sábado, 12 de outubro de 2013
Ninguém nunca nos deu o direito... (música e educação)
O belíssimo videoclipe acima No One Ever Gave Us The Right (Ninguém nunca nos deu o direito), da banda Marble Sounds (Sons de mármore), descobri por acaso no You Tube e considero uma pequena obra-prima, uma poesia visual, uma história curta, para discutir a questão do imaginário infanto-juvenil e a importância dos educadores (sejam pais ou professores) de participarem desta fabulação, como o faz a mãe da menina, neste vídeo, que também, ao final, consegue enxergar o amigo imaginário da filha...
O professor, para cativar o aluno, precisa atravessar a fronteira que separa o seu mundo do da criança e/ou jovem, resgatando dentro de si, o próprio imaginário, que pode ser um grande aporte teórico e prático, para estabelecer estratégias de comunicação e interação com o alunado, numa verdadeira viagem no tempo, entre passado, presente e futuro da própria Educação.
O título do videoclipe já diz tudo: "Ninguém nunca nos deu o direito"... É preciso dar direito à criança de ser de fato criança e não adulto em miniatura... Não cobrar de filhos posturas que sua maturidade ainda não comporta... Não tentar que os filhos sejam o nosso reflexo, no sentido de criar expectativas para suprir o que deixamos de ser ou fazer, quando éramos crianças...
Um clipe para refletir e discutir a questão da infância, na família, escola e sociedade.
Vejam também da mesma banda, o belo videoclipe e animação Sky High (Eleve ao céu), logo abaixo, que igualmente surpreendente, traz em si a discussão do micro e macrocosmos em que vivemos; dos pequenos universos que cada criança e adulto carregam dentro de si:
Nenhum comentário:
Postar um comentário