terça-feira, 3 de março de 2015
Memória fotográfica e Cubo de Rubik
O vídeo acima Photographic memory (memória fotográfica), encontrei na rede social e trata-se de incrível desafio de um jogo que de olhos vendados e pequenos instantes pra memorizar o famoso Cubo de Rubik, torna a ser vendado os olhos e consegue em menos de um minuto (42 segundos) encaixar os seis lados coloridos. Se já de olhos bem abertos é uma façanha, imaginem de olhos tapados, contando apenas com a memória fotográfica para concluir em tão reduzido tempo algo que parece tão simples para uns, e tão complexo para outros.
Assim funciona o processo de ensino-aprendizagem em que temos numa turma múltiplos talentos, cada qual com seu tempo particular: uns lentos, outros medianos, outras velozes.
Maior desafio do que de olhos vendados resolver o cubo de Rubik em menos de um minuto, é o professor diante de uma turma de 25, 30, 40 alunos, cada qual com seu tempo de aprendizagem, organizar uma boa prática educacional que respeite o ritmo de um grupo tão diverso.
O melhor caminho é pedir a colaboração destes alunos mais velozes na interação com alunos mais lentos em determinada atividade. Provavelmente aqueles alunos que tem maior velocidade de raciocínio matemático, nem sempre tem mesma desenvoltura em atividades envolvendo interpretação de texto, produção textual, desenho, etc. Até existem os superdotados, mas são uma minoria, e estes também podem auxiliar o professor na sala de aula, como um monitor. Todos acabam aprendendo com todos.
Incentivar uso de jogos antigos como o do Cubo de Rubik, da memória, ludo, xadrez, dama, vareta, dominó, etc, além de jogos eletrônicos é uma ótima possibilidade de trabalhar outros conteúdos, competências e habilidades. E se contar com atividades inter e multidisciplinares com outros colegas, seja de artes, história, geografia, matemática, português etc, melhor ainda. Amplia o leque destas possibilidades.
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