, só que desta vez, pelo ar, para eles literalmente se localizarem no mapa, através das imagens de satélite, primeiro conhecendo o planeta Terra, depois os continentes e, em especial, a América, depois o país, o estado, até chegar à cidade e ai sim, cada um procurar seu bairro, a escola e dali, o caminho para sua casa. Colocamos marcadores com o nome de cada aluno sobre a imagem de sua casa. Alguns deles foram auxiliados pelos outros... E por fim, fizemos uma atividade lúdica. Uma história de valorização do meio ambiente, utilizando massas de modelar, cartolina, EVA, cola, tesoura, fotografando tudo e depois, via Movie Maker, criando uma história animada em stop motion.
Mostrar o local, torna-se universal. E o educador precisa inserir-se na realidade local do aluno para poder Mapear o Mundo da Educação.
Abaixo, link para a vídeo animação do projeto chamado Patrulha Ambiental, acima mencionado:
Abaixo, o Making of da atividade:
E vajam só que maravilha de descoberta fiz, ao buscar os vídeos acima! Achei nos vídeos correlatos esta criativa atividade, utilizando materiais recicláveis numa animação stop motion também, chamada CHICO 2.0:
Conforme apresentação no You Tube:
"Vídeo feito para o 2º Prêmio Glauber Rocha (2011) promovido pelo Colégio Nossa Senhora de Fátima de Vitória da Conquista (Bahia) desde 2010. Usa-se uma técnica conhecida de animação, o Stop Motion juntamente com um cenário simples, composto por materiais recicláveis e de fácil acesso. Porém, requinte do vídeo está na sua montagem ainda que amadora, levou oras de cortes e organização para ficar pronta. No Final, um breve treixo da entrevista com André Cairo, ecologista."
Como sempre o Educa Tube diz: Projetos de trabalho e/ou de vida em que a simplicidade faz parte, talvez sejam os que maior chance de continuidade tenham, justamente por isso. Principalmente quando são colaborativos e tratam da realidade local, tornando-se por si só universais, por conta da identificação que promove em quem participa e assiste.
EDUCADORES, MAPEIEM SEU MUNDO TAMBÉM E DIVULGUEM SUAS AÇÕES EDUCATIVAS ENTRE SEUS PARES E A COMUNIDADE ESCOLAR.
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