sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
A Grande Corrida da Vida: documentário sobre biologia que parece trilogia cinematográfica
O vídeo acima A Grande Corrida da Vida, trata-se de ótimo documentário do canal Discovery e me foi indicado via email pelo professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil.
Espetacular documentário quando transpõe a corrida dos espermatozóides para fecundar o óvulo para uma escala humana, caracterizando-os como se fossem atletas. Simplesmente criativo, original e fantástico, pois de fato é o "show da vida", se levarmos em conta que cada espermatozóide contém em si uma microscópica vida, que se sair vencedor poderá existir, nascer neste outro mundo, que é a nossa vida cotidiana...
Mal comparando, é como se esta corrida pela vida fosse como um decatlo microscópico, que só um, será o vencedor (salvo nas questões de gêmeos, trigêmeos etc). "Um mundo minúsculo de atividade frenética" e genética (quase código binário: X e Y), que o documentário explora, nos fazendo ver o particular através do universal.
Unir teoria à prática, saindo do campo das abstrações para o do cotidiano, é o grande desafio do educador do século XII e este documentário é o exemplo prático de como tornar interessante e simples, um tema complexo e profundo como a reprodução humana, equiparando a situações da realidade. A poesia, a metáfora, a arte, a criatividade, o bom humor e a inovação são recursos que o educador do futuro deve utilizar em seu fazer pedagógico, sendo um arte educador ou aliando-se a arte educadores neste processo de ensino-aprendizagem, em que todos aprendem e ensinam uns com os outros; seja com os próprios colegas professores de outras áreas, seja com os alunos em sala de aula, com pais e demais integrantes da comunidade escolar.
Unir o saber individual à inteligência coletiva, outro grande desafio, do educador na atualidade...
Educação: do microscópio ao microcomputador, da escala microscópica ao uso didático do microcomputador na sala de aula... Estes e são alguns temas que precisam tomar a devida dimensão no ambiente escolar e social, e este documentário serve para instigar a curiosidade para as ciências em geral, sejam humanas ou exatas, pois entre o microcosmo humano e o microcomputador, parafraseando Shakespeare: "Há mais coisas que possa supor nossa vã tecnologia..." E no caso deste documentário, digamos que saber "romancear" os fatos científicos, abordando-os como um filme de aventura, dinamiza qualquer sala de aula... Uma espécie de "O Senhor dos Anéis" (vide cenas abaixo do referido filme, com a incrível semelhança), que embora não seja uma trilogia, serve demais para uma boa aula de Biologia.
Educar é saber transpor barreiras, de saber traduzir em diversas linguagens, um conhecimento acadêmico para uma um linguajar mais apropriado, de acordo com o público-alvo. Não se pode querer falar e ensinar a universitários da mesma forma que a alunos do ensino fundamental e vice-versa... Entretanto, se o educador usar certos recursos como pequenos vídeos, clipes, animações, propagandas, cenas de filmes etc, para uma dinâmica de grupo inicial, para melhor abordar o conteúdo formal, terá maiores chances de empatia com uma geração eminentemente audiovisual...
Trilogia e Biologia, muito mais que uma simples rima... :-))
Posteriormente à publicação desta postagem, lembrei também de cena hilária (logo abaixo) de comédia de Woody Allen, em que curiosos espermatozóides demonstram o que acontece durante uma ejaculação:
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