sábado, 19 de abril de 2014
Reação das crianças diante de um Walkman: Que coisa é esta?
O vídeo acima KIDS REACT TO WALKMANS (Portable Cassette Players), foi indicação via Facebook do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, e edito do blog Caldeirão de Ideias.
Trata de vídeo que faz parte de uma série, chamada KIDS REACT, que como o nome indicado, mostra a reação de crianças a diversas coisas... No vídeo em questão, mostra a reação delas diante de um aparelho Walkman (leitor de música antiga), criado em 1979. (Ativem as legendas e a tradução, no canto inferior direito do vídeo).
The Fine Bros é "uma página da web que grava as reações de crianças diante de objetos e dispositivos que eram utilizados habitualmente antes deles nascerem".
Acostumadas com uma série de recursos tecnológicos atuais para ouvi música como fones celulares, Shazam, Ipode, Mp4, diante de um anacrônico Walkman com botões, as crianças não sabem para que serve aquela "coisa". Um dos meninos, Derek comparra até o Walkman a um cubo de Rubik, aquele jogo de montar os lados coloridos de um cubo.
Este vídeo como outro, link logo abaixo, As crianças e a evolução tecnológica, que já disponibilizei no Educa Tube, em que crianças interagem com mídias antigas, demonstra que o mito da criança gênio das tecnologias é apenas isso: um mito. Mas é um mito tão arraigado que os adultos, sejam pais ou professores, temem as novas tecnologias, principalmente na educação. Mostrem a um jovem as tecnologias do passado e invariavelmente vão pensar que uma máquina datilográfica é uma espécie de microcomputador com "impressora embutida".
As crianças imaginam o walkman como walkie talkie, bip, boom box... A mesma disposição que eles têm diante de um smartphone e/ou tablet, frente a um walkman, não ocorre. Eles olham mas pouco mexem. São do toque na tela e não de apertar botões, como a nossa geração foi. E é simples perceber isso. Tudo é questão de interface. As antigas mídias não possuíam, logicamente, a mesma interface gráfica, visual, dinâmica do toque, que as crianças de hoje estão acostumadas. Tudo na verdade é questão de costume, de adaptação... E o vídeo demonstra que as crianças também agem como so adultos, em sentido inverso. Desanimando, se frustrando, não sabendo como usa uma mídia que não conhecem... E convenhamos: um walkman e uma fita de áudio k-7, para quem se acostumou a baixar músicas em mp3 e vídeos em mp4, via bluetooth é algo bem estranho mesmo. Toca em algo sólido, abrir uma gaveta e introduzir uma fita magnética e apertar um botão... Imaginem rebobinar fita k-7! Algo incompreensível para a atual geração.
Por fim, após diversas tentativas e um desânimo, uma das crianças diz: "Eu não posso imaginar viver os meus dias com essa coisa". Da mesma forma, eles poderiam dizer que não podem viver sem as tecnologias atuais. E pasmem! Para estas crianças, um walkman é algo muito difícil e complicado. Mesma expressão que os adultos usam para descrever ipad, iphone e tudo mais... O que demonstra que as tecnologias mudam, mas as pessoas nem tanto.
As crianças atuais têm talvez o mesmo desânimo de alguns adultos diante das novas tecnologias da informação e da comunicação. Cada geração tem a sua própria tecnologia, mas informação e comunicação são universais e atemporais, e um bom diálogo de gerações poderá dirimir as dúvidas de cada um a respeito, não apenas das tecnologias do tempo de cada um, mas das possibilidades de interação no presente.
O educador do século XXI não pode temer as tecnologias que fazem parte do mundo de seus filhos e alunos, sob pena de ficar parado no tempo e não poder mais se comunicar com ninguém. Mas deve ter essa consciência que é uma geração adaptada ao novo, mas que cabe ao professor tornar as TIC, mídias e redes sociais algo inovador na sala de aula. Talvez, conversando com os alunos e vendo juntos as diversas possibilidades...
Vejam abaixo, outra experiência similar:
AS CRIANÇAS E A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário