domingo, 21 de dezembro de 2014
"A poesia da vida" é mais importante que a felicidade, por Edgar Morin
O vídeo acima Edgar Morin - A poesia da vida, trata-se, como o próprio nome indica, de fragmento de fala do sociólogo e filósofo francês, feita ao evento Fronteiras do Pensamento, e que "reflete sobre a fragilidade e a complexidade da felicidade. Para ele, o grande segredo da vida é favorecer elementos que permitam uma vida poética, repleta de momentos de êxtase e de alegria".
Vídeo que me foi presenteado via Facebook pela colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, SC, Brasil, e editora do blog Sobre Educação, com a seguinte nota: "Isso é você!". Algo que me motiva, tanto como educador, escritor e poeta, pois realmente sempre digo aos amigos que compartilham comigo seus sonhos e projetos de trabalho e estudos - que são extensões de seu projeto maior de vida: "Que a poesia dos dias nunca nos desampare".
E falando em alto e bom som sobre a poesia dos dias e o poder da imaginação, do senso crítico, da autocrítica, da criatividade e tudo mais, de projetos literários e educacionais que desenvolvo utilizando audiovisuais, propagandas, cenas de filmes, animações etc (como o Clipes que parecem Curtas, por exemplo), lembrei-me do fantástico videoclipe abaixo TC - Everything For A Reason (Tudo por uma razão, tradução livre do blog), que lembra-me muito estes versos de Clarice Lispector: "Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".
Também falando em "entendimento", tanto em sentido restrito como amplo, muitas vezes filhos e alunos só passam a entender o que de fato seus professores e pais lhes disseram quando jovens, quando, enfim, lhes chega junto a maturidade... É um exercício de alteridade sempre se colocar no lugar do outro, me todo educador deveria antes de pré-julgar dar o benefício da dúvida a si mesmo, de tentar conhecer o mundo dos mais jovens, mostrando-lhes também o seu atual e de quando foi mais novo. Este diálogo entre gerações facilita todo tipo de interação.
Há que também saber discutir o uso adequado de telas e espelhos, sejam elas de TV, internet, computador, jogos etc. Mas para isso, todo educador deve conhecer as possibilidades de seus usos tecnológicos, pedagógicos e sociais.
O videoclipe acima possibilita diversas interpretações e mergulhos tecnológicos, históricos, pedagógicos, filosóficos, poéticos e sociais. Podemos ser como a menina Alice que atravessando espelhos ou telas encontrará do outro lado um mundo diverso do seu.
Quando telas envolvem crianças, há que se cuidar para que sereias de banheira não se transformem em tubarões de alto mar... Há que se esclarecer os cuidados e os riscos que se enfrentam ao entrar em algum habitat que desconhecido, lidando com pessoas que julgamos ser o que dizem que são...
Arte, psicologia, filosofia, pedagogia, tecnologia e sociedade, possuem múltiplas formas de interação.
Um belo material para ler, ver, ouvir, refletir e repartir com seu grupo, rede social.
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