domingo, 29 de março de 2015
Deus Não Está Morto: a questão pedagógica mais que a filosófica, jurídica e religiosa entre professor e aluno (Cinema e educação)
O vídeo acima, "Debate Universitário", trata-se do cena emblemática, didática e pedagógica do filme Deus Não Está Morto (God's Not Dead), de 2014, dirigido por Harold Cronk e com a atuação de Shane Harper, Kevin Sorbo, David A.R. White, entre outros e que assisti recentemente.
Conforme sinopse: "Quando o jovem Josh Wheaton entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista - até se afastar das pessoas mais importantes para eles".
Sem querer ser um spoiler, evitarei dar detalhes de seu final, mas o que me interessou no filme, mais do que a questão filosófica, metafísica, existencial de Deus, foi justamente a questão pedagógica, presente neste ótimo filme, em que o professor severo, um tanto autoritário e seguro de si, ateu convicto e praticante, para queimar etapas de conteúdos, pede aos alunos que assinem uma declaração de que "Deus Está Morto" para que sigam em seus estudos.
Diante da negativa de um aluno cristão, confesso e praticante, o professor resolve que este defenda o seu Deus, permitindo que durante alguns encontros com a turma ele seja, digamos, seu advogado de defesa, enquanto o professor atua como promotor de Justiça e o resto da turma será o juiz.
Como é uma cadeira essencial (pré-requisito) para seguir nos estudos naquela faculdade, a maioria capitula, mas Josh aceita o desafio, e durante estes encontros traz, através de uma apresentação de slides, seu ponto de vista. E o que seria apenas uma falsa democracia, quando na verdade seria uma forma de ridicularização do aluno pelo professor, torna-se algo mais complexo, com réplicas e tréplicas.
Como dito anteriormente, mais que um exercício de defesa de alguma fé, ou da negação desta, é uma boa oportunidade para pensar na possibilidade que um conteúdo possa ser dado de forma interativa, entre professores e alunos, feito um seminário, que envolva pesquisa, defesa e contestação de dados, do que um ato meramente expositivo, passivo e sem espaço para troca de ideias.
O filme é surpreendente por diversas possibilidades de utilização, mas principalmente para exemplificar como pode estimular o debate em uma turma.
Debater é justamente defender um ponto de vista, oferecendo uma visão de mundo, amparada em dados, fatos, provas, como em um julgamento, em que a articulação de ideias, a oratória, a argumentação são necessárias. O próprio formato de seminário proporciona o exercício de falar em público, ainda que seja reduzido, restrito apenas ao professor e seus colegas de turma.
Dentro desse tema de debates, indico também, link abaixo, outro filme fabuloso, intitulado O Grande Desafio, inspirado em fatos reais, sobre um professor e seus alunos debatendo com as grandes universidades norte-americanas:
O Grande Desafio: cinema, educação e sociedade
Por fim, o criativo videoclipe God's Not Dead, que é tema do filme Deus Não Está Morto, da banda Newboys:
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