terça-feira, 13 de maio de 2014
O teste do marshmallow: O instinto já é digital
O vídeo acima e-Marshmallow Test, descobri no You Tube e trata-se, como o próprio nome indica, de um teste com crianças, que reproduz no Brasil uma experiência feita tempo atrás no exterior.
Produzido pela Media Contacts Brasil, o vídeo mostra um adulto apresentando para crianças um notebook com jogos, músicas e vídeos e dizendo a elas que se não mexessem no computador, ganhariam aquele prato ao lado, cheio de marshmallow, um dos doces preferidos da criançada.
Após alguns minutos, a dupla tentação começa a fazer efeito e as crianças - aparentemente sem saber que estão sendo filmadas -, se retorcem até que cedem a doce tentação, no caso, o computador.
Um teste conhecido para provar que "o instinto das crianças já é digital", enquanto seus pais e professores, digo eu, em sua maior parte, ainda continuam analógicos...
Cabe ao educador - seja pai ou professor - conhecer este novo mundo do aluno e filho, seus gostos, suas aptidões, talentos, sonhos e desejos, em que as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) devem ser tratadas não como uma tentação a ser proibida no ambiente escolar ou lar, como muitas vezes são (fone celular, mp3, tablet etc); e sim analisadas, acompanhadas e incorporadas dentro de um planejamento levando em conta a adaptação das mídias e redes sociais como facilitadores da interação dentro e fora da escola (e da casa), desde que incorporadas antes ao projeto político pedagógico da própria instituição de ensino como projeto coletivo e não apenas individual... A exceção deve tornar-se a regra...
O professor deveria fazer a "engenharia reversa", mostrando como ele convivia com as tecnologias do passado, da mesma forma que o aluno apresentaria aos educadores suas descobertas das tecnologias do presente... Deste diálogo, podem surgir propostas mútuas de projetos, atividades, tarefas etc.
Para pensar, refletir e repassar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário