domingo, 9 de março de 2014
A História de Minha Vida: Uma Única Direção? (música, fotografia e educação)
O videoclipe acima Story of My Life (A História de Minha Vida, em versão legendada em inglês e espanhol), da banda One Direction (Uma Direção), do álbum Midnight Memories (Memórias da Meia Noite), foi indicação de meu filho Allan, de 9 anos, fã desta banda que foi criada nestes programas de talentos da TV. O curioso é que os integrantes da banda, quando competiram de forma individual, não foram classificados, mas posteriormente, reunidos em um grupo vocal, por um dos produtores do programa, obtiveram um sucesso mundial.
O clipe é criativo por unir fotos do passado, dos familiares de cada um dos jovens integrantes da One Direction, com poses atuais com sua família, unindo fotografia, música, arte, história, memória, em uma atividade com múltiplas possibilidades de ser replicada no ambiente educacional.
Penso que professores e alunos poderiam reunir fotos antigas, de quando criança e depois tentar fazer o mesmo que a banda, tirando novas fotos com seus familiares, como uma forma de conhecimento mútuo professor-aluno-comunidade. De a comunidade conhecer melhor a escola e a escola conhecer melhor sua comunidade... Ações simples e criativas como esta promovem a interação tecnológica, educacional e social. Editar fotos e vídeos em colaboração entre professores e alunos e divulgar o resultado à comunidade escolar poderá ser uma bela iniciativa de recuperar memória e história daquela região.
Quando o professor conhece um pouco mais a realidade local de sua escola e de seu alunado, pode pensar e estabelecer estratégias adequadas de inclusão pedagógica, tecnológica e social. Quando a comunidade conhece melhor seu filho, enquanto aluno - vendo sua criatividade -, o professor deste, pode melhor apoiar as ações escolares. Quando a escola conhece melhor alunos, professores, funcionários e comunidade, consegue pensar e executar melhor seu papel social.
Educar não é focar em apenas uma direção, um só recurso e um grupo específico: só o aluno! É lógico que o alunado é o objetivo principal de uma escola, da gestão escolar, dos professores e funcionários, pois sem eles, não haveria a necessidade das escolas... Entretanto, há que, enquanto gestor público e escolar, pensar a escola como o local em que convergem ou deveriam convergir alunos, professores, funcionários e pais.
Fotografar, documentar, divulgar o que acontece no interior da escola, não apenas quando esta comemora cinquentenário, centenário é uma necessidade da vida atual, tornando de fato e de direito a escola como uma das maiores redes sociais que todos passam, interagem e se formam...
Fotografar é muito mais do que congelar bons momentos. Foto, significa luz, e grafar, escrever. Portanto, fotografar é escrever com luz, é iluminar um momento especial para sempre... Entre perdas e ganhos, seguimos em frente com nossas recordações...
Um videoclipe que pode servir para trabalhar o idioma: inglês/português, bem como, para uma reflexão sobre o papel da escola e da família na formação do aluno, na história de sua vida... Na memória da própria educação e da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário