segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
A Grande Fábrica de Palavras: Ler Mais, Ler Melhor (Literatura, Educação e Sociedade)
O vídeo acima A Grande Fábrica de Palavras, trata-se de texto de Agnès de Lestrade e ilustrações de Valeria Docampo, publicado pela Editora Paleta de Letras, de Portugal, que descobri por acaso, quando visitava uma Livraria, procurando um livro para dar ao meu filho.
Já nas primeiras páginas o pai se encantou mais que o filho, e o bom livro é aquele que permite diversas camadas "geológicas", pedagógicas, filosóficas, artísticas e culturais.
Segundo apresentação do vídeo que recomendo a todos os educadores - sejam pais ou professores - para leitura junto aos seus filhos, não importa a idade, série, curso, há "estranho país onde as pessoas quase não falam, e onde é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las".
Literatura infantil e universal, sobre o poder da comunicação e a banalização das palavras. A grande fábrica que produz palavras, pode ser uma metáfora sobre o conhecimento, sobre o valor (sentimental, financeiro, cultural ) dos livros e das ideias.
Imaginem num país onde falar custa caro - criticidade, possibilidades educacionais ou lúdicas -, os ricos podem falar a vontade, na mídia e em toda parte, mas os pobres não tem vez nem voz. Uma ficção que imita a realidade. Afinal, quando se lê mais, se lê melhor, não apenas as palavras mas o mundo ao redor...
Um ótimo livro e vídeo para discutir o poder das palavras, dos livros, do conhecimento e da própria educação.
Abaixo, vídeo com versão do livro em língua de sinais (em espanhol), La gran fábrica de las palabras en lengua de signos:
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário